A dama dos cachorrinhos e outros contos

A dama dos cachorrinhos e outros contos Anton Tchekhov

Resenhas - A Dama do Cachorrinho

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

aninha590 25/09/2023

A beleza está nas pequenas coisas
Tchekhóv tem um estilo de escrita muito simples e delicado, porém não deixa de te deixar deslumbrada. Lembro que quando li "A Estepe" não achei um dos melhores livros do mundo, mas sempre acabo me lembrando de por conta de alguma descrição ou pensamento do personagem. Uma escrita tão gostosinha e leve que te faz refletir sobre as pequenas coisas.
Como disse Górki: "Seus contos são frascos elegantes facetados, contendo todos os perfumes da vida, creia-me! Um olfato sensível sempre encontrará neles o perfume fino, penetrante e sadio, do real verdadeiramente necessário e precioso, que sempre existe em cada um dos seus frascos" (p. 366)
Essa coletânea foi incrível, saúdo o trabalho de Boris Schnaider. Meus contos favoritos foram:
- Camaleão
- Um dia no campo (Cenazinha)
- Sonhos
- Ventoinha

Guilherme Amin 26/07/2023

A rotina tem seu encanto
A leitura deste livro impecável foi uma das mais prazerosas que já fiz.

Nos 36 contos reunidos pelo grande tradutor Boris Schnaiderman, Tchekhov esmiúça pequenos acontecimentos do cotidiano para deles retirar encantamento, poesia, assombro, filosofia. Como pontuou o tradutor no posfácio, "os grandes temas estão muitas vezes, parece insistir o contista, nas coisas pequenas, nos episódios que parecem sem importância".

Ler Tchekhov me ajudou a refinar minha própria escrita. Sua prosa é coloquial, mas elegante e marcada pelo máximo de concisão. Os contos têm de três a 30 páginas e, em geral, seus finais sugerem uma continuidade em vez de resolução. Gostei de todos, mas meus preferidos foram "Ventoinha", "Um caso clínico", "Bilhete premiado", "Volódia" e "Aflição".

No mais, quem gosta de cinema e aprecia os filmes de Yasujiro Ozu poderá notar, pelo título deste comentário, que possivelmente vai curtir o livro.
Flávia Menezes 26/07/2023minha estante
Que bela resenha, meu amigo! Me deixou bem interessada em conhecer! ??

Tabata32 28/06/2023

Atemporal
Alguns contos eu não gostei, mas vou comentar os perfeitos: são muito atemporais. É incrível o tanto de décadas que se passaram desde a criação desses contos, mas parece que foram feitos a pouco tempo. É muita lição de vida que você aprende em poucas linhas.
Muitos calhamaços não conseguem transmitir o que esses contos transmitem em poucas páginas

Regis 27/06/2023

Recortes simples do cotidiano
Anton Tchekhov, foi um escritor russo romancista, contista e dramaturgo que nasceu na segunda metade do século XIX, se formou em medicina e exerceu a profissões por um tempo, se voltando logo depois apenas para a escrita. Tchekhov Morreu de tuberculose aos 44 anos deixando textos que influenciaram toda a literatura ocidental... inclusive: a arma de Tchekhov é um princípio dramático descrito pelo autor que até hoje inspira a literatura e principalmente roteiristas e diretores de Hollywood.

Durante a leitura desse livro era como se eu estivesse vendo quadros simples da vida real, momentos cotidianos registrados pelo autor. Os contos são curtos e narram instantes que acontecem na vida de qualquer pessoa: um espirro no teatro, a morte que chega de repente, um aluno decorando a matéria enquanto sua companheira faz um bordado, uma mãe e uma filha costurando o enxoval, uma visita que chega reparando em tudo a sua volta, um marido que trai sua esposa sendo pego no flagra... em resumo; ele retrata momentos comuns de forma realista despertando simpatia e compaixão.

