O Mundo de Anne Frank Anne Frank

Resenhas - O Mundo de Anne Frank

Acaui 22/01/2021

Bom para as crianças aprenderem mais sobre Anne Frank.
Esse livro e um resumo ilustrado de "O Diário de Anne Frank", o livro e muito bom, mesmo sendo um resumo, ele explica com mais detalhes alguns assuntos, ele e bom para crianças pois tem muitas imagens e é uma leitura rápida.
Recomendo a leitura.
Lanna R. 01/01/2023minha estante
Recomendo muito a leitura dessa obra, pois lembro-me que no 8 ano eu e minha turma tivemos a obrigação de ler esse livro para entregar um trabalho, mas nesse livro tem partes mais resumidas dos acontecimentos marcantes e foi isso que a maioria fez foi copiar ou só ler esses pedacinhos mesmo kkk Eu no caso me sinto bem culpada se for pra ler e não leio as vezes tenho que abandonar mesmo kkk Mais com esse livro da Anne Frank eu decidi ler tudo achando que poderia ser entediante e cansativo... Mais foi extremamente emocionante ler cada capitulo sabendo que tudo foi real eu realmente fiquei muito triste com o final do livro, pois sempre torci pelo melhor. Apos eu encerrar a leitura eu quis saber mais e fui pesquisar o maximo e soube que existia o Diario de Anne Frank eu pensei poxa como eu queria ler d quando fui devolver esse livro da Anne que mais curto encontrei o Diario da Anne Frank na escola !!! Fiquei tão Feliz aquele livro foi o maior livro que eu já li até hj se não me engano umas 300 pag né, mais vale super apena. É muito triste tudo que eles passam, mas esse diario descreve muito bem a vida deles na Guerra e podemos sentir cada detalhe e refletirmos muito.
Obrigada por ler esse comentário até o final é meus primeiros dias no SKOOB ainda e estou amando ?

Acaui 01/01/2023minha estante
É mesmo bom ler esse livro antes do Diário mesmo!
Bem vinda ao Skoob, espero que esteja gostando daqui!

Lanna R. 01/01/2023minha estante
Estou amando muito obrigada ?

Analin3 09/05/2023minha estante
Estou gostando bastante,é muito bom principalmente para adolescentes,aprender mais sobre Anne Frank.

carol.anjolin 11/04/2023

O Mundo de Anne Frank
Eu não ia fazer resenha por se tratar de um assunto real e muito pesado pra falar como se fosse uma simples ficção, mas eu preciso exaltar esse livro. Acho que todos deveriam ler ele, sem mentira. Consegue retratar muito bem (e de forma acessível para todas as idades) a história da Anne, ainda mais pra quem se interessa pelo assunto. É muito impactante, revoltante, te faz refletir muito bem sobre o antissemitismo e todas as consequências que o nazismo teve na época da 2ª guerra. É doloroso, porém necessário.
gi 12/04/2023minha estante
vc escreve tão bem me da gosto de ler

carol.anjolin 12/04/2023minha estante
Ai amg acho q esse foi um dos melhores elogios q eu ja recebi obg ?

Lucas1429 13/08/2023minha estante
Caraio, arrebentou "carol.anjolin" escreve de mais .
O livro é realmente muito bom, mas muito forte ,ELES QUEIMAVAM AS PESSOAS VIVAS !!!!!
jogava na câmera de gás ou morria de doença. :( :( triste

Bianca.Hartwig 14/11/2022

Anne Frank
Muito bom pra aprender mais sobre a história da Anne,e entender melhor como as coisas aconteceram,ele é bem rápido de ler e conta a história de um jeito bom de ler e fácil.Msm eu sabendo oq ia acontecer,não dá p ficar bem lendo a história da Anne Frank.
Andrezinho 17/11/2022minha estante
Esse livro é maravilhoso (embora a história triste) essa edição com algumas ilustrações e até a maquete da casa dela é linda

Dudu 10/03/2022

Minha experiência com O mundo de Anne Frank
Eu gostei muito do livro, tem uma leitura boa e fluida, a história da Anne muito bem contada, eu sinto muita pela dela.

