O Mundo Invisível Entre Nós

O Mundo Invisível Entre Nós Caitlín R. Kiernan

Resenhas - O Mundo Invisível Entre Nós

Tainá 19/09/2020

Confesso que foi um livro difícil de concluir para mim.
Os contos iniciais não me prenderam tanto e acabei abandonando a leitura por diversas vezes.
Mas fico feliz em ter insistido nele, pois os contos do meio pro final eu amei.
São contos variados e alguns têm ligação com outro, mas não são todos.
Um dos contos têm ligação inclusive com outro livro da autora, que se chama A Menina Submersa, e cita alguns personagens do livro.
Vários contos o final não me satisfez e fiquei querendo mais sobre o universo apresentado.
Enfim, se trata de um livro difícil porém vale a pena insistir nele.

Coisas de Mineira 11/07/2020

O Mundo Invisível Entre Nós é um livro de contos da mesma autora de A Menina Submersa. Estou falando de Caitlín R. Kiernan, mulher que me fez fã de seu estilo de escrita lendo apenas um livro seu. Então, sim… Eu já cheguei com expectativas lá em cima a respeito desses contos. O que posso adiantar para vocês? Esse livro é maravilhoso.

A escrita de Kiernan continua me prendendo desde o início de cada uma de suas histórias. A autora sabe conquistar minha atenção e respeito por sua obra. Hmmm, e eu nem falei que O Mundo Invisível Entre Nós está competindo ferrenhamente para ocupar o lugar de livro mais bonito da minha coleção. Medo Imortal que seu cuide…

Kiernan tem o dom de nos falar através de seus contos com temas complexos. E, ao mesmo tempo, cotidianos. Ela escreve sobre a morte, a vida, a tristeza, o medo, a injustiça, e até o horror. A autora tem seu estilo peculiar de falar sobre a beleza, e que muitas das vezes assusta alguns leitores.

Conheço pessoas que desistiram de tentar ler suas obras, de tentar entender o recado que ela quer passar. E como sou meio doidinha mesmo, ela me ganhou exatamente nessa confusão. Confusão essa que nem sempre é solucionada. Fiquei encantada com ela. Sonhando com o dia que outro livro seu chegaria às minhas mãos. E não via a hora desse momento: Ler e saborear cada um dos seus contos selecionados para essa coletânea.

Nesse lindo livro teremos histórias escritas entre os anos de 1993 até 2004. E observei que desde os primeiros contos, onde provavelmente a autora era menos experiente até, eu não senti uma escrita decrescente não. Temos 25 histórias em formas de contos, onde os mais observadores ou até mesmo detalhistas, poderão acompanhar o que pode se chamar de “a evolução da escrita” da autora.

Em “O Vazio Eloquente” a autora faz uma releitura, ou uma continuação de Drácula, onde iremos acompanhar os passos de Mina, enquanto ela vai envelhecendo e, de forma que muito me surpreendeu, mostrando outro lado seu que eu sequer pude imaginar um dia. Se existe algo que eu gosto bastante, é quando bons autores resolvem nos brindar com novas perspectivas a respeito de clássicos mundiais, principalmente do horror. E claro, quando acontece assim, da forma que Kiernan fez, com muito respeito pela obra mater.

Fico até sem ter o que dizer do conto que deu o título ao livro. Eu não esperava um conto sobre zumbis, que a autora escreveu em meados dos anos 90! Foi isso que o conto “O Mundo Invisível Entre Nós” nos trouxe. E por isso, e mais por outras tantas características em seu texto, Caitlín leva o título de inovação no estilo de fantasia sombria contemporânea. A autora consegue fazer poesia em meio ao caos. O mundo pode estar acabando lá fora, mas a gente ainda mantém a chama acesa para descobrir onde tudo vai parar no fim das contas.

Sobre a edição de O Mundo Invisível Entre Nós, usar a palavra IMPECÁVEL para uma obra editada pela editora DarkSide Books é algo, como posso dizer, redundante. É que já sabemos que se tem o selo da caveirinha, é algo de qualidade. É um livro todo trabalhado para encantar nossos olhos à primeira vista, e enriquecer nossa mente em segundo plano, quando podemos adentrar suas páginas. A diagramação está muito bem feita. Os detalhes são maravilhosos.

