Feios

Scott Westerfeld

Resenhas - Feios

Ash 19/04/2021

Gostei bastante
Esse livro sempre foi bem recomendado e apesar de achar o início um pouco lento gostei bastante. A parte do meio pro final eu ja esperava mas gostei bastante do ritmo mais rápido a partir da metade do livro.

estanted4ari 17/10/2021

FEIOS (COLEÇÃO FEIOS 1)
Começando essa resenha com a palavra "Distópico". Não conhecia essa palavra. Passei a conhecê-la nas resenhas aleatórias aqui no Skoob  e nas pesquisas do Google.

Descobri o que de fato significava e que já tinha lido. O diário de Anne Frank foi meu primeiro livro Distópico e a coleção Feios está sendo minha segunda experiência e muito diferente também. Imagina só juntar a distopia com aparência exterior? Bem maluco.

Tally não vê a hora de completar 16 anos para fazer a famosa cirurgia para ficar perfeita e sair da Vila dos Feios para sempre. Mais tudo muda quando ela conhece Shay e o jeito que ela pensa sobre tudo que envolve a aparência.

É muito doido a desenvoltura do livro depois de um certo tempo a cada capítulo é uma novidade. Tô animada para a continuação.

Goulart 04/05/2021

lembro de gostar desse livro, era bem fácil de ler e entender a história, lembro também que terminei muito rápido porque queria saber mais

Nath 10/07/2020

bom, mas meio chatinho, não pretendo ler as continuações
Bob 11/07/2020minha estante
Hahaha e infelizmente nem vale ler a continuações ?

Freitas 31/01/2021

Feios
Eu achei que não iria acabar nunca esse livro, não me apeguei a nenhum personagem todos são muito sem graça incluindo a protagonista e não me importaria se todos tivessem morrido. Até ela chegar em fumaça o que demorou mais ou menos umas 200 páginas poderia ter sido resumido em 50. A leitura foi bem arrastada pra mim, fiquei com sono em várias partes. Os plots muito fracos. Achei as cenas de ação muito mal escritas e não me conectei com a história.
Enfim simplesmente não funcionou para mim. Não pretendo continuar essa série.

Lorran 28/06/2010

WWW.SUBTITULO.COM.BR
Resenha publicada no blog Subtítulo - www.subtitulo.com.br

Confesso que estava sentindo falta de uma ficção científica nesse estilo. Sou fã de clássicos como Admirável Mundo Novo, 1984, Eu Robô... Feios é um daqueles livros que te faz pensar em como algumas escolhas que fazemos podem chegar um dia a um nível impensado, mas possível.

A resenha publicada na Livraria da Folha, classifica o livro como "um casamento entre 1984, de George Orwell, e Diário da Princesa, de Meg Cabot". Apesar de parecer esdrúxulo, acredito que seja bem por aí mesmo. Não li nenhum livro da série O Diário da Princesa, mas a abordagem jovem dada a história torna-o um provável sucesso juvenil.

Mas, de forma alguma, o livro se restringe a ser apenas mais um sucesso teen. Não que um livro erigido a sucesso teen não tenha qualidades, pelo contrário, muitos são fantásticos. Mas o pano de fundo de Feios é o que chama a atenção, e promete fazer algumas cabecinhas entrarem nos eixos.

"Em um mundo de perfeição, o normal é feio."

Tendo como mote a surreal popularidade das cirurgias plásticas entre jovens, o autor cria um universo onde, ao completarem 16 anos, as pessoas são submetidos a uma série de cirurgias plásticas a fim de torná-las "perfeitas". Nesse mundo futurista, a protagonista Tally Youngblood não vê a hora de completar a idade limite e tornar-se perfeita, até a hora em que se vê envolvida com um grupo de resistência e percebe que a perfeição não é tão perfeita assim. Nossa, muita perfeição para uma frase só...

As críticas ao atual culto à beleza são muitas, juntamente com as feitas às nossas primitivas formas de utilização dos recursos naturais. Tomara que a série consiga dar uma sacudida na cabeça dos jovens leitores. Acho que é o principal objetivo do autor. Ganhar dinheiro também, é claro.

O pior é ter que esperar a continuação do livro. São quatro volumes, sendo o segundo, Perfeitos, com previsão de lançamento em agosto.

Uma boa notícia é que, segundo o autor, já estão abertas as conversas para uma possível adaptação cinematográfica da série. Vamos esperar!
Lu 12/03/2011minha estante
Amei a sua resenha, concordo com tudo.
Feios é um dos meus preferidos.

