Matéria escura

Matéria escura Blake Crouch

Resenhas - Matéria escura

Cris Oliveira 22/05/2024

Um livro que mistura ficção com suspense na medida certa.
A narrativa instigante te prende até o final com grandes reflexões sobre as decisões que tomamos no dia a dia, escolhas, consequências, sucesso profissional e família.
Ele nos convida a refletir sobre nossas próprias escolhas e o que realmente importa em nossas vidas. E com um final inesperado!

"Não posso deixar de pensar que somos mais do que a soma total de nossas escolhas e que todos os caminhos que poderíamos ter trilhado influem de algum modo na matemática da nossa identidade."

lela 21/05/2024

Acredito que foi minha primeira ficção científica e eu amei demais, a história é tão fluida e o autor escreve muito bem, não enrola nas coisas e tá sempre acontecendo algo diferente, o que te prende do início ao fim, com certeza quero ler mais livros dele.

eu gostei bastante da história e do protagonista também, mas acho que faltou um pouco de sentido no final da história pra mim, antes do momento final, houve algo que achei que não fez muito sentido com o que estava acontecendo anteriormente, então fiquei meio ????, e também ainda não me decidi se apesar da história ter passado muito rápido pra mim, não faltou certa profundidade nos outros personagens, além do Jason, não sei.

tô anjmada pra ler Recursão já que falam que é melhor que esse.

beeresenhas 21/05/2024

"Como você vê seu lugar no mundo?"
Uau! Pergunta complexa essa não é?

Matéria Escura conta a história de Jason Dessen Físico Nuclear e Professor Universitário na Lakemont College na cidade de Chicago e de sua esposa Daniela Dessen Artista Plástica e Professora de Artes para alunos do ensino fundamental. Tudo na vida do casal é dentro da ?normalidade? até que Jason é convidado para beber um drink com seu amigo da faculdade Ryan Holder que acabou de ganhar o prêmio Pavia* por sua publicação científica de identificação do córtex pré-frontal como gerador de consciência. A partir desse encontro com seu amigo sua vida muda completamente e tudo o que Jason pensava ser verdade começa a ser questionado por ele.

A trama é repleta de reviravoltas desde o início do livro, os acontecimentos e desenvolvimento da história são bem rápidos e bem dinâmicos, tornando a leitura eletrizante. Mostra situações e atitudes que tomamos ou poderíamos tomar baseadas nas adversidades dos fatos que temos diante de nós.

O autor soube mesclar perfeitamente ficção científica, romance, drama e suspense, em uma história que faz você pensar e refletir em como seria nossa vida se tivéssemos feito escolhas diferentes. É o tipo de leitura para abrir os olhos e valorizar o que realmente é importante em nossas vidas.

Matéria Escura é perfeito para quem gostou de Black Mirror e DARK.

*na história o prêmio Pavia é concedido por realizações nas áreas das Ciências Físicas e Naturais.

"Para todos aqueles que já se perguntaram como teria sido sua vida se tivessem pegado a outra estrada."

"Estamos apenas vagando através da tundra de nossa existência, atribuindo valor ao inútil, quando tudo que amamos e odiamos, tudo em que acreditamos e pelo que lutamos, matamos e morremos é tão sem sentido quanto imagens projetadas sobre acrílico."

"Nada existe a não ser o espaço vazio? e você! E você não é você. Não tem corpo, nem sangue, nem ossos, você é apenas um pensamento."

"Todos nós vivemos, dia após dia, totalmente alheios ao fato de que fazemos parte de uma realidade muito maior e mais estranha do que se pode imaginar."

"Sem todos os acessórios de personalidade e estilo de vida, quais são os componentes fundamentais que me fazem ser quem sou?"

"Cada momento, cada respiração, contém uma escolha ? diz ele. ? Mas a vida é imperfeita. Fazemos escolhas erradas. Então, acabamos vivendo em perpétuo arrependimento. Não existe nada pior que isso. Construí algo que realmente pode acabar com o arrependimento. Que vai deixar você encontrar mundos onde fez a escolha certa."

"Acho que tudo se resume a querer o que não tive. Aquilo que poderia ter tido se tivesse feito outras escolhas. Mas a verdade é que eu fiz essas outras escolhas. Porque eu não sou apenas eu."

stephany :) 21/05/2024minha estante
amei a resenha ???

