Miniaturista

Miniaturista Jessie Burton

Resenhas - Miniaturista

*azeviche* 06/03/2020

As coisas podem mudar
Certamente esse não foi um livro tão recompensador de ler, e não digo isso por achá-lo ruim, o que não é verdade, mas sim porque eu não estava preparada pra sua premissa simples e direta, com alguns rodeios que me cansaram e com um suspense que não me prendeu em muitos momentos. Claro, eu alimentei demais minha expectativa, então admito parte da culpa.
Cheguei ao fim para entender principalmente aonde ia a protagonista e os dois outros personagens com mais destaque; para entender se os segredos iam me compensar pela espera; e em grande parte, para saber a real intenção da miniaturista, sendo esta a que deixou um gosto mais agridoce ao finalizar a leitura.
Miniaturista é bem escrito, é interessante, tem uma boa premissa e uma capacidade incomum de me deixar sem saber se gostei ou não do que li. Sua maior conquista talvez seja não florear a vida ao mostrar seus personagens mais humanos do que imaginamos antes de ler.
E como uma prece aos personagens em sua jornada final/novo início, e a nós mesmos, espero que as coisas possam mudar. Para melhor, se possível.

Luciana.Valentim 12/05/2020

Mistério em pequenos objetos...
Um casamento arranjado e uma jovem em sua nova família cheia de segredos.
Segredos que não são eternos e com o decorrer do livro tudo vai sendo revelado.
Gostei deste livro principalmente pq a autora não deixa pra acontecer tudo no final, os segredos vão sendo revelados e aparecendo os seus dramas.

Dedê 17/05/2020

O livro que desfaz a premissa
Com certeza tenho sentimentos ambíguos em relação a esse livro. A história possui muitos altos e baixos, com momentos de vastos acontecimentos e muito interesse e outros de monotonia. Mas o que mais me incomodou, sem dúvidas, é o mistério, que dá nome ao livro, ter sido mal explorado, mal construído e mal resolvido. Por vezes, é possível até esquecer a existência dele durante o livro, que possui maior foco na vivência das mulheres na Holanda do século XVII e no comércio de açúcar existente no país.

Me pareceu que a autora tentou abordar vários temas ao mesmo tempo (o machismo no século XVII, a vivência dos ex-escravos, a sodomia, dentre outros), contudo não conseguiu dar pleno apronfudamento a maioria deles e mescla-los com o que promete na premissa; o mistério.

Ainda sim a escrita da autora é fluída na maior parte do livro e em certa altura é possível desenvolver o interesse pelos acontecimentos em relação aos personagens principais do livro, apesar da dificuldade de se apegar a esses, visto que este não é um livro com vilões e mocinhos e todos os personagens expressam preconceitos e discriminações presentes na sociedade que causam engodo ao leitor.

Tatiana 27/02/2021

Mistério na antiga Amsterdã
Um romance cheio de suspense que se passa em Amsterdã em meados de 1680. Interessante pelos detalhes históricos e culturais da época, o enredo prende ao narrar a história de Nella e seu casamento com Johannes Brandt, um dos maiores comerciantes da VOC, e como suas vidas estão entrelaçadas.

