Deuses americanos

Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

.Guilherme. 30/01/2023

Deuses Americanos - Resenha
Uma batalha do velho contra o novo...

Deuses Americanos nos traz uma narrativa bem filosófica, brinca com a ideia do que seriam os "velhos deuses" e os "novos deuses". Com os "novos" sendo representados ? em sua maioria ? pela tecnologia. E, realmente, isso faz muito sentido. Os povos antigos idolatravam a natureza, os trovões, os céus, o sol. Mas e nós? Já tentou pensar como gastamos nosso tempo hoje em dia? As coisas que consideramos valiosas atualmente? Redes sociais, televisão, shoppings... Tudo isso reflete a maneira como agregamos valor às coisas.
Deuses Americanos mostra como nós, na verdade, não paramos de idolotrar objetos e costumes, como ainda tornamos coisas banais em coisas extremamente valiosas.

Neil Gaiman, sem dúvidas, traz nesse livro uma jornada épica de Shadow e nos leva junto para entendermos e questionarmos a atualidade, comparando-a com a antiguidade. E é aí que nos perguntamos: Será mesmo que deixamos de pensar como nossos ancestrais...?

Eduardo.Oliveira 01/04/2021

MARAVILHOSO
Esplêndido, um dos melhores livros que já li, se não o melhor.

Eu ouso chamar de clássico contemporâneo

Amei a escrita do Neil gaiman e com certeza vou ler mais livros dele.

Draculina 02/08/2022

O livro é bom e criativo, mas confesso que achei um tanto confuso e muita informações sobre mitologias. Destaco que achei bem interessante a parte dos trocadilhos.

Yas 19/12/2020

[...] você é a porra de um manuscrito iluminista, escrito em gótico, com capa de couro preta. Não poderia se transformar em hipertexto nem se quisesse.

Aline Mnz 10/09/2023

Excelente, muito envolvente.
Para quem assistiu a série vai perceber que na série a história de alguns personagens foi desenvolvida de uma forma melhor, mas em relação aos personagens principais é nota 1000

Fernando.Francisco 15/05/2021

Baita criação de mitologia!
Além do conflito trazido na sinopse nos envolvemos com uma jornada inesperada, de personagens interessantes e misteriosos. Tu sabes, de alguma forma percebes, será passado para trás, ainda assim nem vê chegando, toma umas rasteiras narrativas bonitas. Se não conheces os mitos envolvidos terá vontade de ir correndo conhecer, se já conheces explodirá a cabeça com a forma que serão apresentados. O livro em sí tem uma barriguinha no meio, mas no fim vale a pena.

Gley 28/03/2013

Supervalorizado ao extremo.
Sempre ouvi falar muito de como Neil Gaiman saiu com vitória de roteirista de quadrinhos para romancista, mas nunca tinha lido nenhum livro dele. Já havia visto alguns filmes (o ótimo "Coraline" e o mediano "Stardust") e acompanhei Sandman por várias edições, cujo universo considerava muito curioso e instigante (talvez não tanto quanto se diz por aí, mas ainda assim bom).

Esse ano finalmente resolvi abrir um espaço na minha agenda para ler o que muitos defendem ser sua obra-prima, "Deuses Americanos", e fui negativamente surpreendido por uma história pouco amarrada, mal escrita, com personagens rasos e, pra completar, previsível. A minha impressão foi que Gaiman se empolgou tanto com o conceito dos "deuses modernos" que esqueceu de desenvolver uma história à altura da idéia.

Shadow, o ex-presidiário protagonista, tem uma personalidade tão genérica que torna-se difícil para o leitor torcer por ele ou sequer odiá-lo. É o tempo inteiro levado pelos acontecimentos e movido por motivações que não se justificam, se envolvendo com personagens que não fazem sentido e cuja presença não parece ser necessária senão como um "plot device" para fazer o enredo seguir para o o autor precisa que siga.

