Gelo e Fogo

Gelo e Fogo Sara Raasch

Resenhas - GELO E FOGO

1 | 2 | 3 | 4

Silvio 03/10/2018

Fraco. Monótono, tedioso; só no final acontecem algumas coisas que valem a pena.
Não há muita clareza, muito confuso, mal escrito.
Não sei se o problema é a escritora mesmo ou a tradutora, mas o mecanismo de coesão é horrível. O uso do "mas" é inaceitável, a autora (ou a tradutora?) usa o "mas" onde não cabe; o uso do conectivo "e" é exagerado e dificulta a compreensão; o uso dos tempos verbais também é incorreto, usa dois tempos que não se combinam.
Paula 20/10/2018minha estante
Tô na metade, pensando em abandonar :( o livro não anda, não há nenhum estímulo pra prosseguir a leitura

Silvio 21/10/2018minha estante
É mais ou menos isso mesmo!

Sra. Simpática 26/08/2021

Excelente!!
Tivemos uma grande evolução na trama. A autora melhorou demais sua forma de escrita e construção de personagem, senti muito mais profundidade nesse volume do que no anterior . Amei a expansão do universo, em NEVE E CINZA eu fiquei com muita vontade de conhecer os Reinos Ritmos e os outros Reinos Estações, então quando houve uma explanação sobre os Reinos , fiquei fascinada.
Gostei bastante das intrigas políticas que a autora inseriu , foi bem desenvolvida e coerente, o plot twist foi meio que esperado só que de um jeito inesperado kkk?kkkk gostei bastante !!
A Sara Raasch tem um jeito bem corrido de escrita , acho que por eu ter me "acostumado" a esse ritmo frenético dela , aproveitei melhor a leitura e tive uma compreensão melhor.
Estou bem anciosa para o desfecho da trama , super valeu ter dado uma segunda chance .
Recomendo .
lovlason 01/09/2021minha estante
vou começar a ler, fiquei curiosa KKKKKKKKK

Sra. Simpática 01/09/2021minha estante
Leia !! A trilogia é ótima.

Raianne Viana 13/05/2021

Eu esperei uma melhora que não aconteceu...
Tem autores que você lê o primeiro livro, parte para o segundo, e nota uma grande evolução da escrita. Esse não foi o caso de Gelo e Fogo.

Não que o livro seja ruim. Continua sendo tão envolvente quanto o primeiro livro, e com certeza é um dos universos mais bem desenvolvidos que já li. São poucos os livros que criam um mundo vasto e abordam todos os países que nele residem, com suas qualidades e defeitos. E AMEI que os outros países não são perfeitos, por mais que achem que são.

O que me incomodou no livro foram duas coisas: a forma como a história andou, e o desenvolvimento pessoal de alguns personagens. Sobre a questão da narrativa: é muito cansativo ler um livro que é só coisa ruim uma atrás da outra. Momentos de humor e leveza, por favor? Agradeceria.

Sobre o desenvolvimento pessoal dos personagens: primeiro, os coadjuvantes continuam tão rasos quanto antes, se não mais. Os únicos personagens com um pouco de desenvolvimento são Sir, Mather e Meira, talvez um pouco Ceridwen. Como eu posso lamentar a perda de personagens se nem os conheço?

Meira foi irritante nesse livro. Tudo teria corrido de forma mil vezes diferente se ela tivesse sentado e contado o que sabia para uma pessoa de confiança, mesmo que fosse uma pessoa só. Constantemente ignorando sinais de alerta e dando pouca importância à própria magia... É MUITO frustrante ler uma história que o problema poderia ser resolvido com sei lá, cinco minutos de diálogo.

