Deuses americanos

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Matheus Cunha 05/04/2021

Livro muito interessante. Trata-se de uma premissa muito boa, de uma estrutura geral muito bem pensada e de um encadeamento bem cinematográfico. É muito notável o cuidado do autor com as pesquisas empreendidas, sejam da geografia, sejam da mitologia universal.
Confesso que as histórias paralelas - os "interlúdios" ou as "vindas para América" - foram o melhor do livro todo, talvez por fugir um pouco dessa escrita "cinematográfica", talvez pela forma breve e potente de um conto. Da mesma forma, os capítulos que nos apresentaram às paisagens não tão conhecidas dos EUA, assim como as longas cenas de sonho, foram partes deliciosas. O final do enredo parece retirado de algum filme pseudo-intelectual dos anos 00, mas o epílogo é ótimo!
Foi uma experiência de leitura que me fez enfrentar certos preconceitos para que, no fim, destruísse alguns deles - e confirmasse outra grande parcela. Vale a pena ler: é uma bela e bem contada história, só não possui a densidade narrativa que o autor espera que ela tenha. (Quem sabe uma edição que contivesse apenas os pequenos interlúdios ganhasse mais meu coração).

Giovanna Coimbra 18/04/2020

Muita força de vontade!
Deuses americanos com certeza é o primeiro livro que eu leio na raça! Ele é o primeiro livro do ano do meu clube de leitura (da minha faculdade) e é o livro em que eu mais precisei me esforçar pra ler! Eu sentava para ler e enquanto não lia x páginas eu não parava! Teve momentos de comer 100 páginas tranquilamente e teve momentos de querer arrancar 100 páginas pra ver se acabava logo!
O que eu posso dizer? Valeu muito a pena! Leria de novo? Nunca! Hahahahaha

O personagem principal não te gera nenhuma empatia ou identificação. Se o shadow morresse eu com certeza iria só pensar... Ok! Acho que faz muito jus ao apelido, é isso, uma verdadeira sombra!

No geral, que forma incrível para se abordar temas tão relevantes quanto preconceito, principalmente religioso, e se falar sobre a origem das coisas!

Enfim, mesmo com toda a dificuldade, vale muito a pena ler!

LP_Chaun 13/04/2020

O melhor de dois mundos.
Neil Gaiman é um dos poucos autores que conseguem a proeza de unir o cult ao pop.
Deuses Americanos possuem uma boa dose de humor ácido ao mesmo tempo em que tem fortes bases filosóficas e linguísticas (se entende melhor essa última parte se levar em consideração o inglês) que desenvolvem o fantástico de maneira impensável.
Trabalho de gente grande que mostra as possibilidades do entretenimento em um tema que até então era menosprezado, a fantasia.
Não somente uma obra prima, mas um épico que defende todo um universo injustiçado.

Andreza 25/10/2020

O livro é ótimo já que proporcionou muitas emoções durante sua leitura. Entretanto a narrativa não é linear e por possuir múltiplas histórias a partir de uma, confesso que me perdi várias vezes em nomes, em temporalidade, em ideias. Sinto que essa organização não foi empecilho para que pudesse compreender diversas situações, mas acredito que para que compreenda melhor todo o enredo terei que ler uma segunda vez.

andreiaflores 27/10/2022

Jogue com o inimigo como se vc fosse se juntar a ele. Para que no final vc alcance seu objetivo. Só eu que acho que o escritor junta personagens do cristianismo?

Kezices 01/10/2020

Adorei "Deuses Americanos", de Neil Gaiman! A abordagem narrativa é genial - no livro os deuses nascem e sobrevivem a partir das nossas mentes, nós os criamos e eles dependem das crenças humanas para sobreviver e por isso eles se materializam de acordo com o que esperamos, sejam os deuses velhos sejam os novos (como mídia, tecnologias, etc). Os mitos estão entrelaçados a visão de sociedade e de mundo, desejos e crenças das pessoas, que estão em constante mudanças, daí a necessidade do surgimento de novos símbolos.

Ao usar esse conceito de construção dos mitos o livro também lança um olhar sobre a formação da sociedade (e apesar da ambientação ser nos EUA, as reflexões e críticas aplicam-se para esse modelo atual de sociedade em que estamos).

A contextualização que Gaiman faz é excelente, nenhum elemento criado na obra é desperdiçado. É um universo muito rico e cheio de possibilidades. Gosto muito também do estilo de escrita do autor.

O uso de referências à mitologias de vários povos é muito interessante. Durante ou após a leitura vale a pena pesquisar sobre os deuses e elementos citados. Sem dúvida, o trabalho de pesquisa para o livro foi primoroso.

Para quem for ler o livro pela primeira vez, recomendo não ir atrás de spoilers para poder embarcar na estrada junto com as personagens.

Livro excelente, certamente quero reler (e já coloquei "Os Filhos de Anansi" na minha lista de próximas leituras).

Cozzolindo 23/04/2020

Sem palavras para este livro
Deuses americanos é uma homenagem a todas as crenças e mitologias que existiram aqui nas Américas, uma leitura recomendadíssima para quem se interessa ou gosta do assunto.
Através de diálogos muito bem pensados, Neil Gaiman constrói personagens magníficos (daqueles que tu sente uma dor no coração quando precisa se despedir) e desenvolve a narrativa de maneira exemplar, onde aos poucos o universo e a trama do livro vão se encaixando e completando, criando uma das melhores fantasias que li este ano (até o momento).

Jessyka.Bernardone 03/05/2020

Aquele tipo de livro que te teletransporta
Sabe aquele livro que você não precisa prestar atenção no que está lendo? É este!

Por ter um texto fluido e envolvente, você liga o automático e fica livre para se transportar direto para o mundo de Deuses Americanos. Eu sinceramente não me vi lendo o texto, só me vi dentro da história.

Tudo bem amarrado e construído. É o tipo de livro para ler associado a alguma outra leitura mais densa, complexa, para ajudar a equilibrar. Pelo menos gosto de fazer isso!

Boa leitura!!

Leoterário 26/10/2020

Acredito que não seja um livro para qualquer um.
Entrei cheio de expectativas por conta das inúmeras recomendações, mas sinceramente não me agradou muito, esperava bem mais.
Achei Deuses Americanos muito arrastado e confuso. Pensei que não fosse terminar nunca (fiquei entediado). Não sei se foi o momento errado, se me faltou maturidade literária ou outra coisa. Só sei que foi uma leitura muito travada para chegar ao final, que apesar de tudo é muito bom. No final muitas dúvidas são esclarecidas, entretanto o caminho a percorrer será longo e cansativo. Sinto que deixei escapar alguma coisa e terei que reler novamente, mas não será tão cedo.
JJr. 27/10/2020minha estante
Tem a série que esta na segunda temporada no Amazon, talvez esclareça algumas duvidas! ?

Leoterário 27/10/2020minha estante
Muito obrigado. Vou assistir. Já faz um tempo que estou adiando. Queria ler o livro primeiro.

JJr. 27/10/2020minha estante
Pois é a série demora muito pra concluir qnd terminar esse q estou lendo vou começar o "deuses americanos" ?

Mari Siqueira 20/05/2020

Mais que uma fantasia brilhante, Deuses Americanos é uma análise e uma homenagem de Neil Gaiman aos Estados Unidos e ao seu processo de formação. Literatura rica e cheia de referências, é um livro denso, repleto de metáforas e personagens que representam deuses de antigas religiões, é, portanto, importante conhecê-los para compreender a obra por completo.

A trama, que se passa nos tempos atuais, mostra como "sobrevivem" os deuses da antiguidade nos Estados Unidos. Deuses esses que foram levados por imigrantes, escravos e colonizadores e que representavam grande parte da cultura desses povos. O país é fruto de um conjunto de crenças diversas que se adaptaram e formaram o que a "América" é hoje - pensamento, crenças e valores.

Os deuses antigos estão se preparando para uma grande guerra contra os deuses modernos que querem exterminá-los. Entre os deuses da modernidade temos a mídia, a televisão, o tecnologia, as construções, entre outras coisas que veneramos nos tempos atuais. Em uma passagem genial, Neil Gaiman descreve como as famílias se reúnem todas as noites em torno do aparelho de televisão como se fosse um ritual sagrado, de fato é.

O protagonista Shadow é um homem que acabou de sair da cadeia e vê a sua vida desmoronar completamente quando descobre que não tem mais nada o esperando do lado de fora. Sua esposa morreu num trágico acidente de carro e enquanto volta para sua cidade natal, é abordado por um estranho que parece saber muito sobre ele. Enquanto tenta compreender o que está acontecendo, Shadow se prepara para uma grande tempestade que vem sendo anunciada. Essa mudança no tempo vem representando uma verdadeira mudança no pensamento de um povo, a guerra entre o velho e o novo.

Uma guerra sempre trás grandes consequências, mas a maior delas é que o perdedor será esquecido, eliminado como se nunca tivesse existido. Assim acontece há tantos milênios em tantos lugares, por conta das muitas colonizações. A cultura, crenças e valores de um país são apagados e substituídos pelos do "vencedor". Ao final, todos nós já nascemos perdendo toda a cultura que nunca vamos conhecer e que foi apagada antes da nossa existência. Deuses Americanos fala da constante luta que envolve os Estados Unidos, uma luta pela supremacia, onde apenas os mais fortes triunfam.

site: http://instagram.com/sobreamorelivros

Luna 13/07/2020

Uma abordagem diferente
Pra um tema nem tão diferente assim... Quem cresceu cantando junto com as musas de Hércules e leu (mais de uma vez) a saga do Percy Jackson sabe que os deuses podem ser bem pouco divinos.

