A Menina dos Olhos Molhados

Resenhas - A menina dos olhos molhados

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Milena 01/12/2019

A menina dos olhos molhados
Confesso que já comecei o livro pensando que não poderia superar "Azul da cor do mar", no entanto, percebi que é tão bom quanto logo nas primeiras 50 páginas. É uma leitura gostosa e envolvente e dessa vez pela perspectiva do bê .. Se anda com dúvidas sobre ler ou não, leia! A Marina nunca decepciona!

Jeh 22/10/2019

O outro lado da moeda!
Gostei muito da versão de Bernarndo da historia.
Conseguimos entender mais o personagem pela dor q ele passou; o inicio de cada capitulo contava sobre o passado dele, sobre a faculdade de Jornalismo e sua ex psicotica, Valentina.
Apesar de tudo não achei justificavel a fuga dele.
Achei-o com um linguajar um pouco pesado e grosseiro...
No 1° livro há dilogos e cenas mais completos, digo isso pq li os dois ao msm tempo o q acrescentou bastante e é algo q.recomendo pois, obviamente as historias se completam e é interessante ver o que os dois estão pensando durante a msm cena.
Achei o capitulo bonus desnescessario; acho que diante de td o que ele passou, neste capitulo bonus Rafaela poderia lhe dar uma noticia surpresa surpreendente e tudo seria diferente para ele. Mas mais um vez afirmo que gosto do dessenrolar da historia de como se paixonam, não é akela coisa de amor a primeira vist, nunca mais posso viver sem vc... Rs tem todo um conflito e um confusão de sentimentos até q a verdade amadurece e os fazem perceber que se gostam.
Outra coisa que sai fora do contexto no final para quem não leu "Azul da cor do mar", são as cartas de Rafaela escritas para menino da mochila xadrez.
Por fim, até da pra ler este sem ler o 1°, mas minha recomendação seria lê-los respectivamente.

@biaentreleituras 20/02/2019

Quando Bernardo tinha quinze anos a situação em casa andava muito complicada, seus pais viviam brigando e o clima era tenso, então seus tios o convidaram para passar as férias em Iriri. Lá ele gostava de andar de bicicleta e estava sempre acompanhado de sua mochila xadrez. Certo dia ele se deparou com uma menina olhando pela janela e ficou curioso com ela, nunca chegou a conhecê-la ou saber qualquer coisa sobre ela, mas o que lhe intrigou foi o fato de a menina ter os olhos tão molhados.

Atualmente Bernardo trabalha como repórter investigativo no jornal Folha de Minas – o Jornal mais importante de Minas Gerais – e é o melhor da área. Ele é focado, não mede esforços para investigar um caso e conseguir uma matéria, faz de tudo para chegar à informação que deseja, no entanto, mesmo com tantas qualidades ele não consegue trabalhar bem em equipe, gosta de fazer as coisas do seu jeito e sem ninguém se metendo no seu trabalho.

O Bernardo se tornou desconfiado e fechado desse jeito devido a uma relação em seu passado que o feriu e tirou dele algo importante, deixando marcas eternas. Elle aprendeu a conviver com a dor de sua perda, mas nunca vai esquecer o que lhe aconteceu, o que lhe foi tirado. Antes de começar seu estágio no Folha de Minas, ele começou a namorar uma garota da faculdade, no começo foi ótimo, só que depois ela começou a manipulá-lo e a tirar sua liberdade.

Essa garota era perversa e vingativa, quando ele terminou o namoro ela tentou mais uma vez fazer seus joguinhos de manipulação e quando percebeu que realmente o havia perdido ela fez a única coisa que poderia fazer para feri-lo, sabia que assim o Bernardo se lembraria dela pelo resto da vida e sempre teria no coração uma parte destruída por ela. Desde então, Bernardo não se abre para novos relacionamentos.

