O Mundo de Anne Frank

O Mundo de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - O Mundo de Anne Frank

Vivian 22/09/2022

Uma adaptação do diário de Anne Frank, bom para crianças pois a linguagem é simples e contém muitas imagens

z..... 14/12/2016

Para algumas pessoas o "Diário de Anne Frank" é um livro estrategicamente forjado. Isso porque o texto oscila entre percepções pueris e construções consideradas "adultas demais" para uma adolescente. Exemplos estão nos textos sobre as colegas ou relação com o diário, a "Kitty" (nas duas citações destaca-se o lado adolescente, que tem o entusiasmo e enfado inocentes de uma menina) e as considerações que tece em assuntos como o antissemitismo, religião, direitos femininos e a guerra em si, que soam como discursos políticos para certas pessoas. Particularmente, acredito piamente no relato do livro e tenho a intuição de que algumas partes podem ter sido "melhoradas" (uma questão de melhor organização de uma ideia já expressa, como trabalham alguns biógrafos, mas o texto de Anne por si mesmo é positivamente dissertativo e por que a dúvida?). Ora, ela era crítica e refez algumas vezes seus textos como escritora que desejava se tornar.

É aí que entra o valor dessa obra, que mostra, sobretudo, uma Anne Frank em realçada e típica pré-adolescência, como certos críticos desejavam ver na leitura do diário. A literatura é infantojuvenil, tem ilustrações joviais e aquela tensão maior do diário em análise de mundo não é tão enfática na abordagem. Também não se acentuam os conflitos com a mãe (que em certas passagens é pesada e, na minha visão, com disposições negativas da Anne), nem a depressão que, às vezes, à levava a desejar a morte, e nem sua libido aflorada e desejosa de descobertas.

Em linhas gerais, o livro traz para uma narrativa em prosa as páginas do diário, em estilo juvenil, abrindo liberdades também para determinadas reconstituições ou projeções que teriam sido embasadas em relatos fidedignos. O que mais achei interessante, e o que se destaca a meu ver, foi a continuidade da história desde a prisão pelos nazistas até o derradeiro e melancólico fim. É triste, mas é uma lacuna nova (até então apenas na imaginação que o diário instiga no final) a história de Anne como prisioneira e vítima do holocausto.

O livro mexe com minha sensibilidade e provoca angustias. Sofri ao final do relato do diário, naquelas miseráveis e frias linhas anexadas no posfácio. Imagina aqui, com a reconstituição de tudo, como o encontro no campo de concentração com uma de suas amigas da escola (o livro não cita mas, segundo apurei na net, esta menina morreu na câmara de gás). Não tive uma leitura de percepção histórica, mas de afloramento de coisas que acredito serem boas como ser humano. E tem também um pequeno álbum de família com fotos que nunca tinha visto da menina.

Ah, deixaram uma personagem de fora. Não repararam? Para um livro de valorização juvenil não poderiam deixar de fora o gato (ou será gata?) que a família teve por um tempo no anexo escondido. Tô lembrando de um quando li o diário... Tinha ou não tinha? Acho que no diário foi até citado o nome do bichano e agora a autora o deixou de fora... Ah, falha de Janny Van Der Molen.

Legal o livro!

Drika.livros 31/08/2018

Maravilhoso!
Assuntos da 2 Guerra Mundial sempre me tocam profundamente, especialmente da Anne. Que livro lindo e ao mesmo tempo devastador. Vê-la crescer e participar de suas alegrias para depois acompanhar seu sofrimento e seu fim é extremamente doloroso, mas tb necessário para que nunca mais se repita.

Lara.Tenorio 13/01/2019

Bom livro
Recomendo a leitura desse livro como complemento de O diário de Anne Frank. Ele elucida várias partes do diário que em alguns momentos ficaram em aberto.

Tomtom 08/04/2019

O mundo de Anne Frank
Um dos únicos livros que consegui terminar! Maravilhoso! Você se sente dentro do anexo.Sensacional!!!????

Francisco 15/02/2022

Já tinha lido o diário de Anne, mas não sabia nada da sua vida antes do anexo e depois da traição. E agora que descobri mais sobre a vida da tão genial Anne Frank, me sinto vazio por saber que tantas pessoas tiveram o mesmo fim que ela, sua família, os van pels e o Pfeffer. Chorei muito. Foi a mais triste história que já li. E é ruim saber que foi real, mais triste ainda é ver gente apoiando esses tipos de pensamentos nos dias atuais. Anne Frank teve esperança na bondade humana, mas eu já perdi a muito tempo.

Rubilein 01/04/2022

É um livro muito bem escrito. Não consegui largar antes de terminar. Hoje quero muito cuidar da Anne e sua família. Queria voltar no tempo e ser capaz de impedir que o Holocausto acontecesse, para que a Anne e todos os milhares que sofreram tanto, pudessem continuar vivendo em paz.

Daiana.Rozestolato 23/07/2020

Marcante
História de vida de uma família que antes da guerra eram tão unida e todo o sofrimento dessa separação no campo de Concentração.

Viih 23/10/2022

Desumano...?
O que a Anne e sua família teve que passar na Segunda Guerra Mundial é desumano!Como pode uma pessoa fazer isso com pessoas?O livro é perfeito,você sente interesse pela história,desde meus 13 quando descobri a história de Anne Frank tento descobrir mais sobre a história de vida dela,quero muito comprar o diário dela!Leiam este livro,sério é perfeito!???

Walesss 12/05/2022

Anne Frank
Peguei esse livro na biblioteca da escola por nada pensei que não daria para se emocionar mais com a história de Anne depois de ter lido o diário mas me emocionei sim

Terminei o livro um dia depois no meio de uma aula de história

Yass.vi 19/05/2024

Já li esse livro duas vezes e as duas leituras foram excelentes. Um livro muito rápido de ler. É um resumo da história marcante de Anne Frank.

Monica.Ulbrich 10/05/2022

Confesso que estou bem surpreso em relação ao livro,ele me mostrou coisas que eu nunca viria em si como vi nesse livro,um resumo bem detalhado,o álbum de fotos no final,cada detalhe foi muito emocionante!