Ghuyer 30/05/2021

Fascinante como drama de época e estudo de personagem, frustrante enquanto mistério e fantasia
Tudo na superfície deste livro, desde a capa até a sinopse, passando pelo título, dá a entender se tratar de uma história de fantasia com certas doses de intriga e mistério. Pelo menos, esta foi a impressão que eu tive ao comprar o livro. E, pelas poucas resenhas que li por aí, não fui o único a adentrar na narrativa com esta expectativa. De certo modo, este primeiro romance de Jessie Burton é exatamente isso, ainda que não como se talvez poderia esperar. Há elementos de fantasia e de mistério em “Miniaturista”, sem dúvida, mas estes são apenas elementos decorativos da trama, tais quais aqueles feitos pela miniaturista da história. Estão ali para dar um suspense a mais, quem sabe. O foco da autora, como não tarda a ficar claro, é o desenvolvimento de sua protagonista, Petronella Oortman, e o modo como esta precisa aprender a se encaixar na conturbada e potencialmente hostil alta sociedade da Holanda do século XVII. Neste sentido, “Miniaturista” é muito bem sucedido, apresentando o leitor a uma personagem que começa frágil e vai amadurecendo à medida que precisa enfrentar desafios cada vez mais complicados. A escrita de Jessie Burton é delicada, quase macia, retratando as cenas com uma dose de leveza, até nas passagens mais brutais, porém sem jamais deixar de expressar a realidade dura da história que está contando. Há vários momentos tristes ao longo do texto de “Miniaturista”, e nenhum deles deixa de ter seu peso dramático por causa da narrativa sutil de Burton - pelo contrário, creio que seja justamente o cuidado com que a autora mede suas palavras que cada virada drástica na trama tem o impacto que tem (e palmas à tradutora Rachel Agavino pelo belíssimo trabalho realizado nesta edição pela Intrínseca). Porém, embora eu tenha gostado bastante de toda a jornada propiciada por “Miniaturista”, o livro infelizmente falha em sua conclusão. A falta de desenvolvimento dos aspectos fantasiosos da história pode até ser interpretado como uma escolha artística de Burton, e a mera presença destes do livro pode ter sido inflada desproporcionalmente pelo marketing. No entanto, o modo um tanto abrupto como a narrativa se encerra, sem concluir algumas pontas soltas da história, deixa bastante a desejar. Obs: Jessie Burton se inspirou em uma casa de miniatura que realmente existe, atualmente em exposição em um museu em Amsterdam; a relíquia pertencia a uma Petronella Oortman que de fato existiu, embora as semelhanças com a protagonista do livro fiquem apenas no nome, pois a narrativa de Burton é completamente ficcional. Obs 2: “Miniaturista” foi adaptado em formato de minissérie pela BBC em 2017.

Dai @veraaode92 04/07/2021

“ Mulheres não constroem nada, muito menos seu destino “, pensa. Todos os destinos estão nas mãos de Deus, ainda mais dos das mulheres, depois de passarem pelas mãos do marido e pelas dores e complicações do parto.

Foi tudo tão rápido, ela não conhecia seu noivo quando se casou, sabe que seu casamento foi por conveniência pois sua família estava praticamente na miséria, mas ela ainda não entende porque isso seria bom para seu marido, já que se passaram 11 dias e ele ainda não encostou nela. Tudo o que ela tem em sua nova mansão é seu periquito, sua cunhada não gosta dela, e aparentemente nem sua empregada. Nella está completamente desamparada.
As coisas mudam quando ela ganha de seu marido uma casa em miniatura, sua casa, e agora sua função é mobiliá-la e assim passar seus dias tão entediantes. Mas, isso vai se tornando uma atividade um tanto assustadora quando as peças começam a chegar exatamente iguais às originais e sem que ela as tenha solicitado.
De início você não entende aonde o livro que chegar, pois tem uma escrita um pouco arrastada e as coisas não fazem muito sentido. Porém, se você for esperando grandes acontecimentos, pare agora e volte a ler com olhos críticos, e te garanto, este livro vai se tornar uma excelente obra de arte.
“ - O que isso significa, aliás?- pergunta ele.- O Homem Toma Por Brinquedo Tudo o Que Vê?”
- Significa que achamos que somos gigantes, mas não somos.”

Por trás de todo mistério, Miniaturista é um livro cheio de crítica social. Afinal ele se passa no século XVII e com certeza, não faltaram estudo à autora para que escrevesse uma obra sem poupar nada da realidade da época. Eu não entendo porque esse livro não tem a Hype que merece, mas torço com todas as minhas forças para que um dia ele seja visto com essencial, pois se eu pudesse escolher um livro para que fosse lido e debatido por qualquer pessoa, seria Miniaturista.

Beatriz3364 31/05/2023

Mistério incrível
?No sofrimento conhecemos verdadeiramente a nós mesmos.?

?? A jovem Nella Oortman vê uma luz no fim do túnel quando um grande mercador de Amsterdã surge em sua cidade e propõe casamento a ela. Ao falecer, seu pai deixou sua família sem renda, então a diferença de idade entre ela e o futuro marido Johannes não é nada comparado com a perspectiva de uma nova vida.