Jhoni 12/01/2013minha estante
Queria muito começar a ler este livro =(

Beatriz3345 30/09/2020

gostei uhu
Eu gostei bastante desse livro! Acho que gostei principalmente por que ele correspondeu exatamente as minhas expectativas. Eu não estava esperando uma história mega revolucionaria, e sim uma distopia levinha e gostosa de ler, e é isso que esse livro é (inclusive acho as comparações com jogos vorazes meio nada a ver, mas ok)

O que mais me chamou atencao foi o tema do livro, toda a crítica as ideias da nossa sociedade a partir da invenção dessa sociedade fictícia, muito legal de ler. Tem um ritmo bom, não fiquei entediada em nenhum momento e gostei do desenrolar da história.

Os problemas pra mim sao: a relacao da Tally com a amiga e o boy lá, o endeusamento da Tally como se ela fosse uma mega heroína (ela não fez nada demais pra tanto drama) e a facilidade como algumas coisas são resolvidas mais pro fim, de maneira bem irreal (mas isso não me incomodou tanto assim, pq como eu disse eu ja esperava uma história desse nivel)

Enfim, posso dizer que valeu a pena ter lido e que com certeza vou ler a continuação :)

duartesamanda 17/01/2023

Tally é uma feia, faltando dois meses para seu aniversário de 16 anos, essa é a única definição que importa para a sociedade e automaticamente para ela também. Mas tudo vai mudar no dia do seu aniversário quando ela fizer a operação para se tornar uma perfeita e viver todo o glamour e diversão prometido para ela. Tudo muda no momento em que conhece Shay, uma garota que faz aniversário no mesmo dia que ela, mas que não está nada animada para a operação e apresenta uma nova possibilidade de vida para Tally.

Uma das primeiras características mais marcantes para mim sobre esse livro é que ele foi lançado em 2013 e mesmo após 10 anos segue com um tema tão atual quanto a beleza dentro da sociedade e como ela nos afeta. Gosto muito como o autor foca nos adolescentes e na facilidade em manipular a forma como eles se veem.

O autor também consegue ser muito certeiro em apresentar toda a sociedade dos "enferrujados" em todos os prós e contras, onde nada é tão preto no branco como na sociedade aparentemente perfeita de Tally.

Os personagens são bem construídos na medida do possível, mas nada fora da curva. O romance é quase ridiculamente criado, sem base nenhuma para a sua existência além da vontade do autor. Fora isso o final realmente me deixou curiosa para continuar a saga.

greenthedumb 27/05/2021

vamo la
O livro é bom, o universo é bem construído e tudo mais, mas eu esperava MUITO mais. Achei bem chatinho de ler, pq tem mta enrolação. O romance é simplismente horrível, não tem desenvolvimento nenhum! Confesso que não gostei mt da protagonista, achei ela bem sem sal. Sinceramente, não sei se vale a pena ler a continuação, visto que esse livro deixou MUITO a desejar... enfim, e isso.
anterique 27/05/2021minha estante
Eu como um bom amgg (aqueles hahaha), te falo que você só vai se arrepender em ler o restante, basicamente é tudo a mesma coisa: fica na cidade, foge para floresta, vai nas ruinas. As coisas ficam se repetindo. A saga feios foi uma das minhas decepções literárias desse ano.

greenthedumb 27/05/2021minha estante
ai amg, eu tava cm pouco vontade de ler a continuação, mas dps disso, minha vontade é 0 msmKKKKKKK obggg por comentar :)

anterique 27/05/2021minha estante
Kkkkkkkkkk, desculpa destruir sua vontade

Lana 22/10/2021

Li em três dias por mais falta de tempo
A leitura é uma delicinha. A melhor coisa de livros de distopia é quando envolvem ciência, coisas da biologia, física, química. Chega dá uma alegria! O livro é lacre atrás de lacre, ouviu esse estrondo? Foi o tabu sendo quebrado por Feios.
Jenny 18/11/2021minha estante
Tally lacradorahhhhh

Verô 20/01/2021

Tally vive em um mundo onde todos são feios até a tão esperada operação aos 16 anos para se tornarem perfeitos.
Não dá pra dizer que amei a trama, mas a narrativa é realmente muito fluida! Apesar de ser um livro com mais de 400 páginas é fácil lê-lo rapidamente, não é cansativo.
Achei a essência boa, mas talvez não muito trabalhada.
Porém nada que me faça querer abandonar a saga. Sigo para o próximo livro que espero ser também de fácil leitura.

Elaine 24/07/2022

Gostei bastante dessa aventura diferente, e estou bastante curiosa para ver o desenrolar dessa história.

