Os 13 Porquês

Os 13 Porquês Jay Asher

Resenhas - Os 13 porquês

books.and.books 13/05/2024

Recomendo!
Óbvio que nessa resenha vou falar sobre o livro, sobre a série e as diferenças entre eles.

Eu adoro as duas versões dessa mesma história, que são muito parecidas apenas com pequenos detalhes diferentes.

No livro, Clay Jensen recebe um pacote cheio de fitas cassetes, precisamente, 7 fitas com dois lados. Ao decorrer da história, ele escuta elas num período de um dia inteiro. Os personagens mais frequentes além do Clay e da Hannah, é o Tony que ajuda o Clay a seguir escutando as fitas. No livro pouco é comentado sobre a relação dos outros personagens com Clay, focando completamente nas fitas e nos motivos da Hannah. Afinal, a ideia do livro é sobre a Hannah, então faz sentido focar bastante nela e em sua breve vida. O final do livro também é aberto, contando o dia seguinte depois de Clay enviar as fitas para a próxima pessoa e tomar a decisão de ser mais corajoso e falar sobre seus sentimentos com Skye, algo que ele não teve a chance de fazer com Hannah.

Na série, já temos muitas relações dos personagens, principalmente da vida do Clay. O foco da série é dividido entre a Hannah e o Clay, principalmente na primeira temporada, que é referente a história do livro. Há muito mais histórias e desenvolvimentos dos personagens secundários, inclusive sobre os pais da Hannah. O final da série é aberto, dando a entender que as fitas serão reveladas e cada um terá que enfrentar as consequências, deixa aquela ar de mistério para uma próxima temporada.

Para fins de curiosidade, a série está disponível na Netflix contendo 4° Temporadas e é uma série finalizada e indicada para +18.

Sinceramente comparando todas as diferenças, em minha análise, a série completa muito mais a história e dá um grau de importância ao tema. O final da série também é bem melhor, pois deixa claro que eles teriam que enfrentar muita coisa pelas atitudes com Hannah Baker.

Apesar dessas diferenças, tanto o livro quando a série trazem uma mensagem importante demais: depressão, ansiedade, tristeza profunda...nada disso é frescura ou brincadeira. A dor de cada pessoa é individual e não deve ser julgada ou comparada com a dos outros. Cada um de nós sabe o que nos faz sofrer e cada um lida de maneira diferente e está tudo bem! Não tenham medo de buscar ajuda!
É uma mensagem bem impactante e faz sentido a série ter sido famosa quando lançou.

Recomendo o livro e principalmente a série! Vale a pena conhecer essa história impactante e emocionante!

Felipelo 13/05/2024

Os 13 Porquês: Uma Narrativa Cativante, Mas Irregular
"Os 13 Porquês" de Jay Asher é um livro que desafia categorizações simples. Embora rotulado como romance, sua estrutura fragmentada e tom sombrio desafiam essa definição. Com cerca de 15 capítulos, o livro é dividido em duas partes distintas, alternando entre as perspectivas de Hannah, uma jovem que cometeu suicídio, e Clay, um colega que recebe as fitas gravadas por ela explicando os motivos por trás de sua decisão.

A força do livro reside principalmente na narrativa cativante de Hannah. Sua história é contada de forma envolvente e carismática, proporcionando uma visão penetrante dos eventos que a levaram ao trágico desfecho. No entanto, as partes narradas por Clay deixam a desejar. Seus comentários são muitas vezes desequilibrados e superficiais, tornando difícil a empatia com seu personagem e quebrando o suspense cuidadosamente construído pela história de Hannah.

Além disso, a série de televisão baseada no livro é criticada por sua abordagem irresponsável dos temas de suicídio, estendendo a história além do livro de maneiras que parecem desconectadas e desnecessárias. A série, com suas múltiplas temporadas, perde o foco e não consegue capturar a essência do livro.

Embora "Os 13 Porquês" tenha seus pontos fortes, principalmente na narrativa de Hannah, é prejudicado por inconsistências na escrita e pela inclusão de elementos que quebram o ritmo e o suspense. No geral, é uma leitura recomendada pela história envolvente de Hannah, mas os aspectos negativos, especialmente na narrativa de Clay, não podem ser ignorados.

Neuli0 11/05/2024

Meu Instagram: neuli_dicas_e_resenhas
Quê livro chato!!
Mesmo sendo curto, parece que leva uma década para acabar.

Eu já tinha assistido a primeira temporada da série que é um porre. Inclusive foi o motivo de não querer assistir as outras temporadas. Apenas dei uma passada rápida para ver se melhorava, mas isso não aconteceu. Porém quis dar uma chance ao livro, que também me decepcionou demais.

