Fogo Contra Fogo

Jenny Han

Resenhas - Fogo Contra Fogo

Héllen 04/01/2018

Uma conclusão bem feita.
Não posso dizer que estou contente com esse final ou que é como eu gostaria que fosse mas é, com certeza, a conclusão adequada para a história e a mais correta para os personagens. Estou meio triste mas satisfeita, um final bastante realista se você considerar a temática e o gênero da história.

Dandara 26/06/2017minha estante
Eu também fiquei confusa, porque honestamente, o Reeve e a Lilia pareciam ter uma espécie de amor lindo e verdadeiro pra no final, ficarem separados??? E ela com o Alex, ainda por cima? Mesmo o Reeve tenso todos os defeitos, até eu torcia pelo amor deles.
Enfim, o livro foi ótimo.

Alessandra 11/02/2018minha estante
Tb fiquei de ? Team Reeve

Rayanne48 17/02/2018minha estante
Gostei dessa ideia, vou fazer isso tbm e imaginar que a Kat terminou com o Alex
O epílogo desse livro estragou completamente a obra

Flavi 01/03/2018minha estante
Minha maior raiva foi o fato de ela ter ficado c Alex!! Cm assim?! Desde o começo shipped Alex e Kat! Ela era o fogo q Alex precisava do msm jeito e Lili era o equilíbrio que Reeve precisava! Tb prefiro fingir q o epílogo não existiu!

Alessandra 04/03/2018minha estante
Tb prefiro esquecer o epílogo

ArtyEPinguyn 12/02/2022

Exemplo de série que se perdeu
Esse livro foi romance, foi drama, uma tentativa de feitiçaria menos o proposto que eram as vinganças. O segundo livro já começou a ser ruim mas esse foi terrível. Até uns 70% do livro não tem absolutamente nada que te prende a história, os outros 30% tem partes parceladas que são interessantes mas que não tem o mínimo destaque para ser considerado o tema principal do livro e muito menos de uma série.
As soluções que o livro deu para os problemas foram muitooooo rasas, um capítulo resolvia as situações enquanto os romances e dramas se estenderam por vários e vários capítulos. Como por exemplo, o drama da Nádia com a Lilia que não acrescenta em nada a história porque foi resolvido de forma rápida e sem peso. Parece que as escritoras tinham uma quantidade de páginas para terminarem a trilogia e simplesmente encheram linguiça. E o que raios foi esse final???
A trilogia não parece que foi planejada como um total, parece que foi um livro planejado para ser único e tentaram manter hype.

Karlla 29/08/2018

CONTEM SPOILER
Vou começar contando o quanto amei dos dois primeiros livros, amei as 6 histórias diferentes que se uniam. Lilia, Kat e Mary, são queridinhas do coração e quando terminei o 2 livro, um vazio se instalou e eu precisei esperar ANOS para ler o terceiro e ultimo. IMAGINEM MEU DESESPERO PELO FATO DE COMO ACABOU O 2 LIVRO NE.

ENTÃO...

Decepção foi o que veio quando fechei o terceiro e ultimo livro. Meu ship juvenil não aconteceu e NÃO ENTENDI O PORQUE. Reeve foi e é um dos amores da minha vida (e que pena que não existe) e ele deveria terminar COM A LILIA assim como o Alex com a Kat!!! Não teria outra forma de terminar esse livro, porem Jenny e Siobhan conseguiram acabar com a continuação. O que aconteceu? Um livro raso, com finais que não pareciam felizes e certos.

O lado bom? Os dois primeiros SÃO MUITO MELHORES que o último.
isa 18/12/2018minha estante
sim eu não entendi o motivo da lillia não fica com reeve

ellen 22/04/2019

Fogo Contra Fogo
É, não tenho muito o que falar sobre esse final... Esse último livro, pra mim, foi horrível. Acho que a história em si saiu muito do contexto e toda essa coisa sobrenatural que tentaram implantar não me agradou.
A trilogia em si é intessante, os dois primeiros livros MARAVILHOSOS, mas esse final deixou muito a desejar.

Mayara 20/05/2019

Esse final é muito bizarro. Uma pena, porque o desenrolar da história é muito envolvente e nos faz ver as consequências do rancor. Faça-se um favor: não leia o epílogo
Laís 01/08/2019minha estante
Concordo. O epílogo é uma droga.

Julia G 26/04/2017

Fogo contra fogo
Comecei a ler a série Olho por Olho totalmente alheia ao que ela traria de verdade. O primeiro livro começou com algumas situações bobinhas de intrigas entre meninas e terminou de uma forma bem sombria e tensa, mas deixou muita coisa pendente para a sua sequência. Dente por Dente, segundo volume, trouxe aprofundamentos à trama e aos personagens, e as páginas finais me pegaram de surpresa, deixando diversas perguntas para o terceiro volume da série. E só agora, três anos depois de ler o segundo livro, tive a oportunidade de conhecer Fogo contra Fogo, o desfecho dessa série Young Adult bem capciosa.

Depois do desfecho triste e cheio de revelações surpreendentes do segundo livro, eu estava morrendo de medo da tragédia que estaria por vir neste volume. E eu não estava completamente errada em esperar o pior, mas as autoras conseguiram surpreender outra vez ao optarem por um encerramento que, tenho certeza, poucos imaginaram.

