Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

Leonardo.Ribeiro 03/04/2021

Uma História Cativante
Personagens que nos prendem do início ao fim. Uma trama cheia de amor. E questões que nos fazem refletir como, a velhice, a vida no circo e o maltrato contra animais de circo.

Amanda.Nowacki 11/07/2021

Nos faz mergulhar no mundo Circense
É um livro bem descritivo que faz com que o leitor conheça e mergulhe no mundo de um circo, principalmente de seus bastidores. Algo que me incomodou bastante é que em muitos diálogos existem palavrões. Gostei muito do quanto a autora embasou suas pesquisas e também gostei da construção do romance do mocinho e da mocinha.

jeslendo 11/05/2023

Tive contato com a história por conta do filme, há muitos anos. E, como adoro todo esse ambiente de circo, fiquei encantada com tudo e a história dos personagens também. Não me lembro muito da sua adaptação, por ter realmente anos que não a assisto, mas lembro da sensação que tive ao assistir e que foi muito boa.

Enfim, o livro me deu muito mais sensações do que o filme, e nem todas foram boas. Para começar, é a terceira vez que tento completar essa leitura, mas sempre paro no início, quando tudo ainda é muito lento e, para ser sincera, terrivelmente chato. E, dessa vez, eu quase desisti novamente, mas me obriguei um pouco a continuar, pois queria eliminá-lo da minha lista e também matar um pouco da minha curiosidade em questão de fidelidade literária para com sua obra cinematográfica.

Não tive nenhum problema com o personagem principal, até mesmo o achei encantador, e isso não tem ligação com o ator que o interpreta no filme, não mesmo. Eu gostei da personalidade do Jacob e o seu amor pelos animais. Eu gostei da sua forma de pensar. O que tive problemas de verdade é com, até a metade do livro, todos os outros personagens, tirando raramente um e outro, que fazem parte do circo. Tem uma cena, em específica, que acontece quando Jacob está totalmente bêbado e quase inconsciente, nem mesmo conseguindo se mexer, que é horrível. É uma das cenas mais desnecessárias do livro inteiro, ao lado de toda a tortura com os animais. Isso me tirou um pouco do encanto pela leitura e pensei seriamente em abandoná-la.

O bom é que depois de tudo isso, acontece que o livro melhora. Eu comecei a querer ler mais e várias páginas ao dia, até que terminei antes do esperado. E eu gostei, bastante, do que li, tirando essas partes indescritíveis, até o fim.

Marcos.Rodrigues 08/10/2021

Jacob Jankowski está na reta final de seu curso de veterinária quando surge um grande imprevisto, seus pais morrem em um acidente de carro e com isso sua vida vira de cabeça para baixo ao descobrir que o banco toma sua casa e seus bens. Condenado a seguir uma estrada sem rumo, literalmente, Jacob encontra um lago e ao fundo ouve um barulho de trem.

Disposto a abandonar tudo e entrar no trem itinerante, o jovem descobre que o trem é de um circo e logo é contratado para ser cuidador de animais. Com sua rotina de cuidador, ele conhece Marlena, a esposa de August, o responsável pelos números que utilizam animais adestrados.

O dono do circo, Tio Al, ganancioso e egoísta, tem como foco adquirir os melhores animais que os outros circos falidos possuem e estão ofertando, por isso, ter um médico veterinário por perto como Jacob, é de grande serventia para orientá-lo e zelar pelo bem estar dos animais do circo.

Ao adquirir Rosie, a velha elefante de um circo que foi a falência, tio Al impõe a Jacob a missão de adestrá-la e cuidá-la para que seu número chame o maior número de pessoas ao circo. E nesse meio termo, a proximidade entre Marlena e Jacob se intensifica crescendo algo entre os dois. Porém esse amor é proibido, pois Marlena é comprometida com August que se torna um divisor entre os dois.

Será que essa divisão feita por August fará com que a ligação dos dois mine, ou a ponte criada pela elefante Rosie será forte o suficiente para uni-los?

O livro é narrado entre o passado e o presente do jovem Jacob, mostrando grandes reflexões da vida e ensinamentos que um senhor que viveu a maior parte de sua vida em um circo pôde trazer a todos. A escrita é sensacional, o cenário é descrito com maestria envolvendo os leitores no clima de circo e diversão. Grandes ensinamentos e curiosidades sobre como é a gestão do circo é abordada no livro de maneira singela e delicada, mostrando a realidade por trás das cortinas e dos holofotes.

Por esse livro ter sido uma leitura muito agradável, não merece menos que ?????, pois foi um livro que virou favorito da estante, por tratar de muitos assuntos e por ser uma trama envolvente e mágica.

Todo o brilho que o livro ilustra arrebata o coração de tal maneira que a maior tentação do leitor será virar a próxima página e continuar lendo. Esse livro me inspirou a tirar uma foto na temática circense, afinal, a vida é o maior espetáculo da terra.

Patricia.Murinelly 19/09/2020

Adorei ?
"Quando duas pessoas nascem para ficar juntas, elas ficarão juntas. É o destino."

Zabella 19/08/2020

Livro para ler em um dia ou dois, com uma boa história que se passa em dois tempos, mas não se confunde.
E o final? Deveras bom!

lanstov_ 29/03/2022

Fofo
Esse livro me foi vendido como um triste do tipo que te faria chorar, e apesar de não ter acontecido isso achei uma história bonita e um bom livro.

