Todos os contos

Todos os contos Clarice Lispector

Resenhas - Clarice Lispector Todos os Contos

Doug 20/01/2023

Incrível.
Que livro bom,não tenho nem palavras pra descrever.A escrita da Clarice Lispector é tão linda,que me dá vontade de chorar.Foi meu primeiro contato com Clarice,primeiro de muitos,amei essa leitura de um jeito absurdo.Comecei o ano bem.

Icaro 07/02/2023

Incrível!
Edição com todos os contos de Clarice Lispector. Comecei a ler em junho de 2020 e cada uma das histórias contadas é um primor de estilo e criatividade.

Antônio Prado 29/08/2016

Clarice e nós mesmos
Muitas vezes, chegando ao trabalho, uma colega se virava para mim e dizia: "Vira a Clarice! Não quero que ela fique olhando pra mim!". As pessoas sabem que os olhos de Clarice são capazes de sempre ver "algo a mais", feiticeira que ela era, capaz de com um jogo de palavras capturar o mais íntimo de nós e dela mesma. Encontrar o íntimo de nós talvez fosse o principal, porém invisível, desejo de Clarice. Ou pelo menos encontrar o seu íntimo. Ler todos os contos de Clarice, de acordo com sua publicação cronológica, nos dá a oportunidade de participar com ela dessa busca pelo seu "eu": da jovem acanhada, viva, até a escritora consagrada e, já no declínio de sua saúde, até mesmo necessitada. Clarice se confessa a si mesma nos contos, que têm um timbre místico, religioso. De todos os contos, os que compõem "Laços de Família" e "A Legião Estrangeira" são os que representam melhor Clarice, no auge de sua criação e de sua busca. Porém, todos os outros contos, de todos os outros momentos de sua vida (até mesmo os de "A Via Crucis do Corpo", encomendados, pornográficos, etc.), são um registro da genialidade diria que "doméstica" de Clarice, porque no comum, no cotidiano, suas personagens se transformam e nos transformam. Pela leitura de Clarice, somos capazes de apreender o mundo com o que ele tem e o que ele é, o nosso lugar e o nosso próprio "ser" nele. Clarice é feiticeira, é mestra. É capaz de nos ensinar a também ver no dia a dia o nosso próprio lugar e o nosso "ser" no mundo. Sua vida e sua obra são um presente para o Brasil e para o mundo, e a coletânea de todos os seus contos, em especial, uma oportunidade de descobrir Clarice e nós mesmos. Clarice é hipnótica!
Renan 30/08/2016minha estante
Quero

Heyss 01/04/2017

Obra-prima, pérola, preciosidade
Clarice Lispector é a(o) melhor(a) escritor(a) de todos os tempos. Não, esta não é uma resenha técnica ou racional, assim como Clarice não fazia literatura técnica ou racional. Clarice Lispector é uma experiência transcendental. Há quem prefira jamais sair do chão. Cada um, cada um. Eu, cada vez que leio e releio Clarice, levanto voo.

isa.dantas 23/04/2017

Não dá para eu dizer que tudo que li nessa reunião de contos me foi palpável ou significativo: Clarice muitas vezes é enigma. Mas do que eu pude compreender só posso dizer: que mulherão da porra!

Vann.Deodato 14/11/2018

Lispector
Completo. O tipo de livro que todos deveriam ler e ter. Daqueles que a gente precisa ter na estante. Li em ebook, mas já quero o meu físico pra devorar, ou pra simplesmente, ler devagar como fiz. Pra saborear.

-h. 26/07/2023

Ainda sem reação
Fico pensando em uma forma de conseguir expressar em simples palavras tudo o que é esse livro. Posso dizer que se torna uma experiência de vida.
Clarice Lispector é profundidade, sentimento, compreensão e tantos outros adjetivos.
Se puder, leia. Leia e leia. Com certeza um marco na minha vida esse livro, e não poderia ser outro para começar minhas leituras e agora paixão por Clarice.
É aquele livro que terminarmos e ficamos 10min em silêncio analisando tudo o que vivemos.
Que livro, Clarice! A cada conto era um sopro de tantas emoções.

Ronaldo 04/08/2023

São vários contos geniais, daqueles cheios de frases memoráveis e passagens que nos fazem refletir sobre a vida.