Acredito q se ela iria conseguir realizar seu sonho de ser uma grande escritora.
Rubilein 30/03/2022minha estante
Ela realizou o seu sonho de ser escritora, mesmo após sua morte. Afinal o diário dela foi publicado e hoje em dia é um dos livros mais lidos do mundo.

Carlos Magno 19/10/2015

PARTE DA RESENHA DO BLOG "CANTINA DO LIVRO":

Uma das histórias mais comoventes e singelas já lidas por mim (e muitos outros) está de volta com uma nova releitura. Para quem ainda não conhece, Anne Frank foi uma garota judia que viveu sua infância em plena Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.

Em "O Mundo de Anne Frank" van der Molen narra a trajetória da garota desde sua simples vida, seus costumes diários à o derradeiro dia em que eles (toda família Frank) precisaram fugir da imposição do governo nazista Alemão contra os judeus. Um período cruel e torturante em que a família e alguns amigos precisaram ficar enclausurados em um anexo secreto em Amsterdã, na Holanda.

Diferentemente do diário escrito pela própria garota, O Mundo de Anne Frank explora bem mais a vida em si da garota com base em relatos e no seu próprio diário. As ilustrações dão conta de dar o toque especial e diferenciado na obra.

Ainda que seja uma boa e linda homenagem, o livro não consegue transmitir o mesmo sentimento que o diário dela transmitiu (por motivos óbvios). Apesar da nota (3 estrelas) aparentar que o livro seja de nível mediano, mas creio que o "problema" na leitura foi ainda estar apegado as memorias que tenho da leitura de O Diário de Anne Frank e, por isso, esperava sentir emoções semelhantes as que tive lendo-o, algo que não ocorreu. Reforçando: a obra não é ruim.

[...]

RESENHA COMPLETA EM:

site: http://www.cantinadolivro.com.br/2015/10/resenha-o-mundo-de-anne-frank.html

HeloisaPacheco 08/11/2015

Lá fora, a guerra
Anne Frank, uma criança judia que cedo partiu para a Holanda, fugindo do nazismo que ascendia em território alemão, junto com seus pais e irmã mais velha. Mesmo assim, após a expansão e anexação da Holanda pelos nazistas, Anne enfrentou desde cedo as restrições legais impostas (como o uso o da estrela de Davi, a proibição de ir ao cinema ou ao parque, etc.). Anne também vivenciou a tensão, que se desdobrava entre conversas baixas para presêrva-la, da tentativa de trazer a avó e os tios da Alemanha para perto deles. Ser judeu entre a década de trinta e quarenta era viver na linha tênue entre a vida e a morte, especialmente quando todos os judeus são obrigadas a irem para Campos de Trabalho. Num ato de resistência, a família Frank toma a decisão de se esconder e assim permanecem por dois anos, juntamente com outra família, até serem delatados e levados para Campos de Trabalho e, posteriormente, campos de Concentração na Polônia e Alemanha.
O livro relata essa trajetória valendo-se dos escritos da própria Anne, mundialmente conhecidos através da publicação do Diário de Anne Frank, mas também de pesquisa (conversas com os sobreviventes do Holocausto que conviveram com Anne , seja antes da guerra, no período do esconderijo ou campo de trabalho/Concentração). O livro também é repleto de pinturas e traz fotografias registradas pelo pai da Anne.
Eu ainda não li o Diário de Anne Frank porque sempre tenho muita dificuldade de acompanhar o relato pessoal da vítima, mas é uma tarefa que breve empreenderei. Apesar disso, Janny brilhantemente conta a história cronologicamente, com muito respeito (diversos momentos citações fiéis aos Diário). Se o Diário de Anne, por motivos óbvios, só a acompanha até antes de seres descobertos no esconderijo, o Mundo de Anne Frank da cabo dos momentos posteriores, mas com um cuidado de pesquisa brilhante.
O livro retrata um momento triste e doloroso, sobre romper sonhos, vidas, famílias, sobre o pior e o melhor da humanidade, sobre ódio e terror, mas também resistência e amor, especialmente por conta de uma criança, a Anne, tão a frente do seu tempo. Um momento da nossa História que eu gostaria de esquecer e jamais ver ocorrer, mas como constantemente repetimos ventriloquamente a História, como diria Galeano, é de extrema importância ler, conhecer, manter a memória viva, aprender e impedir que se repita (e lutar para que se cesse outras atrocidades que são do nosso tempo).

