Modo Aleatório

Modo Aleatório Murilo Artese

Resenhas - Modo Aleatório

Karol 10/01/2024

A narrativa aborda a superação de desafios pessoais, destacando como John lida com a perda de sua voz. Vemos bastante amizade e colaboração ao decorrer da historia, além de ter uma playlist incrível pra você acompanhar enquanto ler o livro

Ale Gilos 19/03/2023

Protagonismo
Todo mundo sabe que contos são contos, ou seja, não dá para aprofundar milhões de temas e histórias. Por isso, nunca exijo que um conto ou novela cumpram um papel de um livro. Modo Aleatório tem um plot inicial bom e interessante, com protagonismo de uma pessoa com deficiência, que foi o que me chamou muito a atenção! A escrita do autor é gosta de ler e amo uma história jovem no colégio cheia de clichês e coisas que a gente já sabe que vão acontecer (NÃO é ironia gente, eu amo mesmo!) hehehe... Mas achei que o Murilo pecou um pouco em querer abocanhar coisas demais para desenrolar, o que fez com que certas coisas ficassem corridas demais. Principalmente ali no ato 3. Alguns cortes deixariam a história mais dinâmica e dariam mais espaço para desenvolver mais sobre o John e o problema da banda.
Com certeza lerei outras obras do autor no futuro.

Vitinho 02/01/2023

A primeira leitura do ano para mim não tinha que ser algo super especial e que iria me marcar eternamente. eu acredito que esse sentimento de que as primeiras coisas tem que ser arrebatadoras nos deixam muito ansiosos para o resto. Modo Aleatório não foi arrebatador, mas foi o que eu precisava. O primeiro passo e a primeira história que eu vivi nesse ano. A minha primeira leitura do ano, concluída em uma madrugada, com o silêncio noturno me rodeando e os barulhos do mundo como plano de fundo. Um feliz 2023 para mim e que venham as histórias arrebatadoras e até aquelas que não são, mas que, como esse livro, deixam um quentinho no coração ??

Tamiris Durigan 18/02/2022

Gostosinho de ler porém okzão
Os acontecimentos do livro são muito rápidos e não consegui comprar os sentimentos dos personagens por isso mas a escrita é uma delicinha de ler.

Não gostei do fato da história se passar nos EUA, e a desatenção foi tanta que o autor citou LIBRAS num contexto onde a língua de sinais do país seria outra. Algumas partes da história são bem típicas de brasileiros também então na minha cabeça esse conto passa no Brasil.

A história também possui resoluções muito rápidas para alguns problemas mas a representatividade usada para resolver tudo foi boa. No geral, é um conto legal para ler em uma sentada.

káss 17/11/2021

fofo!
confesso que acabo me decepcionando quando vou ler um livro/conto nacional e descubro que a história se passa em outro país existente (quando é inventado adoro). mas tirando isso esse conto é fofo demaais!! me peguei sorrindo em mais da metade dele. é lindo como John sabe que não precisa ser a chave para a resolução das dificuldades de Caroline, que sua forma de ajudar não é resolvendo diretamente e sim indo atrás de quem realmente consegue ajudar. isso é demais!

Lemon 09/11/2021

Modo aleatório
É uma leitura leve e gostosinha, entendi que o autor quis deixar a leitura bem tranquila para os leitores.

A interação entre os personagens e a compreensão deles com a dificuldades é algo bem bonito de ler.

Além de ter uma playlist maravilhosa para acompanhar a leitura.

Tônia 07/08/2021

Amei
Um livro bem leve, com uma leitura fluída, bem livro adolescente com romance que a gente sabe que vai dar certo no final mas mesmo assim é perfeito e ocupa todo o espaço do nosso coração. AMEI a representatividade desse livro, o Michael virou o meu amor todinho, como eles falaram sobre masculinidade frágil, por poucas frases mas mesmo assim consegui dar o recado, com esse livro também conseguimos ver muito bem a importância da libras já que o personagem principal perdeu a voz em uma cirurgia.

giu 08/06/2021

Um conto para você sorrir
Adorei a história - sorri e me emocionei.