Bernardo já está acostumado com a sua rotina e fica bem chateado quando é obrigado a ter uma estagiária gruda nele, por ordem do chefe, Rafaela deverá seguir Bernardo aonde ele for, precisará aprender com ele, Rafaela entrou no jornal com ótimas recomendações e estão todos otimistas, tirando Bernardo, claro, ele não quer ser baba de estagiária e começa a dificultar as coisas para ela. Rafaela não é de levar desaforo para casa, então não deixa que Bernardo tire proveito da situação e exige que ele faça seu trabalho direito, ensinando a ela e não apenas lhe dando tarefas sem importância.

Os dois não se dão bem, mas ambos reconhecem a competência um do outro. Bernardo demorou a ver o quanto a estagiária tem potencial e ao se dar conta disso tenta ajudá-la, mas ele não leva o menor jeito com isso e acaba passando para ela a impressão de que não a quer por perto ou que não gosta do trabalho dela. E o que os dois não sabem é que toda essa hostilidade que compartilham tem outro motivo, eles não entendem bem os seus sentimentos, mas a verdade é que eles mexem um com o outro e não estão sabendo lidar com as descobertas que estão fazendo.

*Resenha completa no link > https://goo.gl/Dr1eTc

site: http://vocedebemcomaleitura.blogspot.com.br/

Werllen.Rubio 28/12/2018

Uma volta a "Azul da cor do mar"
Essa história é muito legal, mostra o ponto de vista do Bernardo, no livro anterior quando a Rafa fazia a descrição dos acontecimentos e da reação de Bernardo me perguntava o q ele estava achando de toda aquela situação, e, esse livro responde a essa dúvida de maneira prazerosa.
A escrita da autora é ótima, conhecemos mais sobre a família de Bernardo, sua história de vida. Apesar de ser a mesma história contada sobre um outro ponto de vista, muitas outras coisas são acrescentadas.
A leitura foi ótimo

Julia 18/07/2018

A menina dos olhos molhados
É um romance , que te envolve na história , um livro perfeito para quem adora um clichê e um emoção !

Gabyh 22/05/2018

"No entanto tornei-me um sujeito desconfiado, pouco sociável e nem minimamente aberto a outros relacionamentos sérios."

A história de A Menina dos Olhos Molhados não é uma completa surpresa pra quem já leu o livro Azul da Cor do Mar da mesma autora, a diferença é que agora nós vemos a história pelo ponto de vista de Bernardo, o que arrasa o coração de muita gente, pode ter certeza.

Logo conhecemos Bernardo, um rapaz que sofreu bastante em seu passado - mas aprendeu bastante com isso também - talvez esse seja o motivo de ele ter se tornado um homem tão fechado, grosso e muitas vezes até rude, ele trabalha na editoria investigativa de um jornal bem importante de Minas Gerais, mas possui uma grande dificuldade de trabalhar em equipe o que não melhora muito quando ele passa a se tornar mentor da nova estagiária - não que ele tenha gostado disso, muito pelo contrário - o que faz com que a redação do jornal passe a ter um clima um pouco mais pesado todos os dias. Já Rafaela é jovem, bonita e completamente dedicada a fim de se tornar uma ótima profissional, mas também é uma completa desastrada.

O romance acontece de uma forma simples, com os dois descobrindo os sentimentos um pelo outro de uma forma inusitada, demorou um tempo para que os dois percebessem de fato o que sentiam, para Bernardo foi preciso perder para aprender a dar valor à companhia da estagiária.

A escrita da Marina é algo que me encanta já a muito tempo, então sou meio suspeita pra falar, afinal, esse livro só me fez ter mais vontade te ter inúmeros livros dela espalhados pela prateleira. O livro é rico em detalhes a respeito do dia a dia dos jornalistas, assim como a correria que é o trabalho desses profissionais, mostrando a cada página uma rotina diária repleta de ação.

