O Rei Adulto

O Rei Adulto Helio Jaques

Resenhas - O Rei Adulto

Chico Rosa (insta: @capa_de_livro) 02/09/2020

Ótima Leitura
Resenha do livro "O Rei Adulto" de Hélio Jaques.

A experiência de ler esse livro vai muito além do que propõe a sinopse, pois como vimos nesta: "é uma fábula sobre as dificuldades que envolvem a passagem da criança à vida adulta. Ambientado dentro do mundo imaginário e fantasioso das próprias crianças, o livro narra a epopéia de Êisdur Árland, um menino de 11 anos e meio que decide descobrir o paradeiro de seu irmão mais velho Eisdras, o qual, tendo chegado à adolescência, abandonou o mundo das crianças."

A princípio vemos uma história de Fantasia repleta de aventuras que Eisdur e seus amigos irão passar, mas no decorrer da narrativa, vemos o requinte que o escritor optou em narrar tal aventura.

Reinos governados por crianças, com seus costumes e culturas bem distintos. Dialetos que ora beiram um arcaismo pomposo e rebuscado e em seguida, um linguajar de periferia dos dias de hj.

Aos leitores de Mitologia e Fantasia vão se surpreender com algumas passagens que dão referência aos mitos gregos ou mesmo a personagens do escritor britânico J. R. R. Tolkien.

Mas, um possível alerta que vemos citado na história são as "plantas de imaginar" e os riscos que as crianças se colocam por usar e sofrer de seus efeitos alucinógenos, que por sua vez, neste reino, são efeitos bem reais.

Pegar a estrada com Eisdur e seus amigos "suprapátrias" trará uma reflexão sobre o tempo que temos e como podemos usá-lo sem se perder no caminho.

Gabi| @estante_perolada 03/06/2019

Apesar de haver uma pequena dificuldade de compreensão com algumas palavras que representam as diferentes linguagens das crianças, a leitura fluiu muito bem. Os assuntos retratados me deixaram bastante curiosa, pois algumas lendas e como elas se iniciaram eu não conhecia, como a da lua, do boitata, entre outros. As crianças envolvidas na busca são muito cativantes, mas confesso que o meu personagem preferido é o ladrãozinho Wáldron.
Achei muito interessante a criação do mundo das crianças e o mapa, ele é de grande auxílio na leitura. Com todos os detalhes narrados no livro e apresentados no mapa o autor me fez sentir presente nos acontecimentos e me empolguei ao aventurar junto das crianças. Porém a jornada ainda não terminou e estou muito ansiosa com o segundo volume!

LT 21/02/2019

Você é capaz de imaginar?
Vem saber do que se trata essa história mágica com tom infantil, mas com mensagem para gente grande!

Mas, primeiro, preciso perguntar: Você é capaz de imaginar? Clica aí...

Ah! É claro que vou contar uma historinha antes... Conheci o autor no evento de lançamento da antologia #fantásticos organizada pela minha amiga Nuccia De Cicco, quem nos apresentou foi um dos autores participantes e também blogueiro, Daniel Dornelas.

A veemência com que ele contava sobre o livro, me fez não pensar duas vezes em querer comprar um exemplar para mim.

Livro comprado, autografado, devidamente fotografado e colocado na estante aguardando sua vez na longa lista interminável de livros, porque, né...

Finalmente, "O Rei Adulto" brilhou para mim na estante e eu o peguei para ler.

Não posso dizer que estou arrependida de não ter lido antes, pois, cada livro nos trás sua história no momento certo! E com ele não foi diferente...

Quando as crianças crescem e deixam de imaginar, elas se vão e não voltam mais...

Em O Rei Adulto, temos a história de dois irmãos, Êisdur e Eisdras, que é o irmão mais velho e desapareceu. Em sua jornada, Êisdur vai em busca do irmão e no meio do caminho cruza com vários grandes personagens e muitas aventuras. Ele acaba descobrindo que só quem pode ajudá-lo a responder suas questões é o Rei Adulto, então, não perde tempo e junto com Wáldron vai atrás desse tal Rei.