As cenas de ação continuam boas, o final foi surpreendente, apesar de eu já desconfiar de algumas coisas. Tenho que dizer que achei interessante demais a abordagem da autora em relação à magia: acho que é uma das poucas fantasias que li que enxerga a magia como algo ruim, prejudicial. Estou muito curiosa pra ver como essa história vai terminar.
Bianca 05/01/2022minha estante
Nossa, você descreveu total o que eu senti lendo!!!! Um mundo bem bacana, mas personagens tão sem tompero, super rasos kkkkkkkkk

Raianne Viana 05/01/2022minha estante
demais! aqueles irmãos mesmo, eu nem sabia diferenciar kkkkk

Mika 12/06/2017

Gelo e Fogo Sara Raasch
O livro inicia 3 meses depois da libertação de inverno, onde o povo ainda esta se reestabelecendo e se fortificando.
Com a”parcedia” com o rei de Cordell Noam, inverno esta devendo muito, tanto a Cordel quanto a Outono. E essa dívida impulciona os invernianos a cavarem minas para adquirirem recursos e quitar essa dívida.
Essas escavações tem intuito também de localizar o abismo de magia que está perdido. E como os invernianos ficam surpreendidos quando esse dia chega. Meira se depara então com vários enigmas e uma barreira que protege esse abismo e para solicionar esses enigmas Meira e Theron se dirigem a outros reinos em busca de pistas sobre como abrir o portal.
Mas Meira não faz ideia das surpresas que a aguardam .

Minha Opinião: Esse livro teve várias partes que me incomodaram, principalmente na Meira indecisa sobre quem é, e a briga dela com ela mesma sobre as atitudes que tem que tomar e as que já tomou.
Tenho raiva da forma como ela é ingênua ao ponto de desconfiar de determinado personagem e depois falar: Há eu não posso desconfiar dele, porque ele é meu amigo ¬¬ sendo que ela teve algumas visões reveladoras que diziam ele não era quem dizia ser ( me poupe né )
Senti raiva que a todo tempo ela ficava o tempo todo falando para sí mesma que o Angra estava morto, tentando se reconfortar com isso.

Anne__ 30/07/2017

Ainda estou boquiaberta.
Nossa. A Sara usou esse livro para nos quebrar em milhares de fragmentos que não se sabe se é possível reunir depois. E esse final tão descarado? Ainda estou roendo unhas e morrendo de curiosidade.
Vamos lá, algumas informações: Angra volta; Tem muito personagem filho da puta; tem muito personagem que vai dar adeus; sua sanidade vai dar adeus; dá vontade de matar muita gente; tem muita gente nova e apaixonante; os personagens estão mais maduros.
Em "Gelo e Fogo" há luta por reinos, por liberdade, por igualdade, por paz, mas, principalmente, por si mesmo. Amei mais ainda o Mather

ELB 18/11/2017

Os invernianos finalmente voltaram para casa. Depois de muita dor e sofrimento, não veem a hora de começar o seu processo de cura, de retomar a sua terra natal e finalmente voltar para casa e viver suas vidas em paz. Isso é tudo que eles querem.

Mas não é tão simples. Meira teve que pedir mais ajuda para Cordell, para mantimentos e proteção, assim como apoio a reconstrução de Jannuari, a capital de Inverno. E, com isso, Cordell tem mais e mais influência sobre o fraco de reino de Inverno. Mas o que se há de fazer. Eles precisam da ajuda para se reerguer, e Meira espera que, no futuro, eles consigam pagar por tudo que pediram a Cordell.

Entretanto, algo lhe diz que essa boa vontade toda de Noam custará bem caro muito em breve. E ela não está errada.

A atividade de mineração é o ponto forte de Inverno, que possui ricas minas. E, todo o minério extraído nesta fase inicial foi reivindicado por Cordell como início do pagamento por sua ajuda. Meira sabe que o propósito de Noam não é apenas recolher o seu minério, mas não há nada que ela possa fazer quanto a isso agora.

Precisa pensar no seu povo, ajudá-los a se reerguer, passar para todos um sentimento de força e coragem, ou seja, agir como uma verdadeira rainha. Só que isso tudo é muito difícil para ela...