Porém, todo o mistério em torno do Shadow me prendeu com força ao livro. Porém, e aqui estou falando somente da narrativa do protagonista, o suspense em si é melhor do que a revelação. ¯\_(?)_/¯ Com os outros personagens eu não tive esse sentimento.

Um excelente livro sobre adaptação e mitologia.

Achei impressionante, da minha parte, chegar tão longe sem spoilers! E agora posso começar a série em paz de espírito.

Danny 25/04/2021

Shadow é um ex-presidiário que mal pode esperar pelo dia de sua liberdade, voltar ao mundo, para os braços de sua bela esposa e trabalhar com seu melhor amigo. Mas uma tempestade chega no dia de sua soltura e vira seu mundo de cabeça para baixo e ele recebe uma proposta de trabalho de um homem esquisito e misterioso e ele aceita e acaba viajando o pais e vivendo situações bem estranhas e conhecendo deuses no caminho e então se ver no meio de uma guerra entre deuses.
Eu adore a Ideia do Neil, a forma que ele usou o fato dos EUA ser uma pais formado de imigrante e como eles trouxeram seus deuses e ali eles ficaram até a margem do esquecimento. Entre a viagens de shadow vamos conhecendo um pouco dos EUA e desses deuses esquecidos. E esses Deuses para sobreviverem terão que lutar contra os deuses atuais, da tecnologia e afins.
Eu achei o livro muito longo e eu me vi varias vezes durante a leitura perdida viajando e desconectada com a leitura. O livro tem uma ótima premissa e bom desfecho, mas pecou em me deixar presa na historia.

Wender.Carlos 15/03/2023

Deuses Americanos
Como começar a descrever uma das melhores obras literárias do qual já tive a oportunidade de ler. Um livro que possui emoção, aventuras e mistérios, algo a mais que a torna tão marcante.

Histórias que são contadas sobre os velhos deuses e como vieram parar na america se tornam tão reais, novos deuses sendo apresentado que se aplicam totalmente ao cotidiano. E o melhor coisa de todas eles possuem sentimentos, são gananciosos, o medo é algo real e a morte pode chegar a qualquer momento.

A viagem por toda a america torna-se algo apaixonante, conhecemos pessoas de todos os jeitos e de vários lugares e épocas. Li este livro sem total conhecimento sobre os deuses apresentados conhecia eles por cima um ou outro mas não me sentia deslocado, o protagonista também conhece junto conosco vários deles e também possui curiosidades.

A trama se desenrola de forma fluida e se fecha de forma sensacional, aqui temos frases, contextos e metáforas que levarei por um longo tempo. Personagens cativantes e mágicos que nos fazem entender tudo o que estão passando.

A vida é algo que deve ser aproveitada, não importa quanto tempo viveu ou quanto lhe resta, e a questão que fica porque não comer os morangos ? Talvez porque não tenhamos prestado atenção neles.

Wagner.Altafin 29/07/2020

Que viagem gostosa
Ler esse livro é passear pela cultura cotidiano das pessoas comuns dos Estados Unidos nos anos 90, mas ainda assim ver a profundidade dos pequenos ato, dos afazeres e das relações entre as pessoas, seus valores e formações das culturas. Creio que isso foi muito bem explorado para elaborar o que eram os velhos e os novos deuses.

umbookaholic 26/05/2019

Uma aventura feita de altos e baixos
Comecei a ler o Deuses bem animado. Eu e meu amigo Filipe estávamos LOUCOS, ENSANDECIDOS por esse livro. Já adianto nesse post que, de longe, a melhor coisa disso tudo é a caça às referências. Deuses disfarçados pelo EUA afora, em corpos humanos, com outros nomes. Isso é bem legal, não?

O trem começou a descarrilhar quando eu percebi que o Shadow é, provavelmente, o protagonista mais insosso que eu já tive o (desprazer) de ler. O cara saiu da cadeia, a vida dele virou de cabeça pra baixo, pessoas voltaram dos mortos e ele tá tendo que lidar diretamente COM OS DEUSES e ele não expressa absolutamente nenhuma reação! Caras, se uma PORTA protagonizasse esse livro, a gente não veria diferença alguma... o Shadow é isso, uma mula manca sem sentimentos.

Mas calm'aí, apesar de eu ter detestado o protagonista, o livro em si é ótimo! Como já disse várias vezes em minhas redes sociais, paguei a minha língua, pq, até então, eu não gostava do Gaiman, mas agora mal posso esperar pra ler mais coisas dele! Apesar de as reviravoltas do livro não serem grandes surpresas pra quem sabe o básico de mitologia, ele conseguiu me manter preso à trama. Eu sinto que eu não deveria ter parado a leitura por alguns dias (como fiz) e aproveitado meu hype interno.

No mais é isso, pessoal! Acho que super vale a pena a leitura: a caça às referências, as músicas, a roadtrip pelos lugares mais inusitados dos EUA.

E, claro, não se esqueçam que as flores no cabelo são opcionais. ;)
ragnaei 29/04/2021minha estante
ótimo livro, nota 2