As interações do John com os amigos foram tão fofas e divertidas, eu senti que queria ser amiga deles.

A maneira como o autor lidou com as questões de representatividade foi leve e fluiu tão bem dentro da narrativa, sem perder o toque da importância.

A playlist é um bônus perfeito e o fato de ter High School Musical me conquistou de vez!

Brunna Brasil 08/06/2021

Sensível e necessário
Li a sinopse de Modo Aleatório e tive um daqueles pensamentos contraditórios, muito típicos de leitores: "Provavelmente vou chorar lendo isso; portanto, lerei". Não chorei, mas confesso que o conto me causou um misto de emoções.

Contada a partir da perspectiva de John, que teve suas cordas vocais removidas devido a um tumor, a história nos apresenta como foi para ele lidar com a mudez adquirida e com o fato de que, em função disso, a banda na qual era vocalista acabou.

As amizades que se firmaram com a banda, no entanto, continuaram e, quando uma aluna nova chega na escola e na vida dele, a esperança de retomar a banda emerge. Mas primeiro John terá que ajudar Caroline, por quem passa a nutrir algo mais forte que amizade, a deixar seus medos em relação à música de lado.

John e Caroline nos cativam de cara e, mais do que a interação entre eles, é lindo ver como o autor trabalhou temas urgentes como, por exemplo, o racismo, com respeito e sensibilidade. E que, para além disso, a história fala sobre respeitar seus processos traumáticos, assim como o dos outros. John, que perdeu sua voz, numa ironia feliz e poética, é justamente aquele que ajudará Caroline a achar a dela.

Além dos demais personagens que nos trazem aquele quentinho no coração que as histórias sobre amizade têm em sua essência, a trilha sonora é a cereja do bolo. Em cada capítulo uma canção é protagonista, e elas conversam com o momento da história como letra e melodia numa canção.

site: https://www.instagram.com/quer_que_resenhe/

Tami 01/06/2021

Em Modo Aleatório conhecemos John, um garoto que acabou ficando mudo devido a um câncer na garganta. Desde então, sua fonte de expressão tem sido a música. Quando Caroline, a garota nova do colégio, aparece, a música aos une da forma mais perfeita impossível.
Um conto com uma playlist que se encaixa a perfeitamente, que preenche o seu coração do início ao fim! Consegue ser uma história completa em apenas poucas páginas e me deixou totalmente apaixonada.

_narasrocha 31/05/2021

Muito feliz por ter feito essa leitura, nunca tinha lido nada que o pp fosse mudo e isso me deixou muito de coração quentinho pela representatividade (que não fica só por ai), é uma história incrível e eu super recomendo.

Alê 30/04/2021

Gostosinho demais
Leitura boa e indicações de músicas maravilhosas, com direito a playlist no Spotify e tudo.??

Mands 25/04/2021

Um conto leve e rápido de ser lido. O conto é lindo e mostra como a música e a amizade podem fazer com que seja possível superar as dificuldades que surgem na vida.

Larinha 20/04/2021

Conto leve e playlist muito boa!
Esse conto chegou até mim de forma aleatória, igual o título. haha

John é um cara que tem uma banda formada por amigos onde ele é o vocalista e isso é algo que lhe faz muito bem e o faz sentir que é invencível, mas isso é tirado dele ao descobrir um câncer na laringe, após a cirurgia John fica mudo e passa a se comunicar através bilhetes, mensagens e um pouco de LIBRAS.

O tempo passa e John se surpreende com a chegada de uma nova aluna que, além de mexer com ele é dona de uma bela voz, porém diferente dele Caroline não pensa em cantar e muito menos fazer parte de uma banda. Então o que dois podem fazer pra se ajudarem?
********
Leitura boa, curta e leve. A playlist do autor se encaixa muito bem na história, vou levar algumas músicas na minha playlist.
Os amigos do John são amigos engraçados, e eu me apaixonei pelo Michael. É tipo de conto que eu leria, após uma ressaca literária. Recomendo muito.