A Menina dos Olhos Molhados

A Menina dos Olhos Molhados Marina Carvalho

Resenhas - A menina dos olhos molhados

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Dri - @oasisliterario 05/12/2016

Narrativa agradável com um toque de mistério.
(Observação: eu ainda não li o livro "Azul da Cor do Mar" que traz um diferente ponto de vista sobre essa história, então a resenha será exclusivamente sobre o livro "A Menina dos Olhos Molhados").
"A Menina dos Olhos Molhados" nos conta a história de Bernardo e Rafaela através do ponto de vista do jornalista, trazendo uma narrativa agradável com um toque de mistério.
A história se dá a partir do momento em que Bernardo, um jornalista investigativo, se torna responsável por guiar a nova estagiária da Folha de Minas, Rafaela.
Por ser ambientado principalmente em uma redação de um jornal, a história também conta com casos investigativos, fato esse que dá um toque a mais de ação na narrativa.
Cada capítulo conta um pouco sobre o passado de Bernardo, explicando gradualmente o motivo de Bernardo ser tão fechado e hostil com relação a novos relacionamentos.
Não achei os personagens muito cativantes, podendo dizer até que não gostei muito dos protagonistas. Porém, esse fato não me impediu de gostar da narrativa.
"Os seres humanos vivem dando prova de que o amor é passageiro, até mesmo inexistente. Conheço poucas pessoas que conseguem viver um grande amor, desses que duram e mantêm a chama acesa por muito tempo."
O livro conta com alguns detalhes que deram um charme a mais a essa linda edição da Editora GloboAlt. Cada início de capítulo possui um trecho retirado do Código de Ética dos Jornalistas Brasileiros e do Manual de Redação e Estilo do Jornal O Estado de S. Paulo. Além disso, a capa e a diagramação estão impecáveis!
Em vista disso, concluo que, apesar de não gostar de alguns pontos, "A Menina dos Olhos Molhados" foi um romance agradável. Indico o livro a todos que gostam de um romance com toque de ação e que buscam uma leitura leve, sem muitas reviravoltas.
"Quando somos jovens, temos o costume de achar que nada pode contra nós. Mas como somos burros! Nossas maiores decepções são provocadas por nós mesmos."
Link: https://www.instagram.com/p/BNp1s20hI0I/

Sarinha 30/11/2016

Esperava mais desse final.
Para quem não sabe esse é o segundo livro,sendo que o primeiro se chama Azul da cor do Mar.Você pode começar a ler por esse pois não afetará nada na história.

Nesse livro quem narra a história é o Bernardo,e eu achei isso bem legal porque agora a gente começa a entender porque ele é tão ranzinza.

Bernardo faz um ótimo trabalho como jornalista e é sempre muito bem elogiado no trabalho(por conta disso na minha opinião, isso é um dos principais motivos para ele se achar tanto).Mas uma coisa que Bernardo não consegue fazer é trabalhar em equipe.Num dia normal de trabalho ele é chamado na sala de seu chefe,e adivinha o que acontece? Ele é apresentado a Rafaela que conseguiu o trabalho de estagiária e por conta disso ele será seu novo mentor.

Rafaela sempre sonhou em ser uma grande jornalista,por isso resolveu se candidatar a uma vaga de estagiária em um dos melhores jornais de seu estado.Ela estava tão animada com o trabalho até descobrir que seu mentor era para lá de irritante, e que estava decidido a infernizar sua vida.

Uma das coisas que eu gostei da Rafaela é que ela é forte e que nunca se deixou abalar por Bernardo, pelo contrário enfretava ele sempre que há provocava.A segunda coisa mais legal , era quando acontecia algumas situaçoes em que ela passava vergonha(nessas partes não parava de tanto rir).
Uma coisa que esqueci de comentar é que agente tem uns flash do passado de Bernardo,e então agente começa a entender porque ele é do jeito que é(fiquei com pena dele no final do livro, poxa ninguém merece passar pelo que ele passou).

Nota:Eu achei que nesse segundo livro teria um final melhor mas estava enganada, sei la isso para mim não pareceu um final, juro que achei que tinha mais coisa e só para constar esse livro é bem cliché então se você está procurando um romance leve e fofo esse é o livro.

Recomendo??

