Inferno no Colégio Interno

Inferno no Colégio Interno Lemony Snicket

Resenhas - Desventuras em Série: Inferno no Colégio Interno

Gláucia 24/05/2011

Inferno no Colégio Interno - Lemony Snicket
Colégio interno já é algo que não soa muito bem, imagine quando se trata dos desventurosos irmãos Baudelaire. Some-se a isso um despótico vice diretor de nome Nero, um sistema métrico de deixar qualquer um maluco e claro, o conde Olaf.

Coruja 29/04/2013

ATÉ QUE ENFIM alguma coisa boa acontece aos Baudelaire em meio a tantas perdas e tantas desventuras – não, claro, que eu esteja reclamando, afinal, todos sabíamos no que estávamos nos metendo quando começamos a ler essa série, não é mesmo?

Neste quinto volume da saga, os irmãos são internados na Escola Preparatória Prufrock, onde quem manda e desmanda é o vice-diretor Nero – e só por esse nome você já sabe que logo, logo o circo vai pegar fogo.

A despeito de Nero, seus péssimos concertos de violino e suas regras ridículas, os Baudelaire conhecem no internato os trigêmeos Quagmire: Duncan e Isadora. O terceiro irmão, Quigley, morreu no mesmo incêndio (bastante suspeito) que vitimou seus pais.

A situação de ambos os grupos de órfãos é muito parecida, desde a causa de morte dos parentes à fortuna a ser herdada e o caso é que tantas coincidências logo os unem e, ao menos ao longo desse livro, haverá alguma (passageira) felicidade.

Claro que apenas passageira, porque logo o Conde Olaf estará de volta, agora disfarçado como o treinador Genghis (só tem tiranos megalomaníacos nessa escola?) para aplicar a eles a D.O.R.: Disciplina para Órfãos Rápidos, que consiste basicamente em fazer as crianças passarem as noites correndo em torno do pátios até derrotá-las pela exaustão.

Esse volume termina de forma eletrizante, porque dá um gancho enorme para a conspiração que se vai começar a desvendar nos volumes a seguir. Será que, para variar, teremos algumas respostas ou mais e mais mistérios se somarão às tristes histórias dos tristes irmãos Baudelaire?

É esperar pelo próximo volume...

(resenha originalmente publicada em www.owslroof.blogspot.com)

MENINALY 18/08/2013

Fraquinho
Achei o livro mais fraco até agora. A estoria se passa no colegio interno, porém achei o cenario sem graça.. Tudo meio que se repete, não trouxe nada de novo! To até sem vontade de ler o proximo livro.

