1808 Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Graziele.Lima 21/01/2024

Aprofundando o conhecimento sobre a história do Brasil
A leitura fluiu bem. O Laurentino escreve de maneira muito interessante, que fisga a curiosidade do leitor. O livro é resultado de pesquisa em diversas fontes, muito bem elaborado. Repleto de fatos que nunca aprendemos nas aulas de história da escola (como muitos já mencionaram em outras resenhas. :) )

É uma excelente opção para interessados em história do Brasil colonial. Recomendo a leitura.  É repletode babados, confusões e curiosidades. Hahaha

18+

QUEIJO460 19/01/2024

1808 (Laurentino Gomes).
O livro engloba a história do Brasil começando pela chegada do príncipe Dom João VI ao Brasil até a sua volta à Portugal. Tudo isso apresentado de uma forma bastante simples e fluida.

Laurentino Gomes expõe os fatos históricos da maneira mais simples que pode para conseguir atingir a massa. O que é bastante louvável levando em conta o país o qual vivemos onde o desconhecimento do passado é de tamanho espantoso. Laurentino, com sua linguagem simples, convida muitos brasileiros para conhecer a sua própria história. Ação de grande mérito, sem dúvidas.

Laurentino reuniu nesse livro várias visões sobre os mesmos fatos históricos. Não se baseando apenas em uma para escrever seu livro, mas apresentando várias opiniões conflitantes de variados historiadores e figuras históricas. Sendo assim, o leitor pode fazer o seu próprio juízo sobre as visões apresentadas.

Juliana 19/01/2024

1808
Livro muito interessante para conhecer aspectos curiosos da história do Brasil, especificamente sobre o período em que a corte portuguesa fugindo de Napoleão transferiu a sede do governo português para sua colônia mais produtiva. Um mergulho no período de 1808 a 1821 e seus desdobramentos para o povo brasileiro.

Felipe Mello 18/01/2024

A Retratação de uma Época
A narrativa de Gomes foi tão fluida em relatar as principais informações, personalidades e acontecimentos do “Período Joanino” e perspicaz em citar as inúmeras fontes acadêmicas para validar os seus pontos ao longo dos capítulos que só pude aplaudir a maestria que o autor teve, ao mesmo tempo, de explanar as questões históricas conforme me entretia com bastante humor e imparcialidade as principais figuras históricas que elevaram a colônia brasileira ao Estado de “Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves”. Em especial, sobre as cartas do, bibliotecário real, Luís Joaquim dos Santos Marrocos e a personalidade e inteligência do príncipe regente, e rei, Dom João VI.

DidioAzul 16/01/2024

Uma viagem despretensiosa pela história do Brasil
Obra leve, de leitura fácil e envolvente que nos conta um pouco da história do Brasil e de seus personagens. Indico até pra quem não se interessa muito pelo assunto. E pra quem é fã do estilo é leitura quase obrigatória. A divisão em capítulos com personagens facilita e esquematiza ainda mais a leitura. E, mesmo dando uma aula, o livro não tem a pretensão nem o formato de ser um livro didático, o que deixa a leitura ainda mais prazerosa.

Thalita 13/01/2024

A vinda e permanência da família real portuguesa no Brasil
"1808" de Laurentino Gomes é uma jornada envolvente pela história do Brasil durante a chegada da família real portuguesa. Com uma narrativa habilmente construída, o autor transforma eventos históricos em uma experiência fascinante, repleta de detalhes intrigantes e personagens memoráveis. A pesquisa meticulosa de Gomes e sua capacidade de contar histórias fazem deste livro uma leitura envolvente, proporcionando uma compreensão viva e perspicaz de um período crucial na formação do Brasil como nação.

Leandro.Santana 08/01/2024

Apesar do título curto (1808), o subtítulo deste livro é quase uma sinopse: como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil.

Existem dois momentos da história brasileira que considero bastante importantes, mas que devido à ausência de um feriado comemorativo são pouco celebrados. Um deles é o retorno de Dom Pedro I a Portugal, dando início ao período regencial. O outro é justamente a vinda da família real portuguesa para o Brasil, em 1808.

Foi um fato inédito na realeza europeia e mudou completamente o destino do Brasil, que deixou de ser apenas uma colônia para adquirir traços de uma nação completa.

Claro que o retorno da família real foi um duro golpe no amadurecimento do país, mas não tardou a desencadear fatos como a independência, tema de outro livro de Laurentino Gomes (1822).

O autor é um jornalista que apresenta uma leitura fácil e irreverente, tornando o livro uma grande diversão. Conhecer esse período da nossa história é fundamental para compreender os desdobramentos seguintes do século XIX.

Douglas Ferrari 03/01/2024

Excelente leitura para compreender sobre o funcionamento do regime escravistas e as razões da fuga da família real de Portugal para o Brasil, bem como compreender que não foi somente poucos indivíduos que vieram ao Brasil como nobreza, mas sim 15 mil ou mais.

phtrovisk 02/01/2024

O que dizer sobre o Brasil...
Que leitura sensacional, fluída, didática, extremamente organizada.

Por estar focado em um intervalo histórico curto 1808-1826 (a maior parte dos acontecimentos), o livro ficou bem detalhado. Traz as referências históricas que foram utilizadas.

Diferente de muitos livros que seguem essa linha, o autor contextualiza os principais acontecimentos nos principais locais do mundo. Isso traz um contraste sensacional.

O livro pode te levar do ódio extremo contra a coroa portuguesa e os brasileiros da época, até um certo sentimento de pena do Dom João VI. Que passa rapidamente.

Aborda pouco sobre a escravidão. Acredito que o foco também não fosse esse. Mas traz pontos importantes sobre essa macabra cicatriz que sempre teremos. Inclusive traz o caso de uma negra livre que mantinha escravos em sua propriedade (coisa rara).

A chave central, se é que existe uma, é que a vinda da corte é o que trilhou o caminho para termos tal tamanho e influência continental. Sem eles e sua vinda, nada seria possível. Muito provavelmente a Argentina assumiria tal papel, teríamos vários países e muitos problemas sociais e regionais (que temos sendo essa unidade).

Indico a leitura. 5/5 no tema história.

Michelle 30/12/2023

Muito interessante!!
Há anos tinha este livro e queria lê-lo, e vale muito a pena, tem partes que desconstroi o que sabíamos e outras, muitas, nos apresentam A História lá de 1800, no Brasil.

Agostinho8 27/12/2023

A história do Brasil contada em detalhes, de forma leve, clara e de fácil entendimento.

Através da narrativa nos ajuda a entender o país hoje, enquanto povo e nação.

AndrA374 21/12/2023

Excelente
Laurentino Gomes, em '1808', apresenta uma obra primorosa que ilumina um capítulo vital da história brasileira com uma narrativa envolvente e acessível. A habilidade do autor em equilibrar detalhes históricos rigorosos com uma escrita fluída transforma a fuga da família real portuguesa para o Brasil em uma leitura cativante, rica em contexto e significado. Este livro não apenas narra um evento crucial, mas também explora suas repercussões culturais, sociais e políticas, tornando-o essencial para entender o passado e o presente do Brasil. '1808' é uma jornada fascinante e enriquecedora, indispensável para todos que se interessam pela formação do nosso país.
DidioAzul 13/01/2024minha estante
Excelente livro! Está entre meus favoritos.

Juliane4 03/12/2023

1808 oferece uma visão detalhada dos bastidores da chegada da corte portuguesa ao Rio de Janeiro, trazendo à tona os desafios e mudanças significativas que ocorreram no Brasil nesse período.