O Olho do Mundo

O Olho do Mundo Robert Jordan




Resenhas - O Olho do Mundo


583 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


LGjs 21/05/2024

Uma fantasia muito bem construída
Gostei bastante desse livro. Tem um universo bem construído, umas ideias muito boas, tanto de construção de mundo quanto de dinâmicas de magia e tal. Eu gostei da construção de alguns personagens também, mas não de todos? E os diálogos foram bem fracos algumas vezes? E gostei também da escrita dele, as descrições em geral são boas, algumas de luta no final que deixaram a desejar um pouco. Mas no geral foi muito bom. O problema maior foi comparar com a série?

O universo, como já me disseram, parece com o do Tolkien. E não só por ser fantasia ?medieval?, isso não teria problema, quase toda fantasia é medieval. Mas tem alguns arcos muito parecidos, algumas ideias de locais também. Mas isso não estragou pra mim a leitura. O universo é muito bem construído, conciso e interessante.

Infelizmente, vou julgar muito do livro com base na série. E os personagens na série são MUITO mais carismáticos, interessantes e únicos. Aqui os principais são meio genéricos? e chatos, tirando um ou outro. Isso foi o que mais atrapalhou minha leitura. Mas no finalzinho, eles estão melhores, já têm mais personalidade. O problema foi que a série me apresentou uma fantasia diferente da maioria por ser bem menos machista e muito focada nas mulheres f*das da história. E aqui? não foi assim.

Já as descrições dos locais são muito boas. Algumas lutas que ficaram meio confusas no final, mas não atrapalhou. Uma coisa ruim que eu achei na escrita foram os diálogos? as vezes eram só desnecessários, falando o que a gente já sabia, as vezes eram extremamente não naturais. Tipo os vários monólogos pra explicar histórias de locais e povos. No início, então, era pior ainda? porque não encaixava aquele monólogo na cena. Isso me incomodou um pouco, mas não tanto quanto os personagens e a falta de foco nas mulheres.

Enfim, de forma geral, gostei muito do livro, do universo criado. Gostei da história também, ela vai se explicando mais pro final, mas acaba encaixando direito. Mas acho que gostei mais da série? que a fanbase me perdoe. As mudanças feitas para a adaptação foram muito acertadas (tirando uma no final que eu não entendi o porquê) e acabaram por melhorar a história e o universo. Recomendo o livro pra quem gosta de fantasia. E a série mais ainda.
LGjs 21/05/2024minha estante
Relendo meus históricos de leitura, vi que eu tinha elogiado a descrição das lutas? kkkkkkk talvez só as finais que tenham ficado meio estranhas e me marcado? não sei kkkk mas o pior é que eu esqueci de falar sobre os diálogos, que algumas vezes são MUITO ruins kkkk


LGjs 21/05/2024minha estante
Acho que eu vou ter editar essa resenha?




Beto 18/05/2024

Li esse livro influenciado pela série de TV e sinceramente esperava muito mais. Toda a fantasia em si é mto boa e de um potencial gigantesco, porém a escrita poderia ser mto melhor, por vezes achei em diversos aspectos tudo muito infantil, comportamentos dos personagens que poderiam ter sido mais elaborados, diálogos melhor estruturados e acontecimentos mais aprofundados. O autor quis ?cuspir? muito do seu mundo tudo muito depressa e não raro foi feito de forma péssima. E, meu Deus, como essa obra bebe das águas de ?O Senhor dos anéis?.
comentários(0)comente



lunaa.claraa 14/05/2024

A Roda do Tempo: O Olho do Mundo
Resenha:
"O Olho do Mundo", o primeiro livro da série "A Roda do Tempo" escrita por Robert Jordan, é uma obra de fantasia épica que cativa os leitores desde sua primeira página até o emocionante final. Jordan constrói um mundo vasto e complexo, onde o destino de tudo e de todos é guiado pela Roda do Tempo.

