Água para Elefantes

Água para Elefantes Sara Gruen

Resenhas - Água para Elefantes

@lecobastos 19/01/2011

Água para Elefantes
O livro da canadense Sara Gruen é uma deliciosa viagem pelas lembranças de um homem que guarda um segredo e tem a consciência pesada por isso.

Jacob Jankowski vive em uma casa de repouso. Tem 90 ou 93 anos. Uma coisa ou outra, como ele mesmo diz. Sua convivência com a idade avançada corre normal, até que um circo começa a ser montado na frente do asilo. Fato que lhe traz a memória histórias que mudaram sua vida.

A história é intercalada por capítulos passados dentro do asilo, técnica antes utiliza nos livros À Espera de Um Milagre de Stephen King ou Diário de uma Paixão de Nicholas Sparks. Na realidade estes trechos mostram um Jacob mais real que o jovem das lembranças e logo o leitor se torna um amigo íntimo dele e de sua enfermeira favorita, Rosemary.

Durante a Grande Depressão o jovem Jacob é um universitário de Medicina Veterinária prestes a prestar os exames finais para poder trabalhar, mas, infelizmente seus pais morrem em um acidente de carro. A casa é tomada pelo banco e seu estado psicológico fica abalado. A única coisa que consegue fazer é fugir e entrar no primeiro vagão de trem aberto que vê.

Quando se dá conta torna-se o protegido de Camel e passa a trabalhar para o temido Tio Al, dono do Circo Irmãos Benzini, o Maior Espetáculo da Terra.

Jacob começa a dividir um vagão com o anão Walter e com sua cadela e passa a trabalhar com August, diretor do setor eqüestre do circo. August é uma pessoa de temperamento explosivo e é casado com a bela Marlena.

Marlena, responsável por uma atração com cavalos, torna-se a paixão de Jacob, algo que o consome diariamente.

Como pano de fundo temos a vida no circo, a decadência da década de 30, a falência dos demais espetáculos, a disputa pelas atrações que ficaram pelo caminho, o medo de ser jogado do trem durante a noite caso Tio Al deseje ou a diferença entre artistas e trabalhadores.

Jacob passa a ser o veterinário do espetáculo e começa a dividir seus sentimentos entre Marlena e Rosie. Rosie é uma elefanta que só tem postura de burra, mas que no fundo é a salvação do circo.

O clima torna-se pesado depois de um ataque de fúria de August contra Jacob e Marlena que vê uma situação que na realidade não existe. O fim do livro é satisfatório tanto para quem acompanhou o jovem e o idoso Jacob durante a quebra do seu silêncio sobre o passado.

A escrita leve e agradável de Sara, assim como a pesquisa pesada realizada para trazer esse livro à tona tornam tudo muito mais real e palpável do que esperado.

O livro virou filme com Reese Witherspoon e Robert Pattinson. Como o slogan do filme eu te convido a ler o livro e ver que a vida é o mais fantástico espetáculo na terra.

Douglas P Da Silva 29/11/2015minha estante
Eu adorei esse livro!!

Caio 20/07/2020

Freneticamente...
Para alguém que luta bastante contra os mal-tratos aos animais, foi um pouco difícil ler esse livro. Ao mesmo tempo que possuem cenas que lhe irritam, também possuem cenas lindas que justificam o fato de quererem fazer um filme. Em relação aos personagens: foi a primeira vez que vi tantos deles tão convictos em suas escolhas, personagens que realmente se movimentam freneticamente junto com a história e isso me deixou muito satisfeito.

Crisssique 17/04/2022

Fiquei apaixonado
Eu fiquei extremamente apaixonado pelo livro, a história é perfeita, o vem e vai do tempo passando, é maravilhoso. Tudo se encaixa muito bem. Indico muito!!!

Bru Souza 19/04/2021

Um livro que não te deixa desgrudar das páginas!
Onde sua vida vai lhe levar?! Qual é sua história?