Essa busca desenfreada acaba nos revelando mais sobre Eisdras, aliás, ele mesmo passa a se conhecer melhor durante essa procura, a cada nova aventura, mistério e após a cada novo encontro com personagens dos mais variados. Ele que se encontra naquela fase transitória, da infância para a adolescência, onde muitas das nossas verdades acabam se tornando inverdades, medos e dúvidas. É nesse tempo que o amadurecimento propriamente dito começa a florescer em seu íntimo, e o dá um novo modo de encarar o mundo e se encaixar nele.

Essa é a grande mensagem do livro.

Hélio nos entrega uma obra riquíssima! Com uma linguagem totalmente única e singular, os nomes dos personagens, dos lugares, tudo faz parte do universo criado pelo autor e é o que torna o livro único.

Lendas folclóricas, fábulas e brincadeiras infantis estão unidas de forma a construir todo o mistério e beleza que envolve esse mundo, uma completando a outra e fazendo com que nossa atenção se prenda ainda mais ao que nos é apresentado.

Não posso deixar de ressaltar a habilidade do Hélio na construção da linguagem utilizada durante a história, gente, é incrível acompanhar a vasta pesquisa do autor com relação a isso, ele inseriu Tupi antigo na narração, bem como recursos ortográficos e variantes do português, tudo isso explicado em notas.

Consigo destacar duas grandes críticas que ele trás em suas páginas e que foram meticulosamente colocadas para que o público que consumisse seu livro conseguisse identificar, independente de sua idade:

A primeira é com relação as crianças da nossa atualidade, onde a alta e farta tecnologia que está tão bem instaurada, faz com que nossas crianças percam o encantamento da infantilidade e busquem apenas o entretenimento tecnológico. Hoje em dia, lhe convido a me dizer qual é o grupo de crianças que está na rua brincando de alguma brincadeira antiga? Não se vê mais isso em nossa sociedade, e Hélio nos dá um soco no estômago ao usar justamente as metáforas entrelaçadas nas fábulas dispostas ao longo da leitura.

A segunda é com relação aos adultos de um modo geral que se deixam levar pelo amadurecimento, esqueceram-se da leveza da vida de tal forma, a ponto de ignorarem o rumo para onde estão conduzindo o nosso mundo. Um mundo cinza, escuro e atípico, sem espaço para expressões reais de amor, amizade e carinho.

Parece que colocamos nossa infância, habilidade de imaginar e encaixotamos em algum lugar no nosso interior, sem que ela tenha a menor chance de sair. Nos tornamos uma sociedade, adultos que realmente faz uso da "planta de imaginar" a grosso modo e nos esquecemos como é andar de pés descalços na grama verde, e estamos levando nossas crianças para esse mesmo caminho.

[QUOTE] "Eu assombro, queimo e condeno! Podem fugir para onde quiserem: não conseguirão esconder-se de mim, pois invado seus sonhos e pensamentos." [...]

Estou encantada com o livro e ansiosa para ler a continuação, já sei que vou ganhar o e-book, pois infelizmente ainda não tem a versão impressa.

O livro conta ainda com um diagramação espetacular! Mapas e brasões, tudo culminando em uma história digna de megaprodução cinematográfica.

Você é capaz de imaginar? Então "O Rei Adulto" é para você!

Resenhista: Aricia Aguiar.

site: http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/

Aricia 21/02/2019

Você é capaz de imaginar?
Resenha feita para o blog Livros & Tal

Em O Rei Adulto, temos a história de dois irmãos, Êisdur e Eisdras, que é o irmão mais velho e desapareceu. Em sua jornada, Eisdur vai em busca do irmão e no meio do caminho cruza com vários grandes personagens e muitas aventuras, ele acaba descobrindo que só quem pode ajudá-lo a responder suas questões é o Rei Adulto, então, ele não perde tempo e juntamente com Wáldron vai atrás desse tal Rei.

Essa busca desenfreada, acaba nos revelando mais sobre Eisdras, aliás, ele mesmo passa a se conhecer melhor durante essa procura, a cada nova aventura, a cada mistério e após cada novo encontro com personagens mais variados, ele que se encontra naquela fase transitória, da infância para a adolescência, onde muitas das nossas verdades acabam se tornando inverdades, medos e dúvidas. É nesse tempo que o amadurecimento propriamente dito começa a florescer em seu íntimo, e o dá um novo modo de encarar o mundo e se encaixar nele.

Essa é a grande mensagem do livro.