Eu amei esse tema de natureza, cheio de insetos e a impressão de uma aula de biologia a cada início de conto. Mas, a fonte é minúscula. Nada impossível, mas mesmo assim bastante pequena. Esse fato, associado ao corte de folha no tom dourado, fez-me lembrar de uma bíblia. Mas são 25 histórias, não é mesmo? Letras maiores nos entregaria um livro de 750 páginas ao invés das 500 que temos. Super justificável.

Enfim, vou ficando por aqui, apenas com essa palhinha a respeito da obra. Não vou ousar tentar falar um pouco sobre cada, porque senão ficaríamos aqui pra sempre. Meu conselho é: Adquira uma edição de O Mundo Invisível Entre Nós pra chamar de sua, e você que lute para escolher o livro mais bonito da sua coleção! Ah, estou com uma Leitura Coletiva desse livro em andamento. Se tiver interesse em ler com o grupo, é só falar aí nos comentários.

“Independente do resto, isso era verdade.”

Caitlín R. Kiernan nasceu em Dublin, mas vive nos Estados Unidos desde pequena. A autora tem 56 anos, é escreve livros de ficção científica e fantasia dark. Ela é paleontóloga. Escreveu dez romances, dezenas de histórias em quadrinhos e mais de 200 contos e novelas.

Por: Carol Nery
Site: www.coisasdemineira.com/o-mundo-invisivel-entre-nos/

lara!! 05/08/2022

confuso, mas uma confusão encantadora!
eu li! teve partes que precisei reler, mas mesmo assim acho que valeu a pena. tudo tão >mágico< fantástico e místico me deu uma nostalgia muito grande de contos de fadas, só que verdadeiros.
o design é LINDO, as páginas também, a história prende você se você prestar atenção

lacrouxs 29/08/2022

Não julgue o livro pela capa, até o livro mais lindo que viu
Esse é o livro mais belo da minha coleção.Também é o pior que eu já li.

A autora faz uso e abuso de cenários extremamente nojentos (e na maioria dos casos extremamente desnecessários), incoerência e escrita inacabada. Nenhum dos contos me prendeu, muitos são confusos e de repente tomam um rumo totalmente desconexo. A escrita é doentia. É tão perturbador de ruim, eu mesma quase fiquei doente lendo.

Ilustrações lindissimas, folhas douradas como ouro puro. A darkside nao falha nisso. Comprei esse livro no mesmo dia que ele chegou no sebo. Não vou repassar ele porque ninguém deveria ler algo tão ruim assim, pelo menos serve como um enfeite bem bonito.

Babi 19/11/2022

Confesso, comprei este livro pela capa, a edição é incrivelmente bela, porém, o conteúdo que importa não é mesmo...
No total tem 25 contos divididos em mundo I e mundo II, no mundo I tem 11 contos, e eu gostei muito unicamente de 1, Rats Live On No Evil Star, a linguagem da autora se divide entre degradante e vulgar e horas tão poética que eu não conseguia entender o que ela descrevia, realmente não estava funcionando para mim, sou grata por ter persistido até o mundo II, onde surpreendentemente a escrita dela evolui muito e o leitor é agraciado com contos muito superiores e melhor escritos. Como apaixonada por ficção científica, meu conto preferido foi The Dry Salvages que foi excelentemente desenvolvido, uma pena o final parecer inacabado ou interrompido, contudo gostaria de citar todos os outros contos que gostei muito: Armário 34, gaveta 6... Cebola... Spindleshanks.... A estrada dos alfinetes... Andrômeda entre as pedras... montando no touro branco ( esse muito bom)... A filha do quatro de ouros. Caso você não esteja gostando da leitura, tente ler o mundo II, acredito que sua visão sobre o livro mudará completamente. Por último, honestamente, eu não compraria outro livro da autora.

lado b 27/12/2022

O Mundo Invisível (?) Entre Nós
?Aqui temos fantasia dark, terror, ficção científica, horror, morte e medo. Cada um proporcionando sua dose de estranheza diante das variadas situações apresentadas.
? Reflexão sobre o ser e a sua constante solidão. Porque o mundo invisível entre nós, só permanece assim, se assim quisermos.

