A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa Marcos Costa

Resenhas -

huntero 22/06/2021

Leitura simples e leve
Gostei bastante desse livro o autor conta toda a história do Brasil desde antes de seu descobrimento até o ano de 2015. Explicando de forma simples e de fácil entendimento os grandes fatos históricos. Momentos que na época de estudo não tinha aprendido direito. Com essa leitura esclareceu muitas dúvidas que eu tinha do passado histórico de nosso país.

Emanuela 17/07/2020

Pra quem tem pressa mesmo viu?
Quem não sabe minimamente da história vai continuar sem saber.?
É bem rapidinho, realmente é um resumão da história e até que contextualiza bem os babados antes do pessoal chegar aqui... mas eu esperava saber mais ¯\_(?)_/¯ perdão hihihi?
Eu gostei que o autor tem noção de que tá contando uma história por só um lado(o europeu) e ele meio que menciona que na real a história quando contada pelos pretos que vieram o buraco é muito maior. ?
Isso sobre império e tal né mas ai quando fala das repúblicas é aquilo ou você ja sabe o que rolou ou ja sabe porque ele passa muito rápido pelos acontecimentos (EU SEI QUE SÃO SÓ 200 PÁGINAS mas eu não sabia antes de começar a ler e bom... no kindle não da pra ter noção de pagina ?)
Enfim.. é legal que ele dá uma pincelada em como a gente chegou no buraco conservador que estamos hoje, porque ele é recente e tal e o autor parece ser bem consciente.
Não acrescentou o que eu queria mas também não foi de todo ruim. ?Talvez se eu tivesse visto o tamanho do livro antes de começar a ler eu não tivesse criado tanta expectativa
Camila.Santos 17/07/2020minha estante
Se o livro é curto e superficial demais pra ensinar sobre a história do Brasil, será que a proposta do autor era outra? (Se for o caso talvez devesse ter outro nome)
Um grande problema que enfrentamos na educação como um todo é as pessoas não querem realmente saber sobre um assunto. Se contentam em ter uma noção superficial pra dizer pros outros que sabem. Talvez esse livro sirva pra essa finalidade. Se for isso, não acrescenta nada, infelizmente.

bela 14/06/2020

Um livro muito bom pra quem se interessa pela história do Brasil e quer entender como realmente foi. Um ótimo livro pra quem não tem muito embasamento e não sabe por onde começar.

Nycole 07/07/2021

Breve introdução sobre a história do Brasil
Um ótimo livro introdutório para quem busca uma visão geral sobre a história do Brasil, no intervalo de tempo entre a expansão comercial e marítima europeia que culminou no achamento do Brasil até o fim do governo Dilma.

O autor nos proporciona uma viagem pelos três tipos de repúblicas existentes ao longo da história do país, as inúmeras tentativas de separação de diversos estados, a libertação de parte da população que durante muito tempo foi escravizada e também pelas diversas revoluções militares.

Yasmin395 14/04/2022

A historia do Brasil em 168 páginas
O livro não é rico em detalhes, ele é interessante para quem já tem algum conhecimento do Brasil, pois ele é bem ?resumão?, ele vai fazer você relembrar tais temas, mas os novos temas que eu ainda não cheguei a ouvir e estudar foi confuso, pois não é muito aprofundado.
O livro em si é bom para quem já tem conhecimento sobre a historia, eu gostei, pretendo ler ele quando terminar de estudar a política brasileira, creio que vou ter uma melhor experiência.

Amorim 29/05/2020

Essencial
Um livro essencial para adultos que se encontram "esquecidos" das aulas de história na educação básica. Uma boa introdução para irmos mais fundo na história do país em que vivemos.

Nanda 23/12/2020

Primeiro da coleção
A primeira leitura que faço da coleção A história pra quem tem pressa. Podia ter começado com a História do mundo, mas gostei de mais desse quando li a sinopse. Achei muito bom e resume bastante a história em suas 200 páginas irei ler os outros.

