Uma vida pequena

Uma vida pequena Hanya Yanagihara

Resenhas - Uma Vida Pequena

IKa 04/06/2024

Caro camarada
Isso vai doer a vida inteira...
Em certos momentos me senti hipnotizada por me identificar com Jude. ?

SMariaa 04/06/2024minha estante
Eu fiquei uma hora parada no tempo assim que eu acabei esse livro, não tem palavras pra ele? é fascinante e ao mesmo tempo devastador, vale a pena lê-lo pelo menos uma vez na vida; trás boas reflexões sobre diversas coisas (apesar de você acabar destruído depois, kkk?)

Ei Maybrick 03/06/2024

?ode a tristeza
Essa leitura é uma valsa um sofrimento.
Não creio que as histórias contidas aqui tenho sido feitas unicamente para entristecer o leitor ou causar qualquer tipo de transtorno emocional, ou apenas para chocar.
As histórias são muito bem escritas, ? Os detalhes apresentados nas horas certas e avançar e retroceder no tempo não afeta o entendimento da história, ao contrário disto, enriquece os sentimentos e como eles tocam o leitor.
Uma realidade que percebi é que apesar de parecer a história de quatro amigos, eu diria que é apenas um mergulho na história de um personagem e todos aqueles que certo apenas complementando sua trajetória.
A morte de um dos personagens (se você leu sabe quem é) achei completamente fora de contexto, tanto que foi capaz de senti-la, mas ? A sensação de incredulidade e a necessidade de fantasiar junto com outro personagem e acobertar a perda Foi extremamente paupável.
Favoritei!

andre96g 03/06/2024

Intenso mas otimo
Acho que lendo esse livro percebi que talvez não seja tão sensível assim a gatilhos. De tudo que li as partes que mais me tocaram foram sobre os relacionamentos e não sobre os infinitos momentos tensos e bad vibes.

Realmente é um livro denso pesado e enorme, mas sinto q entendo o pq dele ser assim. O tamanho dele faz com que os personagens sejam mtt desenvolvidos e vc entenda pq cada um age de sua maneira.

No fim foi um bom livro pra mim, me ajudou a refletir e pensar em.siruacoes que normalmente não penso. Ao mesmo tempo q nao me senti atingido pelos pontos delicados e sim pelas vivências naturais das personagens, como uma relação pai e filhos de namorados.

Enfim, gostei

M4RQ35 03/06/2024

Meta de 2024: 14/23
Mais uma vez que não gosto de um ?queridinho?
Primeiro que não tenho coragem de indicar esse livro pra ninguém.
Aqui nós temos um personagem principal que sofreu TODO tipo de abuso possível e imaginável. Quando adulto ele tem uma rede de apoio maravilhosa, mas mesmo assim (pensa num tanto de traumas que ele carrega) não aceita ajuda de ninguém.
O segundo ponto complicado do livro é a enrolação. Tudo demora muito pra ser contado e explicado. E quando se explica, não explica direito. Pra vcs terem uma ideia, no começo do livro é citado um incidente com um carro, coisa que só é explicada depois da página 600 (minha edição tem 781 páginas).
Terceiro, é tanta, mais tanta desgraça? que teve uma hora que me cansou real.
Gatilhos de todos os tipos com uma impressão de ter sido tudo proposital. Pra chocar mesmo, sabe?
Não via a hora de terminar, não pra saber o fim? mas pra ficar livre dessa bomba logo.
Gabriella546 05/06/2024minha estante
esse livro é um desserviço gigante, a autora só enfia um monte de miséria e trauma p poder chocar o leitor, achei o livro 0 responsabilidade, só tem o intuito de chocar. Pq a mensagem que o livro passou p mim é que terapia não funciona e que não existe tratamento p pessoas com problemas psicológicos e emocionais alem da *****. Irresponsável demais.

Tatiana.Stefani 02/06/2024

Top 5 dos melhores livros que já li
Terminei esta leitura há mais de um mês, e ainda não consegui escrever sua resenha devido ao profundo impacto que essa história teve em mim. Ao longo de mais de 800 páginas, acompanhamos a trajetória de Jude, um adulto que luta para entender o amor e o propósito da vida. A narrativa retrospectiva traz compreensão e profundidade à sua jornada atual. Repleta de dor, choque e ternura, esta leitura me transformou de uma maneira única. Saí traumatizada, revigorada, mudada e com minha primeira tatuagem inspirada por um livro, que reflete a experiência dessa leitura: potencialmente terrível e cheia de êxtase.

