Brasil: Nunca Mais

Brasil: Nunca Mais Dom Paulo Evaristo Arns
James Wright




Resenhas - Brasil: Nunca Mais


66 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Na Literatura Selvagem 18/07/2016

Brasil: [ditadura] Nunca Mais
Enfim concluí a leitura de Brasil: Nunca mais - um relato para a história, publicado pela Editora Vozes. Tinha escolhido esse livro para o desafio Poisonous [que andei flopando os últimos meses], por ser um título lançado no ano de meu nascimento, 1985. Mas a questão é que demorei bons meses para terminar a obra, não por ser maçante, mas pelo seu teor forte e desconfortante.

"Este era o meu estado físico: não podia me levantar, nem podia andar; hematoma generalizado dos ombros e costas até os dedos dos pés, inclusive os braços e as mãos, que ficaram quase pretas, saindo uma espécie de salmoura debaixo das unhas e das linhas de cada mão; ou ouvidos inflamados; uma costela do lado esquerdo, fraturada; o rim direito afetado; a perna direita com vários ligamentos da coxa rompidos, inclusive o joelho com o menisco fraturado, o que me deixou semi-paralítico por mais de dois meses. (...)".

O livro trata de depoimentos de familiares e vítimas torturadas nos anos em que houve a Ditadura Militar aqui no Brasil. Professores, padres, intelectuais, políticos de esquerda, jornalistas - até crianças - tiveram suas vidas ameaçadas por um bando de homens fardados sem escrúpulos e de pensamento extremamente fundamentalista e conservador.

Leia mais em

site: http://torporniilista.blogspot.com.br/2016/07/brasil-ditadura-nunca-mais.html
Antonio 18/07/2016minha estante
Preciso deste livro.


Na Literatura Selvagem 20/07/2016minha estante
muito bom, Antonio. Traz relatos chocantes...




Alessandra.Stanki 28/04/2023

"Brasil: nunca mais" é um livro que denuncia as violações aos direitos humanos cometidas durante a ditadura militar no Brasil, apresentando casos de tortura, desaparecimentos e execuções sumárias. O livro teve grande impacto na história do país e contribuiu para a redemocratização. É um livro bom, porém, houve muitas partes onde eu não entendia ou simplesmente esquecia o significado das muitas siglas que aparecem no livrokkk
lulu63 17/05/2023minha estante
leu onde?? vai me emprestar


Alessandra.Stanki 18/05/2023minha estante
peguei na biblioteca do colégio cat




Carolina Veiga 21/08/2010

Tortura
Se qualquer um acredita que a tortura ou a pena de morte são os modos corretos de se "educar ou re-educar" um cidadão, ou ainda de "formar uma sociedade mais justa", ou mesmo que o período do Governo Militar foi o mais próspero que o Brasil já vivenciou, deve ler este livro.

Os relatos são impressionantes. A crueldade para com as pessoas que lutaram para que hoje tenhamos nossa liberdade são dignas de repúdios, assim como os mercenários que as aplicavam/sentenciavam.

Brasil Autoritário Nunca Mais.
Donaldo 30/12/2015minha estante
Seria legal termos o relato das vítimas da Esquerda nesta mesma época.




Jeff_Rodrigo 02/04/2024

"Temos ódio à Ditadura! Ódio e Nojo!"
Relatos sinistros das práticas de violência e tortura praticadas pelos agentes da Ditadura Militar de 1964-1985. Relatos ricos de detalhes, tanto daqueles que procuraram pelos seus, quanto daqueles que sobreviveram.

Se você ler esse livro e não sentir ódio dos algozes, que pela defesa da burguesia da pátria fizeram o que fizeram, é porque perdeu todo o senso de civilidade. Se não sentir nojo, é porque já perdeu a própria humanidade.
AliJu 02/04/2024minha estante
Isso mesmo! Sem memória, não há futuro!




Maaria_ 26/02/2024

É preciso lembrar para que a história não se repita
Não vou mentir, pulei muitas partes do livro porque os relatos eram muito pesados. Não é fácil ler e saber que tudo isso aconteceu no nosso país e o pior de tudo é que não tem tanto tempo assim que a ditadura se encerrou.
?Não basta refletir, obter maior clareza e falar. É preciso agir. Esta não deixou de ser a hora da ?palavra?, mas tornou-se, com dramática urgência a hora da ?ação??
Helô Kleine 26/02/2024minha estante
Encerrou, mas vivemos na sombra de um retorno.




Jéssica Amorim 16/01/2009

Aquele Brasil Nunca Mais mesmo.....................
É preciso conhecer o país que vivemos, e saber o que aconteceu conosco para entender o presente e não deixar que tempos como os da ditadura militar voltem jamais. Li para um trabalho na faculdade mas vale para qualquer pessoa que queria saber um pouco mais sobre os bastidores de um dos piores períodos do Brasil.
comentários(0)comente



ClaudiaS 07/05/2009

Chorei o livro inteiro!
Triste mas precisa ser lido por todos principalmente pelos jovens que não sabem o que eram aquela época de repressão!
Sem dúvidas me deu uma nova visão política.
Apesar do choro recomendo a leitura
comentários(0)comente



Paulo Montini 11/09/2010

A nova geração...
acessando a net, certo dia me deparo com um arquivo PDF de uma instituição norte-americana (se não me engano, uma bilioteca de universidade) e em sua lista, constava um arquivo guardado em nome da ONG Brasil nunca mais.


Fiquei estupefado: quem diria, como os tempos mudaram... Na época que li este livro, uma das primeiras observações feitas pelos responsávei era o alerta de que não adiantava caçar os arquivos que estavam sendo denunciados, pois estes tinham sido microfilmados e enviados para fora do Brasil. seu esconderijo, era secreto. Isso mexia com minha imaginação.


Pensava como devia ser difícil conviver num trabalho em que tudo, mais cedo ou mais tarde, poderia terminar em morte. Agora, com a nova geração, a democratização reestabelecida, tudo havia se tornado público, a CIA ja tinha dado a lista de quem foi treinado por ela (para desespero dos torturadores); a anistia internacional ja estava praticamente parada, e por aí vai.


Este livro marcou a minha visão de mundo, e me permitiu ver que, nem sempre o estado age de forma correta.

ainda vejo muros pixados com inscrições: Marighela Vive!
comentários(0)comente



Natalia Alencar 10/12/2009

Brasil: Nunca Mais
Esse eu abandonei porque precisava terminar metade da leitura obrigatória pra Fuvest. Não é ruim, apesar de ter achado a leitura cansativa. Pretendo retomar.
comentários(0)comente



Gle 03/06/2010

Brasil, nunca mais
Apresenta uma coletanea de depoimentos emocionantes feitos por pessoas
que foram torturadas na epoca da ditadura militar.
comentários(0)comente



Ogatho Tristie 01/06/2024

Esse livro é riqueza pura, tesouro nacional
+mostra a realidade da ditadura militar no visceral mesmo
+pesado pra 🤬 #$%!& os relatos e é necessário
+registros precisos que é necessário pra entender a história
+explica o significado de cada parada que rolou, sem encher muito
+o mais importante é que mata a paulada o negacionista de ditadura
comentários(0)comente



Gean Michel 20/01/2012

Todos os brasileiros deveriam ler
Conta a pior e mais obscura parte da história do Brasil de uma maneira bem clara e objetiva, todos os brasileiros deveriam saber o que ocorreu no Brasil durante a Ditadura Militar, deveriam saber como é ruim um país ter a sua soberania vendida por quem deveria representar o povo, talvez o fato mais revoltante é saber que, apesar de não estarmos mais em uma ditadura, nossa soberania ainda não é absoluta, felizmente estamos conquistando-a na ultima década, porém ainda a passos lentos, e a essa demora não culpo apenas o governo, mas sim nós, o povo, que é indiferente ou pior, conivente e acomodado. Recomendo a todos.
comentários(0)comente



Tati Dias 27/05/2012

Brasil nunca mais
"A questão da repressão política é quase sempre levantada a partir de denúncias dos atingidos, ou de relatos feitos por entidades que se dedicam a defesa dos direitos humanos. Mas a pesquisa "Brasil: nunca mais", que deu origem ao título do livro, estudou a repressão exercida pelo regime militar a partir de documentos produzidos pelas próprias autoridades encarregadas dessa controvertida tarefa.Reuniu as cópias de quase todos os processos políticos que transitaram pela justiça militar brasileira entre abril de 1964 e março de 1979, especialmente aqueles que chegaram ao Superior Tribunal Militar. Isto não significa que em março de 1979 houvessem cessado por completo os crimes de tortura e atentados terroristas -haja vista o acidente terrorista do Riocentro em 1981 -mas era preciso fixar um período limite e assegurar um certo distanciamento histórico em relação aos fatos analisados; não se analisaram processos ainda em andamento. Por que usar os processos da justiça militar como fonte básica? Porque recuperar a história das torturas, dos assassinatos de presos políticos, das perseguições policiais e dos julgamentos tendenciosos a partir dos próprios documentos oficiais que procuravam legalizar a repressão política daqueles 15 anos, era produzir um testemunho irrefutável. Nos 21 capitulos deste livro os pesquisadores alternaram os conteúdos mais impactantes das denúncias com passagens analíticas que mostram as origens do aparelho repressivo, sua estruturação e a relação entre torturas na fase de inquérito e o comportamento conivente das autoridades judiciárias. Queriam evitar tanto o enfadonho das descrições intermináveis, quanto o erro de falar daquelas torturas e daqueles crimes como se fossem desligados de todo um sistema político construído no Brasil a partir de 1964. O grande objetivo do livro é que ninguém termine sua leitura sem se comprometer, em juramento sagrado com a própria consciência, a engajar-se numa luta sem tréguas, num mutirão sem limites, para varrer da face da Terra a prática das torturas." James Wright
comentários(0)comente



Vi | @virginiabrasil_ 17/10/2014

Brasil: Nunca mais!
Ler este livro foi um desafio e tanto para mim. Sempre me interessei pelo contexto e acontecimentos da época do governo militar no Brasil, compreendido entre os anos de 1964 e 1985, mas nunca imaginaria que a face perversa desse período fosse tão grande.

Este livro é apenas o resumo de um trabalho feito por muitos pesquisadores que organizaram os processos, depoimentos e outros documentos da época para estudar. O projeto, chamado de Brasil: Nunca Mais! (ou BNM, para simplificar) levou algumas poucas respostas a famílias de pessoas dadas como desaparecidas até os dias de hoje.

Para ler o restante e ver fotos, acesse o link do blog. :D

site: http://blogfloreando.blogspot.com.br/2014/02/brasil-nunca-mais.html
comentários(0)comente



66 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR