O problema dos três corpos

O problema dos três corpos Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

Roberta Pereira 15/03/2024

Ótima ideia, mal desenvolvida (?)
Eu achei que a história é boa, mas não a forma como foi contada. A primeira parte é uma base histórica. Não curti, quase desisti pensando que ia continuar assim. Tem ainda muitas passagens teóricas sobre a física da coisa, e de tudo - do espaço, dos prótons, das dimensões de um computador, de relatório.... achei um tédio. Totalmente desestimulante.
Eu diria que é muito teórico pra pouca história propriamente dita - que só melhora já perto do final. E a história me deu raiva pela forma como a invasão se originou.
Não sei. Talvez eu apenas não tenha me identificado com as personagens, e nem a escrita do autor,
Ainda não tenho certeza se pretendo ler o resto da trilogia.

ANA - @aspaceforbooks 13/03/2024

Troca o nome do livro para
"(qual) o problema das pessoas (?)" e tudo certo - porque foi tudo que me perguntei quando o plot foi revelado...

animada para série (ou filme não lembro) da netflix, parece ser BEM diferente do livro (amém) ?
Priscila 17/03/2024minha estante
O trailer da adaptação parece tão bom que me deu vontade de ler. Mas o medo que tenho de ler e me decepcionar é muito real!

ANA - @aspaceforbooks 17/03/2024minha estante
pela experiência que eu tive (e como sei que você lê sci-fi também), recomendo ver só a série kkk

Shiro 13/03/2024

Uma ótima porta de entrada para ficção-científica!
Esse livro me trouxe uma jornada muito interessante e reflexiva, gosto do gênero e me aventurei em algumas leituras, mas essa definitivamente é uma das mais interessantes e gostosas de se ler, vale muito a pena dar uma chance!

Giovanna 12/03/2024

Fui ler o livro por causa da série e foi o mesmo que nada
Seus primeiros capítulos conseguiram me deixa completamente instigado com os questionamentos levantados, os mistérios e os novos conceitos de ficção. Porém foi no meio do livro que eu percebi o problema (que deveria se chamar qual o problema das pessoas, obrigada amiga por inventar isso e me fazer rir).
O personagem principal tem o total de 0 carisma, a personagem que eu gostei só apareceu com flashbacks esporádicos.
A conclusão foi a mesma coisa que nada, não tem um climax ou um "socorro, o que vai acontecer agora?". Como eu digo, totalmente meh.
ANA - @aspaceforbooks 12/03/2024minha estante
De nada ?

Soterradaporlivros 10/03/2024

O problema é o problema
Eu fiquei muito feliz que a companhia das letras disponibilizou novamente esse livro, já que eu queria muito ler antes da estreia da série no Netflix.

A história é interessante, os personagens complexos, mas eu não amei. Eu não sei se o estilo de escrita do autor me incomodou, afinal, mesmo traduzido, a voz do autor deve ser bem diferente do que estamos acostumados.

Eu não gostei muito do artifício do jogo no contexto da história. Não quero entrar em detalhes pra não dar spoilers, mas se o jogo fosse real eu não entenderia como se joga.

Mas os personagens e suas relações, sua história (presente e passada), suas personalidades, tudo isso me cativou bastante.

Além disso, a história é intrigante e te faz querer saber o que vem a seguir.

Jean407 06/03/2024

UMA BOA HISTÓRIA MAL CONTADA
O problema dos três corpos surge com uma ótima premissa. Seus primeiros capítulos conseguiram me deixa completamente instigado com os questionamentos levantados, os mistérios e os novos conceitos de ficção. Porém foi no meio do livro que eu percebi o problema.
A história é mal contada. O personagem principal é completamente sem carisma e não faz a trama se mover. A única personagem bem escrita tem sua história contada em "flashbacks" dividos pelo livro que acabam por dificultar o apego à ela.
O desenvolvimento e conclusão são fracos e não existe um climax ou conflito ou qualquer outra coisa do tipo.
Uma pena.

Biblioteca Álvaro Guerra 06/03/2024

Ye Wenjie , Uma jovem astrofísica que trabalha na Base Costa Vermelha durante a revolução cultural chinesa , não acredita mais na humanidade depois que viu a família ser destroçada pelas forças de repressão de regime.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788556510204

Leo 05/03/2024

Terra Firme, Personagens Frágeis
O Problema dos Três corpos me convenceu de que eu embarcaria numa super história diante de tudo que acabei lendo sobre o mesmo. Porém, o livro peca em alguns aspectos (e alguns até básico) O Inicio do livro é um pouco maçante e confuso, embora tenhamos alguns significados e explicações de alguns acontecimentos, os pulos temporais em tão poucas páginas me deixou um pouco lelê da cuca.

O Livro peca no seu desenvolvimento de personagem, personagens entram e saem sem desenvolvimento deixando tudo mais confuso ainda, Os protagonistas muitas vezes parecem unidimensionais e carentes de profundidade emocional, o que dificulta a conexão do leitor com suas jornadas. Além disso, a narrativa pode parecer excessivamente técnica em certos pontos, tornando-a menos acessível para aqueles que não têm um interesse profundo em física e ciência.

A estrutura do enredo também pode ser considerada irregular, com certas partes da trama se arrastando enquanto outras são abruptamente resolvidas.

Porém o final do seu primeiro livro me empolgou um pouco, o que me fez pensar em dar uma segunda chance para a continuação dessa história, quem sabe em breve...

No mais, não curti muito a minha ''estadia'' lendo O Problema dos Três Corpos.

