A Colina Escarlate

Resenhas - A Colina Escarlate

Carlos Magno 13/01/2016

PARTE DA RESENHA DO BLOG "CANTINA DO LIVRO":

[...]

Edith Cushing, a personagem central da trama, tem o sonho de ser uma escritora renomada. Ela perdeu sua mãe ainda nova e, por isso, mora com o seu pai, Carter Cushing, em Nova York, em pleno século XIX. E foi justamente através da mãe que ela teve seu primeiro contato com o sobrenatural: O fantasma dela deu um recado que ficaria eternamente na memoria da garota e, somente anos depois, faria sentido.

Enquanto isso, Thomas e Lucille Sharpe são irmãos que vem da Inglaterra para os EUA. Thomas criou uma maquina que poderia ser um grande investimento para os empresários da região, inclusive o pai de Edith. Porém, seu grande projeto foi "barrado no baile" pelo pai da garota. Mas o que ele não podia barrar foi o amor imensurável que surgiu entre Edith e Thomas.

[...]

Numa mistura surreal de drama, romance e terror, a narrativa é ainda mais detalhada que o filme de del Toro, o que não quer dizer, nesse caso, que a velha frase que "o livro é melhor que o filme" torne-se verdade. Ainda que o livro pareça ser excessivamente tenebroso, ai que está o engano. Claro, há fantasmas, há aquela aura misteriosa e sombria, mas nada que deixe assustado (desde que você não se assuste fácil, claro).

Os personagens são do tipo "ame-o ou deixe-o", apesar de eu ter gostado de quase todos (até mesmo gostei de odiar Lucille).

RESENHA COMPLETA EM:

site: http://www.cantinadolivro.com.br/2016/01/resenha-colina-escarlate.html

godoy9 13/03/2021

Finalmente
Fiquei enrolando pra ler esse livro durante muitos meses e finalmente concluí a leitura. Fiquei surpresa pois gostei bastante no fim das contas, só algumas coisas não fizeram muito sentido ou me desagradaram

Dy 21/01/2022

A Colina Escarlate | Por literaryvamp
Premissa: Sir Thomas Sharpe e sua irmã, Lucille, viajam à America para conseguir capital para seu projeto de mineração em Londres. Porém, ele acaba encontrando Edith, e sua motivação têm uma pequena mudança.
Personagens: As personagens tem suas personalidades e emoções distintas e marcantes.
Isso os torna mais reais, mais críveis.
Desenvolvimento: A trama é sucinta. As personagens amadurecem em suas atitudes de acordo com o decorrer dos fatos.
Escrita: Nancy detalha perfeitamente os cenários e os fantasmas que vemos tão incríveis no filme. Sua escrita é fluída e a narração em terceira pessoa nos transporta para a história como um curioso espectador.
Geral: O livro é de uma leitura rápida e instigrante. Para aqueles que não assistiram o filme é fácil criar a ambientação na mente. Há poucas mudanças do roteiro original para o livro, nada que atrapalhe o andamento da história.
Crimson Peak sempre foi um filme que gostei de assistir e lê-lo foi igualmente bom.

site: https://www.instagram.com/p/CY4Nsy8LRB-/

Doug 25/02/2016

A surpreendente visita à Colina Escarlate

Adaptação literária oficial do filme homônimo, "A Colina Escarlate", lançado pela editora Record em 2015, é um romance de terror.

Nancy Holder, a escritora, foi responsável por dar um tratamento literário ao roteiro do diretor Guillermo del Toro.

Ao me deparar com o livro "A Colina Escarlate", constatei que estava diante de um fato quase raro: um livro originado de um filme! Como o leitor deve saber, esse fato é inusitado porque estamos acostumados a ver justamente o contrário, livros que viram filmes. E ao final da leitura da adaptação de Nancy Holder, perguntei a mim mesmo: "Será que o livro é fiel ao filme?". Acho que nunca pensei que um dia pudesse dizer isso (risos)!