Meira viveu a vida toda achando ser uma órfã sem importância. Se transformou numa guerreira pronta para lutar por seu povo e fazer o que for possível por eles. Ela não sabe o que é ser uma rainha, não sabe como se portar, não consegue abanonar o seu lado de lutadora, mas Inverno vem em primeiro lugar e ela deve encontrar um meio termo a todo custo.

Quando as coisas começavam a entrar em uma normalidade, uma grande revelação surge em uma das minas reabertas: o absimo de magia foi encontrado. Imediatamente Meira e Theron se dirigem até lá e tentam entrar, mas uma parede invisível de poder os arremessa longe, mostrando claramente que há muito sobre o abismo que eles precisam desvendar.

Noam imediatamente se regozija, pois o abismo era tudo que ele queria obter: acesso irrestrito a muito poder, seu principal objeto de desejo.

Meira logo percebe que, se o abismo está trancado com uma barreira, deve ser porque não deve ser reaberto.

O que aconteceria com os reinos se todo esse poder fosse liberado? O quanto desse poder se transformaria em magia negra? O quanto a Ruína se apossaria ?

Meira é a única que sabe que é possível haver um condutor humano e que Angra possivelmente não morreu. O que ele faria com todo esse poder disponível?
Certamente seria o fim do mundo como todos conhecem. E ela logo percebe que deve evitar a abertura do abismo a todo custo.

Mas Noam insiste e a ameaça, usando a liberdade de seu povo contra ela: ou ela descobre como abrir o abismo, ou ele irá dominar Inverno.

Assim, ela não tem escolha. Ainda mais porque Theron também acredita que o abismo deva ser aberto, por motivos bem diferentes do que seu pai. Ele, ingenuamente, acredita que a liberação da magia traria igualdade para os reinos, já que não apenas os condutores reais teriam poder.

Meira, então, precisa trabalhar secretamente contra Theron e Noam, para selar o abismo de vez e impedi-los de obter o conhecimento necessário para abri-lo.
Eles devem partir numa viagem pelos outros reinos para coletar pistas sobre os símbolos desenhados na porta do abismo, que parecem ser espécies de chaves e que remetem cada uma a um reino diferente. E ela aproveitará essa viagem para tentar conseguir aliados para Inverno, pois tem certeza que, muito em breve, Cordell se provará mais inimigo do que aliado.

Paralelamente, conhecemos o ponto de vista de Mather. Depois de saber a verdade sobre sua vida, ele não aceita a traição de Sir, seu próprio pai que o criou para acreditar numa mentira. A distância que surgiu entre ele e Meira contribui ainda mais para a sua amargura, e Mather se vê um bêbado perdido.

Ele começa a treinar os poucos invernianos aptos para a luta, para iniciar a construção de seu próprio exército, mas a tarefa se prova quase impossível, quando muitos ainda estão se recuperando dos anos de escravidão.

Quando Meira parte em sua viagem, Noam ordena que todos os treinamentos de invernianos cessem, que apenas Cordell irá defendê-los. E é aí que Mather começa a dar um rumo a todo seu ódio.

Ele e um grupo de jovens se unem em um treinamento secreto, para ficarem mais fortes e aprenderem a se defender mesmo contra as ordem de Noam. Mather rapidamente percebe o que está prestes a acontecer se sabe que precisa agir rapidamente, para o bem de Meira.

Conseguirá Meira impedir a abertura do abismo? Será que ela vai conseguir aliados para seu reino? O que aconteceu a Angra? Ele está morto ou vivo?
Todas essas respostas você encontra lendo esse livro maravilhoso.

Eu achei esse livro ainda melhor que o primeiro. Mais abrangente, mais profundo e com mais aventura. Me senti mais próxima de Meira e de seus questionamentos. Achei que a autora dosou tudo na medida certa.

Meira enfrentou muitos desafios. Primeiro, ao começar a vislumbrar a complexidade de ser uma rainha e ainda viver consigo mesma, depois de se portar em cada reino que visitavam, respeitando suas diferenças de opinião mesmo quando ela discorda fortemente da maneira de governar de seus līderes. E, ainda, quando percebeu que não havia nada que ela podia fazer naquele momento para ajudar a todos, pois já tinha as próprias questões do seu reino em primeiro lugar.