Obrigada?

.Igor 21/05/2024minha estante
Mais uma resenha incrível, Fabricia!

Marcos.Leste 21/05/2024minha estante
Resenha tão boa quanto o livro ?

Obrigada meninos ?

Amanda S 21/05/2024minha estante
Dark e Black Mirror??? Parece realmente instigante! Ah, e amei a resenha, parabéns!!

Obrigada Amanda ?

Grazylivros 22/05/2024minha estante
Que resenha maravilhosa, agr quero mt ler esse

beeresenhas 22/05/2024minha estante
? Obrigada Grazy

Thabi.Almeida 22/05/2024minha estante
Maravilhoso né???
É para explodir a cabeça. Vamos do início praticamente de um suspense policial para uma viagem filosófico sobre nossas escolhas na vida.

beeresenhas 22/05/2024minha estante
@Thabi verdade, resumiu bem.

niel 23/05/2024minha estante
quero muito ler

Jenni 27/05/2024minha estante
Eu amo todos os livros desse autor

Eduarda.7 29/05/2024minha estante
Eu li recursão desse autor e amei demais, tô com esse pra ler esse ano e já estou com altas expectativas dps da minha primeira experiência incrível com o autor?. Agr quero ler tudo q ele lançar.

MaxineMinx 20/05/2024

Blake Crouch eu te amo
Sério, fazia um tempinho que eu não pegava um livro tão bom. A história te prende do inicio ao fim e tem um plot antes do meio do livro, o que eu achei maravilhoso.

Me informaram que o autor Blake Crouch manda muito bem em misturar ficção científica com suspense. Matéria escura é sobre realidades paralelas, o famoso multiverso (Alô, Marvel). O personagem principal é muito bem construído e da pra sentir toda a angústia e desespero dele conforme ele vai descobrindo a ?realidade?.

Enfim, eu vou recomendar pra todo mundo porque vale a pena! Te faz pensar sobre as escolhas da vida, sobre o que realmente importa e o que você faria pra ter ?aquilo? (amor, casa, família?) de volta.
Morango.Azedo 20/05/2024minha estante
LEIA RECURSÃO TAMBÉM!!! preciso de alguém para falar sobre essa obra de arte dele (obs: me deixou ainda mais ansiosa para ler esse)

MaxineMinx 20/05/2024minha estante
amg ?? que ódio tá mt caro eu quero mt ler, coloquei na minha lista

Morango.Azedo 20/05/2024minha estante
Oração para abaixar o preço ????????????

josedanielfx 19/05/2024

Você é feliz com a vida que tem?
Um livro fenomenal. Leitura muito fluida e o autor explica conceitos quânticos para quem é leigo no assunto - como eu - muito bem. Leitura obrigatória para quem gosta de ficção científica!!

Grazi 19/05/2024

Livro excelente. O conceito de multiverso trabalhado aqui é um dos melhores que já vi. Só achei a última parte bem chatinha, achei que seria melhor. Recomendo.

Luk_Pavan 19/05/2024

Pegou uma ideia bem batida já e deu uma agitada nela. Adoro a parte científica, como ele tenta justificar o absurdo de tudo.
Vc não consegue parar de ler. Nunca que eu esperava que esse tipo de livro tivesse essa pegada, cheio de ação, emoção. Adoro esse livro.

Victor 19/05/2024

INSANO
?Matéria escura? foi tudo que eu esperava e muito mais! Romance, Ficção Científica e Traição te prendem ao enredo e te fazem querer ler mais e mais, ouso dizer que em alguns momentos eu mesmo quis levantar, entrar dentro daquela caixa e ajudar o Jason. Como um fã do gênero, fiquei impressionado com a escrita de compreensão tão clara sobre um tema tão complexo. Simplesmente, impecável. Leiam, Releiam e se deliciem com essa obra. Imagine-se no lugar de Jason, imagine-se com uma ramificação do multiverso e todas as suas versões que leram essa livro e odiaram, como os que amaram, os que compraram a versão física e as que estão nesse momento escrevendo uma resenha como essa. ??????????

