The Beauty of Darkness

The Beauty of Darkness Mary E. Pearson

Resenhas - The Beauty of Darkness

Lavs 16/05/2023

Esta é a canção de Jezelia. Que a história e a verdade sejam passadas de geração à geração.
Antes de começar a resenhar, de fato, preciso dizer que independente de qualquer problema ou contradição ainda teria dado cinco estrelas. Há histórias que nos tocam. Às vezes, tocam uns, mas outros não. Mas quando nos tocam, elas nos preenchem. Aprendemos com elas, respiramos com elas e elas se tornam uma parte de quem somos. Ínfima - talvez -, mas estão conosco, ou estiveram, nessa nossa curta passagem pela vida na Terra. E são as experiências que contam. As coisas que nos preenchem. Obrigada por essa trilogia, ela realmente tocou meu coração.

---------*---------*-----------*------------

Então vamos lá. Passei toda a leitura me perguntando como a autora ia desenvolver tanta coisa naquelas páginas. Mas devo dizer que, no fim, ela tentou fechar tudo. Alguns arcos ficaram a desejar, mas a maioria esmagadora teve sua promessa cumprida.
A escrita é mais inclinada para o poético, mas não de uma forma enfadonha. Isso caracterizou a escrita, mas não a deixou difícil de compreender e nem marcou-a a ponto de irritar, o que acontece em muitas narrativas desse tipo por aí.
Os personagens são maravilhosos. Muito bem construídos, nada incoerentes. Não teve mudanças mágicas, tudo fez sentido.
Eu diria que, com exceção de poucas coisas que se desenvolveram de uma forma um pouco... questionável, talvez, o livro realmente merece cinco estrelas. Admito que as entradas e saídas de Lia no castelo estavam fáceis demais a ponto de perder o sentido. Mas meu amor à trilogia já estava de tal tamanho que isso foi fácil ignorar.
A edição possui alguns erros ortográficos e de sentido. Pouquíssimos, mas tem. Isso não afetou a leitura.
Enfim, o universo, os personagens, o enredo político, o enredo romântico, as reviravoltas... Os capítulos montaram uma história com sentido, com início, meio e fim.
Chorei muito com as mortes. Chorei, chorei e chorei. Chorei como se estivesse perdendo alguém querido para mim. Esse tipo de sentimento é o que determina o quão profundamente você se ligou com a história. Pensei em todo o luto, em todas as perdas e todos os depois daqueles que ficaram.
Há muitas reflexões nos livros. Sobre política, sobre economia e sobre o amor. E todas elas valeram a pena.
Foi um prazer chegar à canção da rainha Jezelia.

"Que as histórias sejam passadas
De pai para filho, de mãe para filha,
Pois, com apenas uma geração,
A história e a verdade ficam perdidas para sempre."

site: https://www.instagram.com/fabulaslunares/

Thaís 14/05/2023

Poderia ser tanto
Pra um livro de quase 600 páginas, chega a ser absurdo o jeito corrido como as coisas se resolvem nas ultimas 100 páginas.
O livro começa muito bem depois vira um completo marasmo de vários nada acontecendo. Se passam umas 200 paginas em que a Lia só faz ?chorar? pelo Rafe, primeiro quando ela vai pra Morrighan e ele pra Dalbreck e depois quando ele vai pra Morrighan noivo. Bem ?unlike her?.
A Pauline vai de odiar e querer matar o Kaden a um casal em 3 diálogos.
E aquele final de conto de fadas de amor a distância entre monarcas simplesmente não colou.
Acho que a trilogia merecia muuuuito mais. Eu esperava muito mais.
Estou triste ?

Monica.Carlos 12/05/2023

Decepcionante
Não sei nem por onde começar pra expressar o quanto estou decepcionada em relação a esse livro. Uma trilogia que tinha tudo pra ser excelente e foi se perdendo no meio do caminho até virar uma historinha meia boca, cheia de pontas soltas feita pelas coxas.

No primeiro livro super shippei Lia e Rafe devido ao mega plot que a autora entregou. No segundo, a autora apagou o Rafe de uma maneira que eu simplesmente não conseguia mais ver os 2 juntos e comecei a achar que ela combinava muito mais com o Kaden. No terceiro, ela já tentou apagar o Kaden e reacender o Rafe, mas pra mim deu tudo errado. Enquanto Rafe virou um babaca, Kaden virou um cachorrinho e perdeu totalmente a identidade.

Outro ponto foi o dom do Kaden. A autora só soltou lá na história e nunca mais tocou no assunto. E o da Lia simplesmente foi desenvolvido tão porcamente que deu a entender que ele era só uma intuição e não um puta poder passado de geração pra geração, como foi amplamente salientado no primeiro livro.

As passagens da Pauline estavam ali só pra menina não ficar perdida no churrasco, porque no final a existência dela foi praticamente irrelevante.

E o final pra mim foi o pior. Rainha de Venda?! Ah para né! Muito mais justo que o Kaden fosse o novo governante, visto o tanto que ele amava aquele lugar. E juntar ele com a Pauline? Que merda foi aquela?! Só pra juntar casal e dar a entender que ele e Lia não tinham mais volta? Mil vezes ela voltar pra ele, já que ela tinha desistido do Rafe do vez.

E pra finalizar, achei esse livro 3 praticamente um copia e cola de Trono de Vidro (só que muuuito mal escrito). Infelizmente a autora perdeu uma baita oportunidade de criar uma história épica e parece que por pura preguiça. Se ela tivesse sido mais caprichosa, teria dividido a história em uns 6 livros pelo menos, e dado mais profundidade aos fatos e aos personagens, pra conseguir amarrar todas as pontas soltas que ela deixou. Total sensação de perda de tempo que fiquei quando terminei de ler. Não recomendo.

