A História do Brasil Para Quem Tem Pressa

A História do Brasil Para Quem Tem Pressa Marcos Costa

Resenhas -

damiaorodrigues 22/03/2022

Maravilhoso
Sintético mas plural na cobertura de acontecimentos marcantes. De fácil leitura e que te deixa curioso para se aprofundar em cada um dos acontecimentos listados. Ao final um gostinho de quero mais? Uma leitura indispensável

Flaviane.Simionato 02/05/2021

Achei super importante, relembrou diversas coisas que havia estudado no fundamental. Leitura simples e compreensiva.

Laís Maria 03/09/2020

Interessante!
O livro A História do Brasil Para Quem Tem Pressa, do autor Marcos Costa, aborda a história do país antes do período colonial até o governo da Presidente Dilma Rousseff. Com uma linguagem clara e de forma sucinta o autor vai demarcando os pontos relevantes para uma boa compreensão do leitor. Percebe-se que ao longo do texto o escritor também expõe a sua opinião sobre os fatos que constituem a história do país. Assim, este livro demarca fortemente que o Brasil foi formado por meio de mudanças que favorecessem ao governo e a elite econômica, sendo que algumas dessas "mudanças" não buscavam alterar algo e sim, deixar que continuasse como estava. Devido a isso, nota-se as razões de um desenvolvimento lento com relação aos outros países.
Isabel.Barros 03/09/2020minha estante

Fernando Marques 06/08/2021

Resumido mais muito eficaz.
A História do Brasil para quem tem pressa, me fez relembrar algumas aulas de História, mais de uma forma muito mais interessante, percebi que o Brasil em que o vivemos hoje, pouco mudou daquele mesmo Brasil de 521 anos atrás, me fez questionar novamente se não tivéssemos sidos colonizados por portugueses se nossa cultura seria a mesma, uma cultura que carrega rastros da velha escravidão, do autoritarismo, do regime militar, e de quanto pouco tempo temos de democracia no Brasil e como ela ainda é muito frágil, ( principalmente agora kkk), uma leitura muito boa.

andrecasanova.jpg 18/09/2023

Ótimo Resumo
É um livro com excelente resumo de toda trajetória brasileira desde o "Descobrimento" até o ano 2015.

Nesse livro não é abordado o impeachment da Dilma pois acredito que tenha sido finalizado antes do processo.

O primeiro capítulo aborda de forma enriquecedora a questão das grandes navegações. Achei muito bom a explicação da relação da abertura Dos Portos - Inglaterra - Independência do Brasil que ocorre no segundo capítulo.

O capítulo da questão Republicana foi, a parte mais bem resumida com a possibilidade de enxergar como alguns pontos da antiga República Café com Leite tem reflexo nos dias atuais.

O livro peca em passar muuuuito rápido o 1º Reinado e o período das Regências.

Mas para quem tem pressa.... eh um livro que irá ajudar e muito

henrique 11/06/2023

"O homem é o lobo do homem"
O livro cumpre a proposta que promete, é óbvio que não há aprofundamento em quase nada, escrever toda a história do Brasil em pouco menos de 200 páginas é impossível, mas é um bom livro para pelo menos entender como chegamos aqui e compreender a ordem cronológica das coisas.

Mauricio.Junior 05/09/2021

Uma ótima surpresa!
O livro cumpre muito bem com a sua proposta, pois, em apenas 200 páginas, e de forma didática, constrói um lúcido panorama da triste história do nosso país.
Ótima leitura para compreender o Brasil atual.

Tissiane.Santos 28/09/2021

O livro faz um breve resumo da história do Brasil desde sua "descoberta" até a crise política de 2015 no então governo de Dilma Rousseff.
Ele conta a história do país de forma fácil e descomplicada para que até os mais leigos consiga entender.
Uma forma rápida e prática de entender a história de nossa nação.

Lucas.Amorim 08/05/2022

Navegando a fundo na história
A obra é um mergulho de cabeça nos acontecimentos principais do Brasil. Desde dos desdobramentos dos planos para vinda, ate os dias atuais que vivemos. Nunca aprendi tanto, em poucas folhas.

Paulo.Ricardo 10/12/2021

Boa leitura mostra pontos importantes que se passou na história, para quem quer leitura rápida e agradável vale a leitura.

Renataliia 01/04/2021

" A história do Brasil é uma viagem redonda"
Um livro muito interessante e que deveria ser bastante explorado nas salas de aulas de todo o nosso país. Conta de forma rápida e concisa (como é o objetivo maior - para aqueles que têm pressa) toda a história política, econômica e social do Brasil, iniciando a narrativa ainda em Portugal com o Mercantilismo (1453) e finalizando com os dias atuais (não tão atuais mais) e as manifestações populares de 2015.
Deixa claro que leitor o quanto a nossa história como nação é circular, isto é, os fatos sempre se repetem e as suas consequências também são as mesmas, apotando que o Brasil precisa urgentemente reescrever seu percurso e avançar.( falando em reescrever precisamos reescrever a Constituição, foram umas 6 desde 1500, mas nenhuma delas foi boa o bastante para atender a demanda).
Vale dizer que este livro deve ser lido e interpretado pessoalmente, pois os dizeres do autor não são verdades absolutas ainda mais que em alguns momentos é nítido o posicionamento pessoal e crítico. Cada um deve lê-lo com o olhar histórico e não pessoal.

a.lida 10/12/2020

O Brasil brasileiro
Confesso que comecei a lê-lo comoforma de revisar a matéria para o vestibular (não é muito útil). No entanto, eu amei a visão como ele aborda a história mesmo que de forma imparcial,mas mostrando a realidade do Brasil e um reflexão acerca do que somos e do que poderíamos ser.

Carlos Duarte 30/05/2021

[ Resenha ] A história do Brasil para quem tem pressa.
De fato é uma leitura rápida - terminei em dois dias.

Embora não haja muito aprofundamento nos episódios importantes que fizeram parte da nossa historia, o livro cumpre o que promete e trás uma base importante para compreensão dos eventos ocorridos desde o ?pré-descobrimento? do Brasil.

Uma história triste e repleta de retrocessos.
Recomendo o livro!

Ana 31/07/2022

Interessante
Gostei, deu um panorama geral dos acontecimentos mais importantes da história do Brasil - que não deixa também de ser a história da política brasileira - desde o ?descobrimento?, até o impeachment de Dilma. Nele vemos como o Brasil pouco evoluiu na maneira como os líderes governam, sempre priorizando os seus interesses e os interesses dos seus beneficiários, deixando o povo sempre a mercê da sorte. E como o título mesmo propõe, é um resumo para quem tem pressa, ou seja, nas poucas páginas nenhum dos acontecimentos é muito aprofundado.