Os Treze Problemas

Os Treze Problemas Agatha Christie
Agatha Christie

Resenhas - Os Treze Problemas

Xandy 06/06/2022

A cada livro que eu leio com Miss Marple, mais eu passo a gostar dessa senhorazinha excêntrica. Esse livro em particular eu li pois uma amiga me indicou e também porque deve ser o livro que deu origem a uma outra história com idosos resolvendo crimes. Cada um dos contos presentes no livro daria um ótimo filme policial, ou um episódio em uma série.
Carlos 16/06/2022minha estante
Qual a classificação indicativa?

Xandy 16/06/2022minha estante
Eu diria que 14 anos

Carlos 16/06/2022minha estante
Valeu

Lu 16/12/2020

Agatha Christie sempre foi uma das minhas autoras favoritas e uma das autoras para quem eu geralmente 1- Não sei o que quero ler; 2 - Quero acabar com alguma ressaca literária persistente. No caso atual, eu escolhi esse livro porque estava aborrecida com a leitura de "A espada do destino" e angustiada demais para acompanhar a jornada de Maia ao lado negro da Força em 'Unravel the Dusk".

E funcionou, em parte, mas com menos sucesso do que o livro anterior que eu li dela, "Os últimos casos de Miss Marple". Eu senti que demorei bem mais para ler esse e, confesso, já estava ficando um pouco cansada no final.

Parte da razão, acredito, deve-se a uma certa falta de planejamento por parte da Agatha. Como eu disse no histórico, eu fiquei com a impressão de que a Agatha escreveu os contos em momentos diferentes. e depois juntou tudo. Embora, em geral, os contos sejam bons e com tramas engenhosas, ainda que simplificadas, a linha temporal deles é meio maluca. Miss Marple, Sir Henry e outros personagens responsáveis pelas narrativas entram, saem, são reapresentados várias vezes, e de maneira até cansativa. Pessoalmente, gostei bem mais do segundo grupo de contadores de histórias e faria bem mais sentido se o tal clube ocorresse na casa dos Bantry, que são personagens recorrentes nas tramas protagonizadas pela Miss Marple.

Isso não significa dizer que o livro seja totalmente ruim. Eu gostei muito de Sir Henry e achei algumas tiradas da Srª Bantry são bem divertidas, além, é claro, do brilhantismo da Miss Marple. Achei algumas das histórias muito boas, especialmente aquelas que dão o efeito "barata tonta", que eu geralmente espero das histórias da Agatha. A narrativa, mesmo simplificada é suficiente para o leitor imaginar cada cenário e os personagens.

No todo, eu acho que é um bom livro de contos, ainda que a narrativa seja, em seu conjunto, um tanto irregular. Talvez porque a autora tenha falhado em ver o livro em seu conjunto. Mas, o livro diverte e há histórias realmente boas.

Recomendo.
Cynthia 16/01/2023minha estante
Como é o "efeito barata tonta"? Adorei tua resenha!!

Lu 16/01/2023minha estante
Obrigada, Cynthia! "Efeito barata tonta" é o que acontece com aquelas tramas da Agatha em que todo mundo parece suspeito e o leitor fica tentando adivinhar o assassino.

Cris Paiva 26/01/2018

Que delicia ler as histórias da Miss Marple! São treze contos curtinhos, mas deliciosos.

A boa velhinha é convidada para participar de um jantar na casa de conhecidos e lá ela conhece um investigador da Scotland Yard, e por conta do convidado ilustre, os demais participantes do jantar resolver contar histórias de mistérios, para que os demais tentem achar a solução. E a Miss Marple com seu pretenso jeito de distraida vai matando as charadas; uma a uma. A atuação da velhinha impressiona muito o investigador, que um tempo depois pede a ajuda da Miss Marple para resolver um caso cabeluda da Scotland Yard.

Os contos vão desde ótimos e complicados mistérios, até coisas mais simples e bobas, sempre dependendo de quem conta a história. Um dos preferidos foi o caso “A calçada tinta de sangue”, achei genial a maneira como o crime foi cometido e também o ultimo caso, onde a velhinha ajuda a Scotland Yard, ali Miss Marple brilhou como boa conhecedora da alma humana.
Jaque - Achei o Livro 27/01/2018minha estante
Adoro!

Andrea 30/01/2018minha estante
Quem não gosta de Miss Marple, né? :D

Carolina.Calvi 09/06/2022

Contos pra distrair
Um livro de histórias curtas e sem enrolação. Todos mistérios que Miss Marple descobre sem nem sair do lugar. Gosto da senhorinha mas mt coisa é mt improvável dela saber. Enfim, é um livro legal por ter histórias curtas, oq faz com que seja rápido de ler e não canse.
Carlos 15/06/2022minha estante
Qual a classificação indicativa?

Carolina.Calvi 22/06/2022minha estante
Putz não sei. Geralmente os livros dela tratam de assassinato, mas nada explícito. Algo do tipo fulano morreu e temos que descobrir quem matou.

Bruna3285 27/01/2022

Mss Marple > todos
Eu sempre estranho o formato de contos da Agatha, sempre começo bem devagar, até me acostumar com o formato. Uma vez que me acostumo, já engato e engulo o livro rs. Amo a Mss Marple, e nesses contos vemos como uma simples senhora tem tanta experiência na solução de crimes sem nem precisar sair de seu quintal.
Amei.
Israel 27/07/2022minha estante
Vai ler outros autores?.

Marlon Teske 21/05/2011

Praticamente jogavam RPG
Eu particularmente não gosto de ler livros de contos, porque sempre acredito que muitos dos detalhes são mal trabalhados nas histórias, ou porque a grande maioria não tem muito sentido, começando e terminando deixando aquele ar de "ué, e dai?"

