Deuses americanos

Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Douglas Hinckel 05/05/2020

@dhinckel
Terminei Deuses Americanos, meu quarto livro da quarentena, e eu ainda to muito em êxtase do qual maravilhoso é essa obra do @neilhimself . Shadow é o personagem principal do livro, um homem grande que está prestes a sair da prisão e reencontrar sua esposa após 3 anos. Shadow acaba trabalhando para um misterioso homem velho autodenominado Wednesday. Seu trabalho inclui dirigir, pegar algumas coisas e acompanhar Wednesday nos seus encontros com deuses das diversas mitologias.

É um livro com muitas páginas, muito enredo, muita coisa acontecendo, mas nem um pouco denso e cansativo. Eu ia lendo naturalmente e ia submergindo na aventura e nas complexidades dos personagens da trama. E falando em trama, é o tipo de percurso que eu ia aprendendo a cada página sobre ancestralidade, religiões, tradição e cultura de povos da antiguidade e contemporaneidade. O autor, como ele mesmo conta nas páginas extras do inicio e final do livro, fez um trabalho muito incrível de pesquisa sobre o tema de deuses e culturas de lugares do mundo, tendo como resultado as vitórias de prêmios de literatura consagradíssimos como o Prêmio Hugo, Nebula, Locus e Bran Stoker.

Gaiman escreve de forma simples mas bastante sofisticada. Tem lugar para humor, suspense e ação. Em Deuses Americanos a narrativa não tem pressa pra contar a história, passando páginas e páginas. Com certeza irei ler novamente esse livro umas duas ou mais vezes na minha vida, é uma leitura que vale a pena retornar e aprender como se fosse a primeira vez.

Ta procurando um livro massa pra ler? Ta ai um que não vai te decepcionar.
Gui Paschoalini 29/05/2020minha estante
Não entendi duas coisas:
- porque a casa das Nornas, ao lado da árvore Yggdrasil ficou em ruínas.
- como Shadow entregou as flores para Sam sem ela perceber.
XD

Leoterário 26/10/2020

Acredito que não seja um livro para qualquer um.
Entrei cheio de expectativas por conta das inúmeras recomendações, mas sinceramente não me agradou muito, esperava bem mais.
Achei Deuses Americanos muito arrastado e confuso. Pensei que não fosse terminar nunca (fiquei entediado). Não sei se foi o momento errado, se me faltou maturidade literária ou outra coisa. Só sei que foi uma leitura muito travada para chegar ao final, que apesar de tudo é muito bom. No final muitas dúvidas são esclarecidas, entretanto o caminho a percorrer será longo e cansativo. Sinto que deixei escapar alguma coisa e terei que reler novamente, mas não será tão cedo.
JJr. 27/10/2020minha estante
Tem a série que esta na segunda temporada no Amazon, talvez esclareça algumas duvidas! ?

Leoterário 27/10/2020minha estante
Muito obrigado. Vou assistir. Já faz um tempo que estou adiando. Queria ler o livro primeiro.

JJr. 27/10/2020minha estante
Pois é a série demora muito pra concluir qnd terminar esse q estou lendo vou começar o "deuses americanos" ?

Eloisa166 17/04/2021

Prosa boa
Eu comprei o livro ano passado. Já havia tentado ler há quatro anos atrás, e na época não tinha lido nenhum livro do Gaiman. Provavelmente também o PDF estava desorganizado, porque eu tinha achado a narrativa confusa. Dessa vez, li o livro em duas tardes. A história tem varias histórias dentro. Mas essas histórias dentro explicam a narrativa principal ou dão gancho para o desenvolvimento do livro. Até o momento, meu livro favorito do Gaiman.

Trícia 04/04/2020

A origem de uma nação
Um vislumbre maravilhoso sobre a construção de um nação feita por povos de todos os lugares do mundo e os deuses que vieram com eles.

sr. felix 14/03/2022

Qual o seu deus?
Deuses Americanos é considerada a "magnum opus" do escritor britânico Neil Gaiman. A obra foi inicialmente concebida como livro, depois conduzida a adaptação cinematográfica em série, pela Amazon, e por fim ganhou o formato dos quadrinhos. E é especialmente deste último que falo.

Neste primeiro volume da HQ, intitulado Sombras, os deuses antigos, aparentemente sob o comando do velho Wednesday (Odin), estão desesperados e prestes a deixar de existir. Por quê? Bom, simplesmente pelo fato de que foram substituídos. Pois se um deus subsiste pela fé dos seus fiéis, quando abandonado o que lhe resta é a aniquilação. Aqui, enfrentando os sentimentos tão particularmente humano chamados angústia e desespero, os deuses decidem travar um conflito com sua nova concorrência: os novos deuses.

Enquanto os antigos adoravam o deus da chuva, o deus do trovão, o deus da colheita, o deus do sol e o deus de qualquer coisa que fosse necessária a vida humana, hoje, em tempos hodiernos, as pessoas adoram o deus do sexo, o deus do dinheiro, o deus da tecnologia, o deus da estética, em suma: o panteão dos deuses que promovem prazer e distração.