Enfim, o baque foi tão grande pra mim que vou dar um tempo antes de tentar ler algum outro romance de Neil Gaiman. E vou também parar de ouvir as recomendações de certos amigos sobre livros.
Alex BS 23/06/2013minha estante
Estou começando a ler agora, mas de outras obras de Neil Gaiman eu recomendo fortemente o livro de Stardust. É sensacional. E caso não tenha lido, dê uma chance para Sandman, essa sim é a obra-prima dele.

pablo.meirelesd 29/04/2016minha estante
Belas maldições é legal.

Marli.Ramires 05/03/2020minha estante
Não é mesmo? Decepcionante.
Acho que vários autores são superestimados mesmo. Lendo esse eu fiquei imaginando o que ele fuma antes de escrever. Estou lendo ainda mas está concorrendo à lista dos abandonados.

Carol 04/07/2023

Deuses Americanos
Eu sempre volto para Gaiman quanto eu tenho alguma ressaca literária e foi o que aconteceu quando eu comecei a ler essa HQ, tudo aqui é super fiel ao livro original, a história continua incrível e maravilhosa, Sr. Wednesday continua super poderoso e um pouco debochado e o maior adendo que essa a HQ poderia nós dar é a criação autentica de um mundo criado por Gaiman. As cores e as artes dessa HQ são impecáveis, é um estilo que eu acho que colabora muito com o livro. Leiam deuses americanos de qualquer forma, mas leiam ♡

Gustavo | @guh_santtoos 14/04/2021

Deuses são reais, se acredita ser...
?Todo mundo faz as mesmas coisas. As pessoas até podem achar seus pecados originais, mas, na maioria das vezes, são só atos mesquinhos e repetitivos."

Se fosse para resumir essa obra em apenas uma palavra, diria: DIVINA

Minha primeira experiência com Gaiman não poderia ter sido diferente.

Só a idéia de ?Entidades antigas que ficaram sem emprego e vieram tentar a vida na America." já é por si Genial.

Os imigrantes que chegaram aos EUA levaram consigo suas crenças e conforme elas foram desaparecendo, o poder destas criaturas foram diminuindo. Esta situação causou o surgimento de Novos Deuses que refletem as obsessões da população Norte Americana e entre eles estão a Mídia, a tecnologia e as drogas.

A Escrita de Gaiman é fluida demais, para vocês terem noção, enquanto estava lendo me senti como se estivesse no banco de trás do carro, só escutando Shadow e Wednesday.

Esse livro é absurdo de bom, cada detalhe, cada descrição.

Assim que terminei o livro me veio aquela sensação de satisfação, e logo em seguida o pensamento ?Eu gostaria de ter escrito essa obra."

haru 01/04/2020

Fantástico
Um livro excelente, com diversos plot twists que lhe fazem ficar de boca aberta.
Um conhecimento prévio de mitologia e sobre a geografia dos Estados Unidos ajudam, mas parece ser impossível pegar todas as referências e jogadas numa única leitura.
isra 10/04/2020minha estante
que fofo, haru. o que vc mais gostou? vc gosta de alguma coisa em especial no neil gaiman?
eu ganhei um livro dele muitos anos atrás mas nunca consegui ler muito :/ se chama alerta de risco

haru 11/04/2020minha estante
Amigo!! Eu amei os plot twists!!! Nossa, é algo que te deixa desnorteado, você não vê chegando, e muito bem escrito. Pra ser sincera, eu gosto muito *DO* Neil gaiman, como pessoa mesmo, e agora que comecei a ler os livros dele. Ele tem um imaginário de outro mundo! A leitura eu achei um pouco complicada porque é MUITA referência, é super bacana quando você entende, mas o próprio tradutor comenta sobre a dificuldade de trazer todas a tona. Eu encontrei a mesma coisa em Good Omens também.

Fellipe.Henrique 03/06/2020

História bem envolvente
Livro bem escrito com personagens bem elaborados, ao meu ver alguns deuses foram mal aproveitados na história.