Guilherme 05/03/2024

Infelizmente o livro não me agradou. Talvez alguns dos motivos tenha sido por conta da minha inexperiência com obras chinesas e suas particularidades. Alguns aspectos não me agradaram na leitura: senti que a estrutura do livro não apresenta desenvolvimento de personagens ou a busca de conexão com os leitores; o momento histórico da China apresentado possui relevância na obra, mas meu pouco conhecimento sobre a cultura e história chinesa me deixou desconectado, mesmo com diversas notas; os capítulos do jogo virtual presente no livro, apesar de importante para a história, para mim não encaixava na estrutura e no ritmo do livro; e em alguns momentos achei as explicações e soluções muito complexas e de difícil entendimento.

Apesar desses aspectos, achei a escrita muito boa, sendo direta e fluida. Além disso, tanto o mistério e a resolução apresentada são bem construídos e interessantes.

Acredito que uma futura releitura após consumir mais obras chinesas pode mudar minha opinião sobre a obra. Torço por isso.

Mike Willian 05/03/2024

Intervenção Alienígena já...
...Só que melhor não...

É uma leitura bem complicada. Por não estar familiarizado com a cultura oriental e muito menos ainda com as diversas teorias físicas e quânticas que a obra aborda, por diversas vezes me senti bastante desestimulado de concluir esse primeiro livro da série dos três corpos.

Não sei se estrategicamente ou não (o que pra mim não funcionou nada), o autor deixa pra se aprofundar em explicações mais pro fim da história. Foi um alivio interessante, porque eu já estava me sentindo extremamente burro.

Não consegui me conectar a nenhum personagem também, e isso não cooperou com meu ritmo de conclusão. Parecia mesmo que a personagem principal era a matemática e nada mais.

O que me motivou seguir com a leitura foi a indicação de um amigo, e todos os mistérios que envolvem a história (que são sim desvendados aos poucos).

No geral é um bom livro, com mensagem e proposta interessante, mas que eu não recomendaria com facilidade (à menos que a pessoa seja maluca). Pretendo sim concluir a série e não sei ainda se leria outras obras do autor que não seja parte desse universo que ele construiu.

Mari356 04/03/2024

A humanidade se depara com uma questão complexa e a ciência de base do planeta está em jogo.
Já tinha um tempo que este estava nos planos, rondando os pensamentos. Gosto muito de ficção científica e resolvi comprar este que eu já namorava. Valeu demais!
É uma ficção científica no estilo clássico, com muita informação e muitas explicações científicas. Tem muuuita física, um bocado de matemática e astronomia. Obviamente não entendi todas as explicações, mas meu parcos e olvidados conhecimentos de física do ensino médio não me deixaram na mão e deu pra entender o básico. A história é empolgante e corre em um ritmo interessante, nem muito devagar, nem muito frenética.
Acho que não vale falar muito sobre o enredo e gostaria de nem ter lido a sinopse (que pra mim, entrega uma suspeita que só se concretiza na metade do livro). Mas Cixin Liu consegue fazer, aqui, uma obra que une história, política e ciência, com personagens cativantes e uma bela narrativa.
Certamente os outros dois da trilogia serão lidos em breve!

Fagundes 29/02/2024

Realmente uma ficção científica pesada
Quando comecei a ler este livro, li bastante a respeito da ciência por trás do livro. Muitos descrevem este livro com ficção científica pesada. E, de fato, é.
A história é boa, pesada e bem envolvente... A ciência descrita no livro não fica atrás.

Mell 24/02/2024

Um prato cheio pra quem é fã de ficção científica, leitura fluida e o livro é bastante interessante

Valesi 24/02/2024

Fiquei em dúvida!
Não é uma coisa que costuma acontecer muito, alíás é bastante raro: eu realmente não sei se gostei desse livro!!
O problema dos Três Corpos está vindo com alta expectativa, até pela adaptação para série da Netflix, então resolvi me adiantar para conhecer ao menos o início da história. E foi uma montanha russa de emoções.
Minha percepção variou de ficção científica de alto nível para novelinha manjada e de volta a uma história bem pensada de um capítulo para o outro; em alguns momentos da leitura eu estava adorando os conceitos desenvolvidos e bem escritos, em outros eu estava afundando em personagens rasos e previsíveis. Não sei o quanto é culpa da tradução e o quanto é a própria narrativa.
Muitas resenhas ressaltam a grande quantidade de termos técnicos como uma dificuldade, mas para mim os nomes em chinês (língua que eu não conheço nada) foram o maior obstáculo, levei algum tempo para saber quem é quem.
Apesar de ser o primeiro de uma trilogia, a história se basta e o livro pode ser lido como volume único. Provavelmente lerei as continuações quando tiver oportunidade, mas não estou ansioso para isso.

Henrique1126 22/02/2024

O problema dos três corpos - Livro 1
Não tenho muitas experiências com ficção científica na literatura. Porém, esse livro se tornou um dos meus favoritos, sendo uma trama envolvente, misteriosa e curiosa. Tive uma certa facilidade para entender o livro, pois sempre estudei física e astronomia com frequência. Todavia, para aqueles que não são familiarizados com os principais temas e termos dessas ciências, a leitura torna-se complexa e talvez exaustiva.
Conforme avançava no livro, sentia mais e mais vontade de ler e entender tudo o que estava acontecendo. Com toda certeza Cixin Liu sabe escrever uma bela história de ficção científica e debater sobre os dilemas da vida de seres extraterrestres.