O problema dos três corpos

O problema dos três corpos Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

Junior.Dias 07/05/2024

Uma boa história.
Confesso que fiquei meio com o pé atrás para ler essa obra.
Porém, ela me cativou. A parte do jogo é maravilhosa, a forma com que o autor narra os acontecimentos te deixa preso à leitura.

J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 07/05/2024

Um livro denso , um fim amargo
O Problema dos Três Corpos é uma obra filosófica disfarçada de ficção científica, tem uma estrutura densa e mesmo caminhando de maneira lenta e gradativa, nos dá uma visão única do tema e muitas reflexões.
A escrita do autor é estruturada de maneira intuitiva, criando linhas de raciocínio mesmo através de vários pontos de vista. Porém é muito densa e não há tanto controle nos diálogos.
A narrativa é complexa, e sabe que é complexa pois o autor enche os arcos de reflexões sobre dezenas de teorias científicas e ficções. O autor coloca a história de maneira pouco linear e deixa um conceito neutro, até definir o antagonismo no fim.
Enfim, Cixin Liu criou uma obra para poucos, penso até no paralelo desse fato com o jogo inserido na narrativa. Sua história é bem estruturada porém muito complexa e densa. Seu final deixa um gosto amargo e, é claro, o gostinho por algo mais. Mas não sei se vai ser um bom mais.

Hueslei 07/05/2024

Tipo tirando o anticomunismo escrachado eh bem bom
por ser um "hard scifi" achei q alguns conceitos seriam hard to grasp mas acho q eh simples ate

Rodrigo.Macedo 05/05/2024

Estarrecedor, no bom sentido
Cixin Liu é um apaixonado pelas artes e ciências. Esse livro é uma verdadeira declaração de amor.

Os problemas da matemática e da física não são, de forma alguma, colocados como se vê em muitos livros de ficção científica, como meros adornos. Eles são base fundamental da narrativa.

Pra cada elemento de mistério o autor desenvolve uma explicação romanceada. Não um conglomerado de informações teóricas.

Existe uma preocupação em estimular o leitor a gostar da ciência. Ele não supõem que está escrevendo para um público específico.

O autor não tem medo de sonhar e nos leva a sonhar e imaginar mundos com ele. Tudo, desde a questão política, até as referências as teorias científicas como, paradoxo de Fermi ou os níveis de desenvolvimento tecnológicos que uma civilização pode atingir de acordo com a energia que extrai de seu planeta, de sua estrela ou de sua galáxia. Tudo isso me encantou.

Os alienígenas foram a cereja do bolo. Isso mesmo! Cixin Liu não apostou sua narrativa na apelação aos alienígenas. Eles quase não aparecem no 1º livro. Ficam só pairando como um fantasma nos mistérios que estão acontecendo.

Um dos melhores livros de ficção científica que já li. Sem sombra de dúvidas. Estou com 50% de leitura no segundo livro da trilogia e está melhor ainda.

Ana Clara 05/05/2024

Será que o problema sou eu?
Eu não consegui me entregar pra esse livro, talvez pq eu seja burra demais pra entender os conceitos trazidos no livro ou pq eu não seja muito fã da escrita oriental. Mas pra mim esse livro não é o fenômeno que todo mundo tava falando.
Eu tive que me arrastar na leitura e mais de uma vez pensei em desistir, só não fiz isso por que esperava que ele ia melhorar e entregar alguma coisa a mais, mas não veio hora nenhuma e eu terminei o livro com o sentimento de "é isso?".
Além disso, o livro termina muito do nada, o que sempre me incomoda. Enfim, o livro não foi proveitoso pra mim.

vicniro 05/05/2024

De fritar o cérebro, mas vale muito a pena!
O livro é MUITO BOM!! Achei a história e a mensagem que ele quer passar muito boa. As partes que ele está no jogo eu achei um pouco cansativa e no começo não estava vendo muito sentido naquilo, mas depois entendi o porquê e achei bem interessante.

Ele tem sim muitos conceitos de física que são essenciais para o entendimento da história, quando acabei de ler até tava sentindo meu cérebro quente, mas se você ler com cuidado prestando atenção dá pra entender o geral porque é explicado de uma forma bem didática. Isso pode fazer com que a leitura fique um pouco cansativa, mas vai por mim, vale muito a pena!

Achei que algumas questões ficaram sem resposta, mas acho que ele vai trabalhar melhor nos próximos livros. Fiquei intrigadíssima com o que pode acontecer e estou doida pra já começar a ler o segundo. Só não dei 5 estrelas por causa de alguns pontos que ficaram em aberto ou fiquei com dúvida e porque a parte do jogo foi um pouco cansativa. Enfim, recomendo demaaaaais.

P.S. achei o posfácio do autor maravilhoso! O jeito como ele explica o interesse dele e reflete sobre as ações humanas é de arrepiar! Virei fã.

Ione 03/05/2024

Sentimento sei lá
Achei o livro muito interessante, porém a história é contada de uma forma estranha, talvez seja o estilo da escrita. Me deixou um sentimento meio vazio, não sei se foi onde a história parou ou o que. Enfim achei bom, a parte científica é bem amarrada e densa, mas história é estranha. Vou ler o próximo.

Irving Bruno 03/05/2024

Esse livro abriu minha cabeça como um sófon...
Eu nunca imaginei que uma ficção científica iria explodir minha cabeça como "O fim da infância" de Arthur C. Clarke, mas esse livro explodiu! Melhor, ele abriu minha mente como um sófon e encheu de várias informações novas e complexas ( quem leu, entendeu a referência kkkkkk ).

Mas diferente do FIM DA INFÂNCIA, essa obra é tão palpável que me senti ali a todo tempo,
como se fato não fosse uma ficção e sim um romance histórico. Consegui me ver em todos os personagens e entender perfeitamente suas motivações e ações, mesmo estando em lados diferentes da história.

Me vi na pele do Wang Miao, da Ué Wenjie e do Da Shi ( meu personagem favorito que queria ter como amigo kkkkk ). Além disso, me senti mais próximo da cultura chinesa e me interessei em estudar mais sobre a cultura oriental e seus grandes nomes, já que temos mania de só estudar cultura ocidental e entende-la como universal, um grande erro da nossa parte.

Eu me pergunto como um homem consegue criar uma obra tão complexa e bem amarrada misturando física, química, tecnologia, história, biologia, antropologia, sociologia e literatura com tanta maestria para construir esse romance? Gente, que HOMEM é o Cixin Liu.

Ao final me peguei questionou sobre a humanidade, desde minhas crenças até a dúvida central: a humanidade é digna e capaz de redenção?

Sem dar spoiler, admito que de início seria pró OTT, mas este livro que me ensinou muito ao final me faz questionar tudo. Espero que muitas pessoas leiam e eu releia no futuro.

Beatriz 01/05/2024

Achei a ideia como um todo muito interessante, alguns momentos do livro são super instigantes e me deixou super curiosa para ler os próximos e saber todo o desenrolar da situação, porém as partes científicas são extremamente complexas, msm o autor tentando explicar de uma forma bem didática fiquei boiando em vários momentos ?

Marcela115 01/05/2024

Vale a pena
Um livro diferente de tudo que já li, muito inteligente, realmente faz mente bugar. Gostei muito da escrita do autor, mesmo tendo muita linguagem científica ficou muito didático e fácil de entender. Doida pra ler o segundo e terceiro volume ,e assistir a série.

Victor108 30/04/2024

Apresentação à Três Corpos
Estou oficialmente apresentado ao gênero da ficção científica. Ansioso para os próximos livros da sequência. Foi fantástico imaginar sob a direção de Cixin, a descoberta de uma civilização extraterrestre e as implicações dessa descoberta.

Luciana 30/04/2024

O universo e a história são bem construídos, traz muitas reflexões relacionadas tanto com a ciência como em relação as atitudes humanas.
A parte técnica é um pouco cansativa, apesar de necessária, penso que poderia ser explicada de forma mais concisa sem perda e tornando a leitura mais fluida.

Tatiane.Maga 29/04/2024

Um dos melhores de ficção
O livro envolve conceitos da física de uma forma muito interessante, tanto conceitos conhecidos como coisas que poderemos abordar no futuro.

João Paulo 29/04/2024

Eu adorei
Simplesmente incrível, como essa historia conseguiu me prender e refletir mais sobre o universo em que vivemos, sobre os humanos que são bem defeituosos, e se realmente estamos sozinhos nesse universo?