A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa Marcos Costa

Resenhas -

Guilherme 26/03/2020

Quem quer se informar, pare na pág 140 +/- ou leia outro
O livro faz um sobrevoo bom, com suficientes detalhes (dentro da proposta) sobre o Brasil colonial e adentra o século XIX e XX com objetividade, com opiniões pontuais que o leitor consegue absorver e ponderar.

Mais ou menos da segunda metade do século XX em diante, temos um desfile de desinformação e conceitos errados ou ignorados, além de eventos suprimidos porque, dada a proposta curta do livro, não coube mais fatos depois da opinião do autor.

Notem que para mim que esquerdismo e direitismo são fanatismos, dois lados provavelmente da mesma moeda.

O fim do livro inventa um Brasil com estado mínimo (!!!) onde impera/imperou o livre mercado (???). Adam Smith e Stuart Mill se contorcem no túmulo...

Das páginas 140-150 em diante, o autor mostra uma completa e risível ignorância sobre conceitos básicos, como livre concorrência, alegando que os que defendem a livre concorrência são contrários à... concorrência. Atribui-se problemas da educação ao fato de haver escolas particulares, e atribui-se problemas da saúde ao fato de haver "planos de saúde" (o próprio autor diz isso, convido todos à página 160).

Além de perder tempo com panfletagem que talvez não convença nem o espelho, faz um sobrevoo muitíssimo rápido (creio que não dá duas linhas) sobre o Plano Real e menos sobre a Lava Jato e o Mensalão, que são mencionados como entes abstratos, órfãos na vida política, como frutas que caem do cacho num parque. Pior: o autor fantasia a corrupção de "vontade política". É um papelão em forma de livro, no final. Se ficássemos até o império, a nota poderia ser entre 4 e 4.5 estrelas (de 5), mas parece um panfleto tosco de um jovem universitário que acabaou de ganhar uma camiseta do Che Guevara de presente.
Tris Barreto 08/04/2020minha estante
Adorei o seu comentário, você conhece o sheldon Cooper da série The big bang theory quase o ouvi através do seu comentário, adorei mesmo. Kkkk

Guilherme 10/04/2020minha estante
Obrigado pelo comentário, mas confesso que nunca assisti The big bang theory. Conheço o Sheldon de memes por aí. Rs

Tris Barreto 13/04/2020minha estante
Eu super recomendo é a minha série favorita. Não sei se curte a cultura pop nerd, mas super legal. Kkkk

Eduardo 11/05/2020minha estante
Guilherme, tua resenha vai bem de encontro com a minha opinião. Ler até a página 140 é mais que suficiente.

thay | @thaysavaldevino 02/03/2020

Para quem tem pressa, nada como um belo resumo da triste história do nosso país, que envolve racismo, escravidão, roubo dos nossos bens preciosos e mentiras atrás de mentiras. Uma política injusta diante de tanta história e beleza naturais que são únicas e nacionais.
Carlos Alberto 19/02/2021minha estante
Esse é um dos livros que nos ajudam a entender um pouco do porquê as coisas aqui no Brasil, são do jeito que são...

Roger 22/10/2021minha estante
Ué... Mas livro é sobre história ou atualidades? ? Desculpa a brincadeira rs

thay | @thaysavaldevino 08/11/2021minha estante
exatamente carlos, e com essa bagunça toda desde o comecinho...

thay | @thaysavaldevino 08/11/2021minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkk chega a ser até irônico né roger?

Dangelo 15/06/2019

Medíocre e foge do tema proposto
O livro foge do que é proposto. O autor cai em uma série de julgamentos sem apresentação de contrapontos - em questões que são particularmente polêmicas e discutíveis. O autor elege vilões e heróis de acordo com o seu gosto, tornando o livro abundante em opiniões e escasso em fatos que contrapõem suas induções. É no mínimo uma tática desonesta de manipulação apresentar teses quando o público alvo do livro (leigos) carece de recursos para as contrapor e simplesmente vão acatar. Sem dúvidas isso não pode ser chamado de ensino.

Definitivamente não recomendo para quem deseja algum material introdutório sobre a história do Brasil.
Jheinis.Duarte 31/07/2019minha estante
Gostei da sua visão. Tem algum outro do tema que você recomenda?

