Todos os contos

Todos os contos Clarice Lispector

Resenhas - Clarice Lispector Todos os Contos

Antônio 27/03/2022

?Todos os Contos? é uma edição que vale a pena ter em sua estante porque reúne diversos textos publicados de forma esparsa ao longo da carreira da escritora. Desde contos que ficaram para a história da literatura brasileira até aqueles menos conhecidos, aqui vemos a imensidão que era a escrita de Clarice: desde cuidadosa com o estilo até mais despreocupada e, por vezes, ?antiliterária? como ela tentou ser em seus anos finais de vida.

oursapphism 28/02/2020

E impossível ler Clarice sem sair da leitura destruída. Essa mulher é incrível.

Allan.Franck 22/12/2023

Paraíso de Clarice
Livro que me acompanhou durante boa parte deste ano. Por se tratar de contos, a leitura se deu ao longo de 2023 e cada qual mostrava o trabalho desta excelente autora. A obra é muito bem organizada, por nos apresentar desde o primeiro conto de Clarice, ainda jovem, até a implosão intelectual da mesma à medida que se aproximava da morte. Realmente uma viagem literária! Uma forma de conhecer na íntegra a escrita da autora em diferentes momentos de sua vida. Indicação para todos aqueles que apreciam suas cenas cotidianas simples e tramas psicólogicas e epifânicas.

Julia 14/07/2020

Denso e muito bom
Eu adorei! É um livro bem denso, como a própria Clarice é. Se faz necessário de muita atenção e seus contos trazem análises literárias incríveis! Recomendo!

Bia 20/09/2020

todos os contos, clarice lispector
Clarice Lispector, sem dúvida, que é uma escritora profunda que nos faz sentir desconfortáveis pelo nosso papel submisso dentro da sociedade, fazendo-nos refletir imenso. contudo, confesso, devido à sua grande profundidade, em boa parte dos contos, custou-me a entender um pouco, não acho que seja uma leitura fácil. nem vos falo do "Ovo e a galinha", se a autora não entendeu, imaginem eu.
enfim, "Todos os contos" não é para ler de ânimo leve, mas é bom para entendermos melhor a autora.

Kau 21/03/2022

Clarice foi uma das escritoras que me apresentou a prazer na literatura. Tenho fortes lembranças de ler seus livros na pré-adolescência e foi uma experiência incrível reler adulta e mais madura. Mas, acredito que ainda posso tirar muito proveito dos seus contos no futuro. São o tipo de texto que daqui há alguns anos vou reler novamente, e aprender coisas totalmente novas.
Uma pessoa "desorientada na vida, na arte, no tempo e no espaço", mas mestre nas palavras. Pois, a capacidade de escrever sobre diversos assuntos (sexualidade, amadurecimento, velhice, cotidiano, amor, ódio) e tocar o nosso íntimo com eles, só pode ser um dom divino.

Fernanda 26/02/2020

"Parece que eu não sou eu, de tanto eu que sou..."
Ler Clarice é atravessar um dia de tempestade, impossível sair ilesa sem os respingos de sua profundidade.

Ane Vasconcel 25/02/2020

Ler essa antologia foi como conhecer mais profundamente Clarice, um conto é um pedaço da autora, todos os contos são a experimentação do sopro Lispector. Sou admiradora dessa célebre escritora, embora ela não aceitasse oficialmente o título de escritora, porque sua escrita é como o vento que flui naturalmente e enche os pulmões humanos, as linhas que foram escritas, datilografadas, por Clarice, são até hoje significantes e tocantes, para quem de fato por elas consegue ser tocado, para quem não entende, faltou o toque que autora uma vez disse "Ou toca ou não toca".Os estudos acadêmicos sobre Lispector cresce constantemente, o que a define não somente como uma autora da imersão no universo feminino, mas como uma autora que escreveu sem muito enfeite falando para outros, que, igualmente a ela, são gente.
Gu Vaz 25/02/2020minha estante
Estou lendo e amando profundamente.

Ane Vasconcel 25/06/2020minha estante
Que bom! Clarice é uma relação de encontro de alma, ao ler sua obra, ou você entende tudo não entendendo nada, ou você não entende nada de nada. Kkk

Carlos 12/07/2022

Clarice Lispector - Todos os contos
Obra magnânima contendo todos os contos de um dos maiores gênios ?ocultos? do século XX. Os contos de Clarice, além de geniais, apresentam uma forte característica poética.

Não lia Clarice desde o vestibular da UNICAMP em 2017, agora pretendo ler o restante da obra dela.