************

************
Eu consigo destacar duas grandes críticas que ele trás em suas páginas e que foram meticulosamente colocadas para que o público que consumisse seu livro conseguisse identificar independente de sua idade:

Quer saber quais?
Leia mais no blog Livros & Tal!

onceuponatime_book 17/02/2019

Resenha do insta @onceuponatime_book
📚 O Rei Adulto.
⠀⠀⠀⠀
O livro O Rei Adulto trás uma grande crítica social mesmo o livro contando a história de um mundo habitado só por crianças, as criticas são várias, as crianças que ao entrarem na adolescência deixam de imaginar, sonhar e inventar, tornam-se apaticas, sobre o uso desenfreado de drogas e a luta para combate-las, a planta que trás o mal da cuca louca pode ser qualquer droga ilícita, também trás que as crianças que nascem no mundo tecnológico deixam de imaginar e criar suas próprias brincadeiras ou transformar algo simples em um brinquedo para brincar com celulares, computadores e vídeo game. Por isso o livro do Helio é uma indicação de leitura para todos, além de resgate a linguagem portuguesa lá passado.
⠀⠀⠀⠀
É uma leitura complexa e cheia de detalhes, mas boa de fazer, a mistura do português moderno e arcaico deixa o livro rico e é uma história de aventura bem gostosa de fazer, você vai rir muito, ficar tensa e as vezes com raiva mas no final vai adorar. ⠀⠀⠀⠀
Helio tá de parabéns na criação dessa história é um livro surpreendente.
⠀⠀⠀⠀
O Rei Adulto conta a história de Êisdur que inicia uma longa jornada em busca do seu irmão mais velho Eisdras, no início da viajem ele conhece um velho e um ladrão Wáldron, com dica de ambos ele descobre quem poderá ajuda-lo a encontra seu irmão, o Rei Adulto, mas para acha-lo ele vai ter que enfrentar uma busca que promete está cheia de aventura. Assim começa o livro Êisdur e Wáldron em busca do Rei Adulto, no decorrer da jornada dois irmão se juntam a eles, Marsena e o cavaleiro Harsínu. Em meio a muita aventura, confusão, brincadeiras e história, as quatro crianças seguem a busca atrás do Rei Adulto. Mas a Jordana muda e eles têm que enfrentar o Mal da Cuca Louca que está assombrando todas as crianças, agora além da busca do Rei Adulto eles têm que desvendar esse mal arrumar um jeito de detê-lo, com isso mais uma criança de junta ao grupo, o mago Áymar.
⠀⠀⠀⠀
O livro vai está cheio de aventura, lendas e várias pitadas de confusão, que vai levar o leitor embarcar nessa jornada junto à Êisdur e seus amigos.

Ivone.Sousa 08/02/2019

Que tal embarcar em um "mundo" de fantasia e aventura?
O Rei Adulto conta a história de Êisdur Árland, um menino de 11 anos que decide procurar o seu irmão mais velho, Eisdras Árland que quando foi chegando á adolescência desapareceu... Êisdur acha que pode localizar seu irmão com a ajuda do Rei Adulto. O Rei Adulto é um personagem lendário de seu mundo, e a única pessoa que cresceu sem deixar de ser criança. No decorrer de sua busca Êisdur se uniu a outras crianças e juntos eles foram nomeados Suprapátrias, um título que era raro dado somente àqueles que tinham uma missão considerada tão importante para o mundo infantil que seu resultado estaria acima de qualquer questão regional ou nacional.
Mas a missão dos Suprapátrias não é tão simples assim problemas crônicos vêm ameaçando o mundo infantil, que com o passar dos anos, vem sendo cada vez pior por causa das plantas de imaginar, que são usadas como substitutos instantâneos para a faculdade inerente às crianças, sobre a qual os alicerces de seu mundo foi construído: a imaginação.
Além disso, nem todos parecem dispostos a facilitar as coisas para eles. Êisdur e seus amigos logo percebem que terão que buscar uma solução para o mal das plantas de imaginar, para que ainda tenham um mundo em que viver, após estarem com o rei.

O QUE ACHEI DO LIVRO: Eu amei só tive um pouco de dificuldade em ler alguns capítulos mas tirando isso foi maravilhoso ler esse livro, o autor te faz viajar na história é como se você realmente estivesse lá.
Se sua imaginação não está funcionando mais como antes, garanto que com esse livro tudo vai mudar.