FlAvia 10/05/2023

A leitura foi meio arrastada pra mim, e também achei que as coisas se resolveram com muita facilidade, além de deixar em aberto essa questão do ?dom?, era tão poderoso mas não serviu praticamente pra nada?

Allana.Zene 10/05/2023

O crescimento dos personagens
Amo como os personagens se desenvolveram nesta história, no início todos eram jovens e imaturos e com o passar dos livros eles foram ganhando valores e se adequando com suas novas vidas e com seus destinos, acontece que em todo momento senti que os personagens foram muito abertos sentimentalmente a acabar ou iniciar qualquer relacionamento, a própria personagem principal, amadureceu e evoluiu muito em compensação com o primeiro livro. Essa saga foi crescendo e evoluindo junto com os personagens, eu amo como a personagem foi construída e como ele é forte e responsável.

na_cam 08/05/2023

The Beauty of Darknes
Um final ruim para uma série boa.
Achei o livro extremamente lento e cansativo, não é nem um pouco o que eu esperava.

Moni27 08/05/2023

O fim perfeito
O último livro da saga trouxe tantas reviravoltas e história diferentes que fica difícil até juntar tudo para falar sobre. Parece que foram 3 livros em apenas 1.
Amo como o livro mostra não so ao Leitor como à própria jezelia que o dom também exige interpretação. O mundo gira, dá voltas e histórias se repetem. Sinto como se a trilogia fosse como o vestido de retalhos dos vendados. Várias partes que se somam formando uma. Gostei das metáforas, do incentivo ao respeito e da demonstração de que uma verdade tem vários ângulos. É um livro simplesmente maravilhoso

Ps: para os leitores de romance ávidos, não tem hot hot, apenas migalhas.

Maria 07/05/2023

"... lembretes de que até mesmo os grandes,com toda a sua riqueza e com todo o seu conhecimento podem cair."
Achei o livro simplesmente, MARAVILHOSO, na minha opinião é o melhor da trilogia. Assim como os outros foi muito bem escrito, cheio de reviravoltas, todas as emoções possíveis kkk, e um final incrível. Ansiosa pra ler mais desse universo.

Pietra285 06/05/2023

Final Digno
Essa trilogia foi surpreendente, a Mary E. Pearson construiu este universo extremamente bem, e conseguiu dar a atenção devida aos detalhes. O enredo em si é ótimo, me prendeu desde a 1 página do primeiro livro, até a última do terceiro. Amei tudo! Fiquei chateada porque achei o pós grande batalha meio corrido demais, gostaria que ela tivesse alongado um pouco mais a história, mas mesmo assim ela não deixou nenhum ponto sem nó (loose ends).

luizaxfm 06/05/2023

"Amor. Isso nunca terminava bem, para quem quer que fosse."
Vou sentir muita saudade dessa trilogia!! Os personagens são fantásticos e o enredo é muitoo bom.
A forma como Venda é retratada por Lia, não como algo perdido, mas sim como algo por qual lutar, é inspirador.
Só o romance e o final que não gostei muito, achei bem fraquinho.
Vou levar essa história e os personagens no meu coração, esperando um dia conseguir ver sem os olhos e ouvir sem os ouvidos também.

"Havia muitas formas de uma vida ser sacrificada, e nem sempre era morrendo"

"Amor... é um truquezinho bem legal se você conseguir encontrá-lo.
Nós tínhamos encontrado o amor.
Agora, no entanto, eu sabia que encontrar o amor e se prender a ele não eram a mesma coisa."

"Algumas cicatrizes demoravam mais a fechar do que outras, e algumas cicatrizes, eu sabia, eram necessárias. Algumas coisas nunca deveriam ser esquecidas."

"Não importa quantos universos vão e vêm, sempre me lembrarei de quem éramos juntos."

"Ninguém é grande demais para cair."

"Jurei que nunca mais me preocupar novamente com esse negócio de passar dos limites e que nunca permitiria que palavras que não foram ditas me atormentassem de novo."

"Sempre há mais a se tirar..."

"Não sou um tolo. Faço promessas aos deuses, e não aos homens."

"Eu achava que tinha sido alguém que me odiava muito, e então me dei conta de que era exatamente o oposto: fora alguém que me amava muito."

"Nada dura para sempre", continuei, "e vejo o nosso fim se aproximando."

"Eles amavam um ao outro, e eu me perguntava como é que eu não percebera aquilo antes."

"Faria isso como a pessoa que eu era, e não aquela que ele queria que eu fosse."

"Eu não havia permitido sequer a mim mesma ficar muito tempo pensando nisso. Amor. Parecia tolo e indulgente à luz de todo o resto. Será que isso realmente importava? Eu me lembrava da risada cínica de Gwyneth quando disse a ela que queria me casar por amor. Isso nunca terminava bem, para quem quer que fosse."

"E, em vez de oferecer preces aos mortos, eu me pus de joelhos e ofereci as preces aos vivos."

"Todo mundo merece ser amado, general, e não porque um pedaço de papel ordena que isso aconteça. A escolha é poderosa e pode levar a grandes coisas se não for mantida nas mãos fortemente cerradas de uns poucos."

" - Suas mentiras vão ter que ser muito boas para me convencer.
- Então talvez as minhas verdades sejam melhores."

"- Não, essa é a minha história, não a sua. A sua história está chamando por você. Siga seu caminho.
- Por que eu, Dihara?
- Você já tem a resposta a essa pergunta. Tinha de ser alguém. Por que não você?"