Brasil: Nunca Mais

Resenhas - Brasil: Nunca Mais

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Maria.Jaqueline 02/09/2022

Necessário
Foi o primeiro livro que li, no ano de 2022, confesso que foi uma leitura muito difícil e por várias vezes "intragável"... Mas foi muito bom ter concluído, consolidou várias coisas que eu já tinha em mente.
Um fato curioso, esse livro era do meu pai, datado no ano de 1986, minha mãe ia joga-lo no lixo, e por sorte eu consegui evitar.
Por fim, quero encerrar com essa frase. DITADURA NUNCA MAIS! Viva a DEMOCRACIA. ????

Bárbara 05/07/2022

Essencial para qualquer brasileiro
O livro Brasil Nunca Mais é uma leitura indispensável a qualquer brasileiro. É a melhor obra para saber mais acerca da questão da tortura durante a Ditadura Militar.

Kichee_julia 21/04/2022

Tem muitos dados importante sobre a Ditadura Militar Brasileira aqui de diversos Estados brasileiros, então é muito rico para material de pesquisa. É escrito por um padre, marca a resistência que a igreja católica participou durante os anos ditatoriais.

Porém, é um livro de difícil leitura. Agradeço ao meu professor de História, Miguel por ter me deixado tão curiosa sobre essa leitura. Ele leu logo em seu lançamento. Sei que marcou a vida dele, como também marcou muitas reflexões minhas.

Débora Eloy 04/04/2022

DITADURA NUNCA MAIS
Há muito tempo que queria ler esse livro e esse ano era meta para 2022.
O lado da história, que eu já sabia, porém mais a fundo. Isso me afetou.

Hoje ainda temos pedaços e dor sobre essa nossa idade das trevas.

Solidariedade à famílias das companheiras e companheiros.

DITADURA NUNCA MAIS

Nalu 31/03/2022

É preciso
Bastaria dizer que a leitura desse livro ainda na adolescência foi um pilar da pessoa que me tornei. O contato com o horror dos atos que um ser humano é capaz de praticar e ensinar necessariamente deve nos levar a superá-los em todas as instâncias! Violência e arbítrio marcam a História de todos os tempos e povos. O ser humano é capaz de atos inomináveis a ponto de especializar-se em tortura e assassinato. Impressiona mais, no entanto, a evidente DISPOSIÇÃO INTERIOR para o ódio aos seus iguais. É motivo para a bárbara autoextinção. Será sempre uma lembrança sombria para o nosso país, mesmo para aqueles que loucamente a festejam.

Nalu 31/03/2022

É preciso
Bastaria dizer que a leitura desse livro ainda na adolescência foi um pilar da pessoa que me tornei. O contato com o horror dos atos de que um ser humano é capaz de praticar e ensinar necessariamente deve nos levar a superá-los em todas as instâncias! Violência e arbítrio marcam a História de todos os tempos e povos. O ser humano é capaz de atos inomináveis a ponto de especializar-se em tortura e assassinato. Impressiona mais, no entanto, a evidente DISPOSIÇÃO INTERIOR para o ódio aos seus iguais. É motivo para a bárbara autoextinção. Será sempre uma lembrança sombria para o nosso país, mesmo para aqueles que loucamente a festejam.

lulutheworld 15/03/2022

jamais serão esquecidos
Como era de se esperar, é um livro forte, cru e realista. A abordagem é direta, com relatos de sobreviventes à torturas que sequer imaginariamos.

Há passagens que são cansativas (ao menos para mim), mas não é algo extremamente massivo, apenas longo (como deve ser um relato).

Enfim, um livro forte, com denúncias reais e pessoas reais que jamais serão esquecidas!

mari 13/03/2022

1964: Jamais
Vinte e um anos de tortura, negligência e violência. Longos 21 anos em que o lado mais cruel do ser humano foi exposto, o lado violento de um regime que deixou marcas profundas na vida dos afetados e na história do país. Esse livro é uma joia histórica, um apanhado completo, com relatos e fichas do próprio Exército acerca do que acontecia atrás dos muros, das prisões e nas inúmeras salas de torturas espalhadas pelo país.
Uma obra gigantesca que possui um impacto enorme. Uma leitura difícil e dolorida. Tudo é muito pesado de ser lido, porém, confesso que os relatos de tortura infantil acabaram comigo. "Até quando haverá, no Brasil, mulheres que não sabem se são viúvas; filhos que não sabem se são órfãos; criaturas humanas que batem em vão em portas implacavelmente trancadas, de um Brasil que julgávamos ingenuamente isento de tais insanas crueldades?"
Uma leitura necessária para entender mais um capítulo tenebroso dessa terra chamada Brasil.

Kleverton.Soares 24/02/2022

Não é uma leitura agradável, metade do livro consiste de documentos.

Porém importantíssimo para que todos saibam o perigo de uma ditadura.

Moacir 13/12/2021

Documento histórico
Este é um documento histórico indispensável a todos os brasileiros. Conta nossa história recente e até hoje não resolvida. Conta barbáries cometidas pelo Estado brasileiro contra brasileiros em favor de objetivos alheios aos nossos e em detrimento de nossa moral. É um livro que deveríamos todos possuir em nossas estantes para nos lembrar, vez ou outra, do que somos capazes de fazer com nossa ação ou omissão; e para nos lembrar quem foram tantos famosos e anônimos que lutaram pela sobrevivência de nosso país e de nossa nação.

Gabi 15/11/2021

Eu vejo o futuro repetir o passado
Em tempos hodiernos, é assim que eu descrevo este livro.

?O BNM teve três principais objetivos: evitar que os processos judiciais por crimes políticos fossem destruídos com o fim da ditadura militar, tal como ocorreu ao final do Estado Novo; obter e divulgar informações sobre torturas praticadas pela repressão política; e estimular a educação em direitos humanos.?

Fonte: http://bnmdigital.mpf.mp.br/pt-br/

andrealog 31/10/2021

Não há nenhuma explicação aceitável para tudo isso
Um livro feito de muita pesquisa, muitos dados dos horrores acontecidos num dos capítulos mais trágicos da história brasileira. Doi para ler, dói saber que aconteceu de verdade, dói mais ainda saber que tem gente que defende essa barbárie.

Andrea 25/10/2021

Leitura difícil
Recomendo que este livro seja lido aos poucos, alternando-se a leitura com algo mais leve.
Demorei para avançar, pois são relatos que nos causam repulsa, tristeza, medo e indignação. É muito triste que vivamos um país sem memória que até hoje se esforça para negar todo o sangue sob o qual foi escrito sua história.
Mas, apesar de difícil, essa leitura se faz necessária pra todos aqueles que desejam compreender a magnitude do horror que foi este período no nosso país. Convém mencionar que os depoimentos foram retirados de processos do próprio regime militar.

Ronnayse 12/10/2021

A pesquisa "Brasil: nunca mais", que deu origem ao título do livro, estudou a repressão exercida pelo regime militar a partir de documentos produzidos pelas próprias autoridades encarregadas dessa controvertida tarefa.

Em “Brasil: nunca mais” encontramos registros históricos de um período cruel e doloroso da história do país durante a ditadura militar. São dados que devem ser conhecidos e não esquecidos (embora muito crueis) para que tais atrocidades não voltem a acontecer.

O livro apresenta contextualização histórica a respeito do golpe militar, relatórios de prisões, torturas... São relatos em sua maioria desconfortáveis (muito desconfortáveis) porém – infelizmente – fazem parte da nossa história.

É um livro para ser lido com calma, apesar de conhecer superficialmente sobre torturas, a leitura é impactante pois mostra detalhes de quem realmente passou por isso. E, ao longo da leitura, nos obrigamos a fazer pausas necessárias para digerir tamanho e absurdo sofrimento da violência.. dos que sofreram diretamente e indiretamente com o regime e suas consequências.

Jorge 17/09/2021

Necessário
Esse livro deve ser lido e discutido nas escolas. Inclusive as militares. Precisamos sentir o mal estar dessa leitura para sentir mal estar quando virmos pessoas a desejar, minimamente que seja, o retorno das condições que produzam essas insanidades.

1 | 2 | 3 | 4 | 5