Elas Por Elas

Elas Por Elas Clarice Lispector...

Resenhas - Elas Por Elas

lizmr_rm 24/04/2024

Um panorama geral das incríveis escritoras brasileiras, com contos que nos prendem e nos fazem pensar na vida feminina cotidiana.

Bia Pupato 30/09/2023

Adorei conhecer outras autoras
Temos aqui uma coletânea interessantíssima, o livro reúne variados textos de aclamadas autoras nacionais. Dando a possibilidade de conhecer mais sobre a escrita delas.

É uma ótima forma de ter contato com a escrita de diferentes autoras ao mesmo tempo, os textos escolhidos são muito bons e de certa forma passeiam pela alma feminina.

Cada capítulo corresponde a uma autora e inicia com um breve resumo da vida da autora e informa de onde foi retirado o texto ou textos que virão a seguir.

Confesso que a maioria foi meu primeiro contato, com exceção de Clarice Lispector e Lygia Fagundes Teles, dessa forma cada capítulo era uma surpresa do que me esperava.

Maria Jhoiane 12/02/2023

Elas por elas
Várias autoras brasileiras juntas em um livro. São poesias versos de histórias de cada autora, cada uma que ela achou que mais a conquistou. Amei o livro, achei referências ótimas, palavras de ordem e força.

raissa.2 28/12/2022

Peguei na biblioteca para ler, estava sem expectativa alguma, mas os trechos me surpreenderam!
A ideia do livro de juntar histórias de escritoras brasileiras e enaltecer a escritura feminina nacional é incrível, porém a forma como os trechos foram finalizados sem um desfecho me incomodou bastante. Mas de qualquer forma me senti acolhida e representada com a maioria dos trechos, pretendo conhecer melhor cada escritora citada.

greenai 09/10/2022

Venho procurado ler mais autoras nacionais, e porque não poesias? Encontrei este livro perdido na biblioteca, e naquele momento já senti que precisava lê-lo. Temos 9 autoras incríveis e seus contos/poesias, quanta genialidade no uso das palavras, histórias bem construídas! Se não fosse Pagu, talvez, eu ainda achasse Oswald de Andrade um cara legal, Rachel de Queiroz e suas definições de amor, Ana Cristina C, te amo! E quanto as outras, adorei conhecer 3>

Susu. 17/08/2022

Gostei de algumas partes, mas não gostei da maioria das partes.
A escrita de algumas partes são bem difíceis.

L.M. 05/05/2022

Simplesmente incrível? Uma compilação de textos de estilos, épocas, lugares diferentes, sendo todos eles pertencentes a grandes escritoras brasileiras. Dentre eles, gosto de destacar a seção dedicada à Pagu, que nos dá um gostinho do que foi a vida dessa incrível e revolucionária artista. Ademais, meus textos favoritos que gostaria de citar: Dilema (por Maria Valéria Rezende); Aos Sessenta e Quatro (por Cintia Moscovich) e Boa Noite, Maria (por Lygia Fagundes Teles). Vale a pena degustar da maravilha que é a literatura escrita por mulheres brasileiras.

Leticia2513 19/04/2022

elas por elas
Eu li este livro para o projeto da escola, notei que muitos dos meus colegas não entenderam ou acharam chato/entediante, não posso dizer que gostei de todos os contos mas alguns como "o grande e o pequeno" chamaram minha atenção.

Ellen Gouveia 12/01/2021

Uma boa (não) antologia, porém desconexa
"Elas por elas" se propõe a ser um compilado de histórias de mulheres contadas por grandes escritoras brasileiras e essa ideia, apesar de fantástica, produz um resultado muito morno. O livro possui ótimos escritos de várias autoras - e aqui destaco o belíssimo conto "Dilema" e o trecho da autobiografia de Pagu como meus preferidos -, porém esses textos funcionam apenas quando lidos isoladamente. No conjunto do livro, achei desconexo. Não há um tema em comum que una o fio narrativo das histórias ou que conecte as autoras entre si. Além disso, é importante reparar que não há nenhuma autora negra selecionada pela organizadora e isso é negativamente sintomático. No mais, vale a leitura para talvez conhecer novas escritoras e despertar a vontade de lê-las, que foi o meu caso. Mas o conjunto do livro é fraco em sua proposta.

Lya 05/11/2020

Elas por elas
Gostei muito de conhecer essas mulheres. Eu só tinha lido Clarice até então. Mas senti que faltou alguma coisa. Achei que provavelmente existem crônicas/contos melhores dessas autoras, senti que não fez juz ao talento delas. E também, como alguém comentou, são só mulheres brancas. Apesar disso, é uma boa leitura para quem deseja algo rápido e de boa intenção por juntar as nossas autoras femininas.

Sobre o conteúdo, há muitas falas de mulheres em diferentes contextos. Muitas delas mostravam as diferenças entre mulheres e homens, e alguns pontos, sobre a entrega da mulher, a sua luta, seu silêncio, seu sofrimento.

Gostei muito do relato de Pagu, o conto "Dilema" de Maria Valéria Rezende, da crônica "Que não daria eu por essa ideia" de Adriana Falcão, e do conto "A mensagem" de Clarice Lispector. Além desses, fiquei maravilhada com a escrita de Cíntia Moscovich em "Aos sessenta e quatro".

Juliana Tavares 05/09/2020

Elas por elas e para todo mundo
Comecei a ler "Elas por elas" sem muita pretensão e fui surpreendida pela leveza, complexidade e singularidade das escritoras.

Trata-se de um livro perfeito para quem deseja conhecer e valorizar o trabalho das autoras brasileiras.

Locimar 11/08/2020

Todas as crônicas são boas, escritas por grandes. As melhores são as de Lispector, Rezende e Adélia Prado. Claro, me identifico profundamente com tudo o que elas escrevem!
Locimar 11/08/2020minha estante
São crônicas rapidinhas, gostosas. Às vezes precisamos ler coisas assim e livros assim deveriam ser repetidos. Coisas breves, contos breves!

Duda 16/07/2020

Elas por Elas
Muito feliz por fazer essa leitura, um livro que estava na minha lista faz tempo... Adorei muito, tanto por conhecer muita coisa dessas mulheres e sentir mais vontade de ler suas obras publicadas, uma honra. Livro bem leve e facinho de ler. Super recomendaria pra quem quer livros para se ler um dia só, mas eu preferi absorver cada coisinha e ler com calma.

luananunes.s 22/05/2020

''Que não daria eu por essa ideia. Sair inventando por aí possibilidades impossíveis"
''Somos feitos dessa matéria frágil chamada vida. Breve, sem sentido, mas com rimo: em frente'' Lívia Garcia Rosa. Esse livro é tão incrível, as narrações que as autoras fazem e as frases impactantes, são como ouvir áudios das suas amigas que transbordam sentimentos. É como ouvir os podcast´s da Bruna Vieira numa caminhada. É uma conversa sincera e profunda.