Caçadores de trolls

Resenhas - Caçadores de Trolls

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Na 03/05/2022

Fiquei um pouco decepcionada
Jim Sturges Jr. é um adolescente com uma vida monótona, tem um melhor amigo que sofre bullying no colégio (assim como ele próprio) e um pai paranoico desde a juventude pela perda do irmão mais velho. Mas as coisas começam a mudar quando, de uma hora para outra, ele descobre que existem outros seres, os Trolls, e que seu destino pode estar entrelaçado ao deles.
A animação de Caçadores de Trolls me chamou a atenção assim que a vi na Netflix e eu fiquei completamente apaixonada logo que comecei a assistir aos episódios. Quando soube da existência do livro, imediatamente fiquei interessada, e embora o tenha comigo há um bom tempo, resolvi esperar a finalização de toda a série de animações para fazer a leitura do livro. A minha experiência com a leitura, porém, ficou a desejar.
No livro, conhecemos o pai e o tio do protagonista já no prólogo, e em uma tarde em que os dois estão andando de bicicleta, o mais velho deles (Jack, o tio) acaba desaparecendo. O garoto nunca foi encontrado, o que gera em Jim (pai de Jim Sturges Jr.) uma certa paranoia que permanece com ele pelos anos seguintes, acabando até com o seu casamento anos mais tarde e fazendo com que Jim (o filho) tenha pouca liberdade para fazer qualquer coisa.
Em um dia no colégio após a aula de educação física, Jim ouve barulhos estranhos e percebe que está vendo coisas (monstros) que não deveriam existir. Ele tenta provar a Bola, seu melhor amigo, que monstros existem mesmo e que ele foi capaz de ter contato com um. Claro que Bola não acredita de imediato, até que ele também vê, e assim, nós somos apresentados, junto a Jim e Bola, ao universo dos Caçadores de Trolls, e conhecemos Pisca-Pisca, RRRÁÁÁ e companhia.
O livro demora muito a se desenvolver e por ser narrado em primeira pessoa e do ponto de vista de Jim, imaginei que tudo seria mais dinâmico, mas não é nada disso. A história demora muito para “pegar no tranco” e eu travei na leitura várias vezes. O Jim foi um personagem que não me cativou em momento algum e em muitas vezes eu sentia preguiça de acompanhar a sua jornada. Já os outros personagens do núcleo Troll foram os que realmente não me fizeram desistir da história, pois, embora sejam diferentes, eles me lembraram um pouco os seus respectivos personagens na série de animação.
Nós demoramos para ser apresentados ao conflito da história, o que também foi um ponto negativo para mim, e quando o livro entra na reta final, tudo acontece muito rápido e parece que as coisas acontecem de forma muito conveniente. No entanto, o final foi a minha parte preferida justamente por ser basicamente a única parte do livro em que as coisas se desenrolam, de fato.
O livro é completamente diferente da animação, e mesmo tentando evitar comparações, não tive sucesso e acabei me frustrando um pouco. O livro não é ruim, mas eu esperava algo parecido com a animação que eu tanto amo, e perceber que tudo era diferente (nomes de personagens, trama, dinâmica etc.) foi um pouquinho decepcionante. Ainda assim, apesar de tudo, não posso negar que o livro é muito bem escrito e que as descrições de lugares e características de personagens (principalmente dos Trolls) foram muito bem exploradas, então foi outro ponto positivo para o livro.
O livro não foi a maior decepção, mas também está longe de ser um dos favoritos, o que é uma pena, pois eu realmente achei que ele tinha potencial para ser um dos queridinhos da vida.

site: https://www.instagram.com/p/CdEs-SgL6ba/
Jorge 04/05/2022minha estante
Quando um livro juvenil demora muito para pegar no tranco e e faz com que o leitor trave na leitura várias vezes é falta de tato por parte do escritor. acredito. Do Del Toro não li nada ainda, adoro os filmes dele.

Na 04/05/2022minha estante
Realmente, concordo com você. Eu adoro os filmes dele e a animação dos Caçadores de Trolls, mas o livro foi difícil kkkkkkkk

Julia G 26/09/2016

Caçadores de Trolls
Conheci a escrita de Guillermo Del Toro há alguns anos atrás, quando li Noturno. Naquela ocasião, fiquei hipnotizada pelo enredo aterrorizante e envolvente criado pelo autor; a leitura foi incrível, mas me deixou sem coragem de ler os volumes seguintes da Trilogia da Escuridão.