Um assunto tão importante que foi banalizado por uma Hannah chata, mimada, que culpa todos por acontecimentos em sua vida, em sua maioria, bestas ou que ela mesma poderia ter evitado. E ainda podendo pedir ajuda aos pais maravilhosos e simplesmente não passar por nada disso.

E aí pra completar tem um Clay sonso, covarde e chato, que fica se contorcendo enquanto escuta a Hannah enchendo o saco com aquelas fitas cansativas, onde ela tem a cara de pau de dizer que pediu ajuda, mas foram as pessoas que não quiseram ajudá-la.

Desculpe, eu sei que não se pode medir a dor do outro, mas não tenho paciência para baboseiras. Ela não precisava ter se matado. Ela tinha opções, ela tinha como conseguir ajuda, mas escolheu se matar como uma vingança infantil que só fez mal a ela mesma e aos pais que deram tanto amor à ela.

Eu sei o que é não ver uma luz no fim do túnel. Eu sei o que é não ter esperança no amanhã. Eu sei o que é a dor na alma. E justamente por isso, esse livro me deixou revoltada.

clariiii 11/05/2024

Eu definitivamente amei esse livro, mto bom terminei mto rápido. Qundo comecei era insuportável n ler uma página automaticamente atrás da outra. Depois q li fui ver a série, odiei a série mto paia só o livro q ej bom msm.

Mariana 08/05/2024

Os 13 Porquês
Não sei o que dizer

Vi primeiro a série antes de ler livro, portanto já sabia o enredo todo

Chorei rios

Liara.Monteiro 05/05/2024

Sempre vai ser um dos meus livros favoritos
É doloroso ouvir a voz da Hannah em cada fita. É doloroso saber o que cada um fez. A aflição do Clay, é a parte que mais me pega. E nos faz refletir. Que não sejamos um POR QUE, na vida de alguém.

Mery.Wolk 04/05/2024

Muito triste
O quão bem ou mal nossa ações mais simples podem afetar os outros? É isso que estou aqui refletindo depois de ler esse livro...

alyss1233 30/04/2024

Os 13 porques
Incrível, o livro inteiro vc fica querendo saber oq vai acontecer depois, a fim de cada fita vc fica imaginando se a próxima vai ser do Clay e, se não, de quem vai ser. O livro todo fiquei naquele sentimento estranho, vazio, principalmente por saber que a Hannah já estava morta de qualquer jeito, apesar de ter aquela impressão de que ela ainda vai ser salva até o final do livro. No final que vc realmente se toca: não dá pra voltar no tempo.

Extraordinário. Um livro que te faz pensar mais nos outros. Ao longo do livro, confesso que me vi em Hannah, e um pouco no Clay também. Realmente muito triste que eles nunca puderam ter uma história feliz juntos

Natã 24/04/2024

Em dúvida, mas muita dúvida..
Talvez um bom livro, rsrsrs, mas talvez um péssimo livro..

Se você ler o livro antes de ver a série, tá, você talvez ache incrível.. Mas se você ler após assistir, aí você se frustra de forma tão impactante que não dá pra descrever?

O livro não é interativo com os personagens, tem uma escrita um tanto fraca, enfadonha?

Não dá pra descrever?
1650711410 24/04/2024minha estante
Concordo plenamente! Mesmo lendo o livro antes de ver a série, depois me decepcionei! Este livro vai contra a premissa que o livro sempre é melhor que o filme/série.

1650711410 24/04/2024minha estante
Mas mesmo assim, o tema é muito bom!

najw 20/04/2024

A leitura desse livro rende tanto e ao mesmo tempo é tão triste você se ver presa e instigada numa história tão triste, e pior ainda saber no final que ela é baseada em fatos verídicos.

Marinakg_ 20/04/2024

Gostei MUITO da escrita, é muito envolvente e eu fui lendo o livro e nem percebi o tempo passar. A Hannah é uma personagem muito "delicada" é difícil ver tudo o que ela teve q passar, ver ela deixar de ser uma menina sociável e alegre pra Hannah que ela se tornou no fim. E conforme as fitas vão avançando eu só ficava com mais raiva das pessoas desse livro. Eu realmente odeio adolescentes (sou adolescente) e os adultos do livro também, que em nenhum momento fizeram nada pra tentar ajudar ela. Mesmo sabendo o que ia acontecer, fiquei muito triste no final.

Sara277 15/04/2024

Livro extremamente necessário aborda assuntos muito importantes, tem cenas que são nojentas mas são necessárias.

Livro com uma narrativa muito boa e bem construída, porém o final deixou tudo muito vago mas para compensar tem a série que explica tudo que fica em aberto com o final, todas as perguntas que me fiz no final são respondidas com a série.