A morte é um dia que vale a pena viver

A morte é um dia que vale a pena viver Ana Claudia Quintana Arantes
Ana Claudia Quintana Arantes

Resenhas - A morte é um dia que vale a pena viver

Vits 05/06/2024

Um assunto que não gostamos de falar, mas deveríamos...
Em "A morte é um dia que vale a pena viver" encontramos um assunto que para muitos pode trazer desconforto, a morte. Apesar de ser um assunto pesado, é muito importante, pois uma das coisas que temos em comum como humanidade é a mortalidade, isto é, independente de idade, etnia, nacionalidade, status social ou financeiro todos morreremos. Então entender mais sobre isso nos ajudariam a viver melhor.

Ana Cláudia Quintana Arantes, nossa autora uma médica formada em gerontologia, gereatria e cuidados paliativos aborda varios temas que envolvem a relação do homem com a morte, como: luto, arrependimento, morte natural, escolhas no fim da vida e a situação da saúde publica quanto a esse assunto.

Um trecho que me marcou muito foi: "Podemos tentar acreditar que enganamos a morte, mas somos ignorantes demais para tal feito. Não morreremos só no dia da nossa morte. Morremos a cada dia que vivemos, conscientes ou nao de estarmos vivos. Mas morreremos mais depressa a cada dia que vivemos que vivemos privados dessa consciência. Morreremos antes da morte quando nos abandonarmos. Morreremos depois da morte quando nos esquecem." O trecho me levou muito a pensar sobre a ciência da vida, enquanto nao entendermos o quão finitos somos e que estamos fadados a morte não vivemos verdadeiramente, meio que só caminhamos até o túmulo. E a ultima parte me remete diretamente sobre nosso legado, quando chegarmos ao nosso fim o que vamos deixar no "mundo dos vivos"? Qual valor agreguei a esse mundo que me manterá vivo na memória das pessoas?

Enfim, um livro que trata assuntos que as vezes fugimos, mas que quando realmente li me fez meditar muito sobre tudo.

GabriellyCabral 05/06/2024

Não é um tema fácil, mas ele pode ser bonito
A Ana leva os leitores pra uma caminhada no parque no fim de tarde, senta com a gente em um banquinho com vista bonita e dá dicas de vida, daquelas que a gente leva no coração.

O livro fala sobre cuidado e que sempre tem o que fazer. Mesmo alguém em estado terminal pode ter uma passagem leve e tranquila.

A Dra fala sobre estatísticas sobre Cuidados Paliativos no Brasil, infelizmente estamos em um dos piores países do mundo pra morrer, porém temos esperança nos avanços.

Para além do que é prático, o livro nos leva a olhar pra vida e querer que ela valha a pena desde sempre. Ela faz um retrospecto falando sobre os maiores arrependimentos da vida das pessoas e como poderíamos reverter esse sentimento.

Simplesmente, a morte será um dia que valerá viver se a nossa trajetória até lá tiver valido a pena. E ela dá dicas de como seguir um bom caminho, encerrar bem os ciclos e aceitar a finitude. Porque o amor transcende qualquer estado.

Thabata.Lobato 05/06/2024

Livro delicadíssimo que nos faz pensar acerca da vida, e como nos prepararmos para a morte. Foi tocante.

isabellebessaa 04/06/2024

Apesar desse livro falar sobre morte, me senti cheia de vida em ter acesso às discussões propostas pela autora.

O que mais ficou pra mim dessa leitura é a importância de cuidarmos de nós mesmos para então cuidar do outro, justamente para não projetar nas pessoas nossas próprias amarguras e sofrimentos.

Assim como Dráuzio Varella, Ana Cláudia apresenta uma medicina humanizada, pautada no cuidado e não na doença. É uma inspiração saber que podemos aprender com médicos assim.

Recomendo a leitura.

me.thami 03/06/2024

?Viver??
Cara, surreal esse livro.

É basicamente um convite para abraçar a vida em sua totalidade, incluindo os aspectos mais desafiadores e dolorosos.

Precisamos viver com mais intensidade, abraçar a vida e buscar uma vida autêntica e significativa, mesmo diante da INEVITÁVEL morte.

nathmoraesoliv 01/06/2024

Gostei, não gostei e gostei de novo! Rs
Gostei do início e do final do livro, o meio dele achei um pouco desinteressante! Mas como fiquei curiosa para o final, insisti na leitura. E valeu a pena!

Viviane 31/05/2024

Livre de tabu.
Uma abordagem muito mais sobre a vida do que sobre a morte. De uma forma delicada, empática, derrubando tabu e poderosa o livro aborda o sagrado da finitude humana, suas fases e a necessidades de falarmos de forma aberta sobre a única certeza de que a vida nos traz, que ela acaba para todos. Vale a leitura

Miiille 31/05/2024

É, Dra. Ana? tinha razão quando falou que suas palavras podem ferir os olhos. Feriu. Fechei o livro, mas voltei a ler. Ainda bem.
Laiza 31/05/2024minha estante
Tanto que tbm fechei o livro também a um ano atrás e terminei o último capítulo esse ano ?

ana carla 29/05/2024

Uma conversa importante
É um estilo de leitura bem diferente da que costumo fazer, mas sinto que foi como uma conversa que eu precisava ter. Com uma escrita bem fluida, a autora nos faz refletir muito sobre a vida para então poder refletir sobre a morte. Acho que o impacto da leitura é diferente dependendo da fase da vida em que o leitor está e da sua receptividade para refletir sobre um assunto tão delicado. No meu caso foi uma leitura essencial, porque correlacionei com muito do que construí desde o início da terapia, me ajudando a enxergar a vida com outros olhos. Então é um livro que recomendo bastante, apesar de saber que talvez não funcione para todo mundo.

