O problema dos três corpos

O problema dos três corpos Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

Rafael Hertel 07/04/2024

O problema dos três corpos é mesmo tudo isso?
No universo literário, é comum nos depararmos com aquela expectativa monumental antes de mergulharmos em uma nova obra. A empolgação cresce à medida que ouvimos elogios e testemunhamos um verdadeiro frenesi de opiniões positivas. Foi exatamente assim que eu encarei O Problema dos Três Corpos, de Cixin Liu, publicado no Brasil pela Editora Suma. O hype estava lá, evidente, até mesmo com a Netflix preparando uma adaptação. E é nessa atmosfera de altas expectativas que mergulhei na leitura.

Porém, como muitos já experimentaram, nem sempre a realidade corresponde às nossas esperanças. E aqui reside a minha grande decepção com esta obra. Não que haja algo intrinsecamente errado com o livro, entenda bem. O desapontamento vem do descompasso entre a grandiosidade imaginada e o que efetivamente foi entregue. Culpa minha, claro.

Então, o que esperar de O Problema dos Três Corpos? Para contextualizar, trata-se do primeiro livro de uma trilogia que mescla drama, ficção científica e suspense. A narrativa se desdobra em duas linhas temporais: uma na China dos anos 1960 e outra nos dias atuais. Na primeira, somos apresentados a Ye Wenjie, cuja vida é marcada pela Revolução Cultural e um encontro extraordinário com uma civilização alienígena em declínio. Enquanto isso, na contemporaneidade, cientistas aparecem misteriosamente mortos, desencadeando uma investigação governamental liderada por Wing Miao, que se envolve em um intrigante jogo de realidade virtual chamado "Três Corpos".

A conexão entre essas duas narrativas é onde reside a essência do enredo. Porém, o grande plot twist, o momento de clímax que eu tanto aguardava, revelou-se previsível. A construção do suspense não atingiu o ápice esperado, privando-me da emoção da surpresa.

Mas nem tudo são críticas. "O Problema dos Três Corpos" possui méritos inegáveis. A associação do complexo conceito físico com a trama de ficção científica é notável. Além disso, o retrato da China moderna, livre de estereótipos ocidentais, e a abordagem peculiar da relação entre humanos e alienígenas são aspectos que merecem reconhecimento.

Assim, apesar da minha nota de 3/5 estrelas no Skoob, continuo interessado na saga. Afinal, há personagens como Shi Qiang, cujo potencial promete desdobramentos instigantes. Se você está disposto a explorar essa obra, junte-se a mim nesta jornada. E lembre-se, ao adquirir qualquer livro mencionado, você contribui para o financiamento deste canal. Até a próxima viagem literária!

site: https://osmelhoreslivros.com.br/o-problema-dos-tres-corpos-resenha/

Gramatura Alta 06/04/2024

Https://gramaturaalta.com.br/2024/04/06/o-problema-dos-tres-corpos-fascinante/
China, final dos anos 1960. Enquanto o país inteiro está sendo devastado pela violência da Revolução Cultural, um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres. Uma decisão tomada por um desses cientistas mudará para sempre o destino da humanidade e, cinquenta anos depois, uma civilização alienígena à beira do colapso planeja uma invasão.

O PROBLEMA DOS TRÊS CORPOS inicia-se no contexto da Revolução Cultural na China, cenário onde a personagem Ye Wenjie presencia a morte trágica de seu pai por uma turba irada. Este evento traumático leva Ye a desenvolver um profundo ceticismo em relação à natureza humana. Com o passar dos anos, ela começa a trabalhar em uma estação secreta, destinada a estabelecer comunicação com civilizações extraterrestres. Durante seu trabalho, Ye intercepta um sinal, aconselhando-a a cessar todas as transmissões. A mensagem adverte que qualquer tentativa de resposta atrairá a atenção dessa civilização alienígena avançada, que procura um novo planeta para colonizar, representando uma ameaça potencial à Terra.

Paralelamente, na era contemporânea, o cientista Wang Miao encontra-se com um intrigante jogo de realidade virtual intitulado “Três Corpos”. O jogo revela os complexos desafios enfrentados pelos seres de Trisolaris, um planeta assim denominado devido à instabilidade gravitacional de seu sistema solar triplo. À medida que Wang se aprofunda no jogo, ele percebe que sua natureza é mais profunda e perturbadora, indicando uma iminente ameaça extraterrestre. O jogo serve como uma janela para as realidades científicas e políticas de Trisolaris, e Wang Miao se vê diante da iminente possibilidade de um confronto cataclísmico entre a Terra e os habitantes de Trisolaris.

As primeiras páginas do livro são marcantes e podem ser surpreendentes para quem não está familiarizado com a história da China, especialmente durante a Revolução Cultural. Este período, que se estendeu de 1966 a 1976, foi marcado por intensa turbulência social, política e cultural. Iniciada por Mao Tsé-Tung, líder do Partido Comunista da China, a revolução teve como meta consolidar seu poder e manter a pureza da ideologia comunista, eliminando influências capitalistas e tradicionais na sociedade chinesa.

A campanha empreendida buscava extinguir costumes, cultura, hábitos e ideias vistos como antagônicos aos ideais comunistas. Os Guardas Vermelhos, formados majoritariamente por jovens estudantes, emergiram como promotores fervorosos dessa transformação, frequentemente empregando violência para destituir as chamadas “autoridades burguesas” em escolas, órgãos governamentais e no meio cultural. Nesse processo, muitos intelectuais, funcionários públicos, artistas e outros foram estigmatizados como “inimigos do estado”, enfrentando humilhação pública, prisão, tortura e até a morte.

A veneração a Mao Tsé-Tung intensificou-se durante esse tempo, com a sua figura e palavras, notadamente através do “Livro Vermelho”, permeando todos os aspectos da vida na China. A Revolução Cultural teve repercussões profundas, interrompendo a economia e o sistema educacional e levando à destruição de inúmeras obras de arte e patrimônios culturais. O movimento começou a arrefecer somente após a morte de Mao em 1976 e encerrou-se oficialmente no mesmo ano com a detenção da “Banda dos Quatro”, grupo liderado pela esposa de Mao, Jiang Qing, acusados de serem os arquitetos dos aspectos mais extremos daquele período.

Compreender o cenário da Revolução Cultural é crucial para entender as motivações de Ye Wenjie, que se transformaram profundamente após testemunhar o assassinato de seu pai, um professor de física, pelas mãos dos Guardas Vermelhos. O crime ocorreu em público, motivado pela recusa de seu pai em renunciar aos princípios científicos estabelecidos por Einstein, considerados contrarrevolucionários pelo regime. Este evento traumático, aliado à perda de liberdade pessoal e intelectual que permeou esse período, moldou o caráter e as decisões de Ye Wenjie.

Essa experiência angustiante influencia Ye ao receber uma mensagem extraterrestre, que a aconselha a não responder para proteger a Terra de possíveis ameaças. Essa comunicação intergaláctica coloca-a em um dilema profundo: responder e estabelecer um contato, arriscando a segurança do planeta, ou manter silêncio, evitando potenciais riscos. As memórias de opressão e a perda que sofreu durante a Revolução Cultural são fatores determinantes em sua hesitação e reflexão sobre as consequências de suas ações.

A título de curiosidade, nesse período, realmente foi identificada uma mensagem vinda do espaço a que deram o nome de WOW!. A mensagem foi um sinal de rádio incomum detectado pelo projeto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) em 15 de agosto de 1977. Captado pelo radiotelescópio Big Ear da Universidade Estadual de Ohio, o sinal se destacou por sua intensidade e duração, levando o astrônomo Jerry R. Ehman, que analisava os dados, a escrever a expressão “WOW!” ao lado do registro impresso do sinal.

O sinal foi detectado na frequência de aproximadamente 1.420 MHz, que é a frequência natural do hidrogênio, o elemento mais abundante no universo, e por isso é considerada uma frequência potencial para comunicações interestelares. O sinal durou 72 segundos, que é o período em que o radiotelescópio Big Ear, devido à sua construção e ao movimento da Terra, podia observar uma fonte fixa no espaço, e tinha uma intensidade 30 vezes superior ao ruído de fundo, o que o tornava notavelmente distinto e significativo.