Maiara W 18/02/2020

Esperava mais
Bom passatempo, porém achei que a estória foi rasa. Você fica esperando que algo aconteça de forma intensa e emocionante, mas...deixa a desejar. A ideia é boa,mas realmente esperava mais.
Sandrics 18/02/2020minha estante
Já eu amei tudo nessa história

SisterCreed 29/10/2022

Inesperado
Demorei 11 anos para pegar esse livro da minha estante e ler. Mas agora que aconteceu fico grata por ele ainda estar lá. Simplesmente não esperava.

@livrosdeanna 17/07/2020

Resenha
Esse livro maravilhoso me surpreendeu muito, eu amei demais.
É uma história de amor, mas acima de tudo de amor pelo circo e pelos animais.
O protagonista faz o último ano de faculdade de medicina veterinária, quando uma tragédia acontece em sua vida e ele simplesmente larga tudo e literalmente ?foge? com o circo. (Quem nunca teve essa vontade né?).
Amei cada parte e cada detalhe desse livro emocionante. A leitura intercala presente e passado, e eu amo livros nesse formato.
Com certeza esse seria um livro que releria e indicaria pra todo mundo!!

Mônica Paz 25/12/2020

Lindo, apesar dos horrores no caminho
O livro é muito interessante e dinâmico desde a segunda página já estou presa na leitura. O personagem principal tem um humor peculiar e lembra-se de sua história até ali. A narrativa é envolvente e tem muita aventura! Segue por várias tramas, todas interessantes.

Também nos faz pensar que ainda bem que os circos não podem mais explorar os animais...

Resumindo: Lindo, apesar dos horrores no caminho.

Carol Martins 14/07/2022

O maior espetáculo da terra!
Acho que esse é a primeira vez que eu leio um livro com um trama circense e eu gostei muito. Sempre lia esse título e achava interessante, cheguei a pensar em assistir o filme, mas optei por ler o livro e não me arrependo. Aqui conhecemos a história de Jacob, um estudante de medicina veterinária que tem sua vida transformada após uma tragédia familiar. Depois disso, ele sai perdido e sem rumo até que em determinado dia ele acaba em um trem circense. A partir disso vamos conhecendo a vida do rapaz e o dia a dia do circo de uma forma tão envolvente que faz você se sentir lá, nos bastidores do circo. É um livro que vale a pena ser lido me despertou a vontade de conhecer mais a história dos circos no Estados Unidos.

Patrícia 19/06/2021

Nessa história temos Jacob que atualmente tem 90 ou 93 anos, como ele sempre fala, ele está morando em uma casa de repouso após a morte de sua esposa. Ele fica muito feliz quando descobre que tem um circo bem pertinho da casa de repouso e começa a ter lembranças de quando ele foi morar e trabalhar em um circo a muitos anos atrás.
A história se alterna entre Jacob na casa de repouso e sua história no circo, com ele bem mais jovem, ficamos sabendo como ele foi parar no circo e vamos acompanhando como é a vida nos bastidores do circo, como o tratamento é diferente para os artistas e os trabalhadores, como os animais são cuidados ou não tão bem cuidados assim.
Eu gosto muito da temática de circo nos livros e gostei muito de ver mais sobre os bastidores da vida em um circo, em alguns momentos e situações fiquei bem triste tanto pelo tratamento com os animais como pelo pouco caso feito das pessoas que trabalham no circo.
Os sentimentos do Jacob mais velho tbem me emocionaram, em ver como ele sente em relação a família e em como ele está vivendo seus últimos anos.
Mas eu esperava um pouco mais e terminei o livro com a impressão de que estava faltando alguma coisa, algo para fechar bem a história. Foi uma leitura gostosa e rápida, pra quem gosta de histórias com circo é uma boa opção.

Emilia.Cristina 01/03/2021

Livro incrível que entra um pouco no mundo da velhice
Um livro que realmente prende, cada acontecimento te faz querer saber o que vem a seguir. Te deixa com raiva, com nojo e também com o coração leve, consegue levar as emoções de uma a outra com o virar de páginas. E também faz a gente ver um pouco de como pode ser a vida de um avô, bisavô e assim por diante... É um livro que valeu cada página...

Terezinha.Clepf 07/09/2022

RECORDAÇÃO PARA SEMPRE
MINHAS CONSIDERAÇÕES
"... tenho 90 anos. Ou 93. Uma coisa ou outra..."

Jacob Jankowski, nos encanta em uma história de amor esplêndida, que deixa o coração em chamas aguardando ansiosamente pelo amor dos protagonistas...

Jacob ao desenrolar da história nos deixa profundamente atentas às suas lembranças do passado e nos prova como a vida nos reserva muitas reviravoltas...

Por opção de sua família, ele é residente em uma casa de repouso e quando surge aapresentação de um circo, pela qual aguardava ansiosamente, teve a triste decepção quando nenhum de seus cinco filhos foram lhe visitar e levá-lo a tal apresentação...

Suas memórias na narração da história nos presenteia com o mundo do circo, o amor pelos animais, a força de um grande amor, mas, também nos entristece quanto à crueldade tanto a trabalhadores como animais...

Tio Al e August merecerão o meu repúdio...

Venha conhecer esta história que nos deixa grande reflexão sobre respeito, carinho, fidelidade e amor com nossos entes queridos, em especial, aos mais vividos e a grande magia que é o circo...

" ... a vida é o maior espetáculo da terra..."

Super indico, minha avaliação:
5 ESTRELAS