Os Treze Problemas

Agatha Christie

Resenhas - Os Treze Problemas

Maria.Batagin 17/04/2023

Suspense
Um grupo de amigos se reúne na casa de Miss Marple toda semana, o Clube das Terças-feiras. Juntos, eles se desafiam a solucionar crimes nunca antes resolvidos e cada um desses treze mistérios será analisado minuciosamente pelo olhar impecável da adorável Miss Marple.

Arthur.Timotheo 17/04/2023

Meu Marple peferido
Gostei MUITO desse livro. A ideia para a história é genial e super interessante. Os casos discutidos em si são “Cold Cases”, e não gosto muito do estilo, mas já que são curtinhos e são escritos dessa forma diferente, meio que uma discussão, são muito divertidos, aconchegantes e engenhosos. Meu Miss Marple preferido!

Taci_ 02/04/2023

Por ser composta por contos, é possível dar pausas na leitura sem se desvincular totalmente da "grande história". Achei algumas das histórias superficiais e com a justificativa e/ou o modo de ocorrência dos crimes sem uma fundamentação concisa que justificasse de forma verídica o crime. Porém, muitos dos outros casos são sólidos e apresentam a perspicácia tão característica de Miss Marple, o que torna a leitura fluida. É um livro que apresenta brevemente o enredo de tantos outros livros da autora.
Por fim, acredito ser importante ressaltar que é triste perceber o viés um tanto preconceituoso na escrita da Agatha Christie (que admito: não percebia isso quando era mais nova) em muitos trechos do livro. Mas, de forma geral, é uma boa leitura.

Fernanda309 30/03/2023

A gata me deixou triste
O livro tem uma premissa muito bacana e eu, finalmente, tive um contato legal com a Miss Marple. Conheci a vasta experiência da veinha.
É uma leitura fluida e divertida, já que são várias histórias com mistérios sendo resolvidos uma atrás da outra.
Porém, as falas misóginas, xenófobicas e racistas estragaram a leitura pra mim. Não consegui mais desfrutar como deveria depois de certos trechos, só ficava pensando "que bomba foi essa?".
Eu sei que os livros e a própria Agatha são de outra época mas achei intragável.
Já li vários livros dela e tô ciente de toda a polêmica antissemita, mas nunca li nada tão explícito quanto nesse livro.

Kamilla 26/03/2023

Ela não é café com leite
Um coletânea de contos curtinhos, cada um com um mistério decifrado por Miss Maple, as reuniões eram presididas por Raymond, o sobrinho (muito pedante) da velhinha detetive, e quando o resto do povo achou que ia fazer a senhorinha de café com leite, ela no tricozinho dela já tinha matado toda a charada.

Gostei de como o tom da história vai mudando de acordo com cada narrador, e de que Miss Maple se aproveitou das histórias até para dar conselhos de amiga, no estilo ‘para de ser doida’ em quem estava precisando. Um livro divertido.

Silvana.Pereira 24/03/2023

Quando Miss Marple se reuni a alguns amigos, eles resolvem cada um trazer um mistério para ver se os outros conseguem resolver, no início acham que a senhorinha nada sabe, porém são surpreendidos com sua astúcia.

Wagner47 19/03/2023

Quantas vezes a fofoca é verdade?
Miss Marple e um seleto grupo se unem e começam a contar histórias para que os outros integrantes desvendem. Marcando a estreia da tia Jane nas obras de Agatha Christie, a autora mostra versatilidade ao mesmo tempo que preparava muita coisa que utilizaria futuramente em suas histórias.

Composto por 13 contos, são muito fluidos em sua grande maioria. Um defeito geral é como o grupo faz questão de acusar a todos, menos o meliante (quando a história trazia isso em questão), além de interrupções na história que atrapalhava na concentração.

No mais, são contos que Agatha mostra muito de sua maestria em venenos, flores e química.

Não vou me alongar falando de cada conto (principalmente por serem curtos), mas o dinamismo de "Motivo x oportunidade" é de prender o leitor, enquanto "A acompanhante" lembra muito de seus melhores casos com a senhorinha. Há algo bem grosseiro também, como Miss Marple saber de coisa praticamente por magia, como "O caso do bangalô": parece que tirou a solução daquele lugar (isso mesmo, do tricô dela).

Estranhamente, não é um livro que eu recomendaria para leitores iniciantes da Gata Triste, apesar de ser um dos mais antigos. A maioria deles causa um imenso fator surpresa para quem não conhece seus hábitos, porém em suas obras completas são melhor explorados. Como disse no início, prepara um terreno para o que a própria autora usaria futuramente.
Ou seja, um jardim mais podado causa uma melhor impressão aos olhos.

Abaixo segue a classificação de cada conto

- O Clube das Terças-feiras (3/5)

- A casa do ídolo de Astarte (4/5)

- Os lingotes de ouro (3,5/5)

- A calçada manchada de sangue (4/5)

- Motivo x oportunidade (4,5/5)

- O hadoque (3,5/5)

- O gerânio azul (3/5)

- A acompanhante (4/5)

- Os quatro suspeitos (3,5/5)

- Uma tragédia de Natal (3/5)

- A erva da morte (3,5/5)

- O caso do bangalô (2,5/5)

- Morte por afogamento (3/5)

Média final: 3,46

Paula 11/03/2023

Um clube peculiar...
Gostei muito dos contos desta coletânea, de como Miss Marple conduz as histórias e como resolve tudo de maneira tão perspicaz e inteligente. Como sempre não consigo desvendar nada, então só leio e viajo por essas páginas tão confortáveis e familiares para mim.

Mikael_13 27/02/2023

Foi muito interessante conhecer essa coletânea de contos onde a protagonista é a Miss Marple, já havia lido um livro de contos da Agatha, mas com o protagonismo do Poirot.

