1808 - edição juvenil ilustrada

1808 - edição juvenil ilustrada Laurentino Gomes

Resenhas - 1808

Paulo2196 21/05/2024

O que seria do Brasil, se não fosse ele?

O livro "1808" é um best-seller do autor brasileiro Laurentino Gomes. Ele narra a chegada da família real portuguesa ao Brasil em 1808, fugindo das tropas de Napoleão Bonaparte que invadiram Portugal. A obra descreve a viagem da corte, a estadia no Rio de Janeiro e os impactos da presença da família real na colônia, incluindo as transformações sociais, políticas e econômicas que ocorreram nesse período.
Ao retratar esse momento crucial da história do Brasil, o livro oferece uma visão detalhada dos bastidores do poder, das mudanças culturais e das relações entre a corte e a população local. "1808" é muito elogiado por sua pesquisa histórica minuciosa e por apresentar os eventos de forma acessível e envolvente para o leitor. É uma leitura recomendada para quem se interessa pela história do Brasil e pela formação do país como o conhecemos hoje.

tai.mobi 13/05/2024

Eu nunca gostei de estudar história do Brasil. E agora, adulta, resolvi mergulhar no tema visto que sou estudando de HISTÓRIA, cultura e literatura afro-brasileira e indígena.
A experiência com esse audiobook foi boa, porém o início é confuso. Episódios históricos são listados de forma ?jogada? e em seguida se volta no tempo para explorar cada um dos pontos listrados. Nas primeiras 3 ou 4 horas (?) de audiobook, avançamos e retrocedemos na história de forma confusa. Creio que lendo seja mais fácil de compreensão, mas ouvindo ficou beeeem confuso.
Alguns termos utilizados sobre populações em situação de diáspora me incomodaram e a terminologia também não soa apropriada. Mas o próprio autor entende que o livro é datado e conforme a história avança, mais cabe o repensar o passado, pois ele está sendo lido de outra forma.
Recomendo! Mas não em audiobook.

Cássius 12/05/2024

Sensacional
Não farei resenha, pois não tenho palavras para descrever essa maravilha da historiografia. Parabéns ao autor e leiam, pois vale muito a pena!!!

renaas079 11/05/2024

Um príncipe regente curiosamente estranho.
Relato histórico interessante sobre as motivações, condições e detalhes da fuga da família real para o Brasil colonial.

Detalhes interessantes sobre as mudanças provocadas, tanto em Portugal, com o abandono da corte, quanto no Brasil, para elitizar nossas terras coloniais.

Apesar das bizarrices do príncipe regente Dom João VI, ele foi o único príncipe e, posteriormente, rei que não foi morto ou deposto neste período: sorte ou estratégia?

Recomendo a leitura.

Aline 10/05/2024

Leitura muito interessante.
O livro 1808 nos conta de maneira muito fluida e interessante, vários fatores que culminaram na vinda família real portuguesa ao Brasil, fugindo da invasão de Napoleão em Portugal.
Gostei bastante da escrita e achei o livro bem detalhado, com inúmeras citações, notas de rodapé e também imagens, que ajudam a ilustrar o que se está lendo ao longo do livro.
Recomendo para todos os que são curiosos em relação ao período de permanência da família real no Brasil a partir de 1808.

Bia 09/05/2024

1808
Fala da vinda de Dom João para o Brasil e como ele mudou o Brasil colônia. Gostei bastante , foi enriquecedor , sabe mais sobre o Brasil daquela época.

Sílvia 06/05/2024

Essa leitura é sem sombra de dúvidas a aula mais profunda sobre nosso país que já tive acesso. São tantos os detalhes, tantas informações sobre nossos colonizadores. Recomendo a todos a leitura deste.

Ana Paula Teodoro 02/05/2024

Ok
Uma forma de compreender a história de um jeito diferente... cronológico, muito bem organizado e contextualizado. Gostei da leitura.

Milena487 28/04/2024

Incrível
1808 conta a história da corte aqui no Brasil, como as pessoas se portavam, os gastos enormes com a corte q escravidão do seu jeito mais cruel possível e como ela vista... Fala de Napoleão de suas conquistas e sua queda. Muito interessante, vale muito a pena a leitura.