Yass.vi 19/05/2024

Já li esse livro duas vezes e as duas leituras foram excelentes. Um livro muito rápido de ler. É um resumo da história marcante de Anne Frank.

suellem 13/11/2015

livro lindo.
É impossível não se apaixonar e se emocionar com a história de Anne Frank, uma menina judia que junto com mais 8 pessoas se escondem durante o holocausto. Anne tinha o sonho de ser escrito, durante a vida no esconderijo Anne relata as dificuldades, alegria e tristeza que viveu ali.

Esse livro é lindo. A leitura é super leve. As ilustrações são lindas. Esse livro merecia ser trabalhado nos colégios. Estou encantada. Ele relata um pouco da vida da Anne antes do esconderijo, durante e depois numa linguagem excelente. O diário é muito mais intenso. Mais esse livro vale muito a pena ser lido.

Leitora eclética 12/03/2016

Março- Desafio literário livros & tal 2016 (extra)- O mundo de Anne Frank
Em comemoração ao dia internacional das mulheres, que acontece no dia 08 de março, o Grupo do desafio literário livros & tal 2016 propôs o desafio de ler um livro escrito por mulher no ano de 2015, que deveria ser lido em cinco dias: 08/03 a 12/03.
Sinopse: a escritora narrar a história de Anne Frank, famosa por ter seu próprio livro " o diário de Anne Frank", que infelizmente ainda não li. Aqui será abordado o que a família e amigos de Anne passaram durante a Segunda Guerra Mundial. A terrível perseguição que os judeus sofreram pelo simples fato de terem origem judaica.
Diagramação e escrita: a história tem ilustrações por tudo o livro, elas condiz com o que é narrado, além de você poder imaginar, foi possibilitado a visualização. A leitura flui fácil, não existe complicações no entendimento porque temos uma linguagem simples. Além disso, a autora apresentou capítulos pequenos ou médios, que dar para ler rápido facilitando caso queria fazer uma pausa, mas fiquei incomodada com a repetição dos fatos. No final, temos várias fotos, onde podemos ver como eram as pessoas que conhecemos no decorrer da história.
O livro me fez pensar como as pessoas podem ser cruéis sem necessidade. É ridículo tratar uma pessoa ou um grupo de pessoas de forma desumana por ela ser diferente da outra. Anne faz a mesma indagação. Ela não conseguia acreditar que pessoas que ajudava os outros pudessem ser presas e punidas. E que as pessoas que queriam prejudicar os outros estivessem no comando.
Foi maravilhoso presenciar essa pequena vitoriosa, que apesar de ter vivido em um esconderijo durante mais de dois anos, conseguia ser feliz e ainda ensinar que as pessoas não precisam dos outros para ter felicidade, porque ela vinha de dentro. Ela conseguia transformar pequenas coisas em grandes momentos. Tornar algo simples em algo magnífico. Essa maturidade foi sendo desenvolvida no decorrer dos fatos, percebemos sua inocência sendo mudada, apesar da pouca idade.
Recomendo a leitura, porque não devemos julgar e tratar uma pessoa diferente por ela ter uma outra origem, raça, cor, etnia, costume etc. Como os nazistas fizeram, e ainda tivemos os delatores, chamados de Caçadores de Judeus, que lucraram com o sofrimento alheio dos judeus. Esse livro é uma excelente reflexão em relação as nossas atitudes.
Ainda indico o filme: Caçadores de Obras-Primas. Ele também é baseado em fatos reais. Conta a luta de sete diretores de museus, curadores e historiadores de artes que fazem o impossível para recuperar as Obras-Primas roubadas dos judeus durante a Segunda Guerra Mundial. No filme eles vão correm contra o tempo a fim de evitar a destruição de 1000 anos de cultura, esquecendo da própria vida, pensando apenas em devolver os pertences a seus verdadeiros donos.