Beeathriz 02/06/2024

Olha..
Eu to até sem palavras.. mas não o sem palavras de ?nossa que obra?, ?meu deus nunca vou superar um livro desses?, estou sem palavras pq não é possível que tenha alguém que AME esse livro e fale ?nossa melhor livro, 5 estrelas favoritado?. Enfim, não vou escrever oque eu achei pq não vale nem a pena.
Aninha 06/06/2024minha estante
Tenho uma amiga que diz que é o melhor livro que ela já leu na vida dela, eu tô até com medo de ler kkkkkkkkkk

Tálitta 02/06/2024

Escrevendo isso depois de fazer uns dois dias que terminei, e até hoje não conseguir tirar o final da minha cabeça.
é lindo, doloroso, cruel, esse livro é um sentimento, é uma emoção. me marcou profundamente!
te amo jude eu te amo.

Goulart19 02/06/2024

Uma vida pequena
Quatro amigos de uma faculdade de Massachusetts se mudam para Nova York em busca de uma vida melhor, eles se vem falidos, sem rumo e amparados apenas por sua amizade e suas ambições. Willem, lindo e generoso, é aspirante a ator; JB, nascido no Brooklyn, é um pintor perspicaz e às vezes cruel que busca ingressar no mundo dad artes; Malcolm é um arquiteto frustado; e o solitário, brilhante e enigmático Jude funciona como centro gravitacional do grupo.

Essa é uma estória pesada, mas extremamente necessária. Ela mostra as fases, ou como os próprios personagens chamam, as eras de suas vidas em que buscam uma vida melhor. Mas a realidade de Jude é de partir o coração.

É o pior e o melhor livro que já li, o sofrimento é palpável e possível de sentir com mais força a cada página. Um trabalho incrível da autora, Hanya, pois é realmente difícil escrever e fazer o leitor sentir todas as emoções do personagem, coisa que ela fez com maestria.

Porém, há alguns pontos negativos a serem ressaltados, como os três personagens que deveriam ser os principais se tornarem praticamente figurantes, a falta de aprofundamento em pontos que a própria autora trouxe no livros como negritude e sexualidade.

Mas apesar disso, acredito que valha a pena a leitura! pois muitos momentos abordam a vida real, coisas que realmente acontecem e a sociedade não percebe por não lhe atingir diretamente.

É um livro lindo, devastador, emocionante, conflituoso, um pouco sádico, reflexivo, cruel e extremamente sensível.

Bruno 02/06/2024

Uma (estressante) vida pequena
Esse livro seria uma leitura coletiva que - felizmente - não aconteceu. Ainda assim, por já estar na minha lista, decidi ir em frente, sozinho.
O começo foi um tanto arrastado e acabei abandonando a leitura por um tempo até retomá-la há algumas semanas.
Uma vida pequena é um livro denso, com uma história bastante pesada e, diria, de um sofrimento gráfico, palpável.
Quando, no começo, digo que felizmente não foi lido em conjunto, é por se tratar de um livro que não é fácil de ser absorvido e vai demandar um tempo diferente de cada leitor, além do emocional que vai contar bastante para saber separar ficção de vida real e não ficar limitando a literatura (esse é outro papo que não cabe aqui).
Enfim, pensei que gostaria mais do livro e me emocionaria mais, no entanto, achei bastante estressante. A escrita de Hanya, apesar de muito boa, não me prendeu em vários momentos. Soube que o tamanho do livro se dá por conta da dificuldade dos personagens se comunicarem o que faz com que eles circulem sempre nos mesmos pontos e demorem a avançar. Entendo essa proposta, mas, para mim, não funcionou. Não tenho problemas com capítulos grandes, mas eu cortaria muitas partes repetitivas que tornou a leitura (que já nos demanda um certo esforço emocional) desnecessariamente cansativa.
Alguns personagens tem um bom desenvolvimento, outros nem tanto. Não consegui me apegar a nenhum deles e nem olhar essa história com um olhar romântico. Pelo contrário, me irritei bastante com todos os personagens em algum ponto por trazer muito a história para a realidade e ver a inércia deles em alguns momentos foi agoniante. Nesse sentido, isso acaba sendo um ponto positivo para o livro porque, para o bem o para o mal, nos faz sentir, nos provoca a reflexão acerca desses comportamentos.
Alguns detalhes acabaram sendo bastante problemáticos e mal desenvolvidos pela autora e que, apesar de detalhes pequenos na história que, por vezes, passam rápido demais, são essenciais dos personagens e que podem calcar muitas ideias erradas nos leitores. Mereciam um tratamento mais cuidadoso.
Obviamente o livro tem seus méritos e cada experiência é única e vai atribuir maior ou menor força a ele, então não sinto que me caiba indica-lo ou não, uma vez que minhas considerações são baseadas puramente em gosto pessoal, na minha experiência com a história e nada técnica. Apenas sugiro que adentrem com cautela, cientes de que serão abordados temas sensíveis e que podem ser difíceis demais para algumas pessoas e, nesse caso, eu não recomendaria a leitura. E, sobretudo, sugiro uma leitura crítica. Esse livro não é daqueles que a gente se joga e segue o fluxo achando tudo lindo, emocionante, maravilhoso, deliciosamente triste, que deixa uma "tristeza boa"... Seja crítico e questione o narrador em suas colocações também, provoque-se reflexões porque também é possível gostar do livro mesmo discordando dele.