Caçadores de Trolls, em coautoria com Daniel Kraus, veio em boa hora. Monstros embaixo da cama? Sim, eles existem. Comedores de crianças? Aham. Bonitinhos? Nada disso. A sinopse prometia uma história de terror, mas resolvi arriscar por envolver personagens mais adolescentes, então não deveria ser tão assustador assim, não é verdade? Definitivamente, está longe de ser fofinho, para se dizer o mínimo, mas não chegou a ser assustador.

Isso não quer dizer que o enredo não possua todas as características próprias do autor. A excelência da criatividade está ali, com seres mitológicos e submundos compreendidos em descrições extremamente cruas e detalhistas a ponto de deixar um leitor mais sensível com o estômago totalmente embrulhado. Tudo disputando espaço ainda com a vida comum dos personagens, os dramas e romances adolescentes e algumas batalhas diárias com os grandalhões da escola.

O mais encantador do livro é exatamente essa mistura entre opostos. O delicado e o bruto, o belo e o feio, a força e a fraqueza, o medo e a coragem. Há conflitos desse tipo por toda a parte, e os autores mostram que não é preciso eliminar um polo para que o outro prevaleça. RRRÁÁÁ, para mim, foi o exemplo mais nítido disso, uma troll pura força bruta e de tamanho assustador que tinha uma delicadeza sem igual.

A obra é toda intercalada por ilustrações das cenas principais, feitas por Sean Murray, que trouxeram a magnitude daquilo que os autores quiseram retratar. Além de serem visualmente atrativas (e devo destacar aqui a bela composição feita pela Editora Intrínseca), contribuem para mergulhar o leitor naquele universo único que faz parte da trama.

Muito mais do que um terror, a obra é repleta de aventura, cenas de luta e ação. Existem intensidade e dinamicidade nos acontecimentos que tornam a leitura rápida e gostosa. Trata-se de uma trama jovem e com preceitos aparentemente bobos, mas foi com seriedade que os seres míticos ganharam vida nas páginas de Caçadores de Trolls, tornando-a apta a ser conhecida por leitores de quaisquer idade.

O livro deve ganhar uma versão animada, com previsão ainda para 2016, por meio da parceria entre Del Toro, o estúdio Dreamworks e a Netflix. Espero que chegue logo ao streaming, porque estou mais do que curiosa para assistir.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2016/08/cacadores-de-trolls-guillermo-del-toro.html
Melvis 22/12/2016minha estante
Em poucas palavras simplimente adorei esse resenha.

Julia G 23/12/2016minha estante
Obrigada Melvis ;)

Wardson 17/04/2021minha estante
Pow, queria até ler, mas agora baixou minhas expectativas rs

Tamyressilvazz 17/04/2021minha estante
Pode ler, pode ser que tu goste

AndyinhA 30/07/2016

Trecho de resenha do blog MON PETIT POISON

Acredito que estou ficando bem chata com relação aos livros infanto-juvenis, e olha que gosto bastante do gênero, acho que dá a possibilidade de o autor pirar e a nós, leitores, a sensação de reviver um momento bacana que é a infância, porém, as últimas leituras não andam com essa bola toda, mesmo quando o tema é interessante.

A sinopse me chamou atenção, afinal, trolls, caçadores, crianças e uma pitada de magia quem não curte? Mas a aventura que foi prometida não foi 100% entregue, os elementos estavam presentes, mas como eles aparecem e se mantém na história não foram tão empolgantes assim.

A narrativa é arrastada, tem floreios demais, excesso de informações e as vezes informações que só se você for da área ou tiver conhecimento do assunto poderia falar e não era o caso do protagonista, ele nem sabia que os trolls existiam e de repente estava falando de cada tipo de troll como especialista, sendo que ele mal tinha sido apresentado à ideia de trolls existirem.

A sensação que tive é que a história não era contada para crianças e sim, adultos. O linguajar não era simples, explicações detalhadas de coisas que não precisava e uma história que não era amigável, tive dificuldades em prosseguir, não foi daqueles livros que a gente mal começa a ler e de repente já está no final, foi cansativo seguir suas páginas.

Para saber mais, acesse:

site: http://www.monpetitpoison.com/2016/01/poison-books-cacadores-de-trolls.html
Luiz 22/06/2018minha estante
Infelizmente acabei abandonando ele por esse motivo :(
Cheguei à ir até a página 110 mais ou menos e depois simplesmente desisti.
Engraçado que já li vários outros livros considerados "difíceis",como O menino que desenhava monstros e Cidades de Papel sem problemas.Mas esse realmente não deu...
Ótima resenha!

Nasa 12/04/2018

Caçadores de Trolls – # 5 – Leituras de Março
Jim Sturges é o típico adolescente na cidade de San Bernardino. Tem um pai superprotetor, um melhor amigo meio desajeitado e uma paixão platônica por uma menina que nem sabe que ele existe. Mas isso tudo muda quando um mistério de décadas ressurge ameaçando a vida de todos os moradores da entediante cidadezinha. Junto com um grupo de heróis improváveis, Jim terá que enfrentar monstros com um gosto especial por carne humana.