Thalita 26/04/2024

Enriquecedor
Livro muito bom para relembrar e aprimorar o que aprendemos na escola. Muitas curiosidades tb e linguagem acessível.

jessy :)) 26/04/2024

Requintado, tenso, dramático e com pitadas de ironia!
Penso que Laurentino quis mostrar ao leitor não apenas a história do Brasil em si, pois isso pode ser encontrado em qualquer livro de história. Nota-se que o autor quis fornecer informações muito precisas e detalhadas sobre como o Brasil foi constituído e como isso se reflete hoje.

Além disso, ele satiriza os costumes antiquados e descuidados dos colonizadores antes e depois de sua chegada à "Colônia Brasileira", de forma descontraída e com uma pitada de sarcasmo, em uma narrativa muito bem escrita que entretém e instiga o tempo todo.

Basicamente, me senti como se estivesse na porta da minha casa ouvindo as fofocas alheias HaHaHaHaHa... Super recomendo! ?

P.S. Este livro é o resultado de 10 anos de pesquisa sobre o período histórico do "Brasil Colonial".
ALAN 13/05/2024minha estante
FIQUEI CURISO NO LIVRO BASEADO NO SEU COMENTÁRIO.

ALAN 13/05/2024minha estante
QUANDO EU CONSEGUIR LER, AI VAI UM BOM TEMPO DE ESPERA, TENHO MUITOS ESPERANDO PARA SER LIDOS.

vanessaetraud 26/04/2024

????
Uma rainha louca;
Um príncipe com culhões;
Uma corte corrupta;
Um imperador.

Com uma narrativa envolvente, repleta de detalhes históricos e análises perspicazes sobre os protagonistas desse período crucial na história do Brasil e de Portugal. Ele descreve a situação política, econômica e social da época, destacando a influência da rainha Maria I, uma rainha que desafia os padrões, um príncipe corajoso, uma corte marcada pela corrupção e um imperador que molda destinos.

A obra oferece uma visão dinâmica dos eventos que culminaram na decisão de transferir a corte para o Rio de Janeiro, escapando das invasões napoleônicas e transformando o Brasil em sede do império português.

Ao longo do livro, somos conduzidos por um fascinante relato dos personagens que mistura política, intriga, corrupção e momentos de bravura sobre suas motivações e decisões.

1808 é uma obra importante e acessível que lança luz sobre um período fundamental da história do Brasil e de Portugal. É uma leitura recomendada para aqueles interessados em história, política e os eventos que moldaram o mundo moderno.

Siqueira 23/04/2024

Todo brasileiro deveria ler
Livro histórico, sobre a fuga da família real portuguesa, escapando das mãos de Napoleão Bonaparte e furando o bloqueio continental imposto pela França, mudou a História do Brasil e do mundo. Pela primeira vez, um monarca europeu pisou em solo americano ? e mais: partindo para morar por tempo indefinido na colônia, após abandonar a metrópole com o objetivo de manter a coroa da família Bragança. D. João VI, príncipe regente, zarpou do Tejo após raspar os cofres de Lisboa, levando consigo a família e uma gigantesca corte burocrática para instalar-se no Rio de Janeiro, nova capital da colônia ultramarina do Brasil.

Jack Lemos 23/04/2024

Fantástico!
Fiquei abismada com o nivel de pesquisa do Laurentino. Esse livro foi muito mais interessante do que muita aula de história do Brasil.

Ele cita as pesquisas dele e de muitos outros especialistas da nossa história. Um mundo incrível que a gente não tem ideia. Ele tem um estilo documental. Eu ouvi em audiobook no App Skeelo narrado pelo próprio Laurentino. Perfeito!

Como é importante entender a nossa história para assim poder compreender o nosso presente. Amei!

Eduardo2046 21/04/2024

A História do Brasil fora dos livros escolares
Muito interessante conhecer a história da formação do Brasil sem a romantização e as fantasias que normalmente se apresentam para nós, brasileiros. Um d. João que sempre foi retratado como uma figura miserável, quase um bufão, ganha destaque neste livro. Ansioso para ler a continuação.