Dangelo 19/11/2019minha estante
Olá Jheinis! Perdão pela demora.
Se quiser algo aprofundado, recomendo a coletânea sobre a história do Brasil do historiador Pedro Calmon. Até pouco tempo atrás tinha na Biblioteca Do Senado a preços bem baixos. Um menos aprofundado porém interessante que li é o "1889" do Laurentino Gomes. Porém ele só se resume a falar do golpe republicano. Tem outros livros do mesmo autor sobre outros períodos, mas não cheguei a ler ainda. Abraços!

Jheinis.Duarte 08/12/2019minha estante
Obrigada!!

Dark Lady 22/01/2023

O livro narra os fatos ocorridos no Brasil, desde seu descobrimento até os anos de 2015.
Nem sei o motivo de ter lido esse livro. A história do Brasil é interessante, mas o modo como esse livro é escrito faz com que a leitura seja cansativa.
Black Flower 31/03/2023minha estante
Você não gosta de história? Acho que o que torna cansativo não é a história, mas como é narrada. Depois dê uma lida sobre a biografia de Olga Benário. Vais gostar. E sobre livros de história, o 1808 é um que relata o período colonial, suponho que será mais atraente. Já que a narração é bem didática.

Dark Lady 01/04/2023minha estante
Acho que me expressei mal, eu adoro história, o livro que é cansativo. Já li um livro sobre a biografia de Olga Benário e amei.

Black Flower 02/04/2023minha estante
Sim. É extremamente top. Eu li esse ano tal livro. Que era para eu ter lido no 6 ano, mas só vim ter maturidade de lê-lo este ano. História é minha matéria favorita. Eu vivo e estudo história o tempo inteiro.

Nicole Gonsales 27/04/2020

Bom.
Um livro bom, leitura rápida e bem resumido, pretendo ler mais livros sobre o assunto com certeza.
Amorim 28/04/2020minha estante
Faz jus à proposta? Estava procurando algum do tipo..

Nicole Gonsales 30/04/2020minha estante
É bem resumido se você procura se aprofundar no assunto esse livro não é tão bom, mas ele da uma ?pincelada? em várias partes da história, acredito que por ser curto vale a pena ler.

Amorim 30/04/2020minha estante
Bom, ao menos para introdução, deve mesmo valer a pena. Obrigado!

Rubens 24/02/2019

Pura ideologia!
Muito fraco! Que é superficial, isso já era óbvio. Mas a visão do autor é tão ideologizada e caricata que dá raiva. O sujeito omite fatos importantes na história, muda o contexto de outros fatos, cria confrontos sociais que não aconteceram; enfim, cria uma narrativa artificial que se encaixa na sua visão ideológica.
Israel.Gomes 04/03/2019minha estante
E qual seria a visão ideológica do autor?

Aninha 08/03/2019minha estante
História pra quem tem PRESSA... não vai estar todos os dados possíveis e ainda ser forte

@livrosegatos 23/04/2019minha estante
A história é a história, são fatos. O problema é o pessoal que gosta de fingir que não foi assim.

Guilherme 19/01/2018

Enviezado
A história contada sob a visão de um esquerdista.
@livrosegatos 23/04/2019minha estante

Guilherme 29/03/2020minha estante
Com todo o respeito, o meu xará está certo. Pena que apontar equívocos ou erros da esquerda - e, desde 2018, da direita também - virou pecado.

O livro é ruim não porque breve, mas porque, na parte final, claramente traz um conteúdo ideológico e, em alguns trechos, completamente desconexo da realidade, do que realmente tomou forma e existiu. Estaria bem alocado como um texto oponativo, mas como livro de História, conforme se aproxima dos tempos atuais, é lamentável.

Os misconceptions e espantalhos levantados me lembram os fanáticos de movimentos "estudantis" dos meus tempos de faculdade.

Uma pena, porque aparentemente o autor é bom em História do Brasil colonial e Império.

Karla 11/05/2020minha estante
agora eu vou ler com prazer!