Guilherme.Oliveira 01/06/2024

O livro mais triste de toda minha vida!
Esse volume conta a história de 4 amigos de Nova Iorque, que tem suas vidas entrelaçadas com a do verdadeiro protagonista dessa história, Jude St Francis que sofre os mais variados tipos de abuso ao longo de sua vida. Esse livro tem centenas de gatilhos. Então eu recomendo somente a quem estiver preparado psicologicamente.

prblyafuturemilf 01/06/2024

"Nascido de seus piores medos e de suas maiores esperanças."
Intenso e devastador de modo que chega a ser obsceno. Apesar de eu gostar desse tipo de história em que os sentimentos são muito bem escritos e elaborados, essa, em algum momento, pareceu repetitiva demais e mesmo assim, única. De alguma forma a autora sabe mesmo escrever e tô me referindo à escrita mesmo, como ela elabora e descreve os fatos de modo que você esquece que está lendo e se torna um observador não exatamente nos melhores lugares, nas melhores situações, mas é um livro rico dependendo de como você lê. De início, comecei a ler pela história mesmo, queria saber o que tinha de tão especial nesse, o porquê das pessoas falarem tão bem, o porquê das pessoas chorarem tanto, mas em algum momento bem antes da metade, eu já sabia como terminaria, e continuei mais como um estudo na verdade; a mulher dá aulas de escrita e drama. Acho que chorei uma única vez e bem pouco, mas não lembro em que momento nem porquê, e o final, saber como Harold se sentia em relação a tudo, como ele viu as coisas foi muito emocionante, e foi uma surpresa todo esse desabafo, esse amor tão puro, intenso e cheio de medo que ele sentia pelo Jude. Eu adorei.

"Pois, embora fosse curta, também era infinita."

Rafittha 31/05/2024

Uma Vida Pequena
O PIOR E MELHOR LIVRO QUE EU JÁ LI NA VIDA.
Difícil de digerir e impossível de medir. A escrita de Hanya é precisa e dramática. Calhamaço que prende a atenção com relatos complexos, detalhados e ricos em conhecimentos e sentimentos.

A história gira em torno da vida de quatro amigos que após a faculdade mudam-se para Nova Iorque para tentar a vida, cada um à sua maneira. Willem Ragnarsson é lindo e generoso, estudante de artes cênicas; JB (Jean Baptiste), é um pintor cruel e afiado; Malcolm Irvine é um arquiteto ambíguo e o solitário Jude St Francis, estudante de direito e com um passado misterioso.

Com uma narrativa completa, tornando difícil descrever os acontecimentos presentes na obra. A autora possui uma escrita impecável que, do começo ao fim, prende a atenção do leitor. As descrições dos sentimentos são densas e palpáveis, capazes de despertar os sentimentos mais variados. Uma narrativa surpreendente, com reviravoltas e acontecimentos tão reais - e ao mesmo tempo, inimagináveis. Uma ótima escrita.

Um livro que nos mostra a força transformadora da amizade e do amor, a solidão e a angústia causadas pelo abandono. O poder que o medo possui, sobretudo, para aqueles que viram a pior face da crueldade humana. As consequências do abuso e da ausência de amor próprio, gerados a partir da construção social e pessoal do indivíduo, são temas tratados de forma explícita pela autora. Uma vida pequena é um livro capaz de levar a uma profunda reflexão, mas também de despertar gatilhos fortíssimos. Não é pra qualquer um.
edu basílio 31/05/2024minha estante
vejo esse livro despertar ou amor ou ódio extremos aqui no skoob, sem meios termos. você foi do primeiro time e sua resenha me tentou um pouquinho mais a me arriscar...

Rafittha 01/06/2024minha estante
Edu, acredito que esse seja um livro que carrega muitas questões, em sua maioria pessoais, que atingem cada um de uma forma - alguns se identificam, outros não. Me vi em grande parte do livro e em outras me senti empático. A escrita de fato é muito pesada, a autora não tem medo de expor a dor. Mas afirmo que é uma leitura incrível e está entre meus livros da vida. Afirmo que não é para qualquer um.