LaAs183 10/03/2021

"Religiões são lugares para ficar, olhar e agir, pontos vantajosos a partir dos quais se observa o mundo."

Vitória L 03/09/2020

Eu não me apaixonei muito pela história e nem pelos personagens então foi uma leitura beeem arrastada. Foi um livro que não me marcou, bem "água".

Ley 07/05/2020

Uma viagem cheia de seres mitológicas
A América é uma mistura de vários povos, com diversas culturas. Deuses Americanos nos ensina que não foram somente povos diferentes com culturas diferentes que chegaram na América. Junto dessas culturas houveram deuses, os quais as pessoas adoravam e hoje aparentemente... Esqueceram.

Antigamente, adorar deuses era algo especial, adorar determinado deus fazia parte instrínsecamente de quem você era e dizia muito sobre você. Esse costume mudou bastante. Mas e quanto aos deuses que ainda precisam ser lembrados para se tornarem vivos?

Deuses Americanos é uma viagem, e uma renovação aos costumes religiosos da América. Mais precisamente, ele tenta reavivar os deuses trazidos para cá, nos mostrando uma história em que todos ainda estão vivos. Ele nos mostra, acima de tudo que, assim como os povos, os deuses americanos também são estrangeiros.

Neil Gaiman tem uma vasta criatividade para nomes de personagens, e o protagonista de chama Shadow. Ele foi preso, mas irá sair da prisão em poucos dias. Sua saída é adiantada ao saber que sua esposa morreu. Shadow é um rapaz alto e todos o perguntam se por acaso tem alguma ascendência indígena.

Durante o trajeto para o funeral da esposa, ele é interceptado por um cara que o oferece uma vaga de emprego de segurança pessoal. A proposta é inusitada, principalmente vindo de um estranho. O estranho continua sendo um tanto misterioso, mas aí o livro já nos mostra um pouco da magia que era esperada.

Ler algo do Gaiman que não conter algo sobrenatural e mágico, não é a mesma coisa. Já é natural ver algo assim em seus livros, e já me sinto em casa quando encontro. Shadow também não é isento de mistérios. A princípio nem ao menos sabemos o motivo de sua prisão ou sobre suas raízes.

Então o leitor fica com uma leve dúvida sobre o motivo de Shadow, dentre tantos outros, ser contratado por uma pessoa misteriosa. Após ser contratado, ambos viajam em busca de algo que nem mesmo é dito ao leitor de início. Mas já podemos ver um vislumbre de deuses aqui e ali.

Eles são mostrados como serem mais humanizados e por sua vez, mais velhos. Os deuses, ao serem levados a América e continuamente serem esquecidos, permaneceram por lá, mas sem qualquer crédito por parte dos humanos. Eles perderam credibilidade e não são reconhecidos.

Essa é uma mensagem extremamente patriota e bonita. A obra não conseguiu me tocar tanto, pelo fato de ser algo mais relacionado à cultura dos EUA. Essa mistura de deuses e cultura foi o que transformou o lugar no que é hoje. A viagem que os personagens fazem, serve também para nos mostrar vários lugares dos EUA. Como disse, é um livro sobre valorização de raízes e patriotismo.

A obra deixa ainda ressalta que hoje temos outras espécies de deuses, que adoramos imperceptivelmente mas que são frutos da tecnologia e da nossa atualidade.

site: https://www.imersaoliteraria.com.br/2019/12/resenha-deuses-americanos.html

Sindu 09/02/2022

Bom, dentro dos últimos livros do Neil, esse foi o que eu me senti mais perdido. A trama é boa, os personagens são bem desenhados e tem características próprias. Apesar disso de tudo, muitas coisas ficam em aberto, como a origem do poder de Shadow e de onde ele vem. A representação dos novos deuses e velhos é muito boa, mas o final foi um pouco frustrante, pois gira em cima de um plot twist de qualidade, porem sem muito desenvolvimento. Não é um livro ruim, pelo contrário é bem cativante, mas esperava mais por ser do Neil.