Cris @cristinadaitx 11/04/2018

Livro maravilhoso
Problemas de família levam Bernardo a passar alguns dias com seus avós em uma praia. É um momento muito triste da sua vida, mas algo o distrai. A menina dos olhos molhados que ele vê através da vidraça. Essa visão o acompanhará durante muito tempo, até mesmo em seus sonhos.
O tempo passa e Bernardo usa sua inquietação para estudar e tentar ser um jornalista. Mas até consolidar sua carreira Bernardo ainda vai enfrentar um momento muito difícil. O conturbado romance com Valentina e a perda de um ser que ele nem chegou a conhecer, mas que se tornou seu maior amor. Arrasado, Bernardo se dedica totalmente ao trabalho, e encontra sua vocação nas reportagens investigativas. A adrenalina de estar sempre em busca do furo de reportagem dá a ele um novo ânimo, e ele se destaca e torna-se um excelente profissional.
Até que um dia, mesmo contrariado, fica responsável por Rafaela, a nova estagiária do jornal. E esse relacionamento não começa nada bem. Os desentendimentos são constantes. A estagiária, além de ser atrapalhada, o deixa muito irritado, e ele não consegue esconder sua insatisfação.
Mas o tempo vai passando e Rafaela vai se mostrando muito competente, e Bernardo vai abrandando seus sentimentos. Porém, quando algo muito ruim acontece a ela, é que ele se dá conta de que se preocupa, e sente sua falta e que nutre outros sentimentos por ela.
Mas esses sentimentos são abalados quando a menina dos olhos molhados, a visão de seus sonhos e a lembrança de sua infância, ressurgem. E Bernardo foge, sentindo-se acuado, pois não sabe como lidar com esse turbilhão de sentimentos. Ele não quer sofrer de novo.
Mas então já é tarde, e ele já está sofrendo, e não sabe mais como voltar atrás em suas decisões.
Além de toda essa história empolgante, emocionante e extremamente bonita, a autora consegue nos transportar para o mundo jornalístico real, fazendo referência a grandes acontecimentos nacionais que tiveram grande cobertura pela imprensa.

site: https://www.instagram.com/p/BhaQ5S_nCwT/?taken-by=cristinadaitx

Dri 07/04/2018

Bom pra distrair...
O livro é aquele clichê de sempre, mas pela sinopse a gente já sabe disso - por isso não criei muitas expectativas.

A escrita da autora é boa, te prende. O problema foi a idade e diálogos dos personagens, pareciam adolescentes e não dois jovens adultos, empregados e estudados. O drama do casal não foi nada convincente e interessante, foi bobo.

Indico o livro pra quem, assim como eu, adora um nacional contemporâneo e pra quem quer ler algo leve, rápido, só pra distrair.

Foi meu primeiro contato com a escritora e pretendo ler outro livro dela.
Ana Paula 23/07/2018minha estante
undefined

Luana Moraes 31/10/2017

Um clichê para se apaixonar
Sabe quando você ama muito um livro e não encontra palavras para descrever? É assim com este livro, na verdade, começa com o Azul da Cor do Mar da Marina que é a mesma história deste só que na visão da Rafaela, um romance clichê, daqueles chick lit bem leve e sem pretensão, mas que se torna apaixonante e encantador a cada capitulo lido. Eu me apaixonei pela narrativa da Marina Carvalho, que está leve e fluida, com diálogos bem pensados, bom espaço de tempo nos acontecimentos e um amor encantador.

Um romance que eu queria mais.

Clarissa (@proximaprimavera) 20/09/2017

Um de meus livros favoritos!
Bernardo é jornalista investigativo (amo) na Folha de Minas e é bem na dele e palhaço de um jeito que eu não suporto. Nem muito menos Rafaela, a nova estagiária da Folha que seria guiada por Bernardo com muita má vontade naquele mundo jornalistico que ela era bem nova. Bernardo então tem que arrastar Rafa para coletivas e entrevistas com um pessoal barra pesada no morro. É assim que ela pega bastante ódio do Bernardo e passa a considerar o estágio um mini inferno.

