Todos os contos

Resenhas - Clarice Lispector Todos os Contos

thery 21/06/2020

Uma ótima experiência!
Demorei, mas concluí!
O livro "Clarice Lispector todos os contos" proporcionou meu primeiro contato com a obra de Clarice. Agora posso verdadeiramente afirmar: QUE ESCRITORA INCRÍVEL!
Por ser dividido em contos, demorei mais tempo para finalizar, pois cada conto configura um universo mais ou menos denso, que nos faz refletir ou simplesmente admirar a poesia nas palavras de Lispector.
Livro bem organizado e explicado, através das notas elucidativas de Benjamin Moser.

Mari 08/08/2020

100 anos dessa diva, dona do Brasil!
Amo tanto essa mulher que nem existem palavras pra descrever, tudo que leio dela é perfeito! Pensei que provavelmente seus primeiros contos não seriam tão bons e me enganei, amei todos. Seus contos clássicos não são considerados clássicos à toa. Até os que foram considerados "lixo" eu amei. Como a própria Clarice escreveu na explicação do livro "A Via Crucis do Corpo": "Uma pessoa leu meus contos e disse que aquilo não era literatura, era lixo. Concordo. Mas há hora para tudo. Há também a hora do lixo."
Disso só posso pensar que se os contos dela são lixo, eu queria ter talento pra ser capaz de escrever 1/10 desse lixo. E quantas obras-primas perdemos por desespero do(a) autor(a) ao ouvir alguém dizer que suas obras eram lixo? Obrigada Clarice por ter publicado seus "lixos", porque quanto mais Clarice melhor.
No final dessa edição têm algumas opiniões da Clarice sobre seus contos, ela fala que não gostava do conto "Preciosidade", não pude deixar de pensar: "Só falta eu ter amado esse conto!". Dito e feito, tinha marcado o conto inteirinho. Ou seja, qualquer coisa que essa mulher escreve eu acho maravilhoso, mesmo que nem ela goste. Qualquer coisa dela pode mandar pra mim, que eu vou ler, vou amar e vou falar pra todo mundo ler.

Maikel.Rosa 23/12/2020

Clarice Lispector não é quem pensamos que ela foi
eu a conheci ainda guri, no nono volume de um livro que reunia contos de diversos autores intitulado "Para gostar de ler". acho que a proposta se cumpriu, embora meu conto preferido tenha sido do Moacyr Scliar, e não dela. sorry, claricers.

em "Todos os contos" a gente acha que entende quem foi Clarice Lispector, mas não é verdade. essa nunca foi sua intenção.

dá pra se enganar um pouco nessa coletânea que reúne 85 histórias de diversas fases da vida dela. são personagens que vivem mais dentro de suas cabeças do que na vida "real", pessoas que buscam desesperadamente por liberdade, conexão e afirmação da própria existência, mas que temem o rompimento do delicado equilíbrio que sustenta suas vidas solitárias e assustadas.

fora um certa obsessão por ovos e pintos e galinhas, eu li uma Clarice tentando se conectar com um mundo ao qual não se sentia pertencer, às vezes escrevendo pra ele, mas outras parecendo dizer, foda-se, vou falar aqui comigo mesma e quem quiser que me aprenda. ou não.

ao mesmo tempo que senti profunda identificação com cada palavra de um conto, em outro eu revirava os olhos de tédio por estar lendo um exercício egoísta de fruição literária.

mas é isso. Clarice Lispector é uma unanimidade, mas nunca foi unânime.

Belos 25/01/2021

O que falar do livro? Só uma coisa: leia com atenção para não perder aquilo que deveria apreender do texto.
Destaco o conto ?desastres de Sofia? como o meu preferido. Recomendo o livro para quem gosta de textos que trabalham a linguagem.
Boa leitura.

Manu 20/03/2024

Ler Clarice é um deleite para a alma
Tive o máximo cuidado com esta leitura, cultivando-a em doses homeopáticas, visto que cada conto é um universo na consciência.
Clarice é de fato uma maga das palavras e está coletânea me transformou em sua fã.
Recomendo que todos a leiam da mesma forma: sem pressa e extraindo o máximo de cada página, para ter essa rica recompensa que uma escrita tão profunda proporciona.
Não sei se há mais adjetivos para Clarice a não ser EXCEPCIONAL.

Icaro 07/02/2023

Incrível!
Edição com todos os contos de Clarice Lispector. Comecei a ler em junho de 2020 e cada uma das histórias contadas é um primor de estilo e criatividade.

Jaqueline.Sayumi 24/01/2022

Comecei a leitura em 2020, e fui lendo aos poucos de conto em conto. Alguns me encantaram mais que outros (como já era esperado), sigo encantada pela escrita da Clarice.

eupoetizo 05/03/2022

Simplesmente a maior que temos. Uma escritora incrível, Clarice é um ícone da literatura. Sem palavras para essa edição maravilhosa.