Jacob um senhor de 93 anos, vive numa casa de repouso, após ficar viúvo. E durante 70 anos de sua vida, ele guarda o segredo de como viveu sua juventude. Até um circo chegar na redondezas, e ele relembrar momentos de paixão.

Jacob estuda veterinária em cornell, tudo está programado após as provas ele ir trabalhar com o pai. Por conta de um acidente de carro, Jacob com 23 anos se torna órfã e sem um dinheiro no bolso. Revoltado abandona a faculdade e se sente perdido com a previsão do futuro de sua vida.

Ao entrar em um trem em movimento, Jacob muda sua vida, entrando para o Circo Irmãos Benzini, o maior espetáculo da Terra. E passa a ser veterinário do circo, em que cuida de vários animais e faz o máximo para ficar longe de Mariena, uma mulher maravilhosa que ele se encantou, mas que é casada com seu chefe August.

E assim, o livro ganhou meu coração, porque além de ser uma história narrada entre passado e presente qye eu adoro, a autora soube trabalhar as dificuldades dos idosos nestes asilos, e tbm expõe o lado dos animais, e como Jacob sofria com os maus tratos causados por Tio Al e August aos animais do circo ?.

Uma história linda, em que nos ensina que o primeiro lugar onde devemos viver é onde consideramos nossa casa, nosso lar.

Larissa 14/06/2020

Foi uma leitura muito agradável, me apeguei muito aos personagens e aos animais ?

TainA.Alexandra 02/12/2022

Eu já tinha assistido o filme, porém o livro é muito mais emocionante, chorei todas as vezes que li que Rosie estava apanhando de August, odiei ele do início ao fim do livro, porém amei o final do livro amei toda a história o amor de Jacob e Marlena foi bonito de ler. Enfim mais um livro perfeito!!
NAY 02/12/2022minha estante
Eu nunca vi o filme, mas amei o livro

TainA.Alexandra 02/12/2022minha estante
Achei o livro muuuuito mais emocionante q o filme...
Apesar de q o filme é lindo... Recomendo ambos... ??

Fanny 19/06/2010

Mediano
Se você gostou dessa resenha da um pulinho no orestaurantedofim.blogspot.com - Lá tem muito mais para os famintos por livros!

O livro conta a história de Jacob que vive em uma casa de repouso e ao saber que irá visitar um circo no final de semana começa a lembrar da sua vida. Ainda jovem ele perde os pais na semana que presta os seus exames finais para a tirar o diploma de veterinário, desolado com a perda e sem saber o que fazer, Jacob sai andando pela estrada sem ter um destino. Sem querer ele topa com um circo viajante e ao saberem que ele é veterinário o convidam para se unir a trupe.
Lá ele começa a cuidar dos diversos tipos de animas exóticos, faz amizade com um anão e perde a sua virgindade com um prostituta. Mas é lá também que ele conhece e se apaixona por Marlena, mas ele terá que lutar contra tudo e todos, inclusive o marido dela um homem bipolar que é responsável pelos animais, para ficar com ela.
Eu esperava mais desse livro, não que ele seja ruim, mas li diversos boas resenhas sobre ele que me interessei muito em lê-lo, porém o livro não é ruim.
Sara consegue passar muito bem as emoções na parte do Jacob mais velho, do ancião que tem dificuldades de viver em uma casa de repouso com enfermeiras preocupadas demais e pessoas que já perderam a consciência. Porém quando vemos a história do jovem Jacob, não é fácil perceber as emoções corretas dos personagens. Você não consegue saber se Marlena realmente gosta de Jacob ou se está com ele só porque o marido não dá atenção.
Quem rouba a cena é a elefante, Rosie, que ao contrário do que todos acreditam é muito esperta e consegue ser a estrela do espetaculo.
A autora teve muita preocupação em ser bem fiel aos costumes, e também aos detalhes técnicos como o trato dos animais. Mas achei que faltou um pouco mais de carinho com cada personagem, o que não os deixa menos interessantes, mas evitou que pudessemos nos envolver mais na história e sofrer com cada um deles.
Para os loucos por animais, prepare o coração, há muitas cenas de judiação com os pobrezinhos.