O que me chamou a atenção no livro foi o escritor, Guillermo del Toro, conheço o trabalho dele como diretor, cineasta, e roteirista em filmes como labirinto do Fauno e Hellboy. Acho que a atmosfera desses filmes me dominou.

Deparei-me com uma trama rica e engraçada. O personagem principal, Jim Sturges, é um adolescente comum que tem problemas típicos de sua idade. Um pai fracassado, que foi abandonado pela esposa, com pelo menos dois empregos. Um amigo esquisitão chamado Bola, e é perseguido pelo valentão da escola, e é apaixonado por uma garota na escola que sequer sabe que ele existe.

O livro é narrador em primeira pessoa e praticamente Jim conversa com o leitor. O texto é simples, mas com conteúdo capaz de agradar jovens e adultos. Em dados momentos segurei a respiração diante das confusões em que Jim e Bola se metem. Minha esperança é que um dia Guillermo del Toro coloque nas telas o que li nesse livro.

Nas últimas páginas, eu já estava super ansiosa para ver como a aventura dos mais improváveis caçadores de Trolls terminaria. Afinal os Trolls sempre estiveram em nosso mundo escondidos debaixo de pontes, que são passagens secretas para seu mundo. Roubando crianças, ou ovelhas, porcos e galinhas, a maioria quer permanecer incógnito,mas existem aquele que desejam conquistar o mundo humano liderados por um Troll muito poderoso e perigoso chamado Gunmar.

Quem vai vencer essa guerra os Trolls ou os caçadores de Trolls?

Mas o que é um Troll? Criaturas feias, grandes, perigosas, nojentas e terrivelmente repulsivas, mas todas serão assim? Não RRRÁÁÁ!!! Uma Troll supersimpática e corajosa. Todas as vezes que li seu nome eu sorria.

Sabem, eu me fiz um favor, não cresci totalmente, interiormente ainda sou uma moleca que ri e adoraria participar de uma aventura como essa.

Dentro do universo adolescente o livro trata do bullying, violência, como disse o texto tem uma tensão sútil, que nos envolve da primeira à última página de um folego só. Não crie expectativas, leia para se divertir e tudo sairá bem. Por alguns minutos me senti dentro do filme, Os Goonies, de Steven Spielberg, mas pelo nível de ação e as semelhanças, adolescentes, monstros, um mistério a ser resolvido, uma cidade a ser salva.

Adorei o final porquê… Ops! Se falar seria spoiler. Mas o final foi muito bom porque Jim e seu pai conseguiram recuperar o equilíbrio de sua família meio que quebrada por eventos do passado.

O livro é pequeno, tem ilustrações muito legais e nos seduz com sua simplicidade. Minha nota? Quatro beijos mordidos!
Beka 28/05/2018minha estante
Nasa, o seu pedido foi atendido, a série homônima está no Catálogo da netflix, também produzido pelo Guillermo, é uma animação que contém 3 partes e é maravilhosa. Não perde tempo.

Moon_154 27/05/2024

É um livro muito bom, para quem já viu a série vai perceber algumas diferenças, mas dê uma chance e leia até o final

Coruja 01/03/2016

A primeira coisa que me chamou a atenção nesse livro foi o nome de um dos autores: eu gosto pra caramba da estética do Del Toro – sendo particularmente apaixonada pelas criaturas de O Labirinto do Fauno. Por um golpe de sorte, embora o livro seja um lançamento até bastante recente, encontrei-o disponível para troca no Skoob e ele já estava a caminho para mim quando li a notícia de que a história seria adaptada para uma série da Netflix com a DreamWorks Animation.

E assim foi que no meu ‘retiro literário carnavalesco’, Caçadores de Trolls sequer chegou a entrar na estante, saindo da caixa do correio direto para a pilha em minha cabeceira.

Confesso que num primeiro momento, logo que comecei a ler, quase tirei o livro da fila para dar lugar a outra prioridade, não fosse o mistério da ‘epidemia de caixas de leite’ que surge no prólogo. As cinquenta primeiras páginas são bastante previsíveis com um protagonista que não consegue se adequar na escola, sofre com bullying por parte da turma popular do colégio... e é um claro candidato à jornada do herói. Até peça de teatro tem pelo meio e fiquei na expectativa do momento em que Jim irromperia em alguma melodia pop chiclete e tudo se revelasse um musical adolescente.

