Gelo e Fogo

Resenhas - GELO E FOGO

1 | 2 | 3 | 4

Sra. Simpática 26/08/2021

Excelente!!
Tivemos uma grande evolução na trama. A autora melhorou demais sua forma de escrita e construção de personagem, senti muito mais profundidade nesse volume do que no anterior . Amei a expansão do universo, em NEVE E CINZA eu fiquei com muita vontade de conhecer os Reinos Ritmos e os outros Reinos Estações, então quando houve uma explanação sobre os Reinos , fiquei fascinada.
Gostei bastante das intrigas políticas que a autora inseriu , foi bem desenvolvida e coerente, o plot twist foi meio que esperado só que de um jeito inesperado kkk?kkkk gostei bastante !!
A Sara Raasch tem um jeito bem corrido de escrita , acho que por eu ter me "acostumado" a esse ritmo frenético dela , aproveitei melhor a leitura e tive uma compreensão melhor.
Estou bem anciosa para o desfecho da trama , super valeu ter dado uma segunda chance .
Recomendo .
lovlason 01/09/2021minha estante
vou começar a ler, fiquei curiosa KKKKKKKKK

Sra. Simpática 01/09/2021minha estante
Leia !! A trilogia é ótima.

Renata.Pessota 08/08/2020

Leitura morna, no início mas que instiga a continuar, porém essa quarentena me fez ir bem devagar quase parando.

Raeli 28/05/2020

Esperava mais
Quando eu comecei a leitura de Gelo e Fogo esperava muito mais da história e acabei me frustrando. Demorei muito tempo para terminar, foram vários períodos de hiato até conseguir finalizar a leitura.

Talvez o descontentamento tenha partido das altas expectativas que eu coloquei na sequencia de Neve e Cinzas, que definitivamente é um dos meus livros favoritos, ou a culpa seja da mítica, porém muito plausível, "maldição do segundo livro". Não importa.

O que importa realmente é que Gelo e Fogo deixou a desejar em vários aspectos e o principal foi a ação. O livro é parado, não acontece muita coisa importante além das descobertas pessoais de Meira, que começa a entender melhor a magia que possui e o quão poderosa esta pode ser. Os momentos de ação só acontecem no final do livro que é onde realmente as coisas começam a ficar interessantes.

A maior parte do livro é focado na viagem de Meira e Theron pelos reinos vizinhos a procura de apoio politico contra Angra e potencias ameças a Primoria. Theron quer um reino unificado, enquanto Meira só quer apoio para destruir o abismo de magia recém descoberto nas minas da capital de Inverno. No outro extremo temos Mather o ex rei, que luta para se adequar a sua nova realidade tentando defender ao máximo seu povo do domínio silencioso de Cordell que de cordial não tem nada.

Dessa forma, o livro não é ruim, ele cumpre seu papel como segundo livro de uma trilogia, mas não empolga tanto quanto o primeiro. Nele conhecemos novos personagens interessantes, mas, que com a narrativa parada e massante, não despertam o interesse necessário para devorar o livro em pouco tempo. O final, no entanto, deixa um gancho imenso para o ultimo livro que promete ser mais empolgante que seu antecessor morno.

deuxdesoleil 13/12/2023

Reinos são feitos de política e politicagem!
Se o site permitir, dessa vez irei conseguir postar a resenha.

Eu adorei “Gelo e fogo”, mas não tinha um título melhor? Posso ser ignorante sobre assuntos de marketing, porém, usar o mesmo título de uma fantasia mundialmente conhecida me parece um tiro no pé.

O segundo livro da trilogia consegue ser melhor ou tão bom quanto o primeiro. Segue os acontecimentos da guerra, então as personagens estão juntando os caquinhos, tentando se reerguer e, é claro, lidando com as consequência que toda atividade bélica trás. Apesar de ser esperado o protagonismo da Meira, sinto que toda a narrativa se concentra unicamente nela e deixa escapar boas oportunidades de evoluir outros personagens também. O Theron, por exemplo, poderia ter sido melhor aproveitado porque, tal como a Meira, ele é um dos pontos chaves desse livro (e ainda estou tentando digerir tudo que aconteceu com esse carismático e otimista ser humano).

Meira cresceu ou pelo menos está se encaminhando para tal. É incrível acompanhar as desventuras da nova rainha de Inverno. Ela está confusa, solitária, com medo e cheia de inseguranças, mas ainda assim tenta ser a melhor pessoa que ela consegue ser para o reino e o povo dela. Nossa rainha está passando por uma crise existencial absurda e isso humaniza tanto a personagem que, para mim, foi impossível sentir tédio ou impaciência. Eu torci pela Meira! E notei o quanto senti falta de uma protagonista real e sólida nas fantasias contemporâneas.

Para o meu agrado, “Gelo e fogo” está carregado de tramas políticas! Temos intrigas, acordos, manipulações de todos os cantos, um verdadeiro jogo de tabuleiro. Gosto de como temos a chance de conhecer os demais reinos Ritmo e Estação e gosto bastante, apesar do curto número de páginas, que a autora foi capaz de atribuir uma essência para cada um dos reinos. De maneira simples, sim! Mas é possível ver particularidades nas culturas, nas formas de pensar, nos vestuários, nos próprios interesses políticos e de crescimento (pecou enormemente na ausência de representatividade, mas não é nada novo para o gênero). As tramas políticas, no geral, foram um ótimo acerto, mas imagino que para muitos leitores pode ser lento ou mais cansativo acompanhar essa jornada.

Se a política foi um prazer, os POVs do Mather foram uma tortura. Tem conexão com a história e os objetivos da autora, mas não tem sentido. São apresentados diversos personagens e, com o curto tempo de cena, tornam-se rasos e com objetivos pouco atrativos. Queria muito ter simpatizado com os jovens invernianos, mas senti só um efeito manada seguindo as ordens do ex-rei do que qualquer outra coisa. A melhor coisa nas cenas com o Mather foram, sem dúvida, a interação com os pais! Extremamente emotivo quando ele se abre e joga as inseguranças, medos, emoções para fora.

Temos mais romance, porém, menos cenas de romance. Meira está afastada de todo mundo, mas os pensamentos a todo o momento retornam para as pessoas do passado dela. Preciso comentar que não aguento mais autores que forçam casais principais a ficarem juntos! A narrativa da mulher indefesa que no último instante é salva por seu príncipe encantado também já passou o limite (é um livro de 2015, então estarei perdoando em partes).

Toda a questão da magia é abordada de uma forma legal, mas insisto no que resenhei sobre o primeiro livro: é simples, mas é exposta com uma complexidade (de cortes, de desvios, de perguntas) que torna mais confuso do que realmente é. “Gelo e fogo” ainda carrega clichês do gênero bem como o primeiro livro (toda jornada do heroí, procurar chaves mágicas e sociedades secretas estão aqui), mas como eu iniciei a leitura esperando essas semelhanças, não me incomodou tanto.

No mais, é uma leitura simples, porém mais lenta do que “Neve e cinzas”. Peca na ausência de representatividade (o que seria extremamente fácil com a quantidade de reinos que apareceram) e no ritmo em alguns momentos, mas é um bom entretenimento.

Márcia 04/02/2021

Gelo e fogo
Iniciei a leitura deste livro com grandes expectativas e confesso que me decepcionei no começo. A narrativa manteve um ritmo lento até as últimas 100 páginas. Só então a leitura foi ficando envolvente e bem interessante.
A protagonista Meira parte em busca de aliados, e para isso visita vários reinos de Primoria. Apesar de cansativa, esta parte da narrativa foi interessante pois explicou como cada reino era governado e o perfil de seus governantes.
O personagem que mais me chamou atenção foi Mather. Houve um grande amadurecimento desse personagem e isso foi muito importante para a história. Em contrapartida, a protagonista ficou estagnada e continuou com a mesma imaturidade com que finalizou o livro anterior.
Enfim, apontei apenas alguns aspectos que marcaram minha leitura, mas não significa que não gostei do livro. De modo geral, é um livro muito bacana, e me pareceu ser um preparatório para o livro 3 da série. Estou ansiosa para iniciá-lo.

Elane.Magre 10/08/2020

Esse segundo livro para mim ele é bem razoável, só vou lê o terceiro por que é o último .

Heloisa 05/10/2022

Ninguém deveria ser forçado a ser algo que não é.
Primeiro : o livro foi bem mais parado que o primeiro, porém, os capítulos do Mather e os novos personagens fizeram a leitura valer a pena.

Segundo : a autora usou muito do livro para desenvolver a trama e o final ficou carregado de informações, mais eu não achei negativo não, ficou empolgante.

E terceiro : achei o plot realmente bom , apesar de eu ter desconfiado dele ainda foi chocante quando eu li , desceu até uma lágrima.

Tirei uma estrela pq realmente o meio do livro ali estava sem graça mas o final faz vc querer ler a continuação. Recomendo muito, é uma fantasia mais leve , por assim dizer e é suficientemente bem desenvolvida.

@heloizz_13 17/10/2020

?Coisas terríveis não acontecem em lugares lotados; elas acontecem nos vazios do mundo, onde há apenas uma vítima e um agressor e ninguém para ouvir grito algum?

Isabela632 16/06/2020

Senti que o começo foi um pouco parado, foi difícil realmente começar a ler a história, mas depois da metade do livro as coisas começaram a ficar um pouco mais interessantes e fiquei surpresa com algumas coisas nesse final. Até que como um todo, esse livro acabou se tornando bom e deixou muitas perguntas a serem respondidas, que espero ansiosamente para conseguir as respostas no próximo livro.

Marilan 20/07/2022

Não seremos derrotados.
Assim como o livro anterior, Gelo e Fogo no início nos dá apenas pistas do que vai acontecer e depois parte pra ação, só senti que nesse livro demorou mais pras coisas começaram a acontecer, então foi bem tedioso ler algumas partes. Porém, assim que as peças começam a se encaixar e os conflitos começam, é impossível parar de ler.

Mesmo que lento, o desenvolvimento das personagens acontece de uma forma muito sensível e crua, e é bonito ver essa intercalação de narrações e acompanhar como cada um está evoluindo e aprendendo alguma coisa pra se unirem no final da trajetória, pra estarem prontos um pro outro. A Sara tem uma forma de escrever única, que constrói o cenário aos poucos, os personagens aos poucos, e mesmo que tudo parece dividido, no final faz total sentido quando as coisas se juntam e tomam forma. Quase morri de raiva lendo, quando ia chorar nem dava tempo porque já tinha outro caos acontecendo na próxima página, mas vale a pena.

Espero que no livro final da trilogia tudo dê certo e ela sirva muitos momentos do meu otp ??

Lumi Tie | @lumi.reads 05/07/2022

Como a própria autora sabe, o livro do meio de uma trilogia tem particularidades próprias que costumam deixar a história num hiato entre as consequências do primeiro e o crescimento do conflito para o encerramento da história no terceiro, muitas vezes fazendo com que tenhamos a sensação de que “nada aconteceu”.
Infelizmente foi essa a sensação que eu tive aqui.

Meira segue em busca de aliados e, de quebra, à procura das chaves capazes de acabar com a Ruína, que se alimenta de magia usada para o mal.
O grande vilão Angra sumiu. A nova rainha de Inverno suspeita de que ele ainda está vivo e recluso em algum canto do mundo.

Você pode conferir a resenha completa no meu blog :D

site: https://lumireads.wordpress.com/2022/07/05/resenha-gelo-e-fogo-sara-raasch/

Raianne Viana 13/05/2021

Eu esperei uma melhora que não aconteceu...
Tem autores que você lê o primeiro livro, parte para o segundo, e nota uma grande evolução da escrita. Esse não foi o caso de Gelo e Fogo.

Não que o livro seja ruim. Continua sendo tão envolvente quanto o primeiro livro, e com certeza é um dos universos mais bem desenvolvidos que já li. São poucos os livros que criam um mundo vasto e abordam todos os países que nele residem, com suas qualidades e defeitos. E AMEI que os outros países não são perfeitos, por mais que achem que são.

O que me incomodou no livro foram duas coisas: a forma como a história andou, e o desenvolvimento pessoal de alguns personagens. Sobre a questão da narrativa: é muito cansativo ler um livro que é só coisa ruim uma atrás da outra. Momentos de humor e leveza, por favor? Agradeceria.

Sobre o desenvolvimento pessoal dos personagens: primeiro, os coadjuvantes continuam tão rasos quanto antes, se não mais. Os únicos personagens com um pouco de desenvolvimento são Sir, Mather e Meira, talvez um pouco Ceridwen. Como eu posso lamentar a perda de personagens se nem os conheço?

Meira foi irritante nesse livro. Tudo teria corrido de forma mil vezes diferente se ela tivesse sentado e contado o que sabia para uma pessoa de confiança, mesmo que fosse uma pessoa só. Constantemente ignorando sinais de alerta e dando pouca importância à própria magia... É MUITO frustrante ler uma história que o problema poderia ser resolvido com sei lá, cinco minutos de diálogo.

As cenas de ação continuam boas, o final foi surpreendente, apesar de eu já desconfiar de algumas coisas. Tenho que dizer que achei interessante demais a abordagem da autora em relação à magia: acho que é uma das poucas fantasias que li que enxerga a magia como algo ruim, prejudicial. Estou muito curiosa pra ver como essa história vai terminar.
Bianca 05/01/2022minha estante
Nossa, você descreveu total o que eu senti lendo!!!! Um mundo bem bacana, mas personagens tão sem tompero, super rasos kkkkkkkkk

Raianne Viana 05/01/2022minha estante
demais! aqueles irmãos mesmo, eu nem sabia diferenciar kkkkk

Claudia 13/03/2022

Como a própria autora escreveu, continuações são difíceis.
Mas achei que ela se saiu bem, e o livro continua divertido e interessante.
Vamos para o terceiro livro.

Ticy 24/05/2023

Gelo e Fogo
Faz algumas semanas que eu decidi reler Neve e Cinzas, lembrando-me de como eu amava essa trilogia quando tinha 13 anos e curiosa para saber se era realmente tão boa quanto eu me lembrava.

Sendo sincera eu me lembrava de boa parte dos acontecimentos do primeiro livro, mas desde então a sensação é quase como se eu estivesse lendo os livros pela primeira vez, sem me lembrar de praticamente nada.

O livro é bem morno durante a maior parte dele. Embora coisas importantes aconteçam, há pouca ação para uma fantasia, tornando a leitura bastante arrastada, de modo que eu demorei muito para conseguir engajar.

É apenas no final do livro que a história enfim recupera o ritmo, e desse momento em diante é surto atrás de surto, berro atrás de berro. Chega a ser difícil de acreditar que é o mesmo livro.

Em Neve e Cinzas eu apontei que, embora me importasse muito com a protagonista e a entendesse, os outros personagens me pareceram um pouco apagados, erro que Gelo e Fogo corrige.

Eu adorei conhecer os novos personagens na história e consegui me apegar demais aos que já eram parte dela. Também gostei muito de ter capítulos narrados pelo Mather.

Chega a ser engraçado pensar em como é diferente a forma como eu enxergava os personagens e a história em geral aos 13 anos e como eu os enxergo agora, de uma forma muito mais profunda e conectada não só à mensagem da história, mas aos sentimentos e conflitos dos próprios personagens.

Ansiosa para ler o próximo, já que eu não me lembro de absolutamente nada do que acontece em Geada e Escuridão.

obs: queria muito que a Meira e a Ceridwen formassem um casalzinho, será que é pedir demais? T-T

Vladia Castro 06/03/2020

Gelo e fogo ****
Meira agora é rainha de Inverno e tem que aprender a fazer alianças para governar e reconstruir seu reino. Seu principal obstáculo é o Rei Noam, de Cordell, a quem Inverno deve muito. Meira e Theron saem para outros reinos em busca de chaves que possam resolver o mistério do Abismo da Magia, mas grandes revezes podem acontecer.

1 | 2 | 3 | 4