Tenho que confessar logo que gostei de cara por não ser tão clichê. Bernardo não abria mão de suas chatices e por mais que isso tenha sido realmente desgastante, fez o romance não parecer instantâneo. Me identifiquei muito a cada capítulo já que inicialmente o Bernardo até citou o carinha que mais ouvi falar nas últimas semanas: o tal Gutenberg. Cada capítulo também contém trechos do Código de Ética dos Jornalistas, e até mesmo notícias na íntegra, o que me fez procurar loucamente pelo lead. Sabe quando você se identifica tanto com o livro a ponto de desejar ser a mocinha não só pelo romance? Desejo que um dia eu possa ter a coragem, bravura e dedicação que Rafaela tinha na redação e aquela paciência de aguentar a pressão do parceiro, e também o bullying por ser "apenas" uma estagiária. Entre aspas, já que descobri com A Menina dos Olhos Molhados, que em uma redação, você pode ser estagiário, mas se você tem talento e mostrar que não tá ali porque é obrigado, consequentemente você vai chamar atenção como Rafaela chamou. Uma coisa que também percebi, creio que por estar adentrando na área, é que Rafaela era a única mulher na redação e sofria um assédiozinho por isso. É uma coisa que acontece bastante, infelizmente, e eu não sei se fico feliz ou triste que a autora Marina Carvalho mostrou a realidade. Acho que isso deixou o livro tão mais real, que cheguei a acordar pensando na rotina de Rafaela e desejá-la. Bernardo descrevia o amor que Rafaela sentia que acompanhava a menina até mesmo em fechamento de pauta bem depois do expediente. É assim que quero ser. Uma profissional que acima de tudo ama o que faz, sem se importar com a desvalorização da profissão. Nota mil pro livro, sim senhora.

site: http://www.proximaprimavera.com/2017/04/resenha-menina-dos-olhos-molhados.html

Vivi @mil_motivos_para_ler 06/09/2017

Mais um nacional
Mais um bom livro nacional! Já havia lido outros desta autora e gostado. Ao final dele senti falta de alguns esclarecimentos(não vou falar para evitar spoiler) e percebi que tem um livro a ser lido antes dele, Azul da cor do mar. Mesmo assim gostei da história e recomendo!
Vick 11/02/2018minha estante
Tem diferença do livro para outro?

Jeh 22/10/2019minha estante
Na verdade Vick, é o mesmo livro contatado pelo ponto de vista dos personagens este por Bernardo e o outro por Rafaela. Mas apesar dos dialogos entre os dois serem os mesmos é bem legal ver a perspectiva de cada um e conhece-los separadamente mais profundamente.

Galáxia de Ideias 02/09/2017

A Menina dos Olhos Molhados faz parte de uma dulogia, sendo continuação de Azul da Cor do Mar, não como uma história posterior, mas sim narrada da perspectiva de Bernardo e ao contrário da anterior, que é contada a partir da visão de Rafaela. Neste segundo livro a narração é alternada entre o passado e o presente, focando principalmente no atual, mas sem deixar de mostrar fragmentos do passado de Bernardo, trechos que contribuem de forma bastante positiva para a compreensão da história e nos permitem conhecer e entender melhor a personalidade de nosso protagonista.

Terminei a leitura de Azul da Cor do Mar e confesso que fiquei meio dividida entre ler e não ler A Menina dos Olhos Molhados. Não que eu não tenha gostado do primeiro livro, pelo contrário, me envolveu bastante. Entretanto, não é sempre que estamos afim de ler uma história onde já sabemos o que vai acontecer e conhecemos os fatos, ainda que ela seja contada de um ponto de vista diferente, não é? Eu não estava. Fiquei receosa de que a leitura se tornasse enjoativa e repetitiva. Porém, Marina, você sabe mesmo como surpreender, hein? Sim, eu me surpreendi. A temática é a mesma. Os cenários e personagens são todos iguaizinhos. Mas a autora soube incrementar o enredo, justamente com esta ideia de alternar entre o presente e passado do personagem narrador, coisa que não ocorre no livro antecessor, para que possamos, além de conhecer uma outra visão a respeito dos acontecimentos, saber fatos importantes da vida de Bernardo, que não teriam como ser mostrados pela visão de outra pessoa. Eu não esperava descobertas novas, mas foi o que encontrei.