Lilian Casimiro 07/09/2010

É um daqueles livros que você lê bem devagar temendo chegar ao final, na verdade, você se envolve tanto com a história que você não quer que ela termine. O livro é narrado por Jacob, que ora está na sua mocidade, ora está em um asilo. Para quem já teve ou tem alguém em um asilo, não tem como não se emocionar com as situações que ele conta, porque são exatamente o que acontece por lá. Quando narra a sua juventude, nós faz viajar e conhecer um incrível mundo dos circos.
Eu adorei!!!

Larinha 21/08/2020

Circo irmãos Benzini, o maior espetáculo da terra
Esse livro é extremamente incrível! É possível compreender e, até mesmo, sentir tudo aquilo pelo que o personagem passa. A autora faz homenagem a alguns episódios que aconteceram na vida real e é incrível como ela mergulhou na vida circense e a trouxe com tanta clareza para nós, mesmo sem ter vivido em um circo. Recomendo essa leitura 100%! Uma das melhores histórias de romance que já li, muito real e interessantíssima. O apego aos personagens é real!

Jóckisan 07/01/2014

Apelativo demais
Deixei de ler essa porcaria. O livro tem um ótimo enredo, tinha tudo para ter uma linda história, sem precisar de nenhum tipo de apelação sexual. O livro é cheio de palavrões e cenas pornográficas. Isso termina tirando o foco da história central. Um livro não precisa dessas coisas para fazer sucesso. Com certeza esse seria um ótimo livro, um livro belíssimo se não tivesse tanta pornografia.

Leia a minha resenha completa no link abaixo:

site: http://mundo-nerd2.blogspot.com/2014/02/resenha-agua-para-elefantes-livro.html

itsbruna 11/05/2024

Crescer me assusta..
Como pode sermos tanto um dia e no outro não sermos nada? Refleti muito com a história do Jacob, fiquei fascinada com esse mundo do circo mesmo com toda a crueldade envolvida.. As partes do presente do Jacob foram uma porrada na cara por que geralmente é assim que a velhice torna a gente: não vamos mais ser um pedaço da vida de alguém e sim uma obrigação.

Joyce 22/03/2020

Muito bom.

Amanda 11/09/2010

Não falo muito sobre esses dias, nunca falei. Eu tinha medo de deixar escapar alguma coisa. Eu sabia como era importante guardar o segredo dela e de fato o guardei. – pelo resto da sua vida e depois. Em 70 anos nunca o revelei a ninguém.
{...}
Só me resta passar o tempo esperando o inevitável, observando os fantasmas do meu passado se agitarem em volta do meu presente insignificante. Eles se chocam e se esbarram à vontade, principalmente por não haver nenhuma resistência. Parei de lutar conta eles.Neste momento, eles estão se agitando ao meu redor.Sintam-se a vontade, rapazes. Fiquem mais um pouco. Ah, desculpem - vocês já estão à vontade. Malditos fantasmas.

Joice Maria 18/04/2020

SURPREENDENTE
Essa é minha primeira resenha aqui, é apesar de saber as normativas para escrever uma sinto uma grande dificuldade, ainda mais depois desta leitura SURPREENDENTE.

Com certeza um livro que eu recomendo, porém digo que seja persistente, foi necessário 3 tentativas até que num grande dia consegui chegar ao final.

E que final meus amigos, com um enredo que vai te envolvendo para quando se der conta já está sentindo as emoções dos personagens, e ansiando mais e mais dessa história.

Apenas digo que nem tudo é o que parece, e acredito que quando chegar no ápice deste final, assim como eu achará: SURPREENDENTE.