A narrativa segue o jovem Rand al'Thor e seus amigos, Mat Cauthon e Perrin Aybara, em uma jornada repleta de perigos e descobertas. Quando uma misteriosa mulher chamada Moiraine chega à pacata vila de Dois Rios, suas vidas mudam para sempre. Eles são arrastados para uma aventura além da sua imaginação quando descobrem que Rand pode ser o lendário Dragão Renascido, aquele que está destinado a salvar ou destruir o mundo.

Com personagens bem desenvolvidos e um enredo cheio de reviravoltas, "O Olho do Mundo" é uma mistura envolvente de magia, intrigas políticas e batalhas épicas. Jordan cria um universo rico em mitologia e história, que atrai os leitores para dentro de suas páginas enquanto explora temas universais como destino, amizade e coragem.

Apesar de ser o primeiro de uma série longa, o livro consegue estabelecer uma base sólida para as futuras aventuras, deixando os leitores ansiosos para descobrir o que o destino reserva para Rand e seus companheiros. Com sua prosa habilidosa e imaginação vívida, Robert Jordan cria uma obra-prima da fantasia que encanta leitores de todas as idades.
-------
Obs: uma coisa ruim que notei ao ler o livro foi o uso de expressões do universo sem alguma explicação. Assim, é necessário ir até o glossário que fica no final para tentar entender, o que não é muito bom, porque apesar de ter a explicação não se tem um contexto ou uma ordem cronológica dos acontecimentos citados na história, o que a deixa confusa.
comentários(0)comente



Tuler 07/05/2024

Um mundo incrível
A roda do tempo me lembrou muito Senhor dos Anéis, pois narra a história com detalhes fantásticos de cada cidade, cada povo, cada relva... A trama é muito bem elaborada, com um protagonista bem claro, porém a história não se passa só ao entorno do protagonista, temos vários personagens bem trabalhados, que dão um desenvolvimento para história muito bom. Enfim, vale muito a pena mergulhar nesse universo!
comentários(0)comente



Julia Manjko 04/05/2024

Minha próxima jornada se inicia
Exatamente o que eu estava procurando, uma série de fantasia super rica e bem escrita.

Achei maravilhoso, uma jornada que me fez sentir coisas parecidas com o que eu sentia ao ler O Senhor dos Anéis, maravilhoso !!!

Os personagens são muito interessantes e bem desenvolvidos, todos tem características muito próprias e enriquecedoras.

Amei o jeito que o autor nos apresentou ao mundo, de um jeito natural, sem entregar de bandeja e nem deixar coisas por explicar.

O livro é sim bem descritivo e denso, mas sinceramente foi uma jornada deliciosa para mim, n mudaria nada nesse quesito.

Em alguns momentos senti que algumas cenas eram bem parecidas, até pensei que tinha marcado a página errada e estava lendo de novo. Isso foi bem estranho. Também achei o desfecho um pouco decepcionante. Com certeza a última frase ajudou bastante a levantar o ânimo pra continuar com a saga.