Bruna 20/03/2022

Eu ganhei esse livro uns 6 anos atrás e nunca tinha lido ele e acho que, de certa forma, foi algo bom ter adiado por tanto tempo, pois não foi um livro que eu realmente gostei de ler, então talvez não fosse um problema continuar adiando kk. Demorei quase 1 ano para terminar de ler e, apesar de ter tido um ritmo bom de leitura em alguns momentos e ter gostado de alguns dos livros, no geral eu acho que a leitura mais me irritava do que me fazia gostar do livro. Ainda tenho um certo apreço por alguns dos textos da autora, mas eu saí da experiência de ler esse livro um tanto traumatizada e não pretendo ler algo dela tão cedo.

Shir 12/04/2022

Perfeito
Como não se identificar com esses contos? Tive, por muitas vezes, a impressão de viver exatamente o que o conto retratava.

pedro villar 16/08/2022

Acho que Brasília, já pro final do livro, define bem minha experiência lendo Clarice: A primeira parte genial, brilhantes analogias, reflexões profundas a respeito de questões humanas complexas traduzidas em uma prosa de uma escritora muito acima da média. Já a segunda parte... Bom, digamos que não é pra mim. Acho que ela extrapola o limite do fluxo de consciência, da abstração, e se torna apenas entediante e enigmática demais.

É assim em todo o livro que, até por reunir todos os contos (inclusive alguns inacabados), é muito irregular.

Mas é uma escritora brilhante, que em seus melhores momentos produziu pérolas como Viagem à Petrópolis, Feliz Aniversário e Mineirinho. Só por isso vale a pena ler.

Beatriz 15/06/2022

intenso!
A decisão de encarar as mais de 600 páginas dessa coleção foi tomada pela curiosidade de conhecer o trabalho de Clarice Lispector para além de A Hora da Estrela - leitura desenrolada por demanda de ensino médio. Foram cerca de 5 meses do primeiro ao último conto, sem um ritmo regular e com uma constante carga de agitação. A causa disso é, possivelmente, por uma intensidade quase fundamental nos textos da autora, que somam 83 neste volume. Em suma, condensar todas as sensações derivadas dessa leitura é uma missão quase impossível, mas recomendo a experiência a todos tenham interesse em contos ou em descobrir mais sobre a escritora (vale cuidado pelos possíveis gatilhos.)

Isa 01/07/2022

Essa edição traz um compilado com todos os contos de Clarice, os contos estão em ordem cronológica e é incrível como pôde-se perceber o amadurecimento de Clarice. Os contos tem uma enorme densidade psicológica, característica da Clarice, que consegue transformar uma simples cena do dia a dia em um reflexão da alma. Sinto que Clarice coloca um pouco de si em cada história, e conforme se lê sente-se mais próximo a ela. Ícone da literatura brasileira, como uma escrita peculiar e envolvente. Vale muito a pena ler e entender um pouco mais dessa grande mulher que foi Clarice Lispector!

Marcus Oliver 08/07/2022

Reflexivo, confuso e muito mais
A nota é puro gosto pessoal e nada técnica, uma vez que os ?Todos os contos? é meu segundo contato com Clarice.
Teve contos que me deixaram confuso e tive que pesquisar artigos científicos, resenhas de acadêmicos e ensaios de pesquisadores; uma vez que se trata de tantos signos que fogem da minha compreensão atual que me fez terminar um conto sem palavras e não entendendo nada. As leituras complementares ajudaram a clarear melhor o que foi mostrado e de que maneiras eu poderia enxergar melhor as construções ficcionais de Clarice.
Creio que é um pouco exagerado iniciar a leitura de Clarice por essa obra, ela é robusta demais e pode assustar a primeira vista; mas uma vez que se inicia o fascínio pela ficção da autora é instantâneo.
A grande vantagem é que esse livro reune por completo toda a obra de contos da autora, então compensa e muito comprá-la e guardá-la para futuras releituras (algo que definitivamente farei no futuro).
Como sempre, recomendo Clarice a qualquer um; sua capacidade de adentrar na psiquê dos personagens e desvendar nossas próprias angústias e sentimentos por meio de palavras é impressionante e de tirar o fôlego, sem contar que se pode ver diferentes formas de uso do fluxo de consciência que é marca tão conhecida da escritora e em seus romances. Os contos permitem uma amplitude de cenas e perspectivas que diversos personagens e situações podem contar uma história ou reflexão; deixando este livro extremamente cativante, confuso, reflexivo e muito maia.

Carlos 12/07/2022

Clarice Lispector - Todos os contos
Obra magnânima contendo todos os contos de um dos maiores gênios ?ocultos? do século XX. Os contos de Clarice, além de geniais, apresentam uma forte característica poética.

Não lia Clarice desde o vestibular da UNICAMP em 2017, agora pretendo ler o restante da obra dela.

?Clarice foi, simplesmente, o amor de minha vida.?