The Witcher: A Torre da Andorinha

The Witcher: A Torre da Andorinha Andrzej Sapkowski

Resenhas - A Torre da Andorinha

Tami 30/12/2023

Bom demais
A saga continua perfeita, mais um finalizado e esperando ansiosamente pela história do próximo. E mais um final de arrepiar.

Robim 08/12/2023

A Torre da Andorinha
Esse volume mostra a saga do bruxo de Rívia em busca da sua tão amada Ciri, encontrando vários companheiros valiosos. Sempre ressalto, como o nosso autor consegue criar personagens bons e profundos. A história é repleta de ação e angústia, com um final espetacular.

Vanderlei.Augusto 07/12/2023

Neste livro temos alguns esclarecimentos sobre a motivação dos perseguidores de Ciri. O emaranhado vi se desfazendo. Geral e Yennifer, cada um à sua maneira, continuam a procurá-la.
Ciri conhece um eremita que lhe da ajuda, proteção e esclarecimentos e após um período vai ao encontro daquilo que ela acha ser o certo para ajudar seus amigos.
Essa história tem se mostrado bem prazerosa até o momento.

cavaleiro_da_leitura 07/12/2023

Na continuação da saga de Geralt de Rívia e suas aventuras temos o 6 livro, A Torre da Andorinha que tem um ritmo mais acelerado do que o anterior e qualidade maior.
O autor alterna entre diversos pontos de vista e muito do que é contado no livro é fruto de depoimentos e lembranças ou confissões.
Inclusive o autor utiliza de ganchos entre falas de personagens para alterar o ponto de vista, algo que achei criativo e confuso ao mesmo tempo, devido a inserção de muitos personagens e seus apelidos.
A disputa política como pano de fundo mais atrapalha do que ajuda, considerando a falta de um mapa para se localizar na história e os muitos nomes e personagens citados.
Geralt continua sua busca para salvar Ciri e enquanto isso vamos descobrindo pelos relatos dela mesma, sobre seu paradeiro, os acontecimentos que a fizeram chegar ali e o que o destino reserva à ela.
Esperava um pouco mais de desenrolar dos acontecimentos, mas o autor deixou para os volumes finais, dando sinais de que os personagens irão convergir em algum momento. Não foi um livro espetacular mas foi divertido e até sangrento em muitos momentos. Sendo um dos melhores até aqui.

Rafael.Silveira 05/12/2023

A torre da Andorinha
O bruxo segue em direção ao sul, convencido de que Ciri vai se casar em breve com o imperador de Nilfgaard. Os assassinos impiedosos de Nilfgaard já estão seguindo os rastros de Ciri, que, gravemente ferida, se recupera no casebre do eremita Vysogota, perdido no meio de um pantanal. Será que o bruxo conseguirá achar Ciri? Qual será o papel da lendária Torre da Andorinha?

Lipe 25/11/2023

A Paixão de Ciri
O mais diferentão dos livros do Bruxo até agora, A Torre da Andorinha avança pouco na trama geral e é mais como um preparativo para o grande final.

Aqui vemos Geralt e Yennefer, separados e desesperados para resgatar Ciri. Cada um seguindo seu caminho de forma árdua para reencontrarem sua filha adotiva.

Já Ciri, a grande protagonista deste volume, passa de corpo e alma por transformações irreversíveis. Um grande exemplo de resistência.

Um ponto que não me agradou muito no livro foi a formatação temporal que o autor usa aqui. Muitas vezes me confundi se estava lendo sobre o passado, presente ou o futuro.

Tirando isso é um livro formidável. Espero grandes coisas do último(?) livro!

Caroline Z. 23/11/2023

Pelo menos os ratos tiveram um desfecho
Achei este volume mais violento do que os outros. Parece que o autor foi escalando aos poucos. Não gostei disso.
E esperava uma história melhor também. O quinto volume foi uma jornada entre amigos em busca de Ciri e eu amei. Este é a continuação, mas parece que o autor enrolou o livro todo.
Violência e encontros sem sentido na continuação da jornada. De todos os volumes da saga este foi o que eu considero o pior.