Alex.Nasare 29/05/2024

Para repensar
Durante o começo, tem uma ótima situação no tempo espaço, posicionando a autora e o por que deste livro existir.

Ao longo do livro faz uma ótima relação da importância de compreensão da morte.

Eu acreditava que tinha uma boa aceitação da morte até ler este livro e perceber que a morte é muito mais do que o início do próximo ciclo.

Além de explicar a finitude da vida, explica o quanto perdemos ao longo do VIVER e como vivemos pequenos lutos enquanto crescemos.

Uma ótima leitura para se pensar sobre a sua própria carreira, seus relacionamentos e o modo de ver o seu despertar diário.

Uma conclusão pessoal: as vezes ser um pouco mais egoista é o melhor jeito de ajudar o mundo e promover a felicidade do comum.

Pati 28/05/2024

Um assunto tabu
Trazido de forma tão doce e carinhosa, porque será que todos vamos morrer, sabemos disso, e vivemos como se não soubéssemos?

Mahya.Lameira 28/05/2024

Um tapa na cara. Um soco no estômago.
Livro de fácil leitura, boa escrita, mas que carrega um peso enorme! Faz a gente repensar sobre como estamos levando nossa vida e se teremos aproveitado ela, de verdade, quando chegar nosso fim.

Até o momento, minha melhor leitura

Iza Jaques 26/05/2024

Obrigada Doutora Ana Cláudia
"Conversar sobre a morte, deixar virem reflexões sobre o sentido de morrer, entregar-se aos sobressaltos de sentimentos dificeis. Respeitarei os seus silêncios durante a minha escrita. São necessários para as reflexões que eu gostaria que nascessem dentro de você. Em alguns momentos serei direta, e minhas palavras podem ferir seus olhos. E você fechará o livro. Mas sei que voltará, e seguiremos o caminho de onde paramos, ou talvez até recuaremos uma ou duas esquinas (ou páginas)"

É com essa sitação que defino meu fluxo de leitura diante da minha saga no livro "A morte é um dia que vale a pena viver". Por diversos momentos me emocionei e precisei de uma pausa, por isso não aconselho ler este livro em pé no metrô.

Percebi que esse livro pode nos tocar de diferentes maneiras, dependendo da fase e do contexto em que nossa vida se encontra. Eu, com certeza, não teria o mesmo olhar se tivesse realizado a leitura antes de vivênciar a dor do luto.

Isso acontece porque a autora consegue abordar diversos temas dentro da infinitude da vida, como o momento que antecede a morte, a maneira que se escolhe viver a vida, a abordagem religiosa e a espiritualidade, os cuidados paliativos, a reconstrução após o processo e luto, a necessidade de se conversar em vida sobre as abrangências da morte, a essência que permanece após o fim e até as situaçoes pesarosas durante o processo pandemico no Brasil, entre outros, assim o leitor vai se aprofundar e se sensibilizar com o tema que mais está submerso a sua realidade e por isso é possível ter diferentes leituras desse livro no decorrer da vida.

Como educadora e considerando os últimos documentos oficiais que regem a educação brasileira e defendem a integralidade do sujeito e considerando o grande número de suicídio entre os jovens, essa leitura seria importante estar acessível dentro das escolas, a fim de trazer um olhar diferenciado sobre os aspectos da morte e um aprimoramento sob a forma que se escolhe viver a vida.

Como entusiasta literária vi na poesia em prosa da Doutora Ana Claudia personagens como a Macabéia de Clarice Lispector, que quando enfim percebeu as grandiosidades e possibilidades da vida, veio a falecer tragicamente. Ou uma citação de Carlos Drummond de Andrade, no conto Organização de Natal que diz "A morte não será procurada nem esquivada, e o homem compreenderá a existência da noite, como já compreendera a da manhã"

Enfim, essa leitura foi muito especial pra mim, me ajudou a aceitar um perda recente e muito dolorosa, compreendendo a importância de uma morte digna e uma vida repleta de amor. Tornou-se um livro de cabeceira e com certeza de muitas indicações. Muito obrigada Doutora Ana Cláudia.

lelets 25/05/2024

Honestamente, não gostei desse livro. O início é muito bom, tem uma dinâmica maravilhosa, mas quando chega no meio parece que nada está sendo mais agregado. Por isso, acabei enrolando demais e só lia uma página ou outra antes de dormir.

allanacgb 23/05/2024

Preferido ?
Sem dúvida esse livro mudou minha vida completamente. Me fez ter coragem de mudar de profissão, largar o direito e começar medicina. Nos faz refletir do início ao fim sobre a finitude da vida.