Elas Por Elas

Elas Por Elas Clarice Lispector...

Resenhas - Elas Por Elas

Duda 16/07/2020

Elas por Elas
Muito feliz por fazer essa leitura, um livro que estava na minha lista faz tempo... Adorei muito, tanto por conhecer muita coisa dessas mulheres e sentir mais vontade de ler suas obras publicadas, uma honra. Livro bem leve e facinho de ler. Super recomendaria pra quem quer livros para se ler um dia só, mas eu preferi absorver cada coisinha e ler com calma.

Paula 23/07/2017

3,5 estrelas
Qualquer lista ou seleção sempre deixa de incluir algo, não tem jeito. No caso dessa antologia, organizada por Rosa Amanda Strausz, não é diferente. Basta uma rápida olhada nos nomes listados na capa para perceber que são todas autoras brancas e já consagradas no campo literário brasileiro. Não que por isso muitas delas não sejam excelentes, porque são. Mas eu particularmente acho que a graça das antologias é justamente esta: permitir que a gente conheça novas autoras ou autoras cujos trabalhos não sejam fáceis de encontrar (no caso do Elas por Elas, apenas o texto de Pagu se encaixa nessa categoria). O olhar crítico, no entanto, me faz questionar por que outros nomes indispensáveis de nossa literatura não fazem parte dessa seleção. Mas, como já mencionei, toda seleção é o olhar de uma pessoa e é quase impossível agradar a todos, não é mesmo?

Em tempos de Leia Mulheres, no entanto, a antologia Elas por Elas é uma ótima opção para quem quer ampliar suas leituras de textos escritos por mulheres. O livro traz textos (contos, crônicas e poemas) de importantes escritoras brasileiras que, mesmo que você já tenha lido algum texto delas na escola, ainda há muito mais por ler. Para quem já tem alguma leitura dessas autoras, como foi meu caso, o livro pode perder um pouco o encanto, mas, mesmo assim, ainda me encantei com o conto de Maria Valéria Rezende e o de Nélida Piñon, de quem ainda não havia lido nada e fiquei mesmo com vontade de ler tudo. Destaco também o conto de Lígia Fagundes Telles, de Clarice Lispector e Cintia Moscovich que estão entre os cinco melhores pra mim.

greenai 09/10/2022

Venho procurado ler mais autoras nacionais, e porque não poesias? Encontrei este livro perdido na biblioteca, e naquele momento já senti que precisava lê-lo. Temos 9 autoras incríveis e seus contos/poesias, quanta genialidade no uso das palavras, histórias bem construídas! Se não fosse Pagu, talvez, eu ainda achasse Oswald de Andrade um cara legal, Rachel de Queiroz e suas definições de amor, Ana Cristina C, te amo! E quanto as outras, adorei conhecer 3>

Julyana. 14/03/2017

Achei um livro bem mediano. É um recorte na obra de escritoras em sua grande maioria já consagradas. Para mim os contos / cronicas / aforismos / poemas não foram bem escolhidos. Para além do fato de terem sido escritos por mulheres, não há uma linha que una esses escritos. O mais poderoso é sem dúvida o trecho da autobiografia de Pagu (há tanto que se pensar e dizer daquelas poucas páginas). Talvez seja interessante como amostra do que as mulheres escrevem (e escreveram nesse país), mas apenas isso.

PS: a edição é pessima. Sou uma leitora cuidadosa e mesmo assim o livro ficou detonadíssimo após a leitura.

Lya 05/11/2020

Elas por elas
Gostei muito de conhecer essas mulheres. Eu só tinha lido Clarice até então. Mas senti que faltou alguma coisa. Achei que provavelmente existem crônicas/contos melhores dessas autoras, senti que não fez juz ao talento delas. E também, como alguém comentou, são só mulheres brancas. Apesar disso, é uma boa leitura para quem deseja algo rápido e de boa intenção por juntar as nossas autoras femininas.

Sobre o conteúdo, há muitas falas de mulheres em diferentes contextos. Muitas delas mostravam as diferenças entre mulheres e homens, e alguns pontos, sobre a entrega da mulher, a sua luta, seu silêncio, seu sofrimento.

Gostei muito do relato de Pagu, o conto "Dilema" de Maria Valéria Rezende, da crônica "Que não daria eu por essa ideia" de Adriana Falcão, e do conto "A mensagem" de Clarice Lispector. Além desses, fiquei maravilhada com a escrita de Cíntia Moscovich em "Aos sessenta e quatro".

Leticia2513 19/04/2022

elas por elas
Eu li este livro para o projeto da escola, notei que muitos dos meus colegas não entenderam ou acharam chato/entediante, não posso dizer que gostei de todos os contos mas alguns como "o grande e o pequeno" chamaram minha atenção.