O conto Vanka é de uma sensibilidade tão grande que deu vontade de chorar com a narrativa do pobre garoto, em A Irrequieta eu senti tanta aversão por Olga Ivânovna e tanto dó e tristeza por seu dócil e humilde marido, Dýmov Ossip (ele me lembrou meu pai com sua calma serena, sua bondade e amabilidade... talvez por isso eu tenha ficado tão revoltada com a sorte do pobre personagem).

Cheguei nesse livro por causa do filme o Leitor: que cita o conto A Dama do Cachorrinho, que acabou despertando imensamente a minha curiosidade (me senti bem satisfeita com a leitura desse conto).

O autor escreve de um modo poético e agradável, tornando a leitura desses momentos capturados por sua escrita tão reais e palpáveis que apesar de não serem histórias excitantes com viradas surpreendentes, conseguem envolver e despertar a simpatia e compaixão do leitor.
Reconheço que o Tchekhov me cativou com sua descrição simples do drama humano e seus recortes da realidade descritos com imensa sensibilidade.

Gostei bastante do livro e passei horas agradáveis fazendo essa leitura. Recomendo para todos.
Bruno Oliveira 28/06/2023minha estante
Resenha pessoalíssima. Boa, amiga Regis! Só por curiosidade: se gostou tanto, ao ponto de tocar o coração, qual o porquê então da nota 4,5?

Regis 28/06/2023minha estante
Porque teve dois ou três contos que não foram tão envolventes, que até foram recortes perdidos em meio aos outros. Apenas por isso, amigo Bruno.?

Bruno Oliveira 28/06/2023minha estante
Ah, entendo. Em uma reunião de contos, nem sempre todos nos agrada. Faz parte. Ao menos, a maioria te tocou, e isso já é demais! Literatura sendo literatura. :)

CPF1964 28/06/2023minha estante
Excelente Resenha as usual, Régis. ???

Regis 28/06/2023minha estante
É isso, amigo Bruno, nas coletâneas nem sempre os contos agradam do mesmo jeito. Mas eu adoro me surpreender com as histórias. ?

Obrigada, Cassius. ?
Estou doida para saber sua opinião sobre As Vinhas da Ira, assim que concluir a leitura me fale o que achou. ?

CPF1964 28/06/2023minha estante
Será um prazer, Régis.

Léo 28/06/2023minha estante
Resenha perfeita, Régis. ??

HenryClerval 28/06/2023minha estante
Como sempre sua resenha está perfeita, Régis! ?

Obrigada, Leandro. ?

Regis 30/06/2023minha estante
Obrigada, Léo. ?

Gabriela.hinata 30/04/2023

Primeiro contanto com Tchekov e foi uma experiência maravilhosa, o conto da dama do cachorrinho, angústia são espetaculares, o segundo se tornando um dos meus favoritos da vida e dando uma aula de escrita e empatia.

Ezequiel.Cesar 29/04/2023

Contos magníficos!
Não há palavras para descrever a magnitude desta coletânea de contos!
Se você não conhece este autor está aí uma boa porta de entrada!

Obika 21/04/2023

Irretocavel
Me segurei para muito tempo com medo de terminar este livro.

Tchecov trabalha de forma flexível e e pura diversas faces da multidão humana, um talento pernicioso que nos alfineta quando não esperamos e nos comove.

Em textos curtos consegue oque supostos imortais não conseguem em seus calhamaços.

Georgeton.Leal 12/04/2023

Recortes precisos da existência
Antes de tudo, é preciso frisar que os contos desta antologia foram cuidadosamente selecionados por Boris Schnaiderman, um dos grandes nomes da tradução russa no Brasil, e que esta coletânea já havia sido lançada por outras editoras anteriormente, no entanto, a edição da 34 traz uma revisão completa feita por Schnaiderman no final dos anos 90. Não se trata em si de uma seleção dos "melhores contos", mas de um apanhado que abrange várias fases do autor, entre os anos de 1883 a 1899. Visto isso, prossigamos...
Tchekhov é um dos principais representantes do realismo russo e escrevia sua prosa com uma elegância e fascínio admiráveis. Sua maestria ímpar aborda com rara precisão as nuances das emoções e comportamentos do ser humano, situando facilmente o leitor dentro da história em poucas linhas. Cada conto apresenta uma visão perspicaz e penetrante da vida na Rússia do final do século XIX e os personagens muitas vezes são retratados lutando contra as adversidades e as frustrações da vida. Há aqui uma variedade de temas sendo tratados de forma cirúrgica por Tchekhov, desde questões mais leves e inocentes até situações cínicas e sombrias.
Apesar de ter amado a leitura, senti falta do meu conto preferido do autor nessa coletânea ("A Aposta"), mas isso é o de menos. Tchekhov é genial e pretendo ler e adquirir outras obras dele na medida do possível.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2023/07/recortes-precisos-da-existencia.html