?? Ao chegar na capital da Holanda do século XVII, Nella conhece sua misteriosa e dura cunhada Marin e os empregados da casa, a jovem Cornelia e Otto, um africano e faz tudo da família.

?? Todas as grandes expectativas que Nella tem o casamento acabam assim que ela coloca os pés na casa nova e percebe que nada é o que parece. O marido passa mais tempo fora de casa do que ali com ela, Marin parece mandar na casa, os criados tem mais voz ali do que em qualquer outra casa do país e as intrigas políticas da cidade são piores do que ela poderia ter imaginado.

?? Como presente de casamento ela ganha uma casa de bonecas, uma réplica exata de sua nova casa. A princípio, Nella fica brava, achando que o marido a vê apenas como uma criança, mas ao contatar uma miniaturista para mobiliar a casa, acontecimentos misteriosos começam a acontecer e Nella começa a acreditar que a miniaturista pode prever o futuro.

?? É difícil falar desse livro sem dar spoiler, porque depois da página 210 é um plot atrás do outro. Antes disso é um pouco difícil engatar na leitura, porque tudo é muito descritivo e lento. Até eu que amo narrativas descritivas tive dificuldade em avançar na leitura.

?? Os acontecimentos finais do livro me deixaram SURTADA, era tanta coisa acontecendo ao mesmo tempo que eu tinha vontade de entrar no livro e abraçar os personagens.

?? Não é um livro para todo mundo, por causa das enormes descrições, mas é uma leitura que deixa a gente curioso, querendo saber o que vai acontecer.

?? Comprei esse livro achando que seria parecido com O Silencio da Casa Fria, mas é totalmente diferente.

Mariana 13/04/2024

Às vezes interessante, às vezes sem pé nem cabeça
Miniaturista conta sobre os recém casados Nella e Johannes, que viviam no século 17 em Amsterdam, em um período conservador, sem liberdade sexual, pautados por ideais religiosos. A trama, para mim, tinha potencial. Fala de sodomia, algo considerado crime para a época, e de mistério, que envolve uma miniaturista que "prevê" o futuro e envia, para algumas pessoas, seu destino através de uma miniatura, marcado por algum acontecimento que está por vir.
É interessante saber um pouco do contexto da época, a relação entre os criados e os donos da casa, e o mistério envolvido nas miniaturas. Ainda assim, não foi uma história que me prendeu, achei que o tal mistério não foi muito explorado. Poderia ser melhor.

laisrenata03 14/05/2024

Miniaturista
Esse livro de suspense da capa bonita nos traz a história de Petronella Oortman de 18 anos, que casou-se com Johannes Brandt, um homem de 40 anos de idade, e aqui a gente já percebe que esse casamento foi arranjado.

O livro conta a história de uma menina/mulher sonhadora, que desejava viver um romance com seu marido que ainda era desconhecido, entretanto, esse marido sempre se manteve afastado...e esse é um dos mistérios do livro.

O outro mistério, e o principal, é a Miniaturista. Petronella ganhou de seu marido uma casa de bonecas, para decorar como quiser. Com isso, ela passou a comprar pequenas miniaturas, e, em dado momento, passou a receber miniaturas que não havia encomendado, e, que contavam histórias de algo prestes a acontecer, e que ninguém teria como saber.

O enredo é bom, e a história flui, entretanto, achei os personagens apáticos, apesar de serem detalhados, você não consegue se apegar a eles, creio que me apeguei mais a pequena Thea, que teve 3 aparições, do que ao restante dos personagens.

A história é legal, o final é aberto, então a história da Miniaturista fica sem resolução, por exemplo, a autora não responde como ela tinha tantas informações.

Apesar de eu não curtir finais abertos, eu gostei do livro, pois pra mim, o final foi bom, "formamos todos uma tapeçaria esperançosa, não há ninguém para tecê-la além de nós mesmos".

Me lembrou a vida, extremamente imperfeita, por diversas vezes triste, mas que está em nós, e cabe a nós vivê-la da melhor forma.

Ps: o livro é trágico, tragédia em cima de tragédia.
Ps2: a energia dele pra mim começou péssima, mas melhorou no final.