Mitologia dos orixás

Resenhas - Mitologia dos Orixás

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Sel 06/12/2022

Ancestral
Este é um livro para ler e reler. Os mitos são intrigantes, empolgantes... Descobri orixás que não conhecia, além de histórias conhecidas em uma nova versão. Maravilhoso!

Aline 09/02/2024

O livro é repleto de contos sobre os Orixás. Apesar de o livro não ser de teor acadêmico, ele apresenta fonte bibliográfica e glossário (que eu amei).

Bina 24/01/2021

Livro para conhecimento da história dos Orixas
É um bom livro para quem tem interesse na religião candomble ou umbanda, conta vários mitos sobre todos os orixas.

Amanda Bia 22/01/2022

Eu gosto muito de mitologia. Acho incrível as histórias criadas pelos mais diversos povos para explicar tudo o que existe no mundo baseado nos deuses em que eles acreditam.
Eu já tinha lido bastante sobre mitologia grega/romana, que são as mais comuns, e já li um pouco sobre a mitologia nórdica. Depois delas, comecei a procurar por livros de diversas mitologias e encontrei esse livro sobre a mitologia dos Orixás que chamou muito a minha atenção. Comprei esse livro faz um tempo, e resolvi começar 2022 conhecendo um pouco mais sobre esses deuses que são tão conhecidos por grande parte dos brasileiros.
Que livro maravilhoso! O Reginaldo Pranti, com ajuda de outros pesquisadores, depois de longa busca em todos os países que cultuam os Orixás, conseguiu reunir 301 mitos deles e divulgar para todos nós nesse belo livro.
São as mais diversas histórias para explicar o início do mundo, o que cada Orixá domina e como foi essa divisão, a questão das oferendas, do jogo de búzios e da proximidade dos Orixás com seus filhos humanos.
Para quem, assim como eu, gosta de mitologia e quer conhecer um pouco mais sobre os mitos dos Orixás, o livro está mais do que recomendado.

Gabriel.Moreira 23/04/2022

Esse livro é um pouquinho desorganizado mas incrível
Adorei o livro muito didático e informativo,só não dou 5 estrelas porque achei meio confuso preferiria que as histórias estivessem em ordem cronologica,porém nada que uma leitura atenta e várias buscas no google não resolvam.
Em questão de conteúdo é o livro mais completo que encontrei sobre o assunto.

Rafael 26/08/2023

Um registro precioso
Prandi merece um prêmio pelo excepcional trabalho de ter registrado nesta obra toda a tradição oral relativa aos orixás cultuados pelos praticantes do Candomblé. A pesquisa foi tão vasta que abrangeu Brasil, Cuba e África. Para quem quer conhecer mais da religião e suas tradições, Mitologia dos Orixás é essencial, pois aqui estão condensados os 301 odus da tradição iorubá que explicam, ou melhor, descrevem divindades como Ogum, Oxum, Iemanjá, dentre outras. Uma obra memorável e que merece toda a nossa atenção e respeito, já que faz pulsar em nosso corpo todo o movimento dos deuses da nossa ancestralidade africana.

Ana 11/10/2023

Quase 8 meses depois, terminei.
Sou da Umbanda, acho a mitologia Yorubá lindíssima.
Pra quem está começando na religião, recomendo.

de Almeida 25/07/2023

Meu livro sagrado e pra sempre meu livro do momento, de todos os momentos. Enxerguei lugares na minha espiritualidade onde nem eu tinha acesso, pela viagem feita através dos contos, a sensação é de uma paz inigualável. ?

PaulaC 23/04/2023

Essencial
Para quem tem interesse em conhecer mais sobre os itãs, esse livro é essencial.
Recomendo que seja um porta de entrada para se obter mais conhecimento do Candomblé.

Nati Rocha 13/12/2023

Ótimo livro
Uma excelente leitura para conhecer os orixás e toda a cultura que esse assunto possui. O livro tem boas referências e histórias muito interessantes.

Mercadantesjr 08/01/2024

Salve todos Orixás
Compreender a origem de tudo através dos Orixás é uma das propostas do livro. Energia pura e grande sabedoria mostrada de forma ampla e de fácil compreensão. Independente de religião, todos deveriam conhecer e estudar.

Mafê 11/05/2023

É um livro ótimo, mas exige uma base
Eu não mudaria minha nota por nada nesse livro. A proposta e a forma que os itans foram retratados foram todas muito bacanas, mas é importante ter uma noção prévia ou ele pode se tornar confuso, mesmo com as notas do autor no fim do livro.
É muito importante entender as pluralidades das religiões afro-brasileiras e como os orisas podem ser cultuados de formas diferentes (e nenhuma delas está, de fato, errada).
Ainda sim, da pra perceber que o livro foi feito de uma forma muito respeitosa e que o autor desprendeu muito tempo em pesquisa e visita técnica; tive a sensação que ele não apenas queria escrever um livro, mas aprender sobre o que ele estava escrevendo. Achei muito bem feito.

Bia* 25/12/2023

Uma excelente fonte para conhecer as diversas lendas dos orixás. O livro também apresenta lendas de orixás que não são tão cultuados/conhecidos no Brasil.

Fred 06/10/2021

O que cabe da mitologia em um único
Livro muito bem escrito, com conteúdo excepcional além de ser lindo e gostoso de ler

Livro perfeito para começar a conhecer não só sobre a mitologia dos orixás, mas também muito sobre a cultura Iorubá além de aprender sobre a cultua Brasileira. Um livro que passa muita credibilidade, pela forma de pesquisa que é apresentado além dos cuidados e fontes.
Apesar de ser um livro relativamente grande, dependendo da cultura de leitura do leitor, 592 páginas, o livro flui muito bem, por contar em pequenos contos, histórias que se somam possibilitando ao leitor interpretar e tirar as próprias conclusões sobre cada conto e principalmente no contexto geral.
Por se tratar de contos separados e que surgiram em lugares e momentos diferentes, é importante se desapegar da continuidade entre as histórias. Hora um personagem é filho de um, no outro conto é filho de outro, o que é compreensível pra uma cultura que se difundiu oralmente por tanto tempo.
Outra coisa muito legal é que os textos são extremamente simples de ler, o que permite que muitos termos e palavras da cultura sejam incluídas nas histórias e que graças ao glossário no final do livro é possível compreender tranquilamente todas essas palavras diferentes.
O livro é dividido de forma que cada capítulo se refere a um conjunto de histórias de um mesmo orixá. Assim, ao fim de cada capítulo é fácil criar uma opinião própria sobre o que aquele orixá representa.
É fantástico como pequenos contos explicam as coisas do mundo e do universo, como toda boa mitologia. Além disso, é fascinante ver entidades de uma religião que não são maniqueístas, que tem personalidades defeituosas, que não precisam ser o tempo todo boas ou o tempo todo ruins. Orixás sentem como os humanos, tem amor, traição, inveja, brigas, ciúmes e qualquer outro sentimento que você já teve. Isso é muito legal pois mostra como podemos idolatrar e até venerar algo que não é perfeito, assim como nós não somos.
Ps: O livro é lindo também!! No começo tem várias fotos dos rituais com o nome do Orixá representado (isso é legal pra quem é mais visual), além de cada início de capítulo ter uma ilustração linda no começo e uma pequena ilustração com uma espécie de símbolo do Orixá no meio de cada capítulo!

Joao.Paulo 29/08/2020

Mitologia dos Orixás
É um bom livro para quem quer conhecer os mitos dos Deuses africanos.

1 | 2 | 3 | 4 | 5