Malu_roses 21/11/2023

"Sou uma bruxa, eu mato monstros"
Para ser sincera, não sou nem um pouco exigente na hora de dar a nota, o que pode ser notado na grande quantidade de 5 estrelas que eu distribuí nos meus livros lidos. Porém, nesse volume, senti falta de entender em qual linha do tempo segue o narrador. Não é de agora que as histórias da saga The Witcher transitam no tempo para diferentes finalidades, e dessa vez não foi diferente. Só agora, depois de pensar no final é que entendi o propósito de essa característica ter sido tão acentuada nesse volume: tem a ver com os poderes de Ciri.
A história tem predominância em acompanhar Ciri e contar como ela sofreu ao se "separar" dos Ratos. Agora, extremamente ferida, ela se encontra escondida no meio de um pântano, na companhia de um ancião filósofo renegado. Para ajudar a contar essa história, além do relato da própria Ciri ao ancião, Sapkowski se utilizou de memórias de outros personagens que entraram em contato com a menina durante o momento relatado.
Em paralelo, mostra a jornada de Geralt e Yennefer, cada qual em seu caminho. Ambos procuram pela menina, se colocando em perigo por isso. Geralt conseguiu se virar bem, uma vez que estava acompanhado de sua trupe. O destino de Yennefer, no entanto, está incerto. Além disso, um lado bastante obscuro e sombrio de Vilgefortz é mostrado nesse livro, algo que ultrapassa todas as impressões despertadas até o momento.
Mais para o final, Ciri decide ir atrás da Torre da Andorinha, já citada anteriormente, onde fica evidente o teor de seus poderes. No decorrer do livro, muitos a chamam de A Própria Morte e não tenho muita certeza do que achar disso. É preciso que ela lute contra o desejo de vingança irrefreável, o destino do mundo depende disso. Espero que a família se encontre novamente o mais logo possível.
No geral, esse livro fala pouco sobre a guerra, focando mais na protagonista. É levantado como questão a filosofia por trás da morte, o que me levou a refletir em diversos momentos, nos quais me peguei decidindo quem deveria morrer. Quem decide isso? Sinto que Ciri só está despertando agora, o que promete muito!!

olyusha 16/11/2023

Ok, eu não imaginei que terminaria desse jeito!
Admito que tive uma certa dificuldade pra terminar esse livro. Hoje entendo que por ser muito focado em fechar alguns pontos e abrir muitos outros, responder perguntas com outras ainda mais enigmáticas e preparar terreno pro fechamento da história. É um livro com um ritmo lento, mas isso não o torna ruim, só denso e um tanto mais difícil de atravessar do que os anteriores, quase como o pântano onde se esconde o eremita Vysogota.
Da metade pro fim eu me vi imersa e cara, o desenvolvimento de Ciri até aqui é um negócio louco... Eu to bem ansiosa pra saber o que vai rolar daqui pra frente.
Tenho adorado a experiência de ler os livros da saga e comparar com a experiência de jogar The Witcher 3: Wild Hunt. Hoje eu consigo entender muito do jogo e ter outra dimensão das minhas escolhas e dos personagens desse universo, isso me fez gostar ainda mais das duas obras.
Finalizo com um trecho que antecede o primeiro capítulo. Adoro as citações que abrem os capítulos e mesmo que elas sejam de livros dentro do universo da saga, costumam se conectar bastante com o que ta acontecendo na história. Acho que esse aqui diz muita coisa antes mesmo de começarmos esse livro:

"- Posso lhe dar tudo o que desejar - disse a feiticeira. - Riqueza, poder e cetro, fama, vida longa e feliz. Escolha.
- Não quero riqueza nem fama, tampouco poder e cetro - respondeu a bruxa. - Quero um cavalo negro, veloz como o vento noturno. Quero uma espada afiada, luminosa como um raio da lua. Quero atravessar o mundo pela noite escura no cavalo negro e estraçalhar as forças do Mal e da Escuridão com a espada luminosa. É o que eu quero.
- Eu lhe darei um cavalo que será mais veloz que o vento noturno - prometeu a feiticeira. - Eu lhe darei uma espada que será mais luminosa que um raio da lua. No entanto, esse não é um pedido qualquer, bruxa, e por isso lhe custará caro.
- Mas com que pagarei? Não tenho nada.
- Pagará com seu sangue." - Flourens Delannoy, Contos e Lendas

Pedro.Baldez 13/11/2023

O melhor da saga até agora.
Como sempre, essa saga é incrível. Acho esse autor muito incrível, pois ele consegue fazer linhas temporais de personagens diferentes se cruzarem, mistura poesia e questões da nossa vida real no mundo fantástico de The Witcher. Fala sobre moralidade, desvenda personagens ao seu âmago, e nos transporta a um mundo fantástico. Simplesmente minha sala favorita. Ansioso para o próximo. Ciri vc e foda

AllandaS 10/11/2023

Chegaa!
O autor que não sabe escrever, conseguiu criar esse universo incrível e minha vontade depois de ler tantos livros da saga é que esse universo deixe de existir e que todos os personagens fique a sete palmos da terra.

Mariana 03/11/2023

Está chegando ao fim...
Estou amando essa saga! Ao mesmo tempo que quero saber o que acontece, estou sentindo tristeza porque a história está se encerrado...

brenda_95 03/11/2023

Muita enrolação
Vou começar falando que a Ciri só se lasca viu. De princesinha de Cintra à ladra, bruxa, lutadora de ringue, assassina... Humilhada, maltratada, sequestrada, perseguida, entre tantos outros. E isso com seus longos 15 anos. Quem diria que aquele menininha apavorada porque matou alguém se tornaria o que é hoje?

O bruxo sumiu, não existe bruxo nesse livro. Yennefer está tão sumida quanto o bruxo, assim como Jasker.

Eu particularmente achei uma enrolação sem tamanho. Lógico que acontece fatores importantes, mas o livro nem precisaria dessa quantidade de páginas. Para mim a história rodou, rodou e parou no mesmo ponto que estava.

Fora a enrolação adorei ver o desenvolvimento da Ciri mesmo querendo ver mais do Bruxo Geralt.