Sim :)

Fernanda 29/11/2016

Resenha: A menina dos olhos molhados
Resenha no blog

site: http://www.segredosemlivros.com/2016/11/resenha-menina-dos-olhos-molhados.html

Jessica599 23/11/2016

É bom, mas esperei mais.
Bernardo é um jornalista 100% dedicado ao trabalho. Bem sucedido e sempre elogiado, ele tem apenas 1 defeito: não sabe trabalhar em equipe. Depois de alguns traumas no passado, Bernardo quer viver (e trabalhar) sozinho, mas o destino colocou Rafaela na vida dele e as coisas começaram a desandar.

Rafaela é uma jovem dedicada que sonha em ser jornalista e conseguiu um estágio no mesmo jornal que Bernardo. Tudo estava bem, até que - para o desespero de Bernardo - eles tiveram que trabalhar juntos! Onde Bernado ia, Rafaela tinha que ir atrás.

Disposto a infernizar a nova companheira de trabalho, o jogo de cão e gato começou foi um auê danado! Senti pena da Rafa, e tive muita raiva do Bernardo. Mesmo sabendo de todos os problemas que ele tinha enfrentado, não consegui gostar dele, muito menos entendi a atração que a garota passou a sentir por ele. Ele era chato e deixava bem claro que ela não era bem vinda.

O ponto forte do livro é a escrita fluida da autora que fez com que eu lesse o livro quase todo em apenas um dia. A diagramação está sensacional, a capa é maravilhosa e apesar de eu não ter simpatizado com o narrador, eu consegui me conectar com a trama, mas, o romance, infelizmente, não me convenceu.

A Menina dos Olhos Molhados foi meu primeiro contato com a escrita da Marina Carvalho e pretendo, sim, ler outras obras dela futuramente. Afinal, cada leitura é uma experiência diferente.

Ah, esse livro conta alguns fatos que aconteceram antes, durante e depois do livro Azul da Cor do Mar, só que narrado pelo Bernardo.

Beta Oliveira 20/11/2016

Nunca saberemos a total extensão da dor que uma pessoa carrega, mas isso não dá o direito de sair por aí magoando os outros. Esta dualidade é o que pauta o relacionamento de Rafaela e Bernardo, que pode separá-los ou uni-los dependendo do quanto querem se comprometer com os riscos.

O texto completo sobre A menina dos olhos molhados, Marina Carvalho, publicado pela GloboAlt está no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com/2016/11/cap-1278-menina-dos-olhos-molhados.html

Malucas Por Romances 18/11/2016

Gostosinho de ler :D
Oie gente! Toda sexta-feira, como vocês já sabem, tem nacional no blog e hoje não seria diferente. Hoje vou falar de um chick-lit que li nesse feriadão. Gosta de livros nacionais, como uma pitada de humor e um casal que são como gato e rato? Vem comigo nessa resenha.

"Uma vez eu resolvi depositar meus créditos na índole de uma pessoa e me ferrei bonito. Agora? Sinto muito. É cada um por sua conta."

A Menina dos Olhos Molhados conta a história do casal Bernardo e Rafaela. Bernardo é um jornalista que trabalha em um importante jornal de Minas, que gosta de trabalhar sozinho e do seu jeito, até que chega Rafaela para atrapalhar o seu "mundinnho". Rafaela é uma estagiária e vai ter como seu mentor o próprio Bernardo. Claro que ele não vai gostar nada disso, aí começa a relação deles entre gato e rato. Vai ser várias brigas, um alfinetando o outro. Quem desdenha quer comprar, não é mesmo? Agora quero ver o cabeça dura do Bernardo admitir isso rsrs.

Antes de começar a leitura tive que chamar a autora no chat do facebook e perguntar se teria algum problema ler esse livro antes de ler Azul da Cor do Mar. Em Azul da Cor do Mar Rafaela é quem conta a história, só que agora nesse livro é a vez de Bernardo de contar o seu lado da história. Não tem problema ler esse sem antes ler Azul da Cor do Mar, aliás esse livro só me fez querer ler Azul da Cor do Mar também e ver o lado de Rafaela. Essa menina deve ter pensando cada coisa de Bernardo rsrs.

"Rafaela consegue me surpreender a cada minuto. Tenho até que admitir: ter a garota por perto é sinônimo de monotonia zero."