Apesar de sua aparência promissora, a origem do sinal “WOW!” nunca foi definitivamente explicada. Ele não foi detectado novamente, apesar de várias tentativas de observação na mesma frequência e região do espaço. Isso levou a diversas especulações sobre sua origem, incluindo a possibilidade de ser uma transmissão de uma civilização extraterrestre, embora outras explicações, como satélites terrestres ou fenômenos astronômicos naturais, também tenham sido consideradas.

Grande parte da narrativa de O PROBLEMA DOS TRÊS CORPOS é exatamente sobre esse problema, que é abordado e discutido no jogo virtual descoberto por Wang Miao. Na física, o problema dos três corpos refere-se ao desafio de prever os movimentos de três objetos celestes, que interagem entre si através da gravitação. Originário da mecânica celeste, este problema busca entender como três corpos, como planetas, estrelas ou satélites, influenciam um ao outro em seus movimentos pelo espaço.

O problema começa com a aplicação das leis de Newton da gravitação e do movimento. Enquanto o movimento de dois corpos, como a Terra e a Lua, pode ser calculado com relativa facilidade usando estas leis (problema dos dois corpos), a adição de um terceiro corpo introduz uma complexidade que torna as equações muito mais difíceis de resolver.

Diferentemente do problema dos dois corpos, que tem soluções precisas e previsíveis, o problema dos três corpos não tem uma solução geral que possa descrever o movimento dos corpos para todas as configurações iniciais possíveis. Isso significa que pequenas variações nas condições iniciais podem levar a grandes diferenças no comportamento a longo prazo, um fenômeno conhecido como sensibilidade às condições iniciais ou efeito borboleta.

No livro, assim como na realidade, o problema dos três corpos não possui uma solução definitiva, o que sugere um enigma de natureza diferente. Esse desafio mais profundo, embora pareça mais simples e óbvio, destaca a importância crítica da Terra para os alienígenas. Revela-se a extrema determinação desses seres extraterrestres em sua missão de conquista, ao mesmo tempo em que sublinha a vulnerabilidade potencial da humanidade diante de tal ameaça. A narrativa usa a complexidade do problema dos três corpos para simbolizar a intrincada relação entre as civilizações humanas e alienígenas, enfatizando a urgência e a gravidade da situação, bem como o desafio iminente que a humanidade enfrenta em compreender e responder à ameaça extraterrestre.

O PROBLEMA DOS TRÊS CORPOS se destaca por suas constantes reviravoltas e revelações surpreendentes, mergulhando no âmago da capacidade humana de enfrentar o desconhecido e na complexidade das relações entre civilizações distintas. Este livro é frequentemente louvado por sua inovação, rigor científico e profundas reflexões filosóficas, consolidando sua posição como uma peça notável na ficção científica moderna. No entanto, não é uma leitura que eu recomendaria para todos indiscriminadamente. Acredito que para apreciar plenamente esta obra, o leitor deve ter uma inclinação para ficção científica de alta qualidade, aquela que é enraizada em complexidade, autenticidade e profundidade, entrelaçada com questões científicas reais. A narrativa, intrincada e cativante, reflete a complexidade da ciência que serve de base para a trama, exigindo um apreço por um estilo de ficção científica que é tanto intelectual quanto imaginativo.

Parafraseando Spock, um dos meus personagens favoritos de ficção científica: “Fascinante!”

site: https://gramaturaalta.com.br/2024/04/06/o-problema-dos-tres-corpos-fascinante/
BrunoFF 08/04/2024minha estante
Estou bem ansioso para ler esse

pslover_ 05/04/2024

Criei muitas teorias.
A narrativa é extremamente envolvente e intrigante, densa e ate autoexplicativa, com conceitos bem amarrados. A ambientação durante a Revolução Cultural Chinesa traz frescor à história, e depois de um tempo você percebe que as carga de informações no início foi necessária e tudo vai se encaixando engenhosamente. Estou muito curiosa para ver na série a civilização n137 e a parte das desidrataçoes.
A trama tem uma pegada sobrenatural, misteriosa com seres extraterrestre, tecnologia mega avançada e mulheres inteligentes dando o nome. É uma verdadeira aventura intelectual pelos emaranhados da física e com um cliffhanger muito empolgante para o prox livro.

