Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Inês Montenegro 06/02/2016

O que a sinopse propõe é o que o livro faz. Através de uma série de textos que podem ser lidos tanto separadamente como de rajada, o autor procura dar a “outra face” de eventos e pessoas. Se a fama os glorifica, demonstra as falhas. Se a fama os espezinha, demonstra as qualidades. Não o faz, contudo, passando de um extremo para o outro, antes tentando demonstrar que em tudo há um meio-termo. Deste modo, desmistifica heróis e vilões, demonstrando como fontes estudos de vários académicos, diferentes para cada área.

Review completa em:

site: https://booktalesblog.wordpress.com/2015/12/14/guia-politicamente-incorreto-da-historia-do-brasil-leandro-narloch/

Maria Carolina 17/07/2011

Não Leria de novo.....
O Livro e bem escrito, ate fácil de ler (até a metade do livro eu tava gostando tava interessante) Mais começou a ficar um pouco cansativo...Acho o autor um pouco arrogante do jeito que escreve, e defendo algumas coisas que não concordo ( meu Vô paterno era comunista e foi preso na ditadura militar) mais cada um tem a sua opinião... Não gastaria meu rico $$ com o livro...(minha cunhada que me empresto)E Não leria de novo!!

Giovani 16/05/2011

Ainda longe da perfeição.
Interessante, mas o autor fica desabonado ao comparar a guerrilha comunista com as Cruzadas e a Santa Inquisição. Também apelativo ao depreciar os jesuítas. Enquanto não se meteu a falar sobre Igreja foi bem.

Cometeu deslize também ao rotular os militares de desprovidos de inteligência. Ora, logo em seguida enumera todo o bem que o Regime Militar trouxe a nosso país. Burros não conseguiriam alcançar tão benéficos objetivos.

Grande equívoco do autor ao concluir que o Brasil não é socialista. Não foi enquanto estava protegido pelo Regime Militar. Hoje o que é? E a revolução cultural gramsciana não é percebida a olhos vistos? Quem é nossa "presidenta"? Não foi terrorista de esquerda?

Naza 10/08/2020

Polêmico
Para muitos, é um livro de história se direita. Uma pequena pesquisa sobre este livro, eu vi pessoas criticar este livro com todas as forças. Eu particularmente gostei, a mente é aberta para ter
mais ou menos uma ideia de como acontecia antigamente. Pra mim, é mais um livro de curiosidades. Muitas coisas são verdadeiras, mas muitas coisas tbm são bem suspeitas sobre a verdade.

Edson Camara 02/08/2020

UM LIVRO DE SURPRESAS E MUITOS SERÁ QUE FOI ASSIM MESMO?
Se você é uma pessoa tradicionalista e arraigada ao que aprendeu na escola, não leia este livro.
Leandro não vai ter pena de você e nem de seus conceitos e vai demolir algumas belas imagens de personagens e eventos da história brasileira.
Ele cobre eventos, personagens muito distintos de nossa história desde o descobrimento até fatos bem recentes como o golpe militar.
As Bandeiras e Entradas são destruídas, o conceito dos índios mansinhos e preguiçosos, não é verdade. Zumbi dos Palmares tinha escravos e era tratado como um rei com regalias e luxos.
A nossa tradicional feijoada? Não foi criada por escravos com as sobras da casa grande.
Santos Dumont não inventou o avião
O Aleijadinho era uma grife e não uma pessoa
Dom Pedro II não era tão santinho como pensávamos daquele senhor de barba branca e por ai vai.
Tem muito mais, o que falei acima é só um aperitivo.
É um livro dinâmico, rápido, bem escrito e bem documentado
Dependendo dos seus conceitos, você vai rir, chorar, ter raiva, jogar o livro no chão.
Mas, não há forma de você largar a leitura antes do final
E se for igual a mim, vai pesquisar, vai tentar achar as incoerências.
Só que não, não vai achar e se achar não vai gostar e se gostar vai voltar e ler o capitulo novamente.
Este é um livro de extremos, você vai gostar ou odiar.
Mas é um bom documento da história do nosso amado Brasil.

Rene 18/07/2021

Pra sair da bolha do politicamente correto
Livro interessante que traz informações baseadas em evidências e documentos encontrados, apresenta uma reflexão importante ao que se apresenta nas universidades e mídias televisivas.

Muito interessante a abordagem aos fatos históricos e viéses políticos dos personagens relatados.

Ju_Araujo 28/10/2012

Interessante - Com Moderação
Em partes trás algumas verdades que a historiografia oficial não nos conta, porém, ao mesmo tempo, toca apenas superficialmente alguns temas. É relevante lembrar, também, que muito do que esta ali escrito já é ensinado oficialmente em algumas escolas (como a Guerra do Paraguai).
A opinião do autor não é nem um pouco discreta e se mostra de forma forte, e muitas vezes irritante, no decorrer do livro.
Apesar disso não é um livro ruim. É até interessante e dá para usar alguns dos conhecimentos desse livro numa roda de conversas, descontraídas, entre amigos ,desde que, com certa moderação.

Éder 10/12/2012

A (REAL) história do Brasil
Todos temos o orgulho de bater no peito e dizer: EU SOU BRASILEIRO!
Todos também se orgulham de santos Dummond, o inventor do avião.
Todos lamentamos a guerra que acabou com o Paraguai.
Todos adoram os 27 estados brasileiros...