Na história, Shadow Moon, um ex-presidiário, é comissionado por Wednesday a fazer parte da empreitada tragicômica dos deuses inveterados. Sem expectativa pro futuro, tudo o que lhe resta fora das grades é Laura, sua mulher. Mas não demora muito até Shadow descobrir que ela morreu tragicamente num acidente. Logo, sem rumo e desamparado, ele decide aceitar a proposta ainda indefinida de Wednesday. A partir de então, sonhos e realidade se fundem, deuses e criaturas mitológicas do passado vagueiam pelas cidades modernas buscando mancomunar-se, e até o fim deste primeiro volume a batalha não acontece.

A bem da verdade, o interessante de fato neste trabalho não é sua história, mas sua proposição. A premissa da obra é profunda e indissociavelmente teológica. A ideia é a seguinte: tudo aquilo que é adorado acaba se tornando uma divindade. E, desta forma, como "coisas" tornam-se deuses, gastar tempo com eles é o equivalente a adorá-los. Tempo, aqui, é sacrifício.

Depositar nosso afeto, nosso amor, nosso desejo e nossa esperança, consciente ou inconscientemente, tornou-se uma nova metodologia de holocausto. Se a obsoleta forma de oferendar dava-se pela imolação de animais ou alimentos ? quando não de filhos ?, agora nós, seres pós-modernos, apresentamos nosso tempo e nossa afeição diante dos altares secularizados.

Tendo isto em vista, posso livremente inquerir: qual o seu deus?
Maymay10 15/03/2022minha estante
Oi, moço! Que resenha maravilhosaaaaa! Fiquei com muita vontade de ler!

sr. felix 15/03/2022minha estante
Olá, flor! Que bom que gostou! Aproveita que tá barato e corre pra Amazon kkkkkkk

Augusto 13/07/2023

História muito boa. Gostei muito da quantidade de mitologias que acabou inserindo (mesmo que não tenha se aprofundado).

Joyce Adrielle 26/10/2022

Cansativo
Não vou mentir sobre ter lido completamente o livro, porque não li. Achei extremamente cansativo, com capítulos enormes e diálogos que me trouxeram fortes dores de cabeça.

É uma história confusa, que mistura diversos deuses de diversas religiões. Eu não sei mais o que comentar. Acredito que não é meu tipo de livro.
Abelita.Azevedo 27/10/2022minha estante
Eu gostei tanto desse livro!

Joyce Adrielle 30/10/2022minha estante
Rapaz, eu penso que não estou no momento para essa leitura. Minha primeira experiência com o autor

Abelita.Azevedo 04/11/2022minha estante
Puts! Isso acontece de verdade! Aconteceu comigo a uns anos com um livro do King
Li em outro momento e ele se tornou meu autor predileto!

Cesar Garcia 04/09/2022

Um livro arrastado
O livro tem uma boa premissa, mas é muito arrastado, praticamente nada acontece e você fica lendo capítulos infinitos que não levam a lugar algum.
Esperava mais.

Tathy 13/08/2022

Interessantíssimo
Imagine se os deuses andassem entre nós? Imagine a mídia, a TV, a internet ou as redes sociais sendo deuses?
Parece louco? Em cada casa há um "altar" dedicado à televisão. A internet e as redes sociais estão na palma de nossas mãos 24 horas por dia. Seriam esses deuses modernos, que em vez de exigirem sacrifícios de animais, oferendas, velas ou incensos, exigem o sacrifício de nossas horas, de nossos relacionamentos ou de nossos momentos sociais?
Neil Gaiman traz essa reflexão, na forma de uma história fantástica e emocionante.

yasmim 23/09/2022

achei cansativo, é a primeira vez que sinto isso com algum livro do neil, eu travei em algumas partes, parecia que não ia sair do lugar mas continuei.
a história é muito boa e to feliz por ter lido, mas o processo de leitura me quebrou.
xandodemaca 26/09/2022minha estante
eu queria ler a versão em quadrinhos

yasmim 27/09/2022minha estante
eu também!!!

esteves.scream 25/02/2020

Apenas outra indicação
Mais um ótimo trabalho do autor.

Débora 30/09/2022

Deuses Americanos
Levei quase 2 meses lendo, não lembro de muita coisa, em algumas partes eu fiquei confusa e o cara (Shadow) parecia mais uma pedra o livro todinho, se mexe rapaz! Maaass eu até que gostei de ler, um dia vou tentar de novo com mais vontade e paciência

comentarisa 17/03/2021

Em busca do Vol. 2 em PT-BR
Interessante e imersivo (ao universo)
Ilustrações belíssimas que mudam de estilo conforme a história ou propósito

Giovanna 01/03/2020

Gostei muito
Li por ter assistido a série, claramente já são quase 20 anos desde a primeira edição, a série é repaginada o livro não. Os Deuses novos já não são mais tão novos, mas a obra continua atual o final me foi inesperado quanto à revelação de uns dos personagens, a mitologia por trás da obra é explorada de uma forma muito boa e a personalidade dos deuses antigos também, acredito que a série deu a oportunidade que autor precisava para explorar melhor alguns personagens como Mad e Laura, o que não ocorre no livro tão profundamente.

Marcos de Mello 09/02/2021

Eita que esse plot twist eu não esperava mesmo.
Gosto muito de histórias que envolvem mitologias.
Ainda mais quando se mesclam em nossos tempos atuais.
O desenrolar não é o esperado. E isso é muito bom.