Clarice Lispector joga com as palavras: começa uma cena bonita e logo vem algo diametralmente oposto. Ela choca o leitor regularmente.

Alguns contos são muito psicodélicos, como o que fala sobre Brasília. Nem sempre é simples entender a mensagem por debaixo do texto.

Talvez seja essa a intenção. Quem sabe?

Lu 21/05/2024

Eternamente Clarice
Um material precioso finalmente reunido em um único volume.
Os contos apresentam toda a complexidade da mente sensível e genial de Clarice.

Encontro de leitores 12/02/2021

Em 2020 comemora-se o centenário de uma das mais espetaculares escritoras que já tivemos, Clarice Lispector. Em homenagem a esse ano especial, resolvi me debruçar sobre sua obra como contista, pois já havia lido alguns de seus contos, sua obra infantil e romances... Que presente! Os contos de Clarice são tão intensos quanto ela, alguns beiram ao estranhamento do começo ao fim, levando o leitor a se perguntar "o que ela quis dizer aqui!?", já outros provocam tanta identificação que embrulham o estômago e dão aquela sensação de estar sendo observado por essa autora que mais do que escrever sobre cotidiano, escrevia sobre alma humana. Dona de frases inspiradoras e de efeito, Clarice merece continuar sendo lida por mais centenas de anos.

site: https://www.instagram.com/p/CE4VxUljbBe/?utm_source=ig_web_copy_link

Bella 26/02/2021

Confuso
Muito confuso, denso e complicado de ler. Mas cheguei ao fim e me senti uma vitoriosa. A Clarice tem um jeito próprio de escrever e suas palavras são muito instigantes e mórbidas, o que leva a leitura ser extremamente introspectiva. Senti-me na mente de Clarice muitas das vezes, mas não necessariamente foi bom. É um livro agradável em suma, entretanto alguns poderão não gostar, porque o conteúdo se assemelha a algo muito non-sense em diversas ocasiões, logo, é um livro que tende a dividir opiniões e seu público leitor, possivelmente, é bastante pequeno.

Felipe 03/01/2022

Genial, e Clarice não poderia receber adjetivo menor
Foi meu primeiro contato com a obra de Clarice (primeiro de muitos, tenho certeza). Clarice é entidade, genialidade em forma de palavras. Brinca com a língua escrita como quem brinca com os pensamentos do leitor. Tratá-la aqui simplesmente por "a autora" chegaria a ser desrespeitoso: Clarice Lispector é a maestria literária em sua alma mais pura e, portanto, deve ser tratada pela singularidade de seu nome, com toda a força que este carrega.

Quanto à reunião de contos, alguns de que gostei mais (a exemplo daqueles em "A legião estrangeira" e "Felicidade clandestina") e alguns de que não gostei tanto (em sua maioria em "Onde estivestes de noite"). E aqui há de se destacar que não gostar de algo que Clarice escreveu é arriscado: pode-se estar incorrendo em erro quando, talvez, não se tenha podido acompanhar a genialidade de Clarice. Fragilidade do leitor, não do escritor. Entretanto, há de se avaliar a coletânea de contos com essas limitações e gostos pessoais que me guarnecem como leitor. Nesse sentido, nota 4,5 de 5, certo de que haverá outras obras de Clarice a que se dar uma irretocável nota máxima.

luke - among the living. 07/10/2023

A escrita de Clarice trafega entre o surreal, o brilhante, o complexo e o belo. Posso dizer que foi uma das leituras mais difíceis que eu já tive mas bem, nas palavras da própria, ´´todo cavalo é selvagem e arisco quando mãos inseguras o tocam.´´

Um livro para ficar na memória.

P.mateuss 10/09/2023

Delicia
Foi minha introdução a autora e foi difícil achar algo para ler depois que esse livro saiu da minha rotina. Vale super.

Anna.Beatriz 09/01/2023

Para se devorar.
Acho que nunca li com tanta velocidade um livro tão extenso, mais de 600 páginas que fluíram como água. Essa obra é de se degustar avidamente, as vezes a gente tem que se segurar para não engolir sem mastigar mas Clarice é apaixonante, você fica obcecada e não consegue largar suas histórias. Histórias tão cotidianas, tão comuns, mas tão absurdamente encantadoras.

Acabo esse primeiro compilado já ansiosa para completar a coleção lendo o "Todas as Crônicas" e "Todas as Cartas".