Altas expectativas para os próximos volumes.
comentários(0)comente



Bruna.Ceccato 29/04/2024

Finalmente encontrei a minha saga
Bom, eu sou apaixonada por fantasia. Mundos com magia, cidades e mitologias próprias.
Mas eu sempre tive problemas para encontrar aquela saga que me fizesse amar cada página, e que fosse perfeita para mim. Por exemplo, amo crônicas de nárnia, mas sempre achei muito simples e sem muito a aprofundar. Amo senhor dos anéis mas ler o primeiro volume foi um desafio, ao passo que li as crônicas de gelo e fogo e me apeguei somente à Daenerys, sem me aprofundar no restante. E a coisa foi ficando mais difícil depois de ler Tolkien, afinal quando você termina o senhor dos anéis parece que tudo que veio posteriormente é uma cópia mal produzida. Os romances mais atuais me fazem desistir pois geralmente o enfoque é um casal, ao invés de mundos a desbravar.
Portanto, que presente e surpresa foi ler O Olho do mundo.
Porque eu finalmente encontrei a minha saga perfeita.
Tudo na medida exata conforme eu amo na fantasia. Magia, feiticeiros. Um mundo riquíssimo, cheio de cidades e culturas diferentes. Personagens que crescem com o passar das páginas, mas de maneira coerente, cometendo erros e aprendendo com eles.
E o melhor de tudo, um tributo a Tolkien que foi executado de forma magistral, sem ser uma mera cópia, deixando claro que o autor era um fã tanto quanto nós.
Há muitas resenhas falando sobre o livro ser arrastado, mas eu não achei em nenhum momento. Eu o li um pouco por noite, antes de dormir, e para mim foi uma viagem que degustei em pequenos trechos. Afinal é uma jornada. Se você possui o mesmo medo, só aprecie a vista, não tente ler tudo de uma vez.
É muito difícil para mim conseguir escolher um personagem favorito, porque eu me apeguei à todos. Ri com eles, e me preocupei com eles.
Meus momentos favoritos são justamente quando o grupo se separa, e podemos acompanhar suas respectivas jornadas de forma separada.
Perin e Egwane, que plot maravilhoso. Perin lutando com seus "poderes", com seus lobos.
Rand e Mat passando maus bocados na estrada, perseguição e fome. Rand é aquele personagem que você se apega, porque ele tem um carisma natural, mesmo sendo ingênuo muitas vezes.
A história é crua, nós os vemos com medo, com fome, passando mal. Mas não é feia o suficiente para que você queira abandoná-la. Também não é uma violência que só quer te chocar. Outro ponto magnífico é que o autor conseguiu criar uma sociedade bem igualitária, onde homens e mulheres são "iguais". Que delícia poder ler um livro onde personagens femininas não são usadas de forma degradante, ou vítimas de violência s3xu@l. Onde elas fazem parte importante da história, fazem parte da jornada, e evoluem da mesma forma que seus colegas homens.
Há uma mudança na série sobre a possibilidade do dragão ser uma mulher, mas isso não faz menor sentido. O Dragão tem que ser um homem, pois é o saidin, a metade masculina do poder que foi corrompida pelo tenebroso, e é necessário ambas as partes para derrotá-lo. É por isso que em 3 mil anos as aes sedai mulheres nunca o conseguiram, porque é necessário o poder masculino se unir a elas, e após terminar o livro detestei que fizeram essa mudança na série. Em nenhum momento o fato do dragão ser homem diminui o poder das mulheres, mas as torna necessárias para a ascensão dele.
Bom poderia passar o dia dissertando sobre a Roda, e sobre como esse livro é magnífico.
Para quem quiser comprar a saga, eu possuo alguns livros a venda, sei que hoje são raridades.

Julia Manjko 04/05/2024minha estante
Eu tbm tive essa impressão depois de ler o senhor dos anéis de q tudo parece cópia KKKKKKKKK ainda não vi a série mas com certeza não faria sentido o dragão ser uma mulher. Tem como assistir a série só lendo o primeiro livro ??? Ou tem spoilers dos restantes ??


Bruna.Ceccato 04/05/2024minha estante
Julia, eu tive duas experiências com a série. Assisti primeiro sem ter lido, e achei legal, ok. A segunda vez assisti lendo o primeiro, e deixei de gostar tanto rsrs. Tem alguns spoilers sim mas bem de leve, da pra assistir tranquilo se for por isso, o que mais incomoda é as mudanças, que são bem grandes. A segunda temporada é melhor, mas agora quero terminar o segundo livro antes de assistir novamente.




Srdiogo 23/04/2024

Se vc gosta de Senhor dos anéis....
É uma saga fantástica, composta de vários livros, história envolvente, uma bela trama, no estilo de senhor dos anéis, não devendo nada para o mesmo.
b1ktwpas 27/04/2024minha estante
Para quem assistiu a série, vale a pena ler?


Srdiogo 27/04/2024minha estante
Eu não curti a série, prefiro o livro cara




Barbara 20/04/2024

Complexo
Comecei a me afastar da leitura de fantasia porque começou a existir um foco enorme nos romances e afins. Me interessei pelo universo de A Roda do Tempo por caminhar em outro sentido em relação a isso. Achei esse primeiro livro um pouco arrastado, por isso tirei uma estrela. Descrições que se entendiam demais, muito detalhadas em alguns momentos. Fora isso, só tenho elogios. A primeira coisa que me chamou atenção foi o vocabulário riquíssimo. A ambientação e os personagens também me prenderam bastante, despertaram muita curiosidade sobre os seres existentes nesse mundo, os conflitos e as magias. Simpatizei demais com Rand e seu jeito simples de enxergar a vida. Os conflitos são muito bem escritos e eletrizantes, muito grandiosos em relação ao que podemos observar na adaptação. Pretendia ler apenas o primeiro para saciar a minha curiosidade, mas já estou providenciando o segundo volume.
comentários(0)comente



Lorena.Arantes 18/04/2024

Fascinante e Densa
Um livro de fantasia complexo e rico em descrições e detalhes que deixa a história tão fascinante e densa como Senhor dos Anéis e Game of Thrones, um que foi inspiração e o outro claramente se inspirou em O Olho do Mundo, se vc é viciado e super fã dessa duas séries ( como eu), vai amar esse livro.

A mitologia é tão completa que você fica imerso na história desde o início e fica curioso para descobrir mais ao ponto de devorar cada página com uma ânsia inexplicável.

Os personagens são extremamente intrigantes, únicos e reais que as 798 páginas não foram o bastante para me cansar deles e quero ler todos os livros da série pra ontem.
comentários(0)comente



Duda Jaques 13/04/2024

"Há de ser o que a Roda tecer"
O universo criado por Robert Jordan é absurdamente interessante e com muito potencial. Isso é inegável. É inegável também que livros de fantasia (principalmente alta fantasia) são confusos no início e depois tudo vai se encaixando, e é isso que me faz amar esse gênero. Mas esse foi diferente.

Ele não é ruim, longe disso. Mas a leitura foi extremamente desgastante e difícil pra mim. O inicio foi empolgante, cheio de questões para serem explicadas, mas depois foram quase 450 páginas de uma trajetória que pouco nos apresenta do universo. Em um determinado ponto (depois de umas 500 paginas) o livro melhora muito, mas tudo isso pra no final entregar uma enxurrada de informações de forma confusa e atropelada, com um final fraco. Faltou execução.

Mas mesmo com o empenho pra eu odiar o livro, eu realmente gostei bastante. Me esforcei pra terminar? Sim. Mas ainda tem um universo inteiro pra desbravar, e eu gostei muito do mundo pra largar ele.

Pra resumir: acho que nunca me senti tão burra lendo um livro de fantasia. Não sei se ele realmente é difícil ou eu que sou desprovida de inteligência.
*Acho também que sou a única pessoa que gosta da Nynaeve.
Nynaeve rainha, Moiraine nadinha
Julia Manjko 04/05/2024minha estante
Somos duas, tbm gosto da Nynaeve kkkkkk




spoiler visualizar
comentários(0)comente



King all 06/04/2024

É um livro com uma leitura incrível.
Lendo arco final do livro fico com dificuldade de entender a mudança pela Amazon.
comentários(0)comente



Hekate0 05/04/2024

Te amo Moraine
Meu senhor...A nynaeve aqui consegue ser ainda mais insuportável do que na série. Quase dropei o livro várias vezes por causa dela. Mas continuo fascinado pelo universo que o Robert Jordan construiu. Ansioso pra começar a leitura dos próximos volumes
comentários(0)comente



Chana.Deon 03/04/2024

Gostei
Esse livro é bem fantasia raiz mesmo, com escolhidos e viagens, gostei bastante só acho que ele é um pouco arrastado.
comentários(0)comente



Lari 01/04/2024

Demorei mas finalizei
O livro é longo, e tem muitos nomes de personagens, lugares e eras que podem confundir, mas a leitura vale muito a pena.
comentários(0)comente



583 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |