Moda Com Propósito

Moda Com Propósito André Carvalhal

Resenhas - Moda Com Propósito

Luana 28/07/2023

Muito bom, nos ajudar a entender o porquê da necessidade dessa transição na moda e como ela foi realizada por algumas marcas, por mais que as vezes o autor apresente uma visão espiritualizara e de auto ajuda.

lets44 12/04/2023

Não se amo ou odeio
Esse leitura ia de 0 a 10 o tempo todo, foi um mix de sensações ahhahah.
O André muitas vezes apresenta a moda real, que está oculta de muitos de nós. Fala sobre quanto ela é poluente, relatos sobre trabalho escravo (chorei), o consumismo desenfreado entre outros temas, o que nos leva a repensar a forma como fazemos a moda. É cheio de pesquisas, ideias e uma esperança para a moda ?futura?.
Para mim o maior problema desse livro, são as palestras coaching e de ?auto ajuda?. Entre um capítulo e outro ele surgia com uma ideia totalmente fora da realidade. O que acabou deixando a leitura cansativa, capítulos logos em que a moda era deixada de lado. Acabei tendo dificuldade para ler, pois esse tipo de assunto não me desperta o menor interesse.
Mas ainda assim, acredito que os pontos positivos superaram os negativos, e fez com que essa leitura valesse a pena.

mell 03/04/2023

O lado feio da moda
O livro traz bastante qual é o propósito da moda, por que? como? o que?, e é muito bom o decorrer do livro que junta com diversos assuntos importantes no mundo não só da moda. É interessante como grande parte do livro ressalta como a indústria da moda é poluente e que precisa melhorar muitos aspectos. Não traz somente a visão de algo bom e bonito que as pessoas estão acostumadas a ver e a amar, mostra o lado ruim, o lado que mata, o lado que polui, o lado que escraviza, o lado feio da moda.

thapark 27/03/2023

Repensar e ressignificar a moda em todo seu processo produtivo: desde à escolha, uso e tratamento de suas matérias primas, à contratação e condições de trabalho da mão de obra, ao conteúdo e forma de veiculação do marketing, ao consumo consciente e, por fim, ao descarte. Esta é a proposta deste livro. Fazer todos nós, envolvidos na moda, seja como consumidores ou criadores, a pensá-la com propósito, reconhecendo seus impactos ambientais e sociais.

Letícia 27/09/2022

A crise econômica de hoje (à qual nos referimos na maioria das vezes) é resultado da crise interna, de valores, de consciência, ambiental, mercadológica, de confiança, política, afetiva e espiritual (e aposto que você pode citar outras) que estamos vivendo promovendo. Isso mesmo, ela é um reflexo da nossa educação e do nosso estilo de vida. Da apatia. Da falta de consciência. E só há um jeito de matar esse dragão. É preciso compreender que nós fazemos o mundo. Somos responsáveis por tudo.

Será uma era de valorização do feminino sagrado e de tudo o que ele representa: criação, interioridade, espiritualidade, frugalidade, simplicidade, ecologia, fraternidade, qualidade de vida e sensibilidade — características compartilhadas por artistas, poetas, líderes, mitos e ícones de todos os tempos. Por milênios operamos em cima de valores “masculinos”, como agressividade, ambição, competição e dominação. Agora daremos outro passo.

A nova riqueza será cognitiva e cultural, imaginativa e artística. O capital essencial de amanhã não será o dinheiro. Será o talento, a inteligência, a intuição e a imaginação. E isso muda tudo. Na educação. Na empresa. Na cidade. No mundo.

O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, disse: “O que estamos gastando é tempo de vida. Porque, quando compramos algo, não pagamos com dinheiro, compramos com o tempo de vida que tivemos que gastar para ter esse dinheiro. Mas tem um detalhe: tudo se compra, menos a vida. A vida se gasta”. É nisso que sempre penso antes de comprar alguma coisa.

Propósito tem a ver com intenção, com objetivo. É a declaração da diferença que você pretende fazer no mundo. É a resposta clara de por que você faz o que faz (como organização ou pessoa).

Desde as primeiras criações, roupa e moda cumpriram uma série de propósitos. Adorno, proteção, diferenciação e legitimação, por exemplo. Papéis tão importantes que muitas vezes transcendiam a utilidade da peça e que tinham em comum o propósito de servir à vida das pessoas. Servir aos seus sonhos. Servir à construção da sua identidade. Servir à busca, ao autoconhecimento e ao estabelecimento de diálogos e laços sociais.

Vestir-se é um encontro com nós mesmos. A moda pode cumprir um propósito muito maior do que cobrir o corpo. Como uma arte, ela pode nos ajudar nos dilemas mais íntimos do nosso cotidiano.

Você sabia que usar um avental branco de médico (sabendo que é de médico, mesmo que você não seja médico) ativa sua atenção e sua presença? O mesmo não acontece se você vestir um avental de pintor, que mexe com outras partes do cérebro. Esse fenômeno é chamado pelos cientistas de cognição indumentária, e prova o quanto vestimos também os aspectos simbólicos das roupas. O quanto o corpo sente e pensa. O quanto as roupas podem interferir psicologicamente.

A roupa é um acúmulo de dados. A moda é o resultado das experiências por que passamos, bem montadas e organizadas, contadas não necessariamente através de frases, até porque tem coisas que são difíceis de expressar em palavras (ou não cabem numa camiseta). Podemos segurar uma peça lisa e dizer: “Isso sou eu”. E uma pessoa pode dizer: “Isso é a sua cara”.

Aprendi que quando estamos (realmente) abertos a revelar nosso propósito (ou qualquer outra coisa), quando dizemos ao universo que estamos dispostos a receber, um dia a resposta vem. Talvez seu coração já saiba a resposta (talvez ele a esteja dando para você agora). Talvez ele não a forneça exatamente em palavras, mas sentimos quando estamos fazendo algo que é bom para nós. Talvez ainda não seja a hora de você saber essa
resposta, porque ainda precisa experimentar mais. Então aproveite a chance.

Talvez o entendimento esteja mais próximo dos ensinamentos de Buda, quando dizem que tudo depende de todo o resto, um contém o todo e o todo contém um e que não se pode compreender ou tentar mudar nada de forma isolada.

Laura.Gadelha 07/09/2022

Gratiluz e capenga
A todos interessados por moda e sustentabilidade esse é um dos primeiros livros que aparecem como referência. Difundido por blogueirinhas de moda sustentável e pequenos empreendedores, parece uma boa escolha para começar.
Dissuadido pelo discurso de encontrar o propósito da sua marca de moda, o leitor fica na espectativa de encontrar a grande a razão do livro ser tão aclamado nessa àrea. Passando por um caminho tortuoso de discursos marqueteiros de encontrar motivação, essência, me dei conta de que estava lendo um empresário típico de uma marca da zona sul do Rio de Janeiro vendendo um discurso de espiritualidade gratiluz para dizer que a sua marca se diferencia por ter propósito. Sim, André Carvalhal tem um trabalho respeitado na sua área, em marcas icônicas cariocas, porém o livro não passa disso. Uma auto-propaganda e um discurso tilelê empacotado.
Vocês lembram do caso do grupo de empresários golpistas que vazou menos de dois meses para as eleições de 2022? Então, um dos empresários reverenciados nesse livro é o surfista Morongo, da Mormaii, pelo seu "genioso" projeto social. É, sim, ter propósito, ser sustentável, nesse livro é sobre discursos de espiritualidade superficiais e fazer caridade para os "coitados" dos mais pobres. Mas na hora da prática política real, de votar no presidente diretamente responsável pelo maior desmatamento dos últimos tempos não vemos isso. É típico das marcas de moda da elite carioca, uma hora os vemos reproduzindo estampas escravocratas e em outra fazendo trabalho comunitário com indígenas.
André Carvalhal não tem nada a ver com Morongo até onde eu sei, e não estou o acusando de nada. Apenas relatando minha decepção com a superficialidade no discurso desse livro. Há quem se beneficie dessa leitura, se você ler com uma chave 100% de marketing. É normal isso nesse campo. Fórmulas prontas e motivações.

coldecat 02/08/2022minha estante
SIM tava esperando um livro mais acadêmico mas qnd comecei a ler e ele fala sobre signo ano de tal e vende um falso capitalismo consciente eu percebi como ele orna a narrativa a partir de uma visão privilegiada e elitista

jul 26/05/2022

Um livro pessoal
acho que TODO O MUNDO deveria ter o privilégio de ler esse livro, não importa se você faz moda ou não, é um livro necessário para Você.

A visão que eu tinha antes de ler esse livro, era muito primitiva. Ideologias, propósito, consciência, tudo veio com uma bagagem FENOMENAL. Um livro acima de tudo, pessoal que me fez olhar de dentro pra fora.

Moda com propósito é um leitura necessária.

Sib 29/03/2022

Um livro pra abrir a mente
Aquele livro que trata de assuntos importantes e faz a gente pensar e repensar sobre as ações ao nosso redor e o mais importante, repensar nossas próprias atitudes e escolhas.
Vale a pena a leitura não apenas para quem é da área de moda, mas para todos que se interessam em como nossas escolhas podem impactar no mundo.

Victor Antoneli 21/03/2022

TODOS DEVERIAM LER
Não precisa gostar de moda pada ler esse livro, precisa apenas gostar da vida e estar em busca de se tornar um ser humano sustentável e que pensa nas próximas gerações.
Com dados extremamente precisos, o autor te mostra tudo o que acontece na indústria que é a segunda responsável pelo aquecimento global, a indústria da moda, a indústria do fast fashion.
Ele dá uma luz gigantesca sobre soluções para todos os problemas, respostas e movimentos que já existem e estão disponíveis.

Camila 28/10/2021

Com um texto muito fluido e de fácil compreensão, André Carvalhal aborda temas sociais, econômicos e culturais relacionados ao universo da moda, abrindo nossos olhos para diversas questões como sustentabilidade e representatividade.

Keitth 02/10/2021

O título remete totalmente ao que se passa nas páginas.. propósito no vestir, falar, fazer, etc..
Me fez abrir a mente e conhecer novas formas e facetas da moda, com histórias e vivências citadas no livro. O que mais me cativou foi a forma como o autor nos faz olhar para nós mesmos.
? O maior privilégio da vida é ser quem você é?
Todos os dias, de todas as formas, com todas as suas qualidades e defeitos, sem olhar tanto ao redor, a viagem é para dentro de você! ??

Lu 17/09/2021

O fim da moda?
O livro é de 2015, mas a temática abordada ainda é bastante atual. Ele nos mostra a nova tendência de consumo e forma de pensar do consumidor, mostrando a importância de vender em equilíbrio com a natureza. Um ponto que me chamou bastante a atenção, foi a menção do autor para o fim da moda. De fato, antes tínhamos marcas e peças com conceito, hoje temos grandes impressoras fazendo mais do mesmo e tornando a moda um uniforme, não uma forma de expressão, criatividade e liberdade que víamos antes.

A conclusão é, não devemos demonizar o consumo, mas entender que ele precisa ser feito em equilíbrio com as reais necessidades do consumir e com o meio ambiente. Não por lacração ou modinha, mas pq esse é o único jeito de continuarmos existindo como mercado e principalmente como seres humanos

idkvixo 19/07/2021

Esse livro é daqueles que te fazem refletir e pensar muito sobre a sua relação com o mundo, relacionando política, meio ambiente e sustentabilidade com moda. A linguagem é super fácil e divertida, não é daqueles livros que acabam dando sono.