lariwi 24/01/2023

Eu sabia que iria ficar muito animada e triste com esse último conto do Anton Tchekhov, gostei da abordagem dele entre duas pessoas na qual vivem em um casamento ruim com pessoas que provavelmente não amam e junto com o tédio, os russos parece ter o mesmo nome parecia que o Anton sempre escrevia os mesmo personagens por conta dos nomes eu fiquei um pouco confusa mas deu tudo certo , amei a dama do cachorrinho apesar de tudo foi uma estória de amor, ela uma alma infeliz em um casamento medíocre bem eu jamais a julgaria por ela querer ser feliz com outra pessoa no fim foi um romance, gostei dos outros contos também por mais que encontrei algumas dificuldades para interpretar no geral fiz uma boa leitura.

Fernando Almeida 13/01/2023

Obra prima
Uma coletânea de contos que ilustram a flexibilidade e a capacidade de escrita de Tchekhov. As histórias são as mais diversas, ele consegue escrever desde a comédia ao drama; consegue criar personagens complexos e extremamente realistas; criticar sutilmente o modo de vida capitalista que se instaurava na Rússia, bem como a aparição do "homem sem qualidades" que é um personagem indispensável entre os autores russos; descrever o sofrimento inerente as mulheres marcadas pela falta de liberdade imposta pela patriarcalismo; criar contos que evocam uma nova perspectiva, seja pela ótica de uma criança ou de algum animal. Enfim, o que se extrai após a leitura dos contos é a sensação de que o todo proporcionado por cada historinha é marcada pela descrição de toda uma época, de uma pátria, de um sentimento coletivo, de um modo de vida, mas ao mesmo tempo também expõe a peculiaridade da própria condição humana, que se reflete nos seus personagens solitários, ciumentos, furiosos, culpados, angustiados.

caio.cidrini 20/12/2022

O encantamento do trivial
Tchekhov foi responsável por revolucionar a narrativa curta não pelo formato ou por causa de uma grande reviravolta como na estrutura clássica estabelecida por Poe. Sua revolução é a revolução da simplicidade. O autor consegue transformar episódios completamente banais em grandes compreensões de mundo. Além disso, mais do que no desfecho, seu foco está nos detalhes, na trama do meio do conto e às vezes até no que não está sendo dito. Esse livro reúne de forma bem completa diversos momentos e experimentações da criação literária do escritor russo que com sua literatura possibilitou os contos de ambientação.

Manu5 24/11/2022

Gostei
Acho que fui bom muita expectativa pra essa leitura, muita gente fala muito bem nesse livro, mais pra mim que já li uns russos melhor que esse, foi só um livro ok, o conto da dama e o cachorrinho é o melhor.

Biblioteca Álvaro Guerra 01/11/2022

Dramaturgo, romancista e contista, os textos de Anton Tchékhov influenciaram toda a literatura ocidental, Nesta edição, temos doze contos, lançando um olhar sobre o adultério, amor, melancolia e muito mais.

Livro disponível para empréstimo nas Bibliotecas Municipais de São Paulo. Basta reservar! De graça

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788525418579

Côrtes 09/09/2022

Incrível
Um dos melhores livros de contos que já li, o autor do livro consegue pegar um assunto simples e transformá-lo em um conto lindo, adoro a forma que ele aborda a existência humana em seus contos de forma que vc nem percebe. Só não dei 5 estrelas pq alguns contos achei meia boca.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6