Irving Thaygo 26/02/2023

A estreia de Miss Marple
É um bom livro com contos, principalmente por ser estreia da Miss Marple. Todavia, achei os contos repetitivos (alguém conta um mistério e todos tentam descobrir o que aconteceu até a verdadeira conclusão ser revelada).
O mais bacana do livro é o Clube das Terças-feiras e os seis integrantes debatendo sobre mistérios. Fora isso, nada novo ou muito intrigante.

Ju Ragni 16/02/2023

Bom para lembrar de Miss Marple
Li esse livrinho de contos há muito tempo, e não me lembrava de nenhum, então foi como ler pela primeira vez. Dá uma amostra de quem é Miss Marple, mas como são contos rápidos, em que ela elucida o crime instantaneamente, não dá para aprofundar na história, como em um livro inteiro. Acho que para quem vai ler Agatha Christie pela primeira vez seria melhor pegar um romance mesmo, e ela tem muitos para se escolher. Nesse aqui, o meu conto preferido é O CASO DO BANGALÔ, onde Miss Marple finge que não sabe a resposta. Mas todos são bons.

Luiz Pereira Júnior 07/02/2023

A rainha do crime vezes treze
Primeiro, devo especificar que li “Os treze problemas”, daquela que é considerada a Rainha do Crime, na edição em capa dura da editora Altaya, que demorei anos para conseguir todos os volumes. Mas, pelo que percebi, todas as edições dessa obra apresentam os mesmos contos (O clube das terças-feiras; A casa do ídolo de Astartéia; As barras de ouro; A calçada tinta de sangue; O móvel do crime; A marca do polegar de São Pedro; O gerânio azul; A dama de companhia; Os quatro suspeitos; Tragédia de Natal; A erva da morte; O caso de bangalô; Morte por afogamento).

Não espere grandes voos linguísticos, nem tampouco um texto acéfalo, tolo, pueril. A velha máxima de que o assassino é sempre o mordomo nos livros de suspense não encontra guarida em nenhum dos contos do livro, mas é verdade que os personagens são parecidos e os enredos dos contos não diferem muito uns dos outros (alguns podem achar que é uma falha da autora, mas isso também pode ser visto como uma marca de estilo ou simplesmente como um estilo próprio da grande escritora).

“Os treze problemas” é uma ótima sugestão para entrar no mundo de Agatha Christie, pois os romances (os livros com maior número de páginas) dessa autora podem confundir os leitores com seus personagens assemelhados uns com os outros e com as constantes reviravoltas e pistas falsas. A bem da verdade, isso deve valer para qualquer escritor: em caso de dúvida, é melhor começar pelos contos e, se gostar, partir para os calhamaços.

Vale a pena? Com certeza. No mínimo, algumas horas de boa e honesta diversão tentando descobrir o assassino e o que o levou a isso. E, se você for um simples mortal como eu, com certeza errará a maior parte das vezes...

Pietra 05/02/2023

quase uma história de ninar
O livro é dividido em 13 capítulos, um para cada problema, e ao passar deles vamos nos acostumando com (e até esperando) as engenhosas soluções de Miss Marple.

Depois de um tempo fica um pouco cansativo, afinal já dá pra saber o que vai acontecer no final de cada historinha, mas não deixa de ser divertido e bem escrito.

Uma leitura tranquila de final de tarde, boa para acalmar e não ter que pensar tanto assim, nem ficar tão entrelaçado com os personagens.

O ponto negativo realmente é o quão preconceituosa a Agatha Christie era, sempre um desgosto ler seus nem tão sutis comentários acerca de pessoas de outras nacionalidades, classes, gênero e etnias.

No geral, uma leitura ok e bem escrita, recomendo como livro de "tempo" entre outros livros mais densos ou maiores.

may. 30/01/2023

Repetitivo
Terminei "Os Treze Problemas", e tenho que dizer, achei bastante repetitivo. O livro inteiro tenta nos mostrar o quão sábia é Miss Marple, mas acho que o próprio acaba se perdendo nisso. Todos os capítulos tem a mesma moral de que a bida de vilarejo nos ensina tudo sobre a natureza humana, e que sempre Miss Marple está certa e seu sobrinho, Henry, equivocado...

Eu entendo que Christie escreveu este livro inspirado na pessoa incrivelque deve ter sido sua avó, mas definitivamente não me prendeu. As intervenções dos personagems durante a narração me encomodadam bastante e deixaram os capítulos vom um aspecto de ser muito mais longo.

Por fim, os nomes dos personagens de cada "problema" me deixaram extremamente confuso. Ao final do livro, tinha entendido quem eram os personagem principais por fora das narrativas, mas sempre me perdia nos problemas por não saber quem é quem.

Então, prefiro os livros de Mr. Hercule Poirot, mas com certeza é um livro muito divertido para os fãs da adorável Jane Marple.
may. 30/01/2023minha estante
Cometi alguns erros, perdaooo

Cynara.Maira 25/01/2023

Esse livro não é o mais engenhoso de agatha christie, mas conseguiu fazer exatamente o que eu queria com ele, me divertiu e entreteve.

Eu adoro a lógica de miss marple ser sempre subestimada e faz todos os machões que se acham as estrelas pagarem a língua, além disso, o módulo de histórias curtas faz você ter mais chances de tentar acertar (acertei alguns personagens, alguns métodos e algumas metodologias, mas não tudo de uma vez kkkk).

Super recomendo o livro pra quem gosta do mote de agatha christie e só quer uma historinha leve (mesmo que de assassinato kkkkk) pra espairecer. O skoob não deixa colocar notas muito quebradas, mas diria que esse livro foi 3,75 estrelas.