O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan

Resenhas - O Olho do Mundo

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 12/01/2022

Lento... Muita andança e pouca ação.
Bom, a roda do tempo é um livro de fantasia um pouco mais denso e isso o torna naturalmente lento de princípio para um mundo e personagens totalmente diferentes, porém, sinto que o livro as vezes é lento até demais, o desenvolvimento e desenrolar demoram bastante, e não é uma demora prazerosa quanto acompanhar Frodo por exemplo (o senhor dos anéis), é um lento que as vezes não sai do lugar, entende? Eu achei que isso daria uma melhorada no decorrer do livro mas infelizmente não aconteceu, nós acompanhamos realmente uma andança sem fim até o final que também não ocorre de forma rápida.
Por esse motivo, penso eu que o livro poderia ter menos páginas e ser melhor aproveitado, mas, é sim uma boa fantasia, um mundo interessante e algo que sei que será vastamente explorado, continuarei dando sequência na série com esperança de uma melhora de ritmo e maior aproveitamento das páginas da história.
Nycolas 12/01/2022minha estante
eu to lendo o 2º livro agora, e é MUITO mais dinamico, ja aconteceu 300 coisas em uns 4 núcleos diferentes

Nay Botelho | @Umsonhodeleitura 13/01/2022minha estante
Vou começar o segundo também ! Espero gostar...

Pinheiro.Adrianno 16/01/2022minha estante
Sinceramente nao achei nada lento...o livro é tenso e cada descriçao cria uma ambientaçao sombria e cheia de detalhe de um universo grandioso quanto a tolkeniana ,indpirada nela e crecida com pernas proprias.

Renata 07/04/2021

Fantasia clássica
A escrita é bem robusta, lembrando bastante o estilo do Tolkien. Tem bastante descrição, sem enrolação, o que ajuda bastante na visualização. O ritmo é mais lento mas tem pontos bastante emocionantes. A base da história é o clássico bem x mal, mas com elementos únicos que fazem desse livro um clássico para quem gosta do gênero.
Lucas.Valentim 07/04/2021minha estante
Um dia eu tomo coragem de continuar essa saga kkkk

PatyLendo2023 30/06/2023

Aventura
Foi cansativo em vários momentos. Pra quem reclama de Tolkien já se prepare que as descrições Aki são longas. A história é boa e acho que é um livro introdutório. Tem muitas pontas soltas e várias coisas para explicar. Mas o próximos devem trazer respostas.
Gostei. A saga agora é encontrar o livro 2.

Bruno.Lima 08/01/2022

O olho do mundo
Esse primeiro livro foi um dos mais rápidos que consegui avançar em uma leitura. Fiquei totalmente imerso na leitura desse universo tão elaborado e com uma jornada dos personagens tão incrível e com muitas reviravoltas. Foram muitas as emoções que senti ao acompanhar nossos personagens tão cativantes passar, aprender e sofrer muito por coisas que até então eram apenas lendas e distantes de suas vivências simples. Ansioso demais para continuar a ler os outros livros urgentemente!!

Patrick.Swayze 04/12/2021

Me surpreendeu
Confesso que embarquei nessa leitura sem muita esperança de continuar a série, mas me surpreendi com os personagens, o sistema mágico e até os seres mitológicos. Tudo nesse universo me cativou, mas o final me deixou meio perdido e ficou um pouco a desejar. Tô muito curioso pra ver o que acontece a seguir e vou com certeza continuar.

Vanessa 09/09/2021

Eu amei esse livro. A inspiração na obra do Token é clara, mas eu consegui me identificar com os personagens daqui mais rápido. Estou ansiosa para começar o livro 2 :-)

Eugenia 05/06/2024

Comecei a ler os livros depois de ver a série, porque achei que havia muita coisa que não era explicada na série. Todos sabemos que quando algo passa de livro a série há muitos pormenores que se perdem..
Normalmente fantasia não é uma coisa que goste de ler, mas fiquei bastante surpreendida desta vez. Obviamente passei metade do livro a espera de certa coisas que acontecem na série e a outra metade a anotar mentalmente as diferenças entre os dois.
Para meu espanto, e graças a Deus, no fim do livro vinha um glossário onde explicava todos os termos usado no livros, para explicar o que era cada coisa. (ex;: Poder único).
Achei a Egwene da série bastante mais corajosa do que a do livro, acho que essa foi a personagem que mais difere entre os dois. Parece que no livro a retratam como uma menina indefesa quando na serie não é assim.
Quanto ao resto dos personagens não é muito diferente do que já estava a espera antes de começar, a não ser umas pequenas diferenças, nada de muito radical.
Quanto a história em si, obviamente que já tinha spoiler de metade do que iria acontecer, mas mesmo assim houve momentos em que sofri para saber o que iria acontecer..
Ri bastante com os relatos do Loial, o Ogier, quando se percebe que a sua compreensão de espaço de tempo é bastante diferente da compreensão de tempo dos humanos.
Uma coisa que não me lembro de ter existido na série e que existe no livro é o Homem-Verde, um guardião de onde se encontra o Tenebroso, acho que teria sido bom ver a cena em que ele aparece no livro retratada na série.
Teria sido bom ter lido primeiros os livros e só depois ver a série.

Brenno.Gomes 17/12/2020

Gostei bastante, o autor trouxe uma criação de universo realmente impressionante e achei bem imersiva a experiência.

Hellen (@literatucracia) 05/01/2022

O olho do mundo
Um ano e um dia depois do início, conclui a leitura! Yeeeh! Haha (fogos de artifício)
Eu gostei muito do mundo criado pelo Jordan e estou muito curiosa para descobrir mais sobre ele nos próximos livros. A narrativa é devagar pq tem muita descrição (o que ajudou na minha demora em ler), mas vale a pena. É um mundo fantástico gostoso de acompanhar e bem imersivo, na minha opinião.

Homero 22/04/2023

Há de ser o que a roda tecer.
O Olho do Mundo é o primeiro de 14 livros da série A Roda do Tempo.

Essa afirmação significa mais coisas fique parece, e se for parar para pensar é um grande Spoiler desse universo. Digo, uma coisa é você ler esse livro o considerando o 1/3 e outra é 1/14.

Robert Jordan deixa claro que ele está apenas pincelando os conceitos, nomes que aparecem e são deixados de lado e que com certeza terão um significado grandioso mais afrente.

É incrível a construção desse mundo, feita com tanto cuidado para não te deixar doido com tanta coisa, é tudo posto com leveza e de forma eu diria que "Amigável"

Os personagens são incríveis, me importo com todos eles e reconheço suas vozes com a leitura de seus ditos.

Um Grande livro.
Math 25/04/2023minha estante
Robert Jordan é um gênio quando se fala em criação de mundo e personagens!! Amo a Roda do Tempo por isso

Marcello.Buzon 15/11/2023

Uma verdadeira aventura
Sempre olhei com olhos tortos para está saga. Muitos livros, todos calhamaços, mas depois de assistir a série fiquei extremamente empolgado com os livros.
E não me decepcionei. História longa, mas muito bem conduzida, personagens muito bem construídos e com elementos de alta fantasia fantásticos.
Já ansioso pra ler os próximos.

Biah Sampaio 11/05/2022

Incrível
Amei o livro e sua história.
No começo foi um pouco confuso pela quantidade de personagens e lugares, mas como comecei a ler pela série foi um poco mais fácil, apesar de a série ter muitas cenas diferentes.
A história é envolvente, os personagens são interessantes e profundos, cada um com sua personalidade e características, a leitura é muito fluida e arrebatadora.
Recomendo muito pra quem gosta de fantasia e novos universos.
Ansiosa pelo próximo

Fran 19/04/2021

Num geral eu gostei, mas vários momentos do meio do livro me entediaram e eu tava tão nem aí pra história no final que nem sei se vou dar seguimento na série esse ano.

Leio, logo existo 16/08/2022

Leitura finalizada!
Ansiosa para começar o livro 2 e assistir a segunda temporada da série.

Fiquei encantada com a narrativa. ? ?
Nilceia.Fernandes 17/09/2022minha estante
Coloquei na lista!!

Leio, logo existo 19/09/2022minha estante
Para quem gosta de fantasia é uma excelente opção.

Bekky.Marty 10/12/2021

Muito booom. No inicio pareceu meio parado, mas depois que as coisas engrenaram, não consegui largar.