Pois bem, a velha dama do crime me pegou de novo com este livro. No fundo, são apenas treze contos de crimes (praticamente todos assassinatos) mas narrados de maneira a comporem uma única trama com pequenas histórias menores no meio do enredo.

Vários amigos se reunem sempre as terças feiras, formando um clube de contadores de histórias (nada mais inglês do que formar clubes deste tipo) e em cada dia um deles narra uma história trágica e intrigante cujo desfecho a pessoa conhece, e os outros devem tentar descobrir como foi que o crime foi praticado, e quem foi o assassino.

Invariavelmente, quem descobre os desfechos dos crimes é a velhinha Miss Marple, a detetive idosa que se perde no crochê e viveu a vida inteira em Saint Mary Mead, e ali aprendeu a compreender a natureza humana. A não ser por algumas coisas que, na minha humilde opinião, deixam o livro um pouco com cara de tosquice, como algumas das comparações de Miss Marple e os comentários nada inteligentes de Miss Jane, a atriz, seria perfeito.

E no final temos um crime ali mesmo no pequeno bairro de Saint Mary! O desfecho? Leiam pra saber!

Lido em Dezembro de 2005
Lee Nunes 21/05/2011minha estante
Eu sou tão fã da Agatha, que quando minha filha nasceu dei a ela o nome da Agatha, minha ídala, rs,rs,rs.. e esta história me prendeu até o fim pois a nobre velhinha era um gênio, pra mim.

Zaka 12/08/2020

Miss Marple encanta
Treze pequenas histórias que são prazeirosas de ler. Com cada uma deixando o leitor mais próximo de Miss Marple.
E claro, um desfecho (embora simples) digno das histórias da autora.
Carol Amaro 12/08/2020minha estante
Miss Marple é demais! :)

m s2 30/01/2022

Um bom livro
O primeiro livro que li desta autora, por sorte, não fiquei desiludida. Gostei imenso dos crimes, apesar de achar alguns sem graça. Recomendo!

Ana Luiza 01/04/2020

Contos pequenos para conhecer uma nova personagem.
Eu amei o livro por trazer pequenos casos divididos em 13 contos. Tornou mais fácil a leitura do livro. Porém me deixou com uma pulga atrás da orelha para saber mais dos outros personagens secundários dos contos. Para mim, que não conhecia outras personagens da Agatha Christie, foi bacana para conhecer melhor pela primeira vez a miss Marple.

Outra coisa que me fez amar o livro, foi a autora fazer com que as personagens, como a miss Marple, entregarem as pistas para nós e apontar a direção certa, porém não dar explicações além disso. Se você está atendo a história, terá material suficiente para apontar o culpado.

Por fim, a ironia presente, principalmente para fazer críticas a esterótipos presentes na sociedade faz a história atrativa, além do suspense de saber quem é o culpado.
Xabriel 07/07/2020minha estante
Achei muito interessante sua resenha, agora fiquei interessado em ler o livro.

Antonio.Alvaro 20/08/2021

De modo geral, o livro se divide em 3 partes, a primeira é uma reunião na casa de Miss Marple; a segunda é outra reunião em casa dos Bantry e a por último é somente um conto, onde Miss Marple desconfia que uma pessoa de seu povoado cometeu um crime e pede a ajuda de Sir Henry. Em uma reunião na casa de Miss Marple em Saint Mary Mead, os convidados decidem cada um contar um mistério sem solução para os outros tentarem resolver, mesmo Miss Marple sendo inicialmente deixada de lado e subestimada, ela acaba levando a melhor em todos os mistérios contados.

Igor.Porfirio 10/12/2021

Super indico!
Sensacional!! Mais um da autora para a conta e mais um entre os favoritos do gênero. Amo a Miss Marple! Esse conjunto de conto foi montado de uma forma muito legal. O roteiro impecável e culmina com um ótimo caso.

Rafael 08/11/2021

Agatha Christie conseguiu fazer um livro diferente de contos da Miss Marple que prende o leitor. Como é minha personagem favorita da Agatha, não tem como não recomendar a leitura.

Fabio Pedreira 02/10/2016

A natureza humana não muda
Mais um livro de contos da Agatha Christie que tenho o prazer de ler. E com isso já se foram contos dos 3 principais personagens da escritora, um de Poirot, um de Tommy e Tuppence e agora Miss Marple.

O livro consistem em 13 contos, onde a maioria se baseia em um grupo de personagens contando historias misteriosas que tenham presenciado mas saibam a resposta para que os outros tentem adivinhar. E como sempre a velhinha não deixa barato descobrindo todas e mostrando que uma cidadezinha pequena pode apresentar muitas oportunidades de para observar a natureza humana.

Esse livro é bom, leve e divertido, os contos apesar de serem curtos, são muito bem bolados. Um ponto forte é a variação entre os contos, que não são apenas voltados para se descobrir o assassino, mas as vezes descobrir porque ele o fez ou como e todos eles atiçam sua curiosidade.

Juliana 09/03/2015

Adoro livros policiais e esse Agatha Christie é um prato cheio! Acho o que eu mais gostei foi que julgamos um livro pela capa, quem numa sala para contar crimes e esperar que uma senhora já de idade poderia solucionar crimes? Quem nunca leu um livro com Miss Marple com certeza faria pouco caso da velhinha. Gosto mais dela do que do Poirot. Quanto ao livro são duas reuniões com 6 pessoas que tem que contar um crime, mas não quem é o culpado para que outros possam adivinhar, o 13 problema é um crime que todos, menos Miss Marple, sabiam que conheciam quem era o culpado. leiam!!
Fer Kaczynski 31/03/2015minha estante
A dama do crime nunca decepciona, esse livro não li, mas li vários outros dela que adorei!