Além do fato de não ter em quem confiar... Alguém com que ela pudesse dividir seus medos, suas dúvidas, suas ideias... sem dúvida esse é o momento em que, mesmo rodeada de pessoas, ela está mais solitária do que nunca.

Theron é aquele personagem que sempre vai me confundir. Gosto dele? Não gosto? Amo? Odeio? Acho que, assim como as pessoas na nossa vida, nunca conseguirei entender Theron. Por vezes é muito ingênuo, mas por outras se mostra mais calculista que seu pai. Escrevam bem as minhas palavras: esse cara ainda vai selar o destino de Primoria, para o bem ou para o mal...

Mather passou por uma transformaçãp e tanto. De príncipe responsável por todo um reino para um cara qualquer que não sabe onde se encaixa. E a distância de Meira acaba com ele de uma forma absoluta. Mas ele se reergue e consegue achar um propósito em meio ao caos que sua vida se transformou.

E foi de príncipe para herói. Mostra sua coragem e decide agir por Meira, pelo amor que sente por ela e pelo que eles sempre foram juntos. Ela é alguém por quem vale a pena lutar. E ele nunca deixou de lutar por Inverno. Confesso que Mather me surpreendeu demais, achava ele muito clichê no livro 1, completamente previsíve. Mas nesse livro ele se mostrou e algo me diz que vai se mostrar ainda mais no livro 3

site: http://www.everylittlebook.com.br/2017/06/resenha-gelo-e-fogo-sara-raasch.html

Gabbie 10/05/2018

5 ?
??#ResenhaLonghi?? GELO E FOGO | @harpercollinsbrasil | @sara_raasch | 5 ?
???
?" Essa sou eu, quem quer que eu seja quando seguro o chakram. Tanto a rainha racional e cautelosa que me obriguei a ser quanto a garota selvagem e apaixonada que levou o reino a vacilar quando estava a beira da derrota - mas que também o puxou dessa beira. Uma rainha guerreira."
???
??O livro começa três meses depois da guerra com Angra, e Inverno ainda está se erguendo. Cordell está cobrando sua dívida e os invernianos não sentem diferença dos campos de escravidão de Primavera. E a última coisa que Meira quer é depender de outro reino. Mas como Rainha, sua obrigação é reconhecer o único aliado que Cordell é. Então Meira deixe que ele vasculhe as minas de sua terra, sabendo que ele não quer as riquezas dela e sim encontrar o Abismo de magia que deu origem aos Condutores Reais. Nisso, Meira e Theron se dirigem aos outros reinos para encontrar as chaves que abrem o Abismo, e uma maneira de adentrar na proteção, se deparando com traições, enigmas e muitas surpresas."
???
??Meira continua muito forte mas tem que agir contra sua natureza o que durante a leitura nos deixa muito tensos! Nesse livro conhecemos personagens novos como a Cerie (que é incrível!) e os outros povos dos reinos. Conhecemos também mais da lealdade dos invernianos estampados em Conall e Garrighan, os irmãos que ela conheceu no primeiro livro nos campos de invernianos, que são dois amorzinhos. ?
???
?? No primeiro livro só conhecemos 3 reinos e neste conhecemos quase todos! É incrível ver como cada reino tem sua virtude e como é detalhado! Então é muito legal ver a trajetória no mapa do livro e conhecer todas as culturas diversas de Primoria, também estampadas nas "gírias" de cada reino. ?
???
?"- 'Filhos do Degelo. Como nosso grupinho? -Tínhamos um ao outro agora. Como o nome recém-adquirido sugeria, todos degelariam. " - Mather
??
Xx

p.s- RESENHA não original, versão encurtada para atender as necessidades do Instagram ??

@blogleiturasdiarias 01/10/2018

Resenha | Gelo e Fogo
Como relutei para terminar esse segundo volume da trilogia Neve e Cinzas, admito rs. Acho que a antiga fala de que o do exemplar do meio de trilogias é sempre o pior se concretiza com Gelo e Fogo. Não é que em sua totalidade seja ruim, mas peca em trazer mais quando poderia ser menos.

Após três meses do fim de Neve e Cinzas, os invernianos apenas querem reconstruir seu Reino e viver em liberdade. Entretanto sua condutora, Meira, e povo ainda possui uma grande dívida com Cordell, e no retorno para seu Reino eles serão obrigados a buscar o abismo de magia perdido de Primoria. E não será surpresa quando a procura pelo abismo retornar com informações positivas, que ao mesmo tempo demandará preocupação afinal Cordell não está em Inverno com boas intenções e cordialidades somente. Dentro de batalhas sobre poder e domínios de terra, antigos inimigos poderão retornar, colocando toda uma guerra vencida em risco. Será capaz de Meira resistir a esse intenso jogo político? Será que a Ruína foi completada destruída? E Angra?

Geralmente enredos intermediários de uma série ou trilogia tendem a ter grandes falhas em desenvolvimento, e aqui não foi diferente. Não cheguei a desgostar, contudo o início e o meio são extremamente arrastados — ao limite de quase abandonar. Sei que para a construção de uma aventura maior, que tornou-se o carro chefe do livro, é necessário explicações longas. Porém, em alguns momentos a autora exagerou demais. Tem-se uma boa quantidade de páginas que enrola, que traz descrições e cenas descartáveis ou desinteressantes; tem um ar permeante de dúvidas da própria Sara Raasch por onde seguir. Quando as respostas do enredo começam a aparecer, e ela aparenta direcionar uma escolha definitiva, a trama surpreende.

Algumas reviravoltas já me eram aguardadas. O andar da narrativa deixava no ar a possível volta de um personagem, e a sacada foi a forma de como e o porquê houve sua volta. Nos é transpassado mais elementos do universo, de modo instigante e que desperta o interesse do leitor. Não imaginei as informações que culminaram em um dos maiores plots twists do exemplar, se não o maior, o que espera-se de uma boa fantasia. Tem um quê de clichê com relação a esse componente, entretanto quem lê bastante o gênero geralmente não se incomoda.

"É isso que eu quero, um desejo que nem mesmo sabia que cultivava — governar Inverno sem precisar de magia. Ser rainha, ser eu mesma sem precisar depender de magia imprevisível e assustadoramente poderosa que habita meu peito." pág. 152

Sobre a personagem principal, o quanto tinha elogiado anteriormente, decaí um pouco. Suas indecisões e algumas atitudes questionáveis tornaram-a mais humana e simultaneamente chata. Por boa parte da história estamos dentro da sua cabeça, e é constante lermos seus pensamentos e sua insegurança expressivamente. Foi muito frustrante em pontos específicos porque se tinha enormes potenciais dela melhorar, e ela se afundava mais e mais nas convicções erradas. Sobe alguns pontos quando admiti e enxerga seus erros no final, só que não compensa a boa parte da história que passamos com raiva. Por isso não posso falar em totalidade que foi maravilhosa. Suas características e personalidade são melhores construídas no primeiro volume. Anseio pelo retorno desse meu encantamento no terceiro e último.

Temos um personagem "secundário" que ganha mais voz, o Mather, que pela abertura de espaço dá a entender o seu destino. Confesso que não me foi gerado muita simpatia por ele. É mediano, e seus pedaços na narrativa só são interessantes porque nos passa o que ocorre em Inverno quando Meira não está lá. Acho suas aparições fracas em questão de relevância e personalidade, e acredito que pode evoluir se a autora souber trabalhar.

O final é que talvez faça valer a pena toda a espera. Uma ressalva positiva que se pode fazer, é que aqueles que gostam da descoberta de novos lugares, das descrições de ambientes antes não explorados — neste sobre reinos e locais — irão ter uma maior conectividade com a obra. Como nossa protagonista viaja ao redor do seu mundo com um objetivo em mente, teremos a abertura de um leque da nossa visão sobre este universo conhecendo os Reinos Estações e Ritmos.