Elizeu.Barros 22/04/2022

Resumido mas completo
Se a História do Brasil fosse uma maratona, esse livro seria uma corrida de 100 metros. Mas não se engane: a leitura se mostra completa pra quem deseja um guia para compreender nossa trajetória até o ponto que chegamos.
Marcola_0023 23/04/2022minha estante
Lá na livraria leitura, vi outros livros com essa mesma pegada, leitura para quem tem pressa, achei bem interessante

Elizeu.Barros 03/05/2022minha estante
Pretendo ler os outros da série

Joabe.Gileade 14/10/2020

A história do Brasil
O presente livro esboça idéias bem interessantes inerentes à história do Brasil. Suponho ter sido um grande desafio para o Marcos Silva (autor) conseguir escrever de uma forma tão didática e prática esse resumo que entrega a nós leigos tanta informação preciosa.

Ao longo dessas páginas pude perceber quão sofrida é a história do nosso povo. Desde os primórdios nossas riquezas foram exploradas e foram entregues nas mãos de outros e as riquezas que ficaram foram concentradas nas mãos de poucos. Ficou claro ao longo da leitura desse livro que o poder público e as classes dominantes sempre andaram lado a lado.

Aprendi muito e destaco o fato do autor se posicionar de forma a criticar governantes por posturas erradas mostrando assim imparcialidade principalmente quando mencionou a excelente gestão do ex presidente Lula, quando disse "entre 2002 e 2010, vivíamos no melhor dos mundos possíveis" e ao mesmo tempo quando relatou a postura errada de Dilma ao construir os estádios enquanto o povo clamava por boa educação e saúde, quando disse: "as exigências do padrão Fifa irritaram profundamente os brasileiros. Unidas a uma crise de representação política surgida no escândalo do Mensalão, levam o povo às ruas para exigir o mesmo padrão Fifa pelo qual o governo construía os estádios da Copa , para hospitais, escolas, estradas, etc..."
kiki 25/11/2020minha estante
Boa gestão do Lula???????

Joabe.Gileade 25/11/2020minha estante

jsilveira 12/07/2022

Recomendo
Estamos em um momento importante para ler, conhecer e relembrar a nossa história.

O autor consegue, de forma satisfatória, resumir os momentos mais importantes do nosso país nesta obra introdutória.
Jardelsouzaa 13/07/2022minha estante
Realmente.

William LGZ 13/07/2022minha estante
Assino embaixo, fiquei bem satisfeito com a leitura também

Menina Ciria 08/04/2024

Oh meu Brasil brasileiro, quanta exploração! Quase mil anos de exploração? Como sobreviver a tudo isso? E ele vem sobrevivendo. Sustentando os filhos do seu solo e acolhendo filhos de outras nações. Um passado de golpes. Parece que tudo tem que se dar por golpe! A coroa Portuguesa deu o golpe, a Republica foi um golpe (o danado do Deodoro da Fonseca queria era ser rei por aqui), a ditadura Militar foi golpe. Até o impeachment de Collor foi golpe! (Pela elite subiu, pela elite desceu). Deus tenha misericórdia do Brasil e seus Brasileiros. "O Brasil tem um longo passado pela frente." Eu preciso ser uma Brasileira diferente. Que a mudança comece em mim. Haja mais amor a começar por mim.
Wesley - @quemleganhamais 08/04/2024minha estante
Muito boa sua resenha, gostei! ???

Menina Ciria 09/04/2024minha estante
Muito obrigada!

Gabi 10/12/2021

História pra quem tem pressa?
Fiquei algum tempo pensando sobre o que escreveria sobre esse livro, pq são muitas as coisas que eu gostaria de dizer... Gostaria que fosse possível gravar um áudio como resenha kkkkkkkkk.

Primeiro de tudo me pergunto: é possível história e pressa na mesma sentença? Pq na pressa omitimos alguns pontos, fazemos seleções e deixamos histórias e personagens de fora. Quando falamos em História, existe uma ideia tradicional, uma visão geral sobre do que ela trata: história das personalidades políticas, das instituições do Estado. Embora esse formato esteja sendo superado e a gente fale em histórias de sujeitos comuns, quando vamos contar a história "com pressa" optamos pelo modelo mais "simples", mais "padrão", e é nesse sentido que deixo minha primeira crítica: onde estão os sujeitos indígenas, negros, escravizados, libertos, mulheres, educadoras/es e intelectuais de cor na História do Brasil? Será mesmo que a História do Brasil trata-se apenas dos registros oficias?