[...]

(Confira a resenha completa no link abaixo)

site: http://blogventonorte.blogspot.com.br/2016/02/resenha-colina-escarlate-por-nancy-holder.html

Layla Camille 22/09/2022

Gostosinho de ler em dias chuvosos hahah
Eu li a um tempo e acabei esquecendo de fazer uma resenha.
Eu adorei o livro. A leitura é muito fluída e tranquila, e o livro tem uma leve vibe de fim de tarde e o friozinho do outono
Vale muuuito apena ler este livro!

Ingrid Micthell 06/03/2016

Resenha A Colina Scarlate
“A Colina Escarlate” é uma transposição do longa dirigido por Guillermo Del Toro, e nos traz Edith Cushing, que logo após o falecimento da mãe teve seu primeiro contado com fantasmas. Os anos passam e ela vive como uma garota normal morando com seu pai, Carter Cushing, em Nova York, mas nunca conseguiu se esquecer da mensagem que ouviu naquela noite. Thomas e Lucille Sharpe são irmãos vindos da Inglaterra com uma invenção para os empresários da região. Tudo ia bem até Thomas e Edith se encontrarem, um amor surgir e reviravoltas acontecer, fazendo com que Edith vá morar na mansão Allerdale Hall no alto da Colina Escarlate, herança da família de Thomas. A partir daí coisas surreais começam acontecer, e a mensagem que Edith recebeu do fantasma da mãe finalmente começa a fazer sentido.

“Demoraria anos até eu ouvir de novo uma voz como aquela – um aviso de fora do tempo, um aviso que só fui entender quando era tarde demais”

O livro é narrado em 3ª pessoa e se passa no século XIX, a escrita é objetiva, clara e muito detalhista, mas ainda assim é um livro de leitura fácil e compreensiva. Edith é uma personagem maravilhosa, que apesar de ter muitos traumas, tem objetivos definidos e pensados, foi uma personagem que me surpreendeu e se tornou umas das minhas favoritas. A narrativa é dividida em 3 partes:
· Entre o desejo e as trevas: Antes de Edith ir morar na colina;
· Entre o mistério e a loucura: Quando Edith está morando na colina e coisas estranhas acontecem;
· A Colina Escarlate: Parte final onde acontece as revelações, e toda a “ação” da história.
Toda a trama envolve uma mistura de suspense, terror e romance, possui aquele ar sombrio de mistério, mas não dá grandes sustos, é um terror mais melancólico e reflexivo. Confesso que me interessei pelo livro assistindo o trailer do filme, mas, como não assisti ao filme não tenho um parâmetro de comparação entre os dois, porém posso firmar que “A Colina Escarlate” nos prende do começo ao fim, nos faz sentir totalmente familiarizados com os personagens e com a época, nos desperta curiosidades sobre o que vai acontecer, nos gera dúvidas mas todas são respondidas no decorrer da leitura e os enigmas e reflexões são dosados de maneira correta, o ritmo de leitura se mantém forte o tempo inteiro. É um livro de descobertas, que me surpreendeu muito, e que com certeza merece ser lido por vocês.

site: http://resenhaatual.blogspot.com.br/

Beta Oliveira 05/12/2015

Conselho: veja primeiro o filme e depois leia o livro. Desta forma, terá uma experiência mais ampla sobre o romance gótico com fantasmas idealizado pela incrível mente do diretor Guillermo del Toro. Ah, claro, também tive um grande motivo de tietagem indisfarçável, nesta história que não é perfeita, mas entretém e reforça uma lição que minha mãe sempre me disse.