mýla 19/08/2013

''Se você está em busca de uma história sobre jovens animados que se divertem a valer num internato,bateu na porta errada.Violet,Klaus e Sunny Baudelaire são inteligentes e engenhosos,e você talvez imagine que eles sairiam muito bem no colégio.Mas não foi o caso.''
Neste livro,as crianças são mandadas para um colégio interno,onde passam maus bocados.Os irmãos mal chegam na escola e já são castigados com a pena de comer sem talheres,beber o suco em poças em cima das mesas,sem copos,apenas por entrar no gabinete do Vice-diretor da escola.Vivendo em uma barraco sujo e mal-cuidado,estudando com professores entediantes e escutando 6 horas de um recital de violino por noite,as crianças acreditam que nada pode piorar.O que elas não sabiam,é que um novo professor de ginástica,Instrutor Genghis,estava a caminho para aplicar nos irmãos os exercícios de D.O.R.
'' 'Vocês,seus pirralhos,andam cheios de ideias idiotas.Não demora muito, menina,você vai estar dizendo que o Conde Olaf se disfarçou no seu namoradinho.Como se chama o trigêmeo?'
Violet enrubesceu.'Duncan Quagmire não é meu namorado.' '' Inferno no colégio interno capítulo 6 página 87
Os órfãos Baudelaire até então encontram-se, na maioria das vezes sozinhos,sempre na companhia de adultos,porém,nesta narrativa,encontram dois novos amigos,os trigêmeos Duncan e Isadora Quagmire.Os irmãos Quagmire,passam a ser os melhores amigos dos Baudelaire.Assim como eles,perderam os pais e o irmão Quigley num incêndio que outrora destruirá suas casas.
Os 5 órfãos formam uma firme e forte amizade de imediato.Com seus sofrimentos e talentos em comum,o grupo têm tudo para fazer uma estadia animada na escola.Mas não é bem assim que acontece.O Conde Olaf aparece disfarçado de professor de ginástica,e prepara um plano cruel e doloroso.Durante exatos nove dias,o vilão obriga as crianças Baudelaire a correrem em círculos durante toda a noite em frente ao gramado na entrada da escola.Eles correm e correm até os primeiros raios de sol aparecerem.Seu objetivo é cansar as crianças até que elas sejam expulsas do colégio para tornar-se tutor legal e roubar a fortuna deles,o que incrivelmente funciona.
Este foi o 1° livro que li.Assim que o vi,peguei na biblioteca da escola(sem saber que era uma série de 13 livros) e devorei-o em apenas um dia.Quando me dei conta que havia começado pelo 5°,voltei para trás e recomecei a série pelo 1° novamente,pulando este quando acabei o 4°.Simplesmente me encantei com a história.A situação dos Baudelaire neste livro é tão crítica,que nota-se a exaustão deles durante todo o livro.O plano de Olaf foi tão bem arquitetado,tão bem elaboro,que não havia forma de falhas.Pensem bem:privá-los do sono e fazê-los correr durante toda noite é perfeito.Sem conseguir dormir,eles não conseguiriam se esforçar na escola,dormiriam na aula,e acabariam saindo da instituição.Fora casar-se com Violet(1° livro),este foi o plano mais cruel e mais maldoso que Olaf elaborou.O cansaço e o mau humor tomam conta dos três irmãos.E para piorar a situação,uma garota nojenta,insuportável,violenta e rude, persegue-os durante toda a narrativa,Carmelita Spats.
No decorrer de todo o livro,maus tratos são dirigidos às crianças por todas as pessoas.Pelos colegas de classe,professores, e até do diretor.Tudo andava de mal a pior,e o único porto seguro eram seus dois novos amigos.Aqui,as crianças aprendem o significado do amor.Aqui,eles compreendem o que é a VERDADEIRA amizade.

Juliana Pires 13/09/2013

Para mim o quinto volume das desventuras dos irmãos Baudelaire, está longe de ser ruim, só que ela segue o mesmo molde dos quatro primeiros, e eu não vejo essa história tomar um rumo, a narrativa é muito boa, principalmente quando o autor conversar com o leitor, mas acaba ficando um pouco cansativo, eu quero mais, quero conhecer os segredos da família Baudeleire, quero descobrir se o Sr. Poe é um pilantra, quero descobrir mais sobre o Conde Olaf, quero saber quem é Beatrice (acabei de ir procurar no Google e acabo de estragar uma surpresa, não façam isso), são muitas coisas que eu quero saber e nesses cinco primeiros volumes não tive respostas.

Os irmãos Baudelaire sofrem demais (como o autor deixa claro, essa não é uma história feliz), sinto uma dó, eles sempre são tratados mal, tem que enfrentar todo o perigo sozinhos, e quando por fim desmascaram o Conde Olaf, ninguém lhes dá atenção, até que seja tarde de mais, e ele consiga escapar. É um contraponto interessante que o autor faz, os adultos na série, são ou muito ingênuos, ou muito tapados, ou malvados mesmo, ao passo que as crianças, até as mais pestinhas, são muito espertas.

Assim como nos volumes anteriores, o Sr. Poe (QUE ÓDIO GIGANTE EU SINTO DELE) precisa encontrar um lugar para os irmãos ficar, assim sendo, eles os envia para a escola preparatória Prufrock. É claro que, seguindo a linha de tratamento padrão, o diretor da escola é um serzinho extremamente arrogante e malvado, e não os trata nem um pouco bem, veja só, nem um quarto adequado ele arranja, manda-os para um barraco, onde vive outros dois órfãos, Duncan e Isadora, mas se algo acontece de bom nessa história, é que eles logo se tornam amigos.

Dessa vez ele demorou a aparecer, dando de certo forma, uma alívio para os Baudelaire, e para os leitores, mas como nada na vida deles é fácil, mesmo sem o Conde Olaf para lhes atormentar, é preciso lidar com o enfadonho sr. Nero, Carmelita Spats, uma garota extremamente desagradável, que faz da vida deles um inferno (maior do que já é) e com regras extremamente absurdas.