?Clarice foi, simplesmente, o amor de minha vida.?

Mari 08/08/2020

100 anos dessa diva, dona do Brasil!
Amo tanto essa mulher que nem existem palavras pra descrever, tudo que leio dela é perfeito! Pensei que provavelmente seus primeiros contos não seriam tão bons e me enganei, amei todos. Seus contos clássicos não são considerados clássicos à toa. Até os que foram considerados "lixo" eu amei. Como a própria Clarice escreveu na explicação do livro "A Via Crucis do Corpo": "Uma pessoa leu meus contos e disse que aquilo não era literatura, era lixo. Concordo. Mas há hora para tudo. Há também a hora do lixo."
Disso só posso pensar que se os contos dela são lixo, eu queria ter talento pra ser capaz de escrever 1/10 desse lixo. E quantas obras-primas perdemos por desespero do(a) autor(a) ao ouvir alguém dizer que suas obras eram lixo? Obrigada Clarice por ter publicado seus "lixos", porque quanto mais Clarice melhor.
No final dessa edição têm algumas opiniões da Clarice sobre seus contos, ela fala que não gostava do conto "Preciosidade", não pude deixar de pensar: "Só falta eu ter amado esse conto!". Dito e feito, tinha marcado o conto inteirinho. Ou seja, qualquer coisa que essa mulher escreve eu acho maravilhoso, mesmo que nem ela goste. Qualquer coisa dela pode mandar pra mim, que eu vou ler, vou amar e vou falar pra todo mundo ler.

Maikel.Rosa 23/12/2020

Clarice Lispector não é quem pensamos que ela foi
eu a conheci ainda guri, no nono volume de um livro que reunia contos de diversos autores intitulado "Para gostar de ler". acho que a proposta se cumpriu, embora meu conto preferido tenha sido do Moacyr Scliar, e não dela. sorry, claricers.

em "Todos os contos" a gente acha que entende quem foi Clarice Lispector, mas não é verdade. essa nunca foi sua intenção.

dá pra se enganar um pouco nessa coletânea que reúne 85 histórias de diversas fases da vida dela. são personagens que vivem mais dentro de suas cabeças do que na vida "real", pessoas que buscam desesperadamente por liberdade, conexão e afirmação da própria existência, mas que temem o rompimento do delicado equilíbrio que sustenta suas vidas solitárias e assustadas.

fora um certa obsessão por ovos e pintos e galinhas, eu li uma Clarice tentando se conectar com um mundo ao qual não se sentia pertencer, às vezes escrevendo pra ele, mas outras parecendo dizer, foda-se, vou falar aqui comigo mesma e quem quiser que me aprenda. ou não.

ao mesmo tempo que senti profunda identificação com cada palavra de um conto, em outro eu revirava os olhos de tédio por estar lendo um exercício egoísta de fruição literária.

mas é isso. Clarice Lispector é uma unanimidade, mas nunca foi unânime.

pedro villar 16/08/2022

Acho que Brasília, já pro final do livro, define bem minha experiência lendo Clarice: A primeira parte genial, brilhantes analogias, reflexões profundas a respeito de questões humanas complexas traduzidas em uma prosa de uma escritora muito acima da média. Já a segunda parte... Bom, digamos que não é pra mim. Acho que ela extrapola o limite do fluxo de consciência, da abstração, e se torna apenas entediante e enigmática demais.

É assim em todo o livro que, até por reunir todos os contos (inclusive alguns inacabados), é muito irregular.

Mas é uma escritora brilhante, que em seus melhores momentos produziu pérolas como Viagem à Petrópolis, Feliz Aniversário e Mineirinho. Só por isso vale a pena ler.

Adriana Scarpin 11/12/2016

Edição impecável, muito embora eu seja incapaz de dar-lhe cinco estrelas justamente porque abrange todos os contos, inclusive as obras primas até os não tão bons e só fui apta a dar cinco estrelas uma única vez numa edição de contos completos e este foi para o desbunde da Flannery O'Connor.

Belos 25/01/2021

O que falar do livro? Só uma coisa: leia com atenção para não perder aquilo que deveria apreender do texto.
Destaco o conto ?desastres de Sofia? como o meu preferido. Recomendo o livro para quem gosta de textos que trabalham a linguagem.
Boa leitura.

eupoetizo 05/03/2022

Simplesmente a maior que temos. Uma escritora incrível, Clarice é um ícone da literatura. Sem palavras para essa edição maravilhosa.