Clarinha 05/04/2024

O problema dos três corpos
Acho que a primeira coisa que posso comentar sobre esse livro é: doidera demaaaaaaais!!
Me senti perdida em várias partes que só foram esclarecidas no final.

Enquanto o país inteiro está sendo devastado pela violência da Revolução Cultural, um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres. Uma decisão tomada por um desses cientistas mudará para sempre o destino da humanidade e, cinquenta anos depois, uma civilização alienígena a beira do colapso planeja uma invasão. O problema dos três corpos é uma ficção da marcha humana em direção aos confins do universo, escrito em 2008 pelo autor chinês Liu Cixin.

Comecei a ler pensando que ia ser uma ficção história sobre a Revolução cultural e DO NADA: ALIENÍGENAS, CIENTISTAS, COLAPSO!

É um livro muito bem escrito, engajante e muito inteligente (tanto que me demorei em algumas partes que versavam sobre o caráter científico da coisa toda). Acho apenas que o entendimento trissolariano acerca da Terra poderia ser melhor explicado (ou vai ser melhor explicado nos livros futuros). Fora isso, para quem curte ficção científica, recomendo a leitura!

milenagemir 04/04/2024

Talvez mereça 5 estrelas
Eu não sou a pessoa que lê ficção científica, mas gostei demais desse livro!! confesso que em alguns momentos fiquei um pouco entediada com as explicações científicas, mas compreendo totalmente a necessidade da discussão temática. me surpreendi horrores com os plots porque eu realmente não esperava. só não vou dar 5 estrelas porque em determinados momentos eu sinto que pra mim não funcionou a descrição detalhada de aspectos físicos/químicos, etc.

wi. 04/04/2024

A força visual dessa descrição
?Por um tempo, os dois pedaços destroçados permaneceram ligados por tiras de lava derretida que se aglutinaram em um rio espacial. A lava por fim resfriou e formou anéis em torno dos planetas, mas, devido às perturbações dos planetas, os anéis eram instáveis. As rochas que compunham esses anéis caíram de volta na superfície em um a chuva de pedregulhos gigantes que durou séculos?"

Karina 04/04/2024

A leitura não é das mais fáceis. A proposta é bem interessante, especialmente a parte do jogo, mas o tema principal não é dos meus preferidos. Mesmo assim, fiquei interessada na série da Netflix e na continuação.

biacstb 02/04/2024

Simplesmente não foi um livro pra mim.
Eu estava com muitas expectativas pra essa leitura, mas não rolou. No início eu não entendia nada, no meio parecia que tava no início e no fim eu já não aguentava mais. Foi um livro extenso e muuuito cansativo pra mim.

Eu diria que o grande problema foi o excesso de termos técnicos e científicos que o autor quis colocar pra enriquecer a narrativa, só que pra quem não é físico e não faz parte desse universo, é difícil de visualizar. Sem contar que demora muito pra desenvolver então você passa pelo menos os primeiros 50% do livro perdido e sem entender pra onde a história vai e no final das contas não vai pra lugar nenhum porque é uma trilogia, então esse livro acaba sem um final (e eu não tenho carisma nenhum pra ler a continuação).

Além do mais, eu fiz essa leitura compartilhada e a minha dupla também não conseguiu engatar, então talvez não seja realmente um livro pra todos (só pra quem se odeia muito - kkkkkk to brincando).

No maisss houve sim algumas partes interessantes, mas considerando todo o processo, que foi particularmente ruim pra mim, não consigo dar uma avaliação melhor. Essa é a minha honesta avaliação.

tiorobin.silva 02/04/2024

Intrigante
Procurei o livro após assistir o primeiro episódio da série da Netflix. O livro apresenta conceitos físicos de forma simples, assim, conseguimos entender os conceitos e as consequências. Os personagens são bem apresentados e as notas de rodapé ajudam bastante a entender o período histórico e as personalidades que o livro cita, uma vez que se passa na China, entre as décadas de 60 e a 'atualidade'.