Mas até aí tudo bem, apesar de não ser um paraíso, só de se sentirem livres do Conde Olaf, eles podem lidar com as situações esquisitas na escola. Mas aí ele aparece, e ninguém se dá conta disso, a não ser os irmãos, claro. E aí tem outro ponto da história que eu adoro, Violet, Klaus e Sunny, são inteligentes e bem safos, mas eles não são super heróis destemidos, eles sentem medo, sem saber quando o conde vai aparecer, e o que ele vai fazer, e mesmo que de certa forma eles consigam se livrar dele, nunca é sem perder algo, e mais uma vez eles provam isso.

Mesmo esse meu problema com a falta de informação, e as tramas parecidas, eu não vou deixar de ler a série, eu gosto demais da escrita do autor, e agora que eu comecei, não tem como voltar atrás, e eu vou lendo aos poucos, por que pretendo consegui-la somente em trocas no skoob (já tenho 6), essa série é gigante, ao todo são 13 livros, mas isso não me desanima, quero saber como tudo vai acabar, por que os órfãos merecem ser felizes.

site: http://sobremimemeumundo.blogspot.com.br/

bebella1 13/05/2024

Eu amei esse livro, foi um dos que eu mais gostei até agora, a primeira aparição dos trigêmeos, o primeiro indício de C.S.C, e foi um dos livros mais melancólicos da saga, amei!

Bruno Tsubasa 24/11/2013

Finalmente uma abertura de trama incrível!
Quinto livro, que começou mostrando uma temática muito atrativa, mas que não continuou, alias, nem foi tão forte para se levar em conta. Enfim...
O Quinto livro se destacou por dar uma abertura incrível na trama. Eu adorei isso! Mas o contexto não chegou próximo ao dos três primeiros livros. Mas só o fato dele ter feito essa coisa grande entre as linhas, esse livro merece quatro estrelas. Ele simplesmente faz você querer continuar, quando você está perdendo o folego pela série influenciado pelo quarto livro. Lemony espertinho! rs

Clarice 02/02/2011

Surpreenda-se
Este livro, como todos os outros desta coleção, é recheado de enigmas, surpresas e desafios a serem enfrentados. Enfrentados não só pelas personagens, mas também pelo próprio leitor, que se surpreende a cada página. Cheio de pessimismo, este livro implorará(literalmente!) para não ser lido. Mas, ao mesmo tempo, envolverá o leitor de tal forma a sua história, que será impossível parar de lê-lo. Viciante e repleto de aventura, esta desventura vale muito a pena!

Pablo 15/03/2011

De longe o melhor livro da série, até agora!

Além das já clássicas cenas que invocam raiva e desespero, agora temos uma trama maior correndo por entre os livros - além da trama principal, obviamente, onde o conde Olaf persegue as crianças, coisa que acontece em todos os livros.
Essa nova trama foi apresentada apenas no final desde capítulo da série, mas nos leva a querer pegar logo o 6º livro!

Os novos personagens (os trigêmeos Quagmire)são bem básicos e sem muita profundidade (pelo menos até agora), mas são perfeitos pra servir de contraponto aos momentos tensos e surreais deste que, na minha opinião, é o mais revoltante dos livros da série que já li.
O vice-diretor Nero e a aluna Carmelita Spats nos fazem querer gritar de incredulidade e raiva durante toda a história!

Por outro lado, os momentos em que o autor comenta sobre sua própria vida são muito divertidos e as explicações de palavras mais difíceis estão excelentes nesse 5º capítulo.

"O Elevador Ersatz", aí vamos nós!