A Menina dos Olhos Molhados é sim um livro que pode ser considerado clichê e água com açúcar. É romancezinho para ler em um fim de tarde curtindo o pôr do sol ou em madrugadas tristes com um pote de sorvete ou uma caixa de chocolates ao lado. Sim, é uma história bem mulherzinha mesmo. Mas eita leitura deliciosa, gente! Leve, divertida, ideal para relaxar e passar o tempo.

Quanto as personagens, tanto Bernardo quanto Rafaela me cativaram muito. Ele é o típico mocinho que mais se parece com o vilão e eu me apaixonei, claro. Em alguns momentos tive vontade de pegá-lo pela mão e dizer "ei, não seja tão babaca", mas em outros, na maioria deles, tive vontade de cuidar desse moço fofo ou não tão fofo assim, tipo como todas as mulheres da trama. Rafaela, por sua vez, também foi alguém a quem tive facilidade de me apegar. É uma garota comum e, talvez, por isso tenha sido tão especial. Admito que, a princípio, tive a impressão de que seria uma mocinha fresca e tudo mais. Mas não. Ela é delicada, gosta de fazer as unhas e estar sempre na moda. É baixinha e adora um salto alto, tem um ímã para desastres (me identifiquei) especialmente em relação a tombos e tropeços. Teimosa, invocada quando tem que ser e humilde. Além do ódio inicial e da paixão que passam a nutrir pouco a pouco um pelo outro, a outra grande semelhança entre Bernardo e Rafaela é que ambos possuem um coração gigante e isso fica visível. Inclusive, casal tapas e beijos, vocês ganharam mesmo um pedacinho do meu.

Preciso dizer que, como estudante de Jornalismo, A Menina dos Olhos Molhados também conquistou um lugarzinho especial dentro deste meu mundo literário, pela forma com que aborda a profissão, a área de jornalismo investigativo e o ambiente da redação que, como aluna, eu ouço tanto falar no dia a dia. A cada início de capítulo nos é dada uma frase curta a respeito de jornalismo, tratando de questões tanto teóricas quanto práticas. E, ao longo da leitura, eu percebi que já havia me deparado com a maioria daquelas frases ou com outras muito parecidas, durante as minhas aulas, o que particularmente para mim foi bem legal.

O único "ponto negativo" que pode incomodar algumas pessoas, mas não me incomodou em nenhum momento, é o fato de ser, como eu disse, um livro clichê. Previsível e não no sentido de falta de surpresas, porque ele também não peca neste aspecto, mas no sentido de que a gente já lê sabendo que encontrará um final feliz. É como bolo de mãe ou os almoços de domingo na casa da avó: a gente já conhece o sabor, mas isso não faz com que deixe de ser bom. Traz a sensação de um dia em casa, onde tudo é calmo, confortável e do jeitinho que a gente deixou. Mas quem não gosta de estar em casa um dia ou outro, não é?

*Resenha postada originalmente no blog Rillismo

site: http://www.rillismo.com/2017/08/resenha-menina-dos-olhos-molhados-por.html

Mari152 26/08/2017

Poderia ser melhor
Esse livro vai contar a história de Bernardo um jornalista de 25 anos e trabalha em um Jornal bastante conhecido e que tem que lidar com a presença de uma estagiária um pouco complicada de 21 anos que se chama Rafaela. Muitas brigas entre eles, e ao mesmo tempo Bernardo sente que seus sentimentos estão mudando em relação à Rafaela. Um livro que poderia ter sido melhor na minha opinião. Mais gostoso de ler com uma escrita boa!!!

Angel 28/07/2017

Amorzinho
A Menina dos Olhos Molhados foi um livro que me fez matar a saudade de personagens muito queridos!