De uma forma geral, não supera o antecessor Neve e Cinzas, no entanto temos um trabalho primoroso em deixar o leitor curioso com o que virá. Se elaborarmos uma linha de evolução, acredito que na parte fantástica ela cresce e soube motivar o leitor a conhecer mais sobre o enredo. Algumas críticas e retificações?! Sim! É difícil trilogias agradarem 100%. Eu só espero que a qualidade que me apaixonei mais forte no primeiro, volte com Geada e Noite, pois tem a faca e o queijo na mão para brilhar! Então recomendo sim a leitura, do primeiro e segundo!

"Posso ser as duas coisas. Serei as duas coisas. Estou cansada de lutar contra mim mesma — tendo inimigos demais, obstáculos demais , para gastar tanta energia lutando contra mim mesma para que me submeta." pág. 252

Na parte física a capa segue o padrão da anterior, assim como a diagramação interna. O que muda é basicamente a descoberta de um novo reino, e com isso a imagem representativa de um chakram ganha mais um plano de fundo (o centro dela será subdividido mais uma vez). Essa ideia de manter uma identidade original e que se liga ao conteúdo é bacana. Encontrei alguns erros de revisão e ortográficos — nada relevante que impeça a leitura. A narrativa é feita em primeira pessoa pelo ponto de vista da Meira e do Mather.

Pretensão temos de terminar a trilogia ainda em 2018. Por bem ou mal, segundo volume demorou a engrenar, todavia saiu. Então teremos esperança do terceiro de ainda me manter o interesse em 2018. Espero que tenham gostado!

site: http://diariasleituras.blogspot.com/2018/09/resenha-gelo-e-fogo-trilogia-neve-e-cinzas-sara-raasch-harpercollins-brasil.html

Algodão_Doce 08/05/2024

Esse livro é pura dor e sofrimento, não se iludam.
Bom, para começar, esse livro me iludiu muito, eu confiei muito em quem não devia, shipei errado, me enganei achando que toda a história de diplomacia funcionaria..

Gente, eu juro que tudo começou normal, esse livro iniciou sendo mais osbre politica e administração de um reino, aliados que poderiam ajudar o país a se reerguer, e tudo parecia mesmo caminhar para esse ponto, até você conhecer os reis e rainhas dos outros reinos e suas politicas de governo, um mais caótico que outro, um mais injusto e inumano que o outro, difícil de imaginar como a magia que era tão boa foi usada para corromper tantos reinos. Acho que esse foi meu primeiro choque com esse livro, como todo mundo estava gerindo o mundo errado.

Meu próximo baque, foram as mortes que vieram, pessoas que você imaginou que estariam até o final ficaram no meio do caminho.. pessoas que você não esperava perder, e pessoas que você não imaginariam que iriam ser assassinas. Eu errei tanto em confiar em um dos mocinhos, não que ele fosse culpado, ele sucumbiu ao mal através de tortura, então daí dá pra ter uma noção de que ele apenas estava sendo controlado.

Terceiro baque, o final, uma delicia na verdade, nossa heroína confinado seu mundo e aceitando seus erros e seguindo para o desconhecido em busca de respostas.

Lanny 04/01/2019

Chato e arrastado, mas o fim compensa
Nossa como tive trabalho pra ler esse livro. Tinha hora que me dava vontade de desistir ou então de pular os capítulos narrados por Meira e ler apenas os de Mather, mas no fim compensou porque aconteceu tudo de uma vez só e foi surpreendente, mas o calvário que eu tive que percorrer pra chegar lá me fizeram dar apenas duas estrelas.

Man 16/04/2019

O livro melhorou pra caramba nos 20% finais. Novamente, o livro não é ruim, pelo contrário, ele tem ação, um pouquinho de romance, intriga... mas ja li tantos livros melhores que ele acabou não me conquistando.
Mas por favor, não se restringam... leiam o livro e tirem suas próprias conclusões.

1 | 2 | 3 | 4