Bia Pupato 30/09/2023

Adorei conhecer outras autoras
Temos aqui uma coletânea interessantíssima, o livro reúne variados textos de aclamadas autoras nacionais. Dando a possibilidade de conhecer mais sobre a escrita delas.

É uma ótima forma de ter contato com a escrita de diferentes autoras ao mesmo tempo, os textos escolhidos são muito bons e de certa forma passeiam pela alma feminina.

Cada capítulo corresponde a uma autora e inicia com um breve resumo da vida da autora e informa de onde foi retirado o texto ou textos que virão a seguir.

Confesso que a maioria foi meu primeiro contato, com exceção de Clarice Lispector e Lygia Fagundes Teles, dessa forma cada capítulo era uma surpresa do que me esperava.

luananunes.s 22/05/2020

''Que não daria eu por essa ideia. Sair inventando por aí possibilidades impossíveis"
''Somos feitos dessa matéria frágil chamada vida. Breve, sem sentido, mas com rimo: em frente'' Lívia Garcia Rosa. Esse livro é tão incrível, as narrações que as autoras fazem e as frases impactantes, são como ouvir áudios das suas amigas que transbordam sentimentos. É como ouvir os podcast´s da Bruna Vieira numa caminhada. É uma conversa sincera e profunda.

L.M. 05/05/2022

Simplesmente incrível? Uma compilação de textos de estilos, épocas, lugares diferentes, sendo todos eles pertencentes a grandes escritoras brasileiras. Dentre eles, gosto de destacar a seção dedicada à Pagu, que nos dá um gostinho do que foi a vida dessa incrível e revolucionária artista. Ademais, meus textos favoritos que gostaria de citar: Dilema (por Maria Valéria Rezende); Aos Sessenta e Quatro (por Cintia Moscovich) e Boa Noite, Maria (por Lygia Fagundes Teles). Vale a pena degustar da maravilha que é a literatura escrita por mulheres brasileiras.

Laura Brand 14/05/2019

Nostalgia Cinza
Elas por elas é um livro que chama a atenção logo de cara. Organizado por Rosa Amanda Strausz, o livro é uma coletânea de alguns textos de renomadas escritoras brasileiras. É um homenagem à literatura escrita por mulheres, um gostinho para quem quer mergulhar nos textos escritos por mãos femininas e brasileiras.
"Os dicionários da língua portuguesa são unânimes: a literatura é um substantivo feminino. Nada mais apropriado então que reunir grandes escritoras num só volume [...]." É assim que começa o texto de orelha de Elas por elas, e acredito que é a introdução perfeita para um livro bem promissor.
Rosa Amanda Strausz reúne, em um pequeno livro, alguns textos e trechos de escritos de autoras brasileiras famosas por suas palavras. Ainda parafraseando o texto de orelha, "Elas por elas é um livro marcado pela multiplicidade de temas, tempos, estilos, escolas e gêneros literários. É um passeio por percepções e perspectivas tão díspares quanto são as autoras selecionadas. É, também, como não podia deixar de ser, um mergulho em universos particulares que conseguem traduzir tão bem questões universais."
É inegável a sensação de acolhimento ao ler uma coletânea com diversas escritoras brasileiras e poder ter contato com textos tão diferentes e primorosos. É uma forma de presentear aqueles que procuram escritos de mulheres que ajudam a elevar a literatura brasileira a outro patamar.
Estes são os textos e as respectivas autoras:
Rachel de Queiroz: Crônica nº1 / Amor / Bonecas russas
Maria Valéria Rezende: Dilema
Cíntia Moscovich: Aos sessenta e quatro
Adélia Prado: Dona Doida / Quero minha mãe
Lívia Garcia-Roza: Na rede
Lygia Fagundes Telles: Boa noite, Maria
Pagu: Carta da Maú (trecho)
Adriana Falcão: Não pode dar certo / O grande e o pequeno / Que não daria eu por essa ideia
Nélida Piñon: I love my husband
Ana Cristina Cesar: Sete chaves / Mocidade independente / Aventura na casa atarracada
Clarice Lispector: A mensagem
Acredito que o livro cumpra seu papel de fazer com que o leitor sinta vontade de conhecer mais das obras dos nomes escolhidos por Rosa Amanda Strausz. Os temas tratados no texto não são estranhos às mulheres em geral. As autoras falam sobre relacionamentos, dramas pessoais, carreira, envelhecimento etc. Temas universais, mas que ajudam o leitor a se identificar com todos os assuntos abordados.
Seria interessante ter visto uma coletânea temática, seja em assunto ou gênero. Por ser um livro pequeno, Rosa optou por incluir contos e crônicas das autoras, mas acredito que seria melhor reunir os textos por tema. Não existe um vínculo que relacione os textos além do fato de terem sido escritos por mulheres brasileiras.
Acredito que não seja o melhor livro do tipo, mas é uma bela homenagem às mulheres na literatura e com toda certeza vale a leitura, mesmo que você já conheça alguns dos livros. É um aperitivo para quem quer começar a ler mais mulheres, principalmente para valorizar nossa literatura.
Ao começo de cada capítulo, Rosa Amanda Strausz faz uma breve apresentação das escritoras, dando um horizonte sobre o contexto histórico ao qual elas estavam/estão inseridas e um panorama sobre suas vidas e contribuições para a literatura. Apesar de ser bem curto, é uma maneira de deixar que o leitor tenha interesse em procurar saber mais sobre cada uma.
É um livro que não precisa ser lido de uma vez, pode ser degustado um pouquinho a cada vez. Como o estilo das escritoras varia muito, é interessante poder ler em sequência, mas ao mesmo tempo ajuda a viciar a leitura, o que pode ser prejudicial para a experiência de leitura como um todo. Recomendo ir aos poucos, para apreciar cada texto como merece, sem pressa para terminar o livro ou para passar as páginas. É o tipo de leitura que oferece uma experiência diferente para cada leitor.
Meus textos favoritos foram:
Amor, de Rachel de Queiroz;
Aos sessenta e quatro, de Cíntia Moscovich;
Boa noite, Maria, por Lygia Fagunes Telles;
Carta da Maú, por Pagu;
Mensagem, por Clarice Lispector.
Elas por elas é uma ótima escolha para quem quer conhecer um pouco do trabalho de grandes escritoras brasileiras, mas ainda não teve oportunidade. É difícil incluir todas as escritoras e autoras brasileiras, então o livro deixa um gostinho de quero mais que, acredito, poderia ter rendido mais algumas coletâneas ou pelo menos um livro maior.

site: https://www.nostalgiacinza.com.br/2019/05/resenha-elas-por-elas.html

Juliana Tavares 05/09/2020

Elas por elas e para todo mundo
Comecei a ler "Elas por elas" sem muita pretensão e fui surpreendida pela leveza, complexidade e singularidade das escritoras.

Trata-se de um livro perfeito para quem deseja conhecer e valorizar o trabalho das autoras brasileiras.

tray 07/01/2017

Vem ler mulher
( quando a gente lê mulher da aquele acolhimento, a gente não se sente só parece um espelho )

Poesia na Alma 06/03/2018

Histórias de Mulheres Contadas por Grandes Escritoras Brasileiras
Elas por elas – Histórias de Mulheres Contadas por Grandes Escritoras Brasileiras, é uma antologia organizada pela escritora Rosa Amanda Strausz e publicada pela Editora Nova Fronteira, em 2016.

“E essas mulheres têm muito a dizer. A partir de fazendas assoladas pela seca, de países atravessados por guerras, do marasmo de lugarejos isolados do mundo, da militância política, da cozinha, ou até mesmo de um lugar tão interiorizado que só pode ser acessado por meio da arte.”

No livro, contaremos com grandes nomes como Pagu, Lygia Fagundes Telles, Rachel de Queiroz, Adélia Prado, Ana Cristina Cesar, Adriana Falcão, Nélida Piñon, etc., com textos em prosa, verso e aforismos. Conferindo importância a colcha de retalhos que se torna a obra, pela diferença dos textos em tempo e experiências. A julgar, por exemplo, a escrita de Pagu e Raquel de Queiroz ou Ana C. e Livia Garcia-Roza com seus aforismos retirados de sua página no facebook.

site: http://www.poesianaalma.com.br/2018/03/resenha-historias-de-mulheres-contadas.html

Ellen Gouveia 12/01/2021

Uma boa (não) antologia, porém desconexa
"Elas por elas" se propõe a ser um compilado de histórias de mulheres contadas por grandes escritoras brasileiras e essa ideia, apesar de fantástica, produz um resultado muito morno. O livro possui ótimos escritos de várias autoras - e aqui destaco o belíssimo conto "Dilema" e o trecho da autobiografia de Pagu como meus preferidos -, porém esses textos funcionam apenas quando lidos isoladamente. No conjunto do livro, achei desconexo. Não há um tema em comum que una o fio narrativo das histórias ou que conecte as autoras entre si. Além disso, é importante reparar que não há nenhuma autora negra selecionada pela organizadora e isso é negativamente sintomático. No mais, vale a leitura para talvez conhecer novas escritoras e despertar a vontade de lê-las, que foi o meu caso. Mas o conjunto do livro é fraco em sua proposta.