Fabio Pedreira 25/01/2019

O rei adulto
Fala galera, vim aqui falar para vocês um pouco do livro O Rei Adulto.

O livro conta a história de Êisdur, um garoto que está em busca do seu irmão que sumiu. No mundo onde se passa o livro existem apenas crianças e alguns poucos velhos.

E é com um desses velhos que Êisdur se encontra durante sua busca. O velho o recomenda encontrar o Rei Adulto, pois ele é o único que pode saber onde o irmão do garoto se encontra. Com isso ele parte para a busca com a companhia do jovem Waldron, o neto do Velho.

Muitas aventuras esperam pelos dois jovens em um mundo muito bem construído, com muitas referências ao folclore e a cultura brasileira, seja com seus monstros nativos ou a linguagem que cada reino possui, com cada um tendo um aspecto próprio da língua portuguesa ou derivado dela.

Mas o forte do livro é a imaginação. O mundo é povoado por crianças, pois ele faz essa ligação entre as histórias e nossa imaginação quando pequeno, trabalhando a nossa inocência durante o crescimento e como vamos mudando ao ficar mais velhos, deixando de se identificar com muita coisa e assim "sumindo" desse mundo.

É um livro que cai muito bem em uma época onde os jovens só querem ficar em celulares e televisão e esquecem de viver e brincar entre si, desenvolvendo sua própria imaginação.

Um livro que merece ser lido tanto por crianças como por adultos, pois restaura aquela sensação de nostalgia de quandioo brincávamos na rua e um simples pedaço de pau podia ser uma espada ou uma latinha de refrigerante uma bola.

Uma obra com um grande aspecto psicológico, que deveria ter sido visto por uma grande editora e merece ser lido por todo mundo. Até a próxima. Bjs e abraços.

Ley 25/01/2019

Um livro para todas as idades
Acredito que qualquer pessoa poderia ler esse livro, tanto pela facilidade da leitura quanto pelo conteúdo nele escrito. Sei que parece ser um livro de fantasia como qualquer outro, mas a história surpreende bastante. O livro acompanha a jornada de Êisdur, um caçador que procura por seu irmão que ?sumiu? do nada.
Nesta jornada ele acaba encontrando diversos companheiros que o ajudam na sua peregrinação. Ele viaja e conhece diversos povos e culturas, sempre fazendo parte de algo que ocorre nas cidades e vilas onde passa. Aparentemente é uma história qualquer, mas o grande ponto do livro é que Êisdur e todos os habitantes de seu mundo tem no maximo 15 anos. Não há adultos, idosos (somente algumas excessões).
A busca incessante por seu irmão nada mais é do que um irmão tentando fazer com que o outro não cresça e perca sua imaginação. Para ter êxito, ele busca o Rei Adulto, que segundo lendas foi o único a ?sumir? e conseguir voltar.
Todo o universo criado pelo autor é movido pela a imaginação infantil. Vemos que é também uma crítica à crianças que crescem cedo demais pelo excesso de tecnologia que acabam inibindo sua imaginação. É um livro lindo que nos faz pensar: se vivêssemos no mundo de Êisdur teríamos permanecido ou sumido?

Carla Saiara 24/01/2019

De volta à infância
O Rei Adulto, volume 1, de Helio Jaques.

O livro é uma fantasia para jovens e adultos e tem uma linguagem leve, mas formal. Nas notas, o autor explica que utilizou diversos recursos ortográficos, variantes históricas, sociais ou regionais do Português, bem como o Tupi Antigo para escrever o livro.

A história gira em torno de uma representação do universo infantil criado a partir da imaginação das crianças. Há vários reinos formados por crianças com idade até 14 anos, após disso, elas vão perdendo o interesse em participar das atividades infantis, acabam deixando a imaginação de lado e "se vão" - tornam-se adolescentes.

Êisdur é um menino de 11 anos e meio que quer encontrar o seu irmão que desapareceu porque deixou de ser criança. Ele acredita que o único que pode ajudá-lo é o Rei Adulto, então parte junto com seus amigos: Waldron, Harsinu e Marsena para encontrá-lo.

[Notas]:
No meio dessa jornada acontece tanta coisa que eu fiquei impressionada com a facilidade com que o autor conseguiu agregar lendas folclóricas, contos, fábulas e brincadeiras infantis numa mesma história. E paralelo a isso ainda trouxe uma reflexão sobre o vício em drogas de uma forma analógica com o uso das plantas de imaginar, refletindo que ambos são prejudiciais à saúde do corpo e da mente.

Ler esse livro foi como voltar a ser criança!

Helio Jaques 25/01/2019minha estante
Não entendo por que essa resenha não tinha aparecido para mim, quando olho na página do livro.

Helio Jaques 25/01/2019minha estante
Obrigado, Bruno!

Bruno 25/01/2019minha estante
Coisas do Skoob =D
Eu que agradeço Helio pela oportunidade.

olivia.silvaamann.3 24/01/2019

Resenha de alguém que ainda não se foi
Êisdur é um garoto normal do mundo infantil, que está em busca de seu irmão mais velho, Eisdras, que misteriosamente sumiu, se foi. Por mais que todos os irmão mais velhos em algum momento têm que ir-se, o desaparecimento dele faz com que Êisdur entre em uma busca pelo Rei Adulto, aquele que cresceu sem ir, ou que foi mas voltou (é só uma lenda então não dá para ter certeza), para que o mesmo possa ajudar a trazer Eisdras de volta. No caminho, é claro, ele encontrou novos amigos e desafios, inclusive um problema que é maior que a sua própria busca, por colocar todo o mundo infantil em risco.

O livro tem uma narrativa fluída e fácil, a ressalva de algumas palavrinhas que eu não conhecia, porém agora conheço e vou ficar espalhando em todas as frases que eu puder. Mas para mim o mais interessante é forma alegórica de falar sobre o amadurecimento e a infância, algo muito importante para mim, tornando o livro especial para pré-adolescentes e adolescentes que estão indo-se na vida real, e também muito interessante e talvez até nostálgico para adultos que já se foram.

Outra coisa que muito me agradou é que por ser um "novo" universo, de fato tudo nesse universo foi criado, mesmo que alguns sejam baseados em fatos reais, é praticamente tudo muito original, das constelações aos tratados de guerra, tudo se adapta à realidade.

Bianca.Oliveira 23/01/2019

Fantástico
Este livro é de uma sensibilidade tamanha, conta com uma história tão incrível, se revelando uma leitura instigante ao decorrer das páginas.
Faz com que amenos cada personagem, trata as dores e angústias da infância de uma forma tão mágica. Mostra o mundo infantil o reflexo do mundo adulto visto pelo olhar dos pequenos.
Eu estou encanta com essa história. Super indivindico esse lindo livro, pois levar o leitor de volta a sua infância.

Leide 22/01/2019

O rei Adulto
Nesta estória vamos conhecer Eisdur Arland, uma criança que está em busca do seu irmão mais velho, Eisdras Aeland que desapareceu Em sua busca ababa chegando a feira de Baltrar em Teres, onde encontra um velho, que recorre a sua ajuda a procura do irmão e descobre que ele saiu do mundo das crianças e não mais voltará. O único que consegue regressar ao mundo das Crianças é o Rei Adulto Conta a lenda que o Rei Adulto foi uma criança que apesar de ter crescido nunca deixou de ser criança. Eisdur se apega na esperança do Rei Adulto Ihe ajudar e vai atrás do Rei Adulto, durante a viagem ele conhece o neto do velho Wáldron que iniciam uma amizade que os ajudaram a enfrentar grandes dificuldades e situações surpreendentes. O livro é cheio de surpresas, aventuras, fantasias em cada página nos faz entrar na estória e relembrar situações que vivemos sempre de uma forma bem humorada nos mostra os conflitos que passamos ao ingressar na vida adulta. redeum torma bem humorads nes mt O livro é magnifico com uma estrita cativante. É impossível não se apaixonar pelo livro

@sandraalmeidaeseuslivros 19/01/2019

O Rei Adulto
O livro é incrível. Um livro onde os protagonistas são crianças, pois trata-se de um mundo infantil. Muitas lendas, buscas, conflitos, diversão, magia e principalmente muita imaginação. Quando as crianças vão se tornando adolecentes elas ficam entediadas e desaparecem. Um garoto em busca do irmão perdido inicia uma busca cheia de aventuras, vc vai rir, se assustar e principalmente embarcar num mundo de fantasia e provavelmente voltar a ser criança. Super recomendo.