z..... 14/12/2016

Para algumas pessoas o "Diário de Anne Frank" é um livro estrategicamente forjado. Isso porque o texto oscila entre percepções pueris e construções consideradas "adultas demais" para uma adolescente. Exemplos estão nos textos sobre as colegas ou relação com o diário, a "Kitty" (nas duas citações destaca-se o lado adolescente, que tem o entusiasmo e enfado inocentes de uma menina) e as considerações que tece em assuntos como o antissemitismo, religião, direitos femininos e a guerra em si, que soam como discursos políticos para certas pessoas. Particularmente, acredito piamente no relato do livro e tenho a intuição de que algumas partes podem ter sido "melhoradas" (uma questão de melhor organização de uma ideia já expressa, como trabalham alguns biógrafos, mas o texto de Anne por si mesmo é positivamente dissertativo e por que a dúvida?). Ora, ela era crítica e refez algumas vezes seus textos como escritora que desejava se tornar.

É aí que entra o valor dessa obra, que mostra, sobretudo, uma Anne Frank em realçada e típica pré-adolescência, como certos críticos desejavam ver na leitura do diário. A literatura é infantojuvenil, tem ilustrações joviais e aquela tensão maior do diário em análise de mundo não é tão enfática na abordagem. Também não se acentuam os conflitos com a mãe (que em certas passagens é pesada e, na minha visão, com disposições negativas da Anne), nem a depressão que, às vezes, à levava a desejar a morte, e nem sua libido aflorada e desejosa de descobertas.

Em linhas gerais, o livro traz para uma narrativa em prosa as páginas do diário, em estilo juvenil, abrindo liberdades também para determinadas reconstituições ou projeções que teriam sido embasadas em relatos fidedignos. O que mais achei interessante, e o que se destaca a meu ver, foi a continuidade da história desde a prisão pelos nazistas até o derradeiro e melancólico fim. É triste, mas é uma lacuna nova (até então apenas na imaginação que o diário instiga no final) a história de Anne como prisioneira e vítima do holocausto.

O livro mexe com minha sensibilidade e provoca angustias. Sofri ao final do relato do diário, naquelas miseráveis e frias linhas anexadas no posfácio. Imagina aqui, com a reconstituição de tudo, como o encontro no campo de concentração com uma de suas amigas da escola (o livro não cita mas, segundo apurei na net, esta menina morreu na câmara de gás). Não tive uma leitura de percepção histórica, mas de afloramento de coisas que acredito serem boas como ser humano. E tem também um pequeno álbum de família com fotos que nunca tinha visto da menina.

Ah, deixaram uma personagem de fora. Não repararam? Para um livro de valorização juvenil não poderiam deixar de fora o gato (ou será gata?) que a família teve por um tempo no anexo escondido. Tô lembrando de um quando li o diário... Tinha ou não tinha? Acho que no diário foi até citado o nome do bichano e agora a autora o deixou de fora... Ah, falha de Janny Van Der Molen.

Legal o livro!

Alessandra825 11/01/2017

O Mundo de Anne Frank
"Para alguém como eu, escrever um diário traz uma sensação muito estranha. Não só porque nunca escrevi, mas suponho que no futuro nem eu nem ninguém mais se interessará pelos desabafos de uma menina de treze anos."

Drika.livros 31/08/2018

Maravilhoso!
Assuntos da 2 Guerra Mundial sempre me tocam profundamente, especialmente da Anne. Que livro lindo e ao mesmo tempo devastador. Vê-la crescer e participar de suas alegrias para depois acompanhar seu sofrimento e seu fim é extremamente doloroso, mas tb necessário para que nunca mais se repita.

Lara.Tenorio 13/01/2019

Bom livro
Recomendo a leitura desse livro como complemento de O diário de Anne Frank. Ele elucida várias partes do diário que em alguns momentos ficaram em aberto.

Mariane 07/02/2019

Um resumo muito bom
Adorei a forma como este livro é escrito. O livro original é em formato de Diário, escrito pela própria Anne Frank. Muitas pessoas tem dificuldade em ler o diário e além disso o diário foca apenas do dia-a-dia da Anne, já "O mundo de Anne Frank" conta como estava a sociedade antes, durante e depois de Anne ficar escondida no Anexo. Recomendo a leitura para quem não conhece nada sobre Anne Frank, e para aqueles que como eu, gostam de ler livros sobre o tema.