Falando de Bernado, ele não foi um mocinho que me conquistou logo de cara e ainda to pensando se gosto dele rsrs. Ele vai fazer Rafaela passar pelo pão que o diabo amassou no jornal e muitas vezes lendo soltei uns BABACA pro Bernardo. Ele é um cara que sabe que é gato e pode parecer até meio esnobe na leitura. Um mocinho que até agora tento compreender rsrs.

RESENHA COMPLETA NO BLOG

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/2016/11/resenha-menina-dos-olhos-molhados.html#more

Queria Estar Lendo 13/11/2016

Resenha: A Menina dos Olhos Molhados
Recebido em parceria com a editora Globo Alt, A Menina dos Olhos Molhados é o mais recente lançamento da autora Marina Carvalho. Com uma mistura de romance e investigação, o livro tem uma narrativa carismática e interessante para quem quer uma leitura leve.

A Menina dos Olhos Molhados fala sobre a vida de Bernardo. Ele é um jornalista investigativo na Folha de Minas e recebe a missão de guiar uma estagiária muito bem indicada a se familiarizar com o lugar; Rafaela é cabeça-dura igual a ele, e a dinâmica entre os dois guia a história em meio às investigações e à rotina do jornal. No início de cada capítulo, no entanto, conhecemos o passado do Bernardo e o motivo para ele nunca mais ter aberto seu coração para nenhuma outra mulher; o porquê de ele ter escolhido se fechar para o amor.

"Gosto de observar as pessoas, não de um jeito esquisito ou repugnante. É uma questão de curiosidade, de não perder indícios e fatos."

Durante toda a história, somos guiados pelos acontecimentos através do ponto de vista do Bernardo. Ele é um sujeito comum, boa pinta, com uma história trágica que permanece misteriosa até quase o fim da narrativa - ainda que ele dê pistas do acontecimento dramático e você meio que ligue os pontos com os "antes" em cada capítulo. Se eu gostei do Bernardo? Não. Mas isso atrapalhou a leitura? Não.

"As pessoas costumam me achar frio porque, em nome da notícia, não temo encarar situação alguma. Mas só eu sei como me abala constatar que crianças, que deveriam estar na escola ou jogando videogame com os amigos, são usadas pelo tráfico sem que ninguém possa fazer nada a respeito."

Bernardo é o típico egocêntrico com opinião sobre tudo. Sim, é uma primeira pessoa, sim, isso faz parte do desenvolvimento da narrativa, sim, achei ele chato. Não atrapalhou a leitura exatamente por ser parte do crescimento do personagem. Ele é um cara comum com uma vida confortável que de repente perde esse conforto e começa a perceber que a rotina criada podia sofrer uns abalos. Que tudo bem ele abrir o coração de novo. Que tudo bem perceber sua paixonite pela estagiária irritante.

"Reconheço que alguma coisa está mudando entre nós. Não que eu saiba definir essa coisa, mas ela é real, vívida e inquietante."

O romance entre os dois não me comprou, mas tem a sua química. Rafaela é uma personagem carismática, com boa presença em cena. Algumas interações entre os dois me incomodaram pela postura birrenta e imatura do Bernardo, justificando as brincadeirinhas desconfortáveis que fazia com ela como "provocações para que a Rafaela reagisse". Não querendo falar nada, mas já falando: tinha que ser homem.

"A menina os olhos molhados, penso. É a segunda vez na vida que encontro uma garota com esse tipo de olhar."

A dinâmica entre os dois se mantém assim por boa parte da história, mas vez ou outra eles vivem uns momentos que quase me fizeram shippar. Acho que se tivesse tido um desenvolvimento maior na amizade - fugindo daquele básico "eu te irrito, você me irrita, de repente estamos apaixonados" - teria me ganhado mais. É um artifício de romances leves que, infelizmente, não ganha minha atenção como fazia antigamente.

"Mas, acima de tudo, quero, como jornalista, apresentar a realidade tal como ela é, para que a sociedade - quem sabe? - resolva tomar partido e pare de encontrar desculpas para não se envolver."

O ponto chave da história e que foi o triunfo desse livro, o motivo das quatro estrelas, foi o background do jornal Folha de Minas. Bernardo é um jornalista investigativo, então ele vive essa vida eufórica e cheia de adrenalina acompanhando casos bombásticos para trazer os melhores furos para suas reportagens. Casos de assédio, assassinato, entrevistas com reis do crime; Bernardo é o cara para essas manchetes. E Rafaela se torna sua acompanhante, uma vez que ela está estagiando com ele. As cenas de entrevistas, dos dois acompanhando as coletivas de imprensa, a visita à favela e a conversa com o chefe do tráfico, tudo isso conquistou a minha atenção e me deixou vidrada, desesperada por mais! A autora soube trabalhar direitinho a tensão e as perguntas e colocou casos bombásticos que combinaram com o clima que as cenas pediam. Foi tudo muito bem orquestrado e desenvolvido e eu me senti assistindo a uma série no estilo Chicago PD ou CSI, só que pelo ponto de vista da mídia.

Outra coisa que me prendeu foram os flashbacks no início de cada capítulo. O passado do Bernardo é mantido às escuras, e só esses trechos te revelam o que foi que aconteceu com ele para tê-lo traumatizado tanto em relação a relacionamentos. Eu já tinha criado uma teoria logo nos primeiros capítulos, e agradeço aos deuses pelos poderes de oráculo, porque ela estava certa!

O final do livro foi um pouco final de novela; previsível e um tanto forçado quanto apressado, mas que divertiu. O Bernardo lá pros últimos capítulos se tornou um belo de um babaca, e o meu maior incômodo em relação às atitudes dele foi como elas pareceram apressadas. Sério, em um momento ele tá decidido a uma coisa, porque é a melhor atitude a se tomar, e logo depois ele arrega? Meu filho.

A edição da Globo Alt está impecável, como sempre. Diagramação e capa são maravilhosas, revisão incrível.

O romance foi agradável, em alguns momentos veloz e fantasioso demais, mas no fim das contas uma história real. Funciona muito bem para quem quer uma leitura leve, com aquele toque de drama que tramas desse tipo sempre oferecem. E quem quer ler boas tramas policias pode acabar se surpreendendo com o conteúdo desse livro!
Ana 17/11/2016minha estante
Não vejo a hora de ler! Adorei Azul da cor do mar! E a Marina Carvalho é minha autora queridinha!!

Hemy Gomes 04/12/2016minha estante
é tipo spin off de Azul da cor do mar?

Michele207 10/11/2016

Deixou um gostinho de quero mais...
Em a menina dos olhos molhados somos apresentados a história de azul da cor do mar só que agora narrado pelo ponto de vista de Bernardo.

Bernardo é um jornalista investigativo que trabalha no maior jornal de minas. No decorrer da história acompanhamos o seu dia a dia no jornal, onde tudo estava indo muito bem para Bernardo, até que ele recebe a notícia que teria de ser babá de uma nova estagiária, a Rafaela. A princípio Bernado não a suporta, a acha irritante e patricinha. Mas aos poucos podemos perceber junto com o personagem a evolução e mudança de seus sentimentos pela moça.

Em cada capitulo temos um flash back do passado de Bernardo, e assim fica mais fácil de entender suas atitudes com Rafaela. Classificaria esse livro como uma comédia romântica.

Ler o livro com a narrativa de Bernardo me deu uma nova percepção sobre ele. Adorei descobrir oque ele realmente achava de Gisele. A leitura flui rapidamente, é leve e fofa.
Recomendo a todos que assim como eu se apaixonaram por Azul da cor do mar.

Para quem não leu Azul da cor do mar, pode ler esse livro sem nenhum problema. Minha única crítica é que o livro acabou muito rápido rs, adoraria saber oque aconteceu com o Bê e com Rafa após os acontecimentos de Azul da cor do mar/A menina dos olhos molhados.

Ana 17/11/2016minha estante
Vai ter um novo livro! Com narrativas alternadas entre os dois! Acho que vamos descobrir o que os doidos aprontaram depois! Hehehe

Ana 17/11/2016minha estante
Vai ter um novo livro! Com narrativas alternadas entre os dois! Acho que vamos descobrir o que esses dois aprontaram depois! Hehehe

Michele207 18/11/2016minha estante
Eu vi a noticia no face, fiquei muito feliz, agora é segurar a ansiedade né rsrs...

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6