Clara Etz 24/11/2010

Inverno no Colegio interno
Os irmão Baudelaires vão até o colégio interno porcausa de falta de pais, mas o SR.Poe os adota e do mesmo jeito ele vão lá, eles sofrem o verdadeiro inferno, por causa de Carmelete. Sparts, primeiro eles têm que dar um par de brincos para ela, tem que dar 27 sacos de balas para o vice - diretor, ficam no barraco dos orfãos, com um fungo verde - claro E COM CARANQUEJOS MUITOS CHATOS

naniedias 19/06/2012

Inferno no Colégio Interno, de Lemony Snicket
ATENÇÃO: Essa é a resenha do quarto livro da série. Se você ainda não leu os primeiros e não gosta de SPOILER, talvez não seja uma boa ideia ler essa resenha. A Nanie evita spoilers, mas como é uma série, não tem como não falar nada do que aconteceu anteriormente.
Spoiler: http://www.naniesworld.com/2012/06/o-que-e-spoiler.html

Sinopse:
E as desventuras dos órfãos Baudelaire parecem não ter fim. Eles já enfrentaram todo tipo de coisas e agora irão se deparar com um colégio interno - o que poderia ser bom. Afinal de contas, os três continuariam juntos, voltariam a estudar e estariam protegidos por um supercomputador de última geração - que não deixaria, teoricamente, que o Conde Olaf se aproximasse das crianças.
Assim seria, se essas três criaturas não fossem tão azaradas. Só que os irmãos são tremendamente desprovidos de sorte.
A única coisa boa foi ter encontrado amigos na nova escola - os trigêmeos Quagmire. O restante deu tão errado quanto poderia dar.

O que eu achei do livro:
Acompanhar essa série continua sendo uma delícia enorme!
Lemony Snicket tem uma das escritas mais gostosas de ler! Ele escreve de maneira simples, porém encantadora - recheada com aquela ironia que eu adoro.
Como era de se esperar, a receita de bolo está presente no livro: mais uma vez os irmãos são levados para um novo lugar, onde eles não são tratados da forma como crianças deveriam ser tratadas e o Conde Olaf aparece para, de alguma forma sempre muito inventiva, roubar a fortuna dos Baudelaire. Nesse volume, entretanto, temos duas novidades que fazem de Inferno no Colégio Interno um dos meus livros preferidos da série: os trigêmeos Quagmire e uma coisinha mais.
Os trigêmeos também são órfãos e perderam seus pais (e também o "terceiro gêmeo") em um incêndio - curiosamente parecido com o que aconteceu com os protagonistas da nossa história, não é?! Assim, dessa vez os irmãos não estarão sozinhos para enfrentar todas as desventuras que se afiguram em seus caminhos, eles terão Isadora e Duncan, os trigêmeos Quagmire remanescentes, para auxiliá-los. E a coisinha a mais que mencionei... bem, vocês terão que ler para encontrá-la! Mas é um algo a mais para os próximos volumes da série - que dará uma encorpada à receita básica e deixará os livros ainda mais atraentes.
Uma coisa que não havia percebido da primeira vez que li a série é quantidade de menções a Beatrice (lembram? Aquela das dedicatórias que eu adoro). Lemony Snicket fala dela várias vezes (não apenas nesse livro, nos anteriores também) e isso é muito bacana (para entender melhor, leia a série até o fim).
O único defeito de Desventuras em Série, para mim, é o fato de que os livros são curtinhos demais. Ainda bem que a série tem treze volumes!

PS: Como sempre, não posso esquecer de postar aqui a dedicatória para vocês!
"Para Beatrice -
Você estará sempre no meu coração,
na minha memória
e no seu túmulo."

Nota: 10
Dificuldade de Leitura: 4

Leia mais resenhas em www.naniesworld.com

Tata 20/06/2010

Muito, muito, muito bom. Talvez esta seja a melhor das Desventuras em Série (embora eu seja suspeita pra falar. Acho que a série de Lemony Snicket é uma daquelas em que o seu livro preferido é sempre o último que vc leu).

Nesse volume: Bully, tortura acadêmica, tortura sonora, tortura física, seqüestro e um fim misterioso.

Luigi 27/10/2015

CSC
De todos os volumes, este até agora foi meu menos favorito. Embora tenhamos sido apresentados à personagens novos e de melhor caráter, a história permanece em um estado um tanto quanto repetitivo, estamos revendo o mesmo tipo de história, com cenários e personagens diferentes, mas o mesmo desenvolvimento acontece.
Entretanto, o final me pareceu um pouco diferente e mais promissor. "CSC", me pergunto se isso é referência ao clube mencionado na adaptação cinematográfica, estou curioso.