Então temos nosso primeiro vislumbre do mundo dos trolls... Ou melhor, vislumbre não, porque Jim cai sem qualquer sutileza no meio de um mercado do Mundo Inferior e cria uma confusão de proporções quase épicas.

As criaturas que Jim encontra em sua ‘visita’ – ou melhor dizendo, sequestro – têm uma aparência bastante lovecraftiana, e podem ser bastante inteligentes. O que é curioso, porque estupidez é uma característica que costuma identificar trolls, como Bilbo Bolseiro bem poderia atestar.

Mais que isso, elas têm História. O livro já tinha me fisgado quando Jim é arrastado pelo alçapão sob sua cama, mas é no momento que Pisca-pisca, o troll tentacular que é um dos responsáveis pelo sequestro do nosso relutante herói, começa a contar a história dos trolls e sua relação com o folclore humano (e as pontes! Sempre as pontes!), caí de amores.

Caçadores de Trolls não é terrivelmente diferente de outras séries de adolescentes heroicos sobre os ombros dos quais repousam o destino do mundo. O roteiro segue quase palavra por palavra o roteiro da “Jornada do Herói” de Campbell. Mas ele compensa pela construção de mundo – uma construção que deve ser aprofundada, visto que esse é o primeiro volume de uma série.

Aliás, ganha pontos comigo também pelo fato de que embora se trate de uma série, a história do primeiro volume se basta, não é necessário esperar pelo próximo para saber o que acontecerá a seguir.

O livro tem personagens e cenários saídos de pesadelos, mas o humor onipresente o torna uma leitura até bastante leve, o que faz bastante sentido, considerando a audiência para a qual ele é voltado.

Por fim, merece destaque o projeto gráfico: o livro é visualmente muito bonito, da capa, às ilustrações que permeiam a obra. É daqueles volumes que dá até gosto ter na estante. Previsível, mas divertido, é um bom sessão da tarde.

site: http://owlsroof.blogspot.com.br/2016/03/para-ler-cacadores-de-trolls.html

Laura 09/03/2016

Literatura infantil, mas muito bem escrita
Guillermo Del Toro é uma aposta quase certa. O que me chamou atenção nesse livro, além do fato de ser de sua autoria, foram as ilustrações, bem como o material do livro. Intrínseca dando um show novamente, embora eu ainda esteja embasbacada com o trabalho feito em S., mas isso é um outro assunto. Sobre Caçadores de Trolls, livro muito bem escrito, mas que justamente por ter um público alvo digamos adolescente, por vezes pode irritar um leitor mais velho. Entretanto, a trama rica e a escrita impecável de Del Toro tornam a experiência bastante válida para qualquer pessoa que goste de lendas, histórias e fantasia, que são a especialidade do autor. E claro, mesmo sendo para adolescentes, cuidado pra não voltar a ter medo do monstro debaixo da cama depois da leitura.

Booksforcel 18/07/2016

Caçadores de Trolls
o livro é muito bem escrito e com o desfecho surpreendente, o que me chamou mais atenção pela a forma como foi escrito, foi o próprio dinamismo da história que você nos primeiros capítulos já não consegue largar ou desgrudar das páginas e do mundo fascinante dos trolls. Um dos melhores livros que já li, e a escrita é tão rica e viva assim como o próprio enredo sem cair no clichê de muitos livros. A história de Jim Sturges vai lhe cativar assim como os amigos enrugados e nem um pouco humanos também, porque você vai se pegar desejando fazer parte dos caçadores de trolls , e a cada página você vai desejar mais e mais que o livro não acabe nunca. eletrizante escrita, bem estruturado e maravilhoso enredo. E se você gosta de mistério e ação esse livro tem que está na sua estante, ele virou um dos meus favoritos, e espero mais histórias desses escritores incríveis.

Vanessa 28/09/2016

Guilhermo Del Toro e seu Universo Troll
Quem nunca leu um livro e falou “Isso daria um bom filme“? Imagine então se ele for escrito por cineastas. Caçadores de Trolls é uma história escrita por Daniel Kraus e Guillhermo Del Toro. E só esse último nome já diz muita coisa sobre essa história. Fantasia e suspense recheada de criaturas, bem ao estilo Del Toro que a gente pira.
(Continue Lendo no Dica do Leitor)

site: https://dicadoleitor.wordpress.com/2016/09/10/guillermo-del-toro-e-seu-universo-troll/#more-712

Gengis 30/01/2017

Jibun
Comecei a ler por acidente, vi Del Toro em algum lugar e fiquei curioso. Já gostei de cara, logo depois percebi que era algo infanto juvenil demais pro meu gosto, mas já era tarde... tive que terminar.
Gostei, muito bom, provavelmente vou tentar algo mais de Guillermo del Toro e Daniel Kraus.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6