Lucy 01/04/2024

Investigação
Vi a série e acabei o livro 1, vou dar minha opinião sobre o comparativo e depois fazer a minha inferência, portanto, pra quem não teve contato com nenhum, poderia se pressupor um spoiler.
Na série há uma gama muito maior de personagens e a inclusão de esferas de nacionacionalidades mais diversificadas que no livro, dando espaço a mais mulheres, o que me fez ficar mais contente que com o livro. No livro a tecnologia é mais convincente, ainda que na série o dinamismo fique mais disposto para a visualização.
Da shi parece muito bidimensional na série em relação ao do livro, que é muito mais "matreiro", literalmente, e faz a ponte deliciosa entre a ficção e a questão detetivesca, investigativa, da narrativa.
Ademais, nenhum outro comentário além de que na hora que o da shi está no carro ouvindo ok computer, e eu só berrando aqui.
Agora sobre as minha hipóteses. Eu não pesquisei em lugar nenhum e nem vi nada além da serie e direto no livro. Fiquei encantada quando abriu a cenda na netflix da personagem desidratando, aí por isso fui assistir. Versarei no eixo desse elemento. No livro o termo para sófon é um jogo de palavras que em chinês é para inseto, sabemos que na ultima fala do "senhor" (eu acho muito que SENHOR vem de time lord, por conta de doctor who!) Ele diz "vcs são insetos", belezinha, os humano ficam magoadinhos e aí o dai shi leva os cabra pra plantação de trigo no norte da china, que tb fiquei sabendo hj pelo curso de economia comportamental, prevalece o trigo em detrimento do arroz do sul, e lá ele mostra os gafanhotos.
Bem, quando vi o ser se desidratando pensei nas múmias, e os gafanhotos lembram logo o egito e as pragas da bíblia, assim como Senhor também remete ao conceito bíblico, tudo no ponto que versa na contrarrevolução e tudo o mais, aí onde quero chegar. Não se sabe como é a forma real dos trissolares, e dentro de todas as centenas de civilizacoes que afloraram, podem ter sido diversas.
Ao passo que pelo meu conhecimento de mundo, o unico ser que pode se desidratar e reidratar, aqui na terra, são os próprios insetos. Não exatamente como no livro e série, mas quase isso. Também na mitologia egípica, a múmia é o corpo que espera a vida voltar a ele, que será reidratado, de um modo diverso do proposto, mas ainda tal qual. Acredito que os trissolares serão mestiços entre o humano e o inseto, a única referência que lembro no livro é que a retina dos olhos dos dois é muito parecida, humanos e trissolaris.
É isso. Espero que se confirme essa hipotese e sei que eu n sou uma mente brilhante, mas queria só registrar. Bj, falo, valeu. Vou pro livro 2 lol

Meireles 01/04/2024

Primeira obra de ficção científica chinesa que leio e fiquei positivamente surpreendido. Muito bem escrita e com um enredo que prende o leitor durante todas as páginas do livro.

Valéria 31/03/2024

O problema dos 3 corpos
Um livro complexo e interessante. Que usa a ficção cientifica para debater importantes dilemas da humanidade. A leitura não é fluída, principalmente pelos termos científicos usados. Mas é perfeitamente possível de acompanhar, mas exige um pouco mais de atenção e comprometimento do leitor. Realmente não sei o que esperar dos próximos livros da trilogia. Me sinto pulando em um abismo assustador. O que é muito bom!

Allan 30/03/2024

Porque eu demorei tanto para ler esse livro?
Esse estava na TBR a mais de 4 anos e com a estreia da série na NetFlix, eu não podia mais postergar a leitura.
Lendo o livro, deu para entender porque a série estava sendo tão criticada por causa do ritmo. Esse primeiro livro alem de cobrir um período muito grande, tem muito material histórico de base essencial para a história, o que deixa o desenvolvimento um pouco mais lento, mas em nenhum momento maçante, longe disso todo esse material de base enriquece muito o livro, ao pondo de ser um épico de Ficção cientifica.
Dos personagens o que eu mais gostei de longe foi o Da Shi, no começo eu não dei nada para ele, mais com o desenvolvimento ele se tornou muito bom.