Brasil: Nunca Mais

James Wright

Resenhas - Brasil: Nunca Mais

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Jéssica Silvestre 30/08/2021

É uma obra completíssima. A recomendo a todos aqueles que gostariam de saber mais sobre esse período pois traz uma ampla gama de temas dentro da Ditadura Militar no Brasil, abrangendo o período de 1964 a 1979 , trazendo uma riqueza em dados e depoimentos extraídos dos próprios processos militares.

Fafhy 29/07/2021

Brasil nunca mais
Atualíssimo. Retrata uma época horrível da história do Brasil, e detalhe: não é a atual. Para quem gosta de política é imperdível.

Lipe 27/06/2021

Livro reportagem, baseado em pesquisas documentais, dos processos jurídicos levantados na Justiça Militar durante os anos de 1964 a 1979 - período da Ditadura Militar no Brasil. Um texto de denúncia e um convite à reflexão sobre a violência e torturas sistemáticas impostas aos de posicionamentos contrários aos interesses ditatoriais da época. Também uma voz aos familiares enlutados dos "desaparecidos políticos", que tiveram suas vozes silenciadas diante dos descaso. Uma análise do quanto o nosso país foi violento e, também, aonde podemos chegar.

Maria.Eduarda 06/05/2021

NECESSÁRIO!!
Livro extremamente importante para o conhecimento e não esquecimento das histórias das pessoas vítimas das crueldades dos agentes repressivos do Estado no período do regime civil-militar brasileiro. Já nas primeiras páginas fiquei horrorizada com as atrocidades que cometiam nos centros de investigação, fazendo com que eu tivesse mais vontade de terminar o livro para aprender mais a respeito. A linguagem é de fácil entendimento

Octávio 18/04/2021

Ótimo livro, super necessário nesse momento obscuro que vivemos. Muito indicado para entendermos melhor nossa história!

Larissa Guimarães 02/03/2021

Leitura obrigatória!
Confesso que foi necessário ter estômago e calma para ler esse livro, fiz várias pausas, apesar de já saber o que encontraria o impacto foi grande. Os relatos sobre tortura são muito fortes.
Acredito que todos deveriam ler, como dito por Edmund Burke: Um povo que não conhece a sua história está condenado a repeti-la.

Ariadne 24/12/2020

Um livro que precisa ser lido
Livro lido para o desafio Livrada! 2020 na categoria "Livro que fala sobre uma ditadura"

"Brasil: Nunca Mais" é um impressionante esforço de um grupo de pesquisadores para reunir documentos que provassem as torturas infligidas pelos militares contra seus opositores durante a ditadura militar. O livro, através de depoimentos, relatórios de prisões, autópsias e outros documentos copiados clandestinamente da Justiça Militar, prova por a + b que a tortura era um método reconhecido e utilizado amplamente pelos militares para obter informações, chantagear e humilhar seus opositores. Além dos documentos há a contextualização histórica em como o Brasil chegou ao golpe militar, como a tortura sempre foi um meio usado pela polícia através do Estado e como a justiça foi usada para perseguir, prender, torturar e matar os opositores do regime.

Desconfortante porém importante registro histórico que deve ser relembrado e lido em tempos onde um defensor de torturador está no poder.

Locimar 13/09/2020

Preciso ser relido com urgência, por mim, para muitos!

Moises Celestino 16/08/2020

Revisão do Livro...
O presente relato compilado neste livro histórico pelo saudoso arcebispo Dom Paulo Evaristo Arns só reforça a tese de que uma sociedade mais justa e igualitária só seria possível com a implementação de políticas educacionais e o devido respeito aos direitos humanos, sem distinção de raças ou credos. Infelizmente, tal fato virou uma utopia e o mundo por meio de seus governantes, ainda se encontra longe do modelo ideal. Houve até alguns avanços, mas muito abaixo do esperado e a luta de classes parece que nunca deixará de existir. A presente edição literária traz à tona o modelo de torturas cometidos contra presos políticos, muitos deles oriundos dos antigos regimes militares. Obra visceral e impactante!

Laura 01/07/2020

Um retrato da tortura
O livro é astuto ao abordar o assunto partindo dos próprios autos judiciais. Não deixando assim, brecha para os que ousarem deslegitimar seu conteúdo.
É um livro forte por narrar com detalhes a realidade dos torturados e nos levar diretamente a conhecer aquele ser humano vítima de tão horrível sistema.
Ele logra em nos situar acerca da contextualização histórica e espacial, fazendo o necessário exercício de elucidar ao leitor os nomes dos malditos torturadores.

Com certeza é um livro que permanecerá na minha estante para futuras pesquisas. Contudo, alerto ao leitor: não é fácil! Diversas foram as vezes que precisei pausar a leitura para assimilar tamanha barbaridade.

Alê 02/06/2020

Estava curiosa.
Muito diferente do que eu imaginava. Não foi ruim, foi diferente do que esperava ser o livro, não no sentido de significado histórico ou de uma marca que não será esquecida por muita gente. Fatos em dados, relatos, testemunhos de pessoas que estiveram presentes em um momento da história do Brasil, para nós, para eles história que se entrecruzam com suas vidas. Leiam. Vejam. Entendam. Direitos humanos esquecidos.

aally_souza 06/05/2020

Brasil nunca mais é uma leitura pesada. Os relatos das torturas que aconteceram durante a ditadura militar são um tapa na cara.
Uma leitura recomendada!

Cristiano.Goes 27/03/2020

BRASIL NUNCA MAIS
4o. Livro lido na quarentena. Achei difícil a leitura, pois o livro trata de tema amargo e difícil de esquecer. Este clássico trata, com documentos oficiais da ditadura militar brasileira, de torturas, desaparecimentos de pessoas, de ações deploráveis que nunca devem ser esquecidas pela história. Cada página retrata casos tristes de sofrimento, notadamente os relacionados à tortura. Para entender nosso país, nossa história, inclusive nossos sombrios tempos atuais; recomendo sua leitura.

none 09/09/2019

Educação pelo amor, porque pelo ódio continuaremos na barbárie
Meu professor de história recomendou a leitura desse livro no ensino médio. Ele ensinava a matéria obrigatória e passava seu conhecimento sobre o Rondó da Liberdade de Marighella (É preciso não ter medo, é preciso ter a coragem de dizer) e pensadores libertários anarquistas. Esse livro abriu a minha mente para outras leituras e outra visão de mundo, uma dentre as possíveis. O livro é atual. Vai ser atual amanhã, precisamos lembrar sempre que morreremos burros, por mais que tentemos aprender. Enquanto pais ensinarem seus filhos que a violência se combate com medo e mais violência, continuaremos doentes de ódio.

1 | 2 | 3 | 4 | 5