Cássia 22/07/2020

Me trouxe muitas indagações
Já havia lido uma vez, porém nessa releitura pude parar e analisar: como são nossos padrões de beleza? Como nos vemos? Como a sociedade nos vê? Vale a pena investir em beleza? Até quando seremos manipulados ? Tally me abriu os olhos para muitas verdades.

Renata 12/09/2020

enjoativo
até a metade do livro foi uma história interessante mas parece que tudo se perdeu depois... os personagens, a história, ficou tudo muito chato. o final parece uma fic adolescente!! quase abandonei

Xanda 25/01/2021

Um fracasso
Que livro fraco, tenha dó. Tentativa de politicamente correto a cada centímetro de página, nada de interessante acontecendo, enredo (quase inexistente) se desenvolve super devagar e de forma previsível. Momentos de ação se sobrepõem sem respiro, apressados, enquanto cenas onde nada acontece são excessivamente longas. Eu teria removido as primeiras duzentas paginas e iniciado o livro na metade com um breve resumo do que aconteceu nas páginas anteriores, pois honestamente achei muito desnecessária toda essa enrolação para se chegar em lugares tão óbvios.

Os personagens são rasos e extremos, infantis demais para terem supostamente 16 anos (me senti lendo disney channel). O desenvolvimento dos personagens, principalmente os relacionamentos que se estabelecem, ocorrem tão rápido que chega a ser desconfortável. Confiança ocorre em segundos, romance em minutos. Por sinal, o romance é do mas brega e do mais sem química, chega a ser aleatório na história e parece estar ali somente para introduzir um enredo de rivalidade feminina claramente desnecessário. O pior de tudo para mim é a maneira tola com a qual a personagem principal se comporta após se apaixonar, deixando péssimos exemplos a qualquer pré-adolescente que coloque as suas mãos nesse livro devido a maneira ridícula com a qual a representação de "amor" foi trabalhada e a maneira como as atitudes da personagem não foram apresentadas como algo negativo ou resultado de sua personalidade corrompida pelo sistema. Não tenho nem o que dizer a respeito disso além de que foi claramente a visão de um homem (o autor) sobre o que ele acredita que seja aceitável no comportamento feminino.

O tópico central do livro - os padrões estéticos - tinha tudo para ser maravilhoso e claramente merecia uma discussão menos superficial. Faltou muito desenvolvimento e reflexão sobre a temática que vende o livro, pois as poucas que se fazem presentes na obra foram extremamente supérfluas. O autor me deixou com a impressão de que ele tinha medo de falar sobre o assunto e escreveu o livro pisando em ovos. Além disso, fiquei extremamente irritada pela maneira simplória e desinteressada do autor em abordar (ou não abordar) eugenia e racismo. Não acredito que o autor tenha lidado com os temas dessa maneira simplista apenas em interesse de compor a personalidade alienada da personagem principal. Acredito que simplesmente ele não dê a devida importância à questão por falta de interesse ou, pior, por ironicamente colaborar com o sistema que ele está supostamente criticando, visto que o padrão estético defendido como "bonito" em sua obra se assemelha ao nosso atual. A cereja do bolo são os comentários sobre bulimia e anorexia, onde fica claro que o autor não tem conhecimento algum sobre como esses transtornos alimentares se manifestam, como e porque ocorrem, e acaba por abordar o assunto da mesma maneira que todo o resto do livro: de maneira trivial, generalista, e quase culpabilizando quem enfrenta essa situação.

A única coisa que não posso reclamar é que a narrativa é de qualidade, o autor mantem-se em voz de terceira pessoa, mas sempre muito próximo dos personagens, seus sentimentos e mentalidade. O texto fluí bem e transmite a atmosfera do que seria a sensação de um dia cotidiano nesse universo. No entanto, nada disso é suficiente para amenizar o fato de que esse universo e as questões sociológicas que ele acarretara precisavam ter sido aprofundados muito mais.

Eu tenho um "defeito" que me obriga sempre a ler até o final, mesmo quando não estou gostando, que é para "ter certeza" de que não gostei. Esse livro eu tinha certeza que era ruim do capitulo um ao capítulo final e sinto que li inteiro somente para conseguir falar sem culpa que não gostei. Normalmente esse meu defeito me obriga a ler a série toda, mas com Feios não sei se vou ter condições. O autor não me deixou com a impressão de que esses fatores seriam melhor trabalhados e desenvolvidos nos próximos volumes. Em resumo, tão raso e introdutório (em alguns aspectos até "desserviço") que acho que nem para 11 anos de idade eu recomendaria a leitura.
My Silva 06/11/2021minha estante
Falou Tudo!!!