Conta a mesma história de Azul da Cor do Mar, mas sob o ponto de vista de Bernardo, que é um jornalista excelente, porém individualista, mau humorado, que fica inconformado quando descobre que será orientador de Rafaela, uma estagiária bem esquentadinha e desastrada.

Os dois vivem em pé de guerra já que Bernardo faz questão de não cumprir seu papel como deveria, e ela por sua vez não deixa barato.
Só que por trás desse ódio todo se enconde uma atração e também admiração um pelo outro e que não para de crescer.

Em Azul da cor do Mar a história é contada pela Rafaela e já me deixou apaixonada pelo Bernardo, mas como aqui ele é quem conta tudo, a gente passa a entender as motivações dele.
Ele sofreu uma grande decepção no passado e se fechou depois disso.
Além disso temos Bernardo em seu dia a dia, reuniões com a família, seu cachorro Cid e como ele chegou onde está hoje, gostei de entrar na cabeça dele!

Quem ainda não leu Azul da Cor do Mar pode ler tranquilamente, porém aconselho a ler na ordem, e a história contada pela Rafa é maravilhosa!

Como eu amo o Bernardo, é claro que este livro foi um presente (e literalmente também, ganhei de amigo secreto, rs), e li super rápido, pois a história é uma delícia e a escrita da Marina é super fluída, quando percebi já tinha terminado!

"A Menina dos Olhos Molhados, penso. É a segunda vez na vida que encontro uma garota com esse tipo de olhar."

site: http://a-libri.blogspot.com.br/2017/03/resenha-menina-dos-olhos-molhados.html

Tracinhas 04/07/2017

por Juliana Arruda
A Menina dos Olhos Molhados é mais uma história da Marina Carvalho, também autora do tão aclamado livro Simplesmente Ana. Bem, antes de tudo, vocês devem saber que este livro tem ligação com o livro Azul da Cor do Mar, mas não se preocupem quanto à “sequência”, é possível ler os dois separadamente.

Então, diferente do que lemos em outras obras da autora, aqui nós vamos ter o ponto de vista de um personagem masculino: o Bernardo. Bernardo é um jornalista muito chato e excêntrico, que não gosta de trabalhar em equipe. Até que o seu chefe aparece com uma estagiária para que Bernardo a ensine sobre matérias investigativas, que é com o que ele trabalha.

Claro que Bernardo não gosta da situação. Ele não gosta de ter ninguém, na verdade. Percebemos o quanto ele é desconfiado e que não está nem aí com o ácido que destila em sua língua toda vez que fala alguma coisa. E não é diferente quando conhece Rafaela.

Uma estagiária atraente era tudo o que ele menos queria colado no seu pé, por isso sempre coloca algum obstáculo para que ela não o acompanhe em seu trabalho. De qualquer maneira, Rafaela não se deixa abater. Ela é firme e muito inteligente. Dificilmente sairia correndo na primeira enxurrada de provocações do Bernardo. E não é a toa que ela se mostra muito superior ao escrever uma matéria investigativa sobre um caso que aconteceu.

Bem, nem preciso dizer que depois de Rafaela mostrar o seu potencial, Bernardo passa a ser mais moderado com as suas palavras direcionadas à ela, certo? Além do mais, ele precisa entender o que se passa com ele, já que depois do último relacionamento que teve decidiu não confiar mais nas mulheres. Então, por que ele passa tanto tempo pensando na Rafaela? Ele não podia simplesmente estar se apaixonando por uma estagiária, não é mesmo?

O livro é um pouco cansativo. Teve momentos em que eu não me aguentava de tanta chatice do Bernardo. Se eu fosse a Rafa, tinha o mandado para o espaço. De qualquer maneira, A Menina dos Olhos Molhados não deixa de ser engraçado e romântico à sua maneira.

site: http://jatracei.com/post/162591240987/resenha-267-a-menina-dos-olhos-molhados

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6