Jonatha.Silva 30/12/2016

Excelente para quem quer iniciar o conhecimento na história do Brasil.
Certamente o livro lhe concede um vislumbre de todo acontecimento do Brasil em pouco menos de 200 páginas, uma tarefa difícil. Claro que para que isso ocorresse nada foi contado no detalhe, cada vez que um momento dá história cativava, bastavam apenas algumas linhas para que tudo passasse e ficasse apenas a vontade, "Puxa queria saber mais!".
E daí nasce a vontade de entrar no detalhe dá história do Brasil. Por este motivo além do formato descontraído em que a história é contada, o livro é uma excelente base para quem quer iniciar o conhecimento na história do país. Contado de forma simples e muito "descolada", quase não cansa - são poucos os momentos -, sendo possível ler sem parar e concluir em poucas horas.
hugaoo 31/01/2017minha estante
Concordo muito e terminei dizendo muito do que você disse em minha resenha. Adorei o "quase não cansa".

Karol 27/05/2020

Não tenha pressa!
O conteúdo é bom, mas a leitura não é rápida. Na verdade é bem arrastada.

Le.Alves 14/04/2020

Recomendo
Leitura rápida e fluida, um resumo muito bom sobre a história do Brasil.

Jardelsouzaa 28/07/2022

Esclarecedor e direto ao ponto
O autor esboça a história do Brasil desde a época em que Portugal tinha o objetivo de descobrir o caminho para as Índias e suas especiarias. No entanto, com as navegações descobre o Brasil e daí temos os pontos principais abordados pelo autor. Do período colonial a era republicana (dias atuais) o Brasil é um pais, no qual, quem governa são as elites polico e econômicas que despresam o povo e olham apenas seus próprios interesses desde a época da colonização. É importante observamos que os anseios básicos do povo, como educação, saúde e segurança são os últimos na lista de importância do governo.

Eng° Alan 20/05/2021

Faz jus ao título
É um bom livro no que se propõe, que é dar uma pincelada sobre diversos acontecimentos na história de nosso país. É uma ótima introdução para quem deseja depois se aprofundar um pouco mais na história do Brasil. Pra mim, que nunca tinha lido livros relacionados à história do país e apenas lembrava vagamente de coisas da época da escola, foi uma boa leitura para recordar algumas coisas e para aprender outras.

Pretendo ler outros sobre história para complementar. Vale a pena a leitura para quem quer aprender o básico rapidamente.

Rubens 24/02/2019

Pura ideologia!
Muito fraco! Que é superficial, isso já era óbvio. Mas a visão do autor é tão ideologizada e caricata que dá raiva. O sujeito omite fatos importantes na história, muda o contexto de outros fatos, cria confrontos sociais que não aconteceram; enfim, cria uma narrativa artificial que se encaixa na sua visão ideológica.
Israel.Gomes 04/03/2019minha estante
E qual seria a visão ideológica do autor?

Aninha 08/03/2019minha estante
História pra quem tem PRESSA... não vai estar todos os dados possíveis e ainda ser forte

@livrosegatos 23/04/2019minha estante
A história é a história, são fatos. O problema é o pessoal que gosta de fingir que não foi assim.

Thiago 08/08/2021

Um livro essencial para quem busca um ponto de partida para se aprofundar na história do Brasil. O autor consegue em poucas páginas fazer um passeio pela história do nosso país, cumprindo assim com o objetivo do livro que é mostrar a história do Brasil para quem tem pressa.

Vivi 22/05/2021

A História do Brasil para quem tem pressa
Livro ótimo para quem realmente tem pressa e conhece pouco sobre a história do país. Bem básico mesmo e objetivo.

O autor descreve de maneira bastante resumida o brasil antes mesmo do descobrimento até o início do governo Dilma.

Apesar de senti falta de alguns detalhes que julgo importante a leitura é ótima.