Minha segunda questão diz respeito ao perigo de generalizar a História do Brasil a uma história que não deu certo desde o início, cuja raiz do problema é o próprio Estado Brasileiro. Fiquei um pouco com essa impressão quando li o livro. Ressalto aqui que defesas desse tipo colocam em cheque a importância que o Estado tem na promoção de saúde e educação públicas de qualidade. Os índices de avaliação das universidades públicas são elevadíssimos, o Sistema Único de Saúde é parâmetro/exemplo fora do país, ou seja, não é só de falências que opera o Estado Brasileiro, ainda que precisemos cobrar ainda mais investimentos e atenção a essas áreas. Acho importante destacar isso, porque é muito fácil achar que tudo que é nacional que é o problema, enquanto as respostas e os melhores modelos a serem seguidos estão no exterior. Não é bem assim e não falta exemplos disso, embora o autor os tenha deixado de fora.

Por fim, ressalto a importância de historiadoras e historiadores ocuparem o espaço da História Pública, da História escrita para divulgação. Nesse sentido, ainda que tenha minhas críticas, considero que o pontapé e exercício feito pelo autor representam um desafio importante que precisa (urgentemente) ser abraçado com seriedade e rigor por historiadoras e historiadores das mais diversas áreas. Afinal, enquanto (e se) a História não comunicar para fora da academia e da comunidade de historiadoras/es, ela não terá sentido de existir.
Taiane.Anhanha 11/12/2021minha estante
????????

Gabi 12/12/2021minha estante
Queridaaa ??

Insta: @neilson_jr 27/03/2021

Cheio de opiniões e conclusões. Pensei que traria uma visão sintetizada dos FATOS, apenas. Mas possivelmente com a desculpa da ?pressa?, o livro direciona o leitor para o que o autor quer destacar da história do Brasil. Se você quiser ler apenas fatos da história sem trechos arraigados de opinião, procure outro livro.
Ohana 30/03/2021minha estante
Fala sobre a revolução pernambucana?

Insta: @neilson_jr 31/03/2021minha estante
Sim, traz um trecho sobre. Ele aborda os principais temas da história, o problema é a parcialidade.

Valdo.Alencar 17/06/2020

O Brasil possui um longo passado pela frente
Começo esta breve resenha com essa frase arrebatadora de Millôr Fernandez, que apesar de simples, sintetiza fielmente os pouco mais de 500 anos de nossa história. Como o título do livro informa, a obra têm por objetivo apresentar, de forma clara e sucinta, os principais fatos e ocorrências que marcaram nosso país ao longo de sua história, e, como fica evidente, a história da nossa nação é muito pouco diversificada, pois é marcada por momentos que são impulsionados por princípios e idéias que, em geral, se conservam ao longo do tempo, e Marcos Costa nos mostra que qualquer projeção para o futuro da nação deve passar pelo escrutínio das elites econômicas. A proposta do autor é excelente pois condensa os principais acontecimentos de nossa história em um livro de fácil entendimento (qualquer obra detalhada precisaria de muito mais que 200 páginas!). Recomendo a leitura especialmente a pessoas leigas e que possuem pouco conhecimento sobre assuntos envolvendo a história do nosso país.
#ValeaLeitura
Sofi 17/06/2020minha estante
Parece muito interessante, obrigada pela resenha.

Valdo.Alencar 17/06/2020minha estante
Disponha, Sofi.

@PinkLemonade 16/03/2022

Esta apressada gostou :)
Livro bom, sucinto e faz bem o que se propõe/promete
Sem rodeios e nem fontes intermináveis(em forma de diálogo de fontes), só traz a visão do autor sobre os fatos(não isso apenas isto a história?).

Um interesse elemento que encontrei enquanto lia é que o autor meio que dá a entender que a relação estado-cidadão no brasil já quebrou há tempos o contrato social.
Enfim, se você é apressado, e teve a matéria de história lecionada poorly na escola, pode gostar.
Enzo.Moura 19/03/2022minha estante
Preciso desse daí nunca prestei atenção em história até primeira e segunda guerras mundiais, basicamente pulei os fillers.

@PinkLemonade 25/03/2022minha estante
Hehe
Eu tbm. Por isso que fui ler.
Não conseguia prestar atenção. Os profs eram muito chatos