Rapha 08/05/2022

Mundos dentro de mundos
Uma antologia incrível, a autora caminha por diversos gêneros literários: ficção científica, terror fantasia, dramas humanos e outros nem tanto, cada conto uma nova surpresa, um novo mundo é apresentado; nesta antologia temos uma releitura de clássicos como a pequena sereia, um final alternativo para o clássico de Drácula, histórias de fantasmas e zumbis, momentos de pura viagens psicodélica por mundos invisíveis para àqueles que não aceitam enxergar o diferente, suspense, tensão, histórias sombrias que nos fazem viajar por terras distantes e mundos perdidos.

haru. 01/09/2022

estranho
Esse é o livro mais estranho que eu tenho, com 25 contos totalmente alucinógenos mas bem legais pra se passar o tempo. Alguns você vai precisar ter um estômago mais forte, mas outros são de boas mais ou menos.

Wanderleya0 13/08/2020

Morno
Tive um misto de sentimentos por esse livro, mas na maioria frustração com o final de alguns contos. Não é uma leitura fluída, requer um pouco de esforço.

Laurinha. 19/01/2022

Meu primeiro livro da autora, ao mesmo tempo em que nos contos tinham vários detalhes as vezes ficava meio solto e são de temáticas variadas mas sobre o sobrenatural, tiveram alguns que não entendi muito bem mas pretendo futuramente reler.

Marcos 14/06/2022

Confuso mas estranhamente bom
Contos sem finais, contos que eu não entendi nada, mas há contos perfeitos, bons demais. Um livro bem confuso, foi a segunda vez que peguei para ler, demorei muito pra finalizar por ter uma leitura cansativa. Os contos do segundo mundo são bons demais, alguns do primeiro se salvam, mas os que são ruins, são ruins até demais.

Fernanda 29/06/2021

Pelos deuses, que viagem louca foi essa...
Eu não sei como eu tive fibra pra sobreviver e não jogar pra cima essa leitura, pq houve ódios imensos gritando em mim. O problema é que no meio do ódio havia uma adoração fodida de certos contos, nos quais eu me pegava pensando e refletindo muito. Eu honestamente não sei o que dizer... Esse livro de contos é uma experiência absurdamente singular e fora da curva de tudo o que eu já li, e não é nem perto de uma obra prima nem nada, mas minha mente agora vagueia constantemente no mar, em Europa e Gliese e numa casa amarela. Porra!

Vinci 13/06/2021

Caótico e Lindo
Um compilado de 25 contos de terror de uma autora que eu particularmente acho Incrível (com i maiúsculo). As histórias são fascinantes pra dizer o mínimo. A assustadora criatividade da Caitlin pro bizarro é algo de se admirar de verdade, ela tem um jeito só dela de falar do vil, do podre e do brutal.

A escrita dela é única, isso com certeza. O próprio Neil Gaiman já a elogiou por isso e, quem seria eu pra descordar? Mas devo alertar que a escrita é caótica. Digo que é muita informação compacta de forma fluida ? se essa frase não fez sentido, acostume com esse tipo de pensamento, pois muitas coisas nesse livro não irão fazer sentido, até você passar algumas páginas e ouvir uma voz em sua mente que diz "AAAAAH SIMMM"

Recomendo esse livro? Em partes, acho que não recomendaria para uma pessoa que vai começar a ler essa autora, talvez fosse melhor sugerir um romance ao invés de contos soltos. Contos são caóticos por si só; ler um conto não é tão simples e deixa muito do que o autor realmente pode fazer de fora. Recomendo a autora, depois de um ou dois livros lidos dela, O Mundo Invisível Entre Nós é A escolha perfeita

Ana 19/08/2023

Eu gostei de alguns contos, mas no geral, não indicaria este livro. Entendi que os contos terminam quando a autora decide - e fiquei numa luta meio ?ela terminou para passar alguma mensagem ou foi simplesmente um cansaço pelo conto? e isso me frustou um pouco. Mas, no geral, é um livro ok