"Quando abro os olhos, estou de volta à minha casa. Deitada no chão. Meu rosto está molhado. Estou chorando.
Não consegui fazer aquilo. Depois de todo esse tempo, depois de tudo o que ele fez comigo, não consegui fazer. Através dos olhos dele, eu vi tudo. Senti tudo. Dor. Alegria, Desespero. Arrependimento. Tudo. Todas as coisas que tinha esquecido como eram.
Amor."

Assim como nos livros anteriores, a narrativa intercala, em capítulos curtos, o ponto de vista de Lillia, Mary e Kat, as três protagonistas da trama, em primeira pessoa. Se no livro anterior eu adorei acompanhar as passagens entre Lillia e Reeve - que eu continuei shippando nesse livro, devo admitir -, gostei ainda mais de ver as mudanças e o amadurecimento de Kat. A garota sempre foi cheia de marra e atitude, mas agora foi possível ver um lado bem sentimental dela, o que a tornou ainda mais interessante, mais humana. As revelações sobre Mary, por outro lado, fizeram com que fosse impossível continuar a vê-la da mesma forma - ela mesma se via de forma diferente, suas atitudes mudaram completamente.

"- Não consigo parar de te olhar - complementa ele.
Não olho para ele, não posso.
- Se vamos fazer isso, ninguém vai poder saber. Não podemos agir como fizemos esta noite. Precisamos ser cuidadosos.
- Tudo bem - diz ele, rapidamente. - Farei qualquer coisa que você queira. Do jeito que você quiser. Sinto que não consigo respirar quando não estou ao seu lado, Cho.
Então me jogo nos braços dele, e estamos nos beijando outra vez. Exatamente como antes."

Fogo contra Fogo perdeu completamente aquele tom ingênuo do início da história e todo o volume foi permeado por ansiedade e angústia. O que começou com um desejo de vingança e algumas "peças" pregadas contra os responsáveis por algum tipo de sofrimento, teve consequências drásticas que mudaram a vida de todos os personagens, que agora têm de carregar, de algum forma, o peso de suas escolhas.

Acredito que o que mais me atraiu na trama foi exatamente esse clima sombrio, pois se trata sim de um YA repleto das complexidades dessa fase da vida, mas também discute temas tensos como o bullying, o suicídio, estupro, entre outras coisas, tudo sem dramatizar demais nem exagerar na narrativa. Não se trata apenas de uma história sobre romance e autoconhecimento - embora isso esteja presente -, pois vai muito além ao abordar responsabilidade, escolhas e consequências.

"Fico esperando que isso não passe de um sonho ruim. Quero acordar e ter de novo as coisas do jeito que eram. Nem me importaria se Rennie me odiasse pelo resto da vida por causa do que aconteceu com Reeve na véspera do Ano-Novo. Mesmo se ela nunca quisesse falar comigo novamente. Tudo que eu queria agora era que ela estivesse viva."

Fogo contra Fogo não é uma trama de final feliz, mas trouxe o melhor final possível nas circunstâncias em que se encontravam os personagens. Acho que foi um ótimo encerramento para uma trilogia tão complexa e densa, muito envolvente e bem escrita, e que tem um ótimo contexto adolescente sem esbarrar em clichês e soluções fáceis. Para quem gosta de tramas leves, mas tem vontade de se arriscar em algo mais intenso, a série Olho por Olho com certeza será uma ótima opção.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2017/04/fogo-contra-fogo-jenny-han-e-siobhan.html

larissa 25/02/2022

Fogo contra fogo
História maravilhosa, esse livro, assim como o segundo, teve muitas reviravoltas, uma loucura só, porém não concordei com o final, na minha percepção o fim deveria ser outro.

Joyce 26/09/2019

Poxaaa
Ranço de último livro !! Poxa com os outros 2 tão empolgantes , esse deixou MT a desejar ... Uma pena ?

Diego Martins 13/12/2019

Jogue esse livro no Fogo!
Eu terminei o livro 1 dizendo que não sabia se gostava da paranormalidade do final do livro, no livro 2 gostei da revelação final, mas ainda sim dizendo que não entrava a ideia do paranormal no livro, e agora com o livro 3 realmente o paranormal do livro é horrível! hahah
Parece algo totalmente jogado, assim como o romance da Lilia, esse terceiro livro é muito ruim! Ele enrola tanto, cria uns dramas chatos e exagerados! Tipo a morte da Rennie! Meu Deus!! Que dramalhão para uma personagem mal desenvolvida! A passagem de tempo também é horrível! Porque um dia está neve e no outro estão tomando sol na piscina! Tem uns dialógicos horríveis!! Tipo no meio de uma discussão falar sobre produto para cabelo! E O PIOR FINAL DE LIVRO DO MUNDO!
Aquele final não faz o menor sentido! Os poderes da Mari não fazem o menor sentido! E... Meu Deus, não tem como argumentar sobre nada do final do livro! É um decaída gritante do livro 2 para esse. Muito ruim! Nota 1,5.
Lu Sapucaia 08/04/2020minha estante
MEU DEUUUUUUUUUS, SIMMMMMMMMM!
Isso é exatamente o que eu senti lendo essa merda
Eu tô tão revoltada com esse fim que não tenho nem palavras.
Achei que 2 estrelas foi até demais