Para saber qual, leia o texto completo sobre este lançamento de dezembro do Grupo Editorial Record no Literatura de Mulherzinha.

site: http://livroaguacomacucar.blogspot.com.br/2015/12/cap-1103-colina-escarlate-nancy-holder.html

HoneyBookss 09/03/2022

Ainda bem que li de dia...
Esse livro conta a história de Edith, uma herdeira americana, que diz não querer casar e tem sonho de se tornar uma escritora. Porém ao conhecer os ingleses Sharpes, acaba se apaixonando por Thomas, se casando por ele e mudando para a casa na Colina Escarlate, onde coisas estranhas acontecem...
Eu não dei nada por esse livro. Comecei com expectativas altas, que foram murchando a medida que fui conhecendo Edith, que me lembrou muito Emma de Jane Austen. Ela larga tudo para ir viver com seu grande amor na Europa, porém o negócio fica feio por lá. O livro tem uma vibe muito parecida com Gótico Mexicano. É sombrio, assombroso, possui fantasmas e muitas mortes. Na reta final, as cenas foram ficando grotescas e tenebrosas e sinceramente... tinha momentos que eu estava igual a Edith, não sabia o que era sangue e o que era argila vermelha.
Recomendo para todos aqueles que gostam de livros sombrios, góticos, fantasmas e não se importam com um pouquinho de enrolação.

@_viajante_literaria 25/04/2017

Viciante!
História envolvente cheia de mistério. Recomendo!

Manuela.Lima 14/04/2023

Livro fantástico
Não dei muita coisa para o filme (muito superficial), mas mesmo assim arrisquei dar uma chance para o livro. Um dos melhores que eu li nos últimos tempos. Amei!

Katy 16/04/2022

Tão bom quanto o filme!!!
Vi o filme A Colina Escarlate quando foi lançado e adorei toda a névoa de suspense e terror psicológico que ele trazia. Anos depois ao ler o livro pude sentir como se fosse a primeira vez.

Lethycia Dias 18/09/2019

Mistério bem dosado e narrativa fluida
No fim do século XIX, Edith Cushing é uma jovem herdeira norte-americana que sonha em ser escritora. Ela e os demais membros da alta sociedade em Buffalo recebem e conhecem o intrigante Sir Thomas Sharpe, aristocrata inglês e sua irmã, Lucille Sharpe, que vieram aos Estados Unidos em busca de investidores para a restauração das minas de argila da família Sharpe, em Cumberland, Inglaterra.
Edith acaba se apaixonando por Thomas, embora ele estivesse cortejando outra moça. E depois de seu pai sofrer uma morte misteriosa e violenta, ela aceita se casar com ele. Mas com a mudança para Alerdalle Hall, a residência dos Sharpe, Edith volta a se ver assombrada por fantasmas - que já não eram uma novidade em sua vida. Aterrorizada e se sentindo cada vez mais doente, ela sente que a antiga casa esconde um grande segredo.
Esse livro é uma adaptação do filme homônimo de Guillermo Del Toro, e é uma transposição perfeita do conteúdo audiovisual para a prosa literária. A escrita de Nancy Holder é fluída e rápida, além de bastante visual, conseguindo não apenas narrar os acontecimentos do filme como também passar muito bem algumas das imagens do filme e sua estética gótica.
O livro até mesmo expande um pouco a obra, alternando pontos de vista entre os personagens e incluindo até mesmo trechos narrados pela própria casa de Alerdalle Hall. Sem falar nas referências de literatura, citando livros e escritores mais ou menos contemporâneos ou anteriores à época de Edith. O suspense se mantém bem construído e dosado durante toda a história, e a minha leitura foi maravilhosa.
Recomendo para quem gosta de uma boa história de época e de mistério e para quem, assim como eu, gosta do filme.

site: https://www.instagram.com/p/B2h_BHRjY7a/

Gigihfernandes 22/04/2022

Que livro incrível
Que história incrível, estou sem palavras para descrever esse livro. Chegou um ponto da história que eu não conseguia mais parar de ler.
A história se desenvolve de uma maneira bem rápida, mas ainda assim consegue entregar muito terror, emoção, suspense e um pouco de romance para esquentar o coração. Com certeza lerei esse livro novamente.