E todos vivemos felizes e iludidos para sempre!

Essa seria mais uma bela história contada sobre o Brasil, mas esse livro é diferente. Ele conta A HISTÓRIA do Brasil, e não aquela contada nos livros de História que o governo distribui para os alunos.

ABSOLUTAMENTE recomendado para aqueles que gostam de saber a verdade sobre os fatos.
Luís Fernando 22/08/2013minha estante
Não existe verdade sobre os fatos, meu caro. Assim como, por exemplo, não existe uma única verdade sobre você: cada um que você conhece diz uma coisa sobre quem você é. Assim, também, é o passado. Logo não existe história real do Brasil.

Éder 22/08/2013minha estante
Por mais que existam várias verdades, algumas são mais lógicas e geralmente são as que me definem em consenso. Por consequencia disso, uma "única" verdade é gerada.
Mas pode ler esse livro. Ele é muito mais lógico que os livros de História que existem por aí.

Luís Fernando 23/08/2013minha estante
Lamento informar, mas sua opinião está extremamente errada. Não é possível dizer em uma única verdade. Além do mais, o livro não é de História, é um libelo do conservadorismo brasileiro que sempre se incomodou com mitos criados pelas histórias populares. Dizer que ele é mais lógico que livros de História apenas porque questiona vários fatos é tão surreal quanto você ler ele e acreditar que aquilo é verdade sem se questionar do porque exato que o escritor escreveu. Leia trabalhos sérios e honestos de história e verá que são bem mais precisos e interessantes que este aí. Palavras de uma pessoa formada em história - e não em jornalismo.

Éder 23/08/2013minha estante
Meu amigo, uma opinião é uma ideia de uma pessoa, e ideias nunca estão certas ou erradas. No meu ponto de vista você está extremamente errado. Mas não posso afirmar isso, pois isso foi a SUA IDEIA, a SUA OPINIÃO. E, assim como eu a respeito, o mesmo faço a ti.
Eu escrevi apenas o que eu acredito. O livro me parece ser mais lógico.
E, só pra citar um fato, tem sim como falar que existe uma única verdade. Exemplo: O Brasil foi campeão do mundo em 58, 62, 70, 94 e 2002. E isso sim é uma única verdade.
Agora, sobre o livro, o mesmo cita várias fontes que eu tive a curiosidade de ver algumas e todas batem com o que está escrito. Não somente do Brasil, mas de outros países.

Luís Fernando 24/08/2013minha estante
O problema não é sua opinião, mas é você afirmar certas coisas que não existem nos métodos históricos. Afirmar que tal coisa aconteceu é correto, assim como afirmar que seu nome é Éder. Agora, o porque você teve esse nome é a história e ela poderá ser contada de várias formas, várias versões. Uma versão é validada quando se retorna aos documentos e vê como lá foi abordado.

Agora me diga: qual fonte você checou e estava correta? Era mesmo documento de época? Ou era alguém que escrever a posteriori? Seu problema não é ter opinião, é dizer que há uma verdade, sendo que não há. Pior de tudo: comprou o discurso (barato) do autor. Se ele mesmo diz para desconfiarmos das histórias contadas, devemos desconfiar de onde ele conta e, tenha certeza, quando você souber disso verá que muita coisa que ele escreveu não faz sentido nenhum.

Éder 24/08/2013minha estante
Bom jovem, já vi que essa é uma discussão de loop infinito. Por isso irei terminar de discutir.
Eu escrevi o que eu acho e ponto final. Discordar ou concordar é contigo.

Marcola. 25/11/2012

Pense bem antes de ler.
Eu particularmente adorei o livro, mas muita gente ai ta chingando e muito mais. Se você for ler preste bem atenção, este não é um livro de história, não vá fazer seu TCC utilizando ele como bibliografia. Ele é um livro mais jornalístico, meio estilo revista, e serve para desmitificar muita coisa que nos é passada. Também para fazer você perguntar, duvidar e criticar de tudo que lhe é ensinado. Nenhuma informação é correta apenas por ser passada por alguém com maior experiência ou conhecimentoque você.

Lucas 18/07/2017

Gostei do livro, em alguns momentos da uma forçada na barra pela parcialidade do autor, mas é bem diferente do que eu vi nos meus tempos de colégio e dos meus amigos de humanas. Vale a pena por fugir um pouco da bolha ideológica que constroem ou construímos na gente.

GuidoBR 07/02/2013

O ponto bom do livro é a proposta: levar o leitor a uma reflexão sobre aquilo que é ensinado nas aulas de História. Mas peca por fazer um recorte tendencioso nos assuntos que aborda, além de fazer afirmações e suposições sem evidência ("Santos Dumont era picareta?", "Teríamos uma ditadura pior se dependesse dos comunistas").

Parte mais irritante do livro:
"Por favor dê um Google para saber o que isso significa -- é muito chato explicar."

Lay K. Silva 10/02/2013

Guia politicamente tedioso.
No começo, pelo título, a obra me chamou bastante atenção. Porém, ao longo do processo, pareceu forçar demais para que fosse diferente das demais obras e fez parecer muito artificial, assim, não despertei desejo de terminar a leitura.

Douglas.Augusto 13/04/2020

Completão
Diversos tópicos das "verdades" jogadas na escola desmentidas com um monte de dados e fontes diferentes, desde a escravidão até a ditadura, vale a pena.