jojo 19/05/2024

A vida feita de escolhas..
Matéria Escura definitivamente é um dos melhores livros q li este ano.
Blake Crouch sabe muito bem misturar ficção científica com thriller que vc não consegue parar de ler
Jason é um professor em uma universidade, leva aquela vida tranquila de classe média com sua esposa e filho de 15 anos. Até q depois de um encontro com um amigo q acabou de ganhar um prêmio importante na área científica, a caminho de casa ele é raptado. E vai parar em um lugar bem esquisito e ele logo percebe que algo de errado não está certo
Ele somente não está em outro lugar onde todos o conhecem, porém ele nunca esteve lá. E aí ele entra naquela corrida frenetica para saber o q está acontecendo, fugir daquele lugar é voltar para sua família
Um livro que fala sobre questões como o peso de suas atitudes, como afetam suas escolhas e etc
Vale muiiiiito ler. E a série já está com os primeiros episódios na Apple +
" Não posso deixar de pensar que somos mais do que a soma total de nossas escolhas e que todos os caminhos que poderíamos ter trilhado influem de algum modo na matemática da nossa identidade"

Verônica 18/05/2024

Gostei!
Achei a premissa boa e a história tbm, lembrou A Biblioteca da Meia noite, só que mais trágico. Ansiosa para ver a adaptação.

Confessor 18/05/2024

Mais do que um sci-fi
Terminei a leitura de "Matéria Escura" de Blake Crouch, na véspera do lançamento da série de tv, e posso dizer que foi uma experiência intensa. Este foi o primeiro livro que li do autor, e fiquei positivamente impressionado com sua habilidade de prender o leitor do início ao fim. O livro é classificado como ficção científica, mas diria que é, acima de tudo, um thriller. Se você não conhece o autor, prepare-se para uma leitura cheia de reviravoltas.
Na história seguimos um cientista cuja vida muda drasticamente após ser sequestrado e acordar numa circunstância bem estranha. A história é contada em primeira pessoa, o que nos coloca diretamente na mente do protagonista e faz com que vivamos todas as suas descobertas e desafios de maneira intensa. O estilo de escrita do autor é fluido, com capítulos relativamente curtos que mantêm o ritmo acelerado e a tensão constante.
Diferente das clássicas ficções científicas onde a trama muitas vezes supera o desenvolvimento dos personagens, aqui se destaca a profundidade emocional dos personagens principais. O protagonista passa por uma luta pessoal tão envolvente quanto os mistérios científicos que ele enfrenta. Uma pequena crítica é que, em certo momento, devido à narrativa, algumas personagens são deixadas de lado, deixando-nos com aquela vontade de saber um pouco mais sobre o que acontece com elas. No fim, dá até para dizer que a história principal do livro é apresentar o quanto o amor à família pode impulsionar uma pessoa.
Comparada a outras sci-fis, "Matéria Escura" equilibra bem as explicações científicas com a narrativa, tornando a leitura acessível mesmo para aqueles que não são entusiastas do gênero. Apesar de alguns pontos exigirem uma suspensão de descrença, isso não diminui a diversão da história.
Recomendo "Matéria Escura" para todos que apreciam uma boa história cheia de suspense e emoção, independentemente de serem fãs de ficção científica. Estou ansioso para ver como a adaptação para a série irá retratar toda a história; Já vi até o 3º episódio, e está bem fiel ao conteúdo original.

site: https://confissoesdeumconfessor.blogspot.com/

chellareads 18/05/2024

Esse é o meu segundo livro do Blake Crouch e não sei como ainda fico impressionada com a sua escrita fascinante.

Matéria escura nos envolve na ideia de que existem outras versões de nós vivendo por aí e que fizeram escolhas diferentes das nossas. Eu estou muito obcecada pensando sobre isso.

O primeiro capítulo desse livro é um dos melhores e mais interessantes primeiros capítulos que já li. O livro como um todo é tão intenso e imprevisível... É muito instigante e faz você pensar sobre como as decisões que você toma todos os dias moldam quem você é como pessoa.
the moon 18/05/2024minha estante
tenho muita vontade de ler

the moon 18/05